Rede Cidade (Boa Vista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Cidade (Boa Vista))
Rede Cidade
TV Cidade de Boa Vista Ltda.
Rede Cidade (Boa Vista)
Boa Vista, Roraima
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 29 UHF
Virtual: 28 PSIP
Outros canais Analógico: 28 UHF (2001-2018)
Sede Boa Vista, RR
Slogan Aqui Roraima se vê
Rede TV Gazeta
Rede(s) anterior(es)
Proprietário(s) Adalmir Durval Brito Ramos (Duda Ramos)
Fundação 2001 (23 anos)
Nome(s) anterior(es) TV Maracá (2001-2007)

TV Cidade (2007-2017)

Cobertura Boa Vista e áreas próximas
Coord. do transmissor 2° 48' 51.6" S 60° 40' 21.9" O
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial redecidade.tv.br

Rede Cidade é uma emissora de televisão brasileira sediada em Boa Vista, capital do estado de Roraima. Opera no canal 28 (29 UHF digital) e é afiliada à TV Gazeta. Pertence ao empresário Adalmir Durval Brito Ramos, conhecido por Duda Ramos.

História[editar | editar código-fonte]

TV Maracá (2001-2007)[editar | editar código-fonte]

A TV Maracá foi inaugurada no ano de 2001, sendo a oitava emissora de TV aberta da cidade, além de ser a segunda em UHF (antecedida pela Amazon Sat em 1997), e retransmitia a programação da Rede Família, de Limeira, no estado de São Paulo. Era a única emissora captada fora de Boa Vista, devido ao transmissor potente, e dispôs de quase seis horas diárias de programação local, divididas em entretenimento e jornalismo.[1]

No ano de 2005, a emissora deixou de retransmitir a programação da Rede Família, e passou a exibir a programação da Rede CNT, de Curitiba, no estado do Paraná. No dia 17 de abril de 2007, após a CNT fazer parceria com o Jornal do Brasil para abrir uma emissora de TV, resultando no surgimento da TV JB, a TV Maracá passou a retransmitir a programação da nova rede, tornou-se umas de suas primeiras afiliadas.

TV Cidade/Rede Cidade (desde 2007)[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2007, a TV Maracá muda de nome, e passa a se chamar TV Cidade, ainda como afiliada à TV JB. Porém, no dia 17 de setembro, exatamente cinco meses depois da inauguração, a TV JB é desfeita, e a CNT volta a exibir sua programação normal.

No ano de 2008, a TV Cidade deixa a CNT e passa a retransmitir a programação da TV Diário de Fortaleza, no estado do Ceará. No dia 25 de fevereiro de 2009, após várias pressões das então Organizações Globo, a TV Diário sai do cenário nacional, sendo retirada do sinal das antenas parabólicas, perdendo várias afiliadas pelo Brasil, incluindo a TV Cidade, que volta a retransmitir a Rede Família, rede na qual a emissora foi afiliada ainda na época da TV Maracá. Ainda em 2009, a emissora passa a retransmitir o sinal Record News, de Araraquara, no estado de São Paulo (que assim como a Rede Família, pertencia à Central Record de Comunicação), mas por causa do pouco espaço para a rede, a filiação chega ao fim após 5 meses, já no ano de 2010.

Ainda no mesmo ano, torna-se afiliada à Rede Brasil de Televisão, de São Paulo, e a retransmite por um bom tempo, até que no ano de 2016, a emissora passa a retransmitir a programação da NGT, que tem sucursais em São Paulo e no Rio de Janeiro. No dia 30 de janeiro de 2020, a emissora deixou de transmitir a programação da Rede NGT e passou a retransmitir a programação da TV Gazeta de acordo com a audiência ela é muito baixa a emissora passa mais programação local de retransmitir a nacional e também ela está em crise financeira.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
28.1 29 UHF 1080i Programação principal da Rede Cidade / TV Gazeta
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a Rede Cidade, bem como as outras emissoras de Boa Vista, cessou suas transmissões pelo canal 28 UHF em 10 de dezembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Programação[editar | editar código-fonte]

Além de retransmitir a programação nacional da TV Gazeta, a Rede Cidade produz os seguintes programas:

  • Cidade 40 Graus
  • Programa + Saúde
  • RoraiCap
  • Cidade Ofertas
  • Acorda Cidade

Referências

  1. Professor MSc. Edileuson Almeida (2008). «Além do Equador: A história da mídia audiovisual em Roraima» (PDF). Universidade Federal de Roraima. Consultado em 25 de novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]