Temporada de tufões no Pacífico de 1991

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Temporada de tufões no Pacífico de 1991
imagem ilustrativa de artigo Temporada de tufões no Pacífico de 1991
Mapa resumo da temporada
Datas
Início da atividade 5 de março de 1991
Fim da atividade 5 de dezembro de 1991
Tempestade mais forte
Nome Yuri
 • Ventos máximos 220 km/h (140 mph)
 • Pressão mais baixa 895 hPa (mbar)
Estatísticas sazonais
Total depressões 38, 1 oficioso
Total tempestades 29, 1 oficioso
Tufões 17
Supertufões 5 (oficioso)
Total fatalidades 5,505 total
Danos >$17 500 (1991 USD)
Artigos relacionados
Temporadas de tufões no Pacífico
1989, 1990, 1991, 1992, 1993

A temporada de tufões no Pacífico de 1991 ocorreu durante todo o ano em 1991, embora a maioria dos ciclones tropicais tendesse a se formar no noroeste do Oceano Pacífico entre maio e novembro de 1991.  Estas datas delimitam convencionalmente o período de cada ano em que a maioria dos ciclones tropicais se forma no noroeste do Oceano Pacífico.

O escopo deste artigo é limitado ao Oceano Pacífico, ao norte do equador e a oeste da linha internacional de data. As tempestades que se formam a leste da linha de data e ao norte do equador são chamadas de furacões; veja a temporada de furacões de 1991 no Pacífico. As tempestades tropicais formadas em toda a bacia do Pacífico Ocidental receberam um nome do Joint Typhoon Warning Center. As depressões tropicais nesta bacia têm o sufixo "W" adicionado ao seu número. As depressões tropicais que entram ou se formam na área de responsabilidade das Filipinas recebem um nome da Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas ou PAGASA. Muitas vezes, isso pode resultar na mesma tempestade com dois nomes.

Resumo sazonal[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical Zelda (1991)Tufão YuriTempestade tropical ThelmaTufão Orchid (1991)Tempestade tropical Luke (1991)Tufão MireilleTufão KinnaTempestade tropical Gladys (1991)Tufão CaitlinTempestade tropical Brendan (1991)Tufão Amy (1991)Tufão ZekeTufão Yunya (1991)

Sistemas[editar | editar código-fonte]

32 ciclones tropicais se formaram este ano no Pacífico Ocidental, dos quais 30 se tornaram tempestades tropicais. 17 tempestades atingiram a intensidade do tufão, das quais 5 atingiram a força do supertufão.

Tempestade tropical severa Sharon (Auring)[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical severa (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 5 de março – 16 de março
Intensidade máxima 95 km/h (60 mph) (10-min)  985 hPa (mbar)

Sharon atingiu as Filipinas.

Tufão Tim[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 1 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 20 de março – 27 de março
Intensidade máxima 120 km/h (75 mph) (10-min)  970 hPa (mbar)

Em 17 de março, um aglomerado de tempestades se agrupou formando uma área de baixa pressão no extremo leste das ilhas Marianas. A área de baixa pressão se intensificou rapidamente e se tornou uma tempestade tropical 4 dias após a formação. Condições favoráveis permitiram que o sistema continuasse a se intensificar em um tufão de categoria 1. O forte cisalhamento do vento em 25 de março enfraqueceu o sistema e fez a transição para um ciclone extratropical.

Tempestade tropical Vanessa (Bebeng)[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 23 de abril – 28 de abril
Intensidade máxima 85 km/h (50 mph) (10-min)  994 hPa (mbar)

Vanessa aprofundo-se sobre o Mar do Sul da China.

Tufão Walt (Karing)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
 categoria 5 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 5 de maio – 17 de maio
Intensidade máxima 185 km/h (115 mph) (10-min)  915 hPa (mbar)

Em 3 de maio, formou-se uma área de área perturbada a sudeste das Ilhas Marianas. Um dia depois, o sistema se fortaleceu em uma depressão tropical e continuou a se intensificar no status de tufão quatro dias depois. O sistema apresentou características anulares em 11 de maio, mostrando uma forma axissimétrica. Walt atingiu o pico de intensidade em 12 de maio, antes de mostrar um ciclo distinto de substituição da parede ocular com duração de quatro horas, do final de 13 a 14 de maio. Quando o ciclo de substituição da parede do olho terminou, formou-se um novo olho maior medindo 65 quilômetros de diâmetro. Walt logo virou para nordeste, tornando-se extratropical em 17 de maio, antes de se fundir com outro ciclone extratropical a nordeste do Japão.

Tufão Yunya (Diding)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 3 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 12 de junho – 17 de junho
Intensidade máxima 150 km/h (90 mph) (10-min)  950 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Tufão Yunya (1991)

Depois de um mês sem nenhuma atividade no Pacífico Ocidental, uma depressão tropical fraca (com ventos de apenas 10 nós ) se desenvolveu a leste das Filipinas e ao sul da Calha Tropical Superior Troposférica em 11 de junho. Localizado em uma área de pouco cisalhamento do vento, dirigiu-se para o sudoeste, desenvolvendo fluxo de banda espiral e tornando-se uma tempestade tropical no dia 12. À medida que um pequeno nublado denso central (CDO) se desenvolveu sobre Yunya, ele se desenvolveu rapidamente, tornando-se um tufão no dia 13, em paralelo ao leste das Filipinas. O cume de nível médio forçou Yunya para o oeste, onde atingiu brevemente um pico de intensidade de 195 km/h ventos no dia 14. Posteriormente, a construção a leste da cordilheira subtropical produziu cisalhamento de vento vertical desfavorável que enfraqueceu Yunya a um tufão mínimo antes de atingir Dingalan, Luzon no início do dia 15. Yunya deixou Luzon como uma tempestade tropical mínima no Golfo de Lingayen. Ele virou para o norte devido a uma quebra no cume e se dissipou no dia 17 perto do sul de Taiwan devido ao cisalhamento vertical.

Yunya provavelmente teria sido um ciclone monótono se não tivesse atingido Luzon no mesmo dia da erupção climática do Monte Pinatubo. A nuvem de cinzas que normalmente teria se espalhado pelos oceanos foi redistribuída sobre Luzon pelos ventos ciclônicos do tufão, agravando muito os danos causados pela erupção. As cinzas carregadas de água caíram sobre a evacuada Base Aérea de Clark, bem como sobre o resto de Luzon, resultando na queda de linhas de energia e no colapso de prédios com telhado plano. Em algumas áreas estava praticamente chovendo lama.

Yunya saiu de Luzon através do Golfo de Lingayen como uma tempestade tropical fraca e depois virou para o norte em direção a uma quebra na cordilheira subtropical. O sistema continuou a enfraquecer devido ao forte cisalhamento vertical do vento. Em seguida, roçou a costa sul de Taiwan como uma depressão tropical e finalmente se dissipou antes que pudesse completar a recurvatura total nos ventos de oeste de latitude média. Yunya causou diretamente uma morte pela inundação e pelas fortes chuvas que deixou.[1]

Tufão Zeke (Etang)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tufão Zeke

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 1 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 9 de julho – 15 de julho
Intensidade máxima 120 km/h (75 mph) (10-min)  970 hPa (mbar)

Pelo menos 23 pessoas foram mortas por Zeke na ilha de Ainão.[2]

Tufão Amy (Gening)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 4 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 14 de julho – 20 de julho
Intensidade máxima 175 km/h (110 mph) (10-min)  930 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Tufão Amy (1991)

145 mph O tufão Amy, tendo se desenvolvido em 12 de julho sobre o Pacífico Ocidental aberto, roçou o sul de Taiwan no dia 18. Seu escoamento tornou-se restrito e Amy atingiu o sul da China no dia 19 como um 120 tufão mph. Causou fortes inundações, resultando em 99 vítimas, 5.000 feridos e 15.000 desabrigados. Além disso, Amy causou o naufrágio do cargueiro em um rio, resultando em mais 31 mortes.

Tempestade tropical severa Brendan (Helming)[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical severa (JMA)
Supertufão categoria 1 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 19 de julho – 25 de julho
Intensidade máxima 110 km/h (70 mph) (10-min)  980 hPa (mbar)

Brendan foi o terceiro ciclone tropical consecutivo a atingir a China durante o mês de julho.

Tufão Caitlin (Ising)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tufão Caitlin (1991)

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 2 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 21 de julho – 30 de julho
Intensidade máxima 150 km/h (90 mph) (10-min)  940 hPa (mbar)

O tufão Caitlin se desenvolveu a partir de uma perturbação no leste das Ilhas Carolinas. Uma depressão tropical se formou em 23 de julho quando o sistema se moveu para o noroeste. A tempestade tropical Caitlin foi nomeada no dia 24 e foi atualizada para um tufão no dia seguinte. O tufão Caitlin, embora a várias centenas de quilômetros de distância, aumentou o fluxo das monções sobre as Filipinas. Fortes chuvas causaram deslizamentos de terra na região do Monte Pinatubo matando 16 pessoas pessoas. Quando Caitlin virou para o norte, a tempestade passou 97 km (60 mi) a oeste de Kadena AB, Okinawa no pico de intensidade de 110 mph. As fortes chuvas de Caitlin ajudaram a aliviar a seca em curso na ilha, uma morte foi relatada. O tufão Caitlin então começou a acelerar para o norte e passou pelo Estreito da Coreia antes de se tornar extratropical no Mar do Japão. Fortes inundações na Coreia do Sul mataram 2 pessoas e causou $ 4 milhões em danos.[3]

Depressão tropical Enrique[editar | editar código-fonte]

Depressão tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 31 de julho (Entrou na bacia) – 1 de agosto
Intensidade máxima 65 km/h (40 mph) (1-min)  1016 hPa (mbar)

A tempestade tropical Enrique formou-se na bacia do Pacífico oriental, onde atingiu seu pico de intensidade como furacão de categoria 1, tornando-se o furacão Enrique. Enrique durou vários dias à deriva ao norte das ilhas havaianas como um sistema fraco.[4][5][6] Conforme Enrique se aproximava da International Dateline, o sistema começou a se desenvolver novamente. Pouco depois de cruzar a linha de data, Enrique tornou-se uma tempestade tropical novamente em 1º de agosto. Durou menos de 24 horas antes que o forte cisalhamento do vento de nível superior dissipasse sua convecção, expondo a circulação do ciclone.[7] Nenhum dano ou vítima foi causado por Enrique.[6][7][8] É um dos apenas sete ciclones tropicais existentes em todas as três bacias de ciclones tropicais no Oceano Pacífico.[7] Os outros são Georgette de 1986,[9] Li e John de 1994, Dora de 1999, Genevieve de 2014 e Hector de 2018.

Depressão tropical Doug[editar | editar código-fonte]

Depressão tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 7 de agosto – 10 de agosto
Intensidade máxima 65 km/h (40 mph) (1-min)  1000 hPa (mbar)

Doug foi uma tempestade tropical de acordo com o JTWC.

Tufão Ellie (Mameng)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 2 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 10 de agosto – 19 de agosto
Intensidade máxima 130 km/h (80 mph) (10-min)  960 hPa (mbar)

Ellie foi um tufão incomumente pequeno que atingiu Taiwan como uma tempestade tropical.

Tufão Fred (Luding)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 2 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 11 de agosto – 18 de agosto
Intensidade máxima 140 km/h (85 mph) (10-min)  960 hPa (mbar)

O tufão Fred organizou a partir de um vale de monção situado a leste da região central das Filipinas, uma depressão formada em 11 de agosto. A depressão moveu-se pelo norte da Ilha de Luzon, ao entrar no Mar da China Meridional a depressão foi atualizada para a tempestade tropical Fred. Fred atingiu a intensidade do tufão em 14 de agosto, quando a tempestade se moveu para o sul de Hong Kong. Fred atingiu o pico de intensidade de 110 mph (180 km/h) pouco antes de atravessar a Ilha de Ainão. Fred então virou para o sudoeste através do Golfo de Tonquim e fez um pouso final no norte do Vietnã antes de se dissipar. Enquanto Fred se movia para o sul de Hong Kong, a barcaça DB29 de apoio à plataforma de petróleo afundou com 195 pessoas a bordo; 22 pessoas a bordo do navio morreram. Na ilha de Ainão, fortes inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas de Fred mataram 16 pessoas pessoas.[10]

Depressão tropical 13W[editar | editar código-fonte]

Depressão tropical (JMA)
Depressão tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 11 de agosto – 13 de agosto
Intensidade máxima 45 km/h (30 mph) (1-min)  1002 hPa (mbar)

13W durou dois dias.

Tempestade tropical severa Gladys[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tempestade tropical Gladys (1991)

Tempestade tropical severa (JMA)
Supertufão categoria 1 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 15 de agosto – 24 de agosto
Intensidade máxima 110 km/h (70 mph) (10-min)  965 hPa (mbar)

O tufão mínimo Gladys passou pelo sul do Japão em 22 de agosto. Ele se moveu para o noroeste e atingiu a Península Coreana no dia 23. Isso causou mais de 20 milhões de ienes de danos no Japão, mais de 270 milhões de won de danos na Coreia do Sul e na Coreia do Sul, deixou 103 mortos ou desaparecidos e mais de 20.000 desabrigados.

Tempestade tropical 15W[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Depressão tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 26 de agosto – 30 de agosto
Intensidade máxima 65 km/h (40 mph) (10-min)  992 hPa (mbar)

15W foi uma depressão de longa duração que se moveu para noroeste.

Tempestade tropical Harry[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 28 de agosto – 31 de agosto
Intensidade máxima 75 km/h (45 mph) (10-min)  992 hPa (mbar)

Harry se formou originalmente a partir de um pequeno aglomerado de tempestades em meados de agosto. Ele se moveu sobre o Oceano Pacífico e se tornou mais organizado. Em 29 de agosto, recebeu o nome de "Harry". Em seguida, mudou-se para o norte e atingiu o Japão alguns dias depois. Harry então enfraqueceu por causa da terra e também porque, quando voltou ao mar, passou por águas mais frias e se dissipou em 31 de agosto.

Tufão Ivy[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 4 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 2 de setembro – 10 de setembro
Intensidade máxima 175 km/h (110 mph) (10-min)  935 hPa (mbar)

O tufão Ivy formou-se a partir de uma ampla calha de monção situada perto de Kosrae, no leste das Ilhas Carolinas. Uma depressão tropical se formou em 2 de setembro quando o sistema se moveu para o noroeste, no dia seguinte a depressão se fortaleceu na tempestade tropical Ivy. Ivy começou a se intensificar rapidamente e atingiu a força do tufão quando a tempestade passou 210 km (130 mi) a leste de Tinian e Saipan nas Ilhas Marianas do Norte. Em Saipan, uma morte por afogamento foi relatada, mas apenas danos menores foram relatados nas Marianas do Norte. O tufão Ivy continuou em um caminho noroeste e atingiu força máxima de 130 mph (210 km/h) em 7 de setembro antes de retornar para o nordeste. Ivy foi paralela à costa sudeste do Japão e tornou-se extratropical 970 km (600 mi) a leste de Tóquio. Quando o tufão Ivy se aproximou de Honshū, Tóquio e áreas vizinhas foram atingidas por ventos fortes e chuvas fortes. Mais de 200 deslizamentos de terra foram relatados e uma pessoa foi morta com outras 4 desaparecidas.[11]

Tempestade tropical Joel[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 3 de setembro – 8 de setembro
Intensidade máxima 85 km/h (50 mph) (10-min)  985 hPa (mbar)

Joel atingiu o sul da China.

Tufão Kinna (Neneng)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tufão Kinna

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 2 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 10 de setembro – 14 de setembro
Intensidade máxima 150 km/h (90 mph) (10-min)  955 hPa (mbar)

O tufão Kinna formou-se em um vale de monção no oeste das Ilhas Carolinas. Uma depressão tropical começou a se organizar em 10 de setembro a oeste de Guam, a tempestade tropical Kinna foi nomeada mais tarde no mesmo dia. Conforme Kinna se movia para o noroeste, a tempestade começou a ganhar força e atingiu a intensidade do tufão em 12 de setembro, pouco antes de virar para o norte, ameaçando o Japão. No dia 12, o tufão Kinna atingiu o solo direto no sul da ilha de Okinawa com força máxima de 105 mph (169 km/h). Kinna manteve a intensidade máxima depois de voltar para o norte-nordeste e atingir a ilha de Kyūshū. A parede do olho do tufão Kinna passou diretamente sobre as cidades de Nagasaki e Sasebo em 13 de setembro, ambas as cidades relataram rajadas de vento de 115 mph (185 km/h). Kinna continuou se movendo pelo Japão e se tornou extratropical perto da costa norte da ilha de Honshū. Em Okinawa Kinna caiu mais de 200 mm (8 in) de chuva, no Japão a maior parte dos danos ocorreu perto de Nagasaki. Em todo o Japão e Okinawa, 9 mortes foram atribuídas à passagem do tufão Kinna.[11]

Tufão Mireille (Rosing)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 4 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 13 de setembro – 28 de setembro
Intensidade máxima 185 km/h (115 mph) (10-min)  925 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Tufão Mireille

Em 13 de setembro, a depressão Tropical 21W se desenvolveu sobre o Pacífico Ocidental aberto. Seguiu para oeste sob a influência da Cordilheira Subtropical, organizando-se lentamente até se tornar uma tempestade tropical no dia 15. Uma pequena tempestade, Mireille rapidamente se tornou um tufão no dia 16, mas a maior tempestade tropical Luke ao norte e o tufão Nat a oeste mantiveram Mireille um tufão mínimo. Quando as outras duas tempestades estavam longe o suficiente, Mireille se intensificou rapidamente, atingindo a força do supertufão no dia 22 com um pico de ventos de 240 km/h (150 mph). A tempestade recorreu ao nordeste, onde enfraqueceu lentamente até atingir o sudoeste do Japão no dia 27 como um tufão de 169 km/h (105 mph). Mireille continuou para o Nordeste e tornou-se extratropical mais tarde naquele dia, depois de causar 52 baixas e grandes danos às colheitas no valor de US $3 bilhões (1991 USD). O nome Mireille foi aposentado após esta temporada e foi substituído por Melissa. O navio de bandeira do Panamá MV " Darshan "carregado com clínquer de cimento de Ube, Japão e destinado a com destino a Kuching, Leste da Malásia, aterrou na parte oriental da ilha Hime-shima"Princess Island".

Tempestade tropical severa Luke (Pepang)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tempestade tropical Luke (1991)

Tempestade tropical severa (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 14 de setembro – 19 de setembro
Intensidade máxima 100 km/h (65 mph) (10-min)  980 hPa (mbar)

A tempestade tropical Luke formou-se a partir de um distúrbio que se moveu pelas Marianas do Norte e se tornou uma depressão tropical em 14 de setembro, a oeste das ilhas. A depressão começou a se intensificar lentamente à medida que se movia para o oeste-noroeste e a tempestade tropical Luke foi nomeada em 15 de setembro. Luke atingiu o pico de intensidade de 60 mph (97 km/h) antes de recurvar para o nordeste e enfraquecer devido ao aumento do cisalhamento. A tempestade tropical Luke então seguiu paralelamente à costa sudeste do Japão, deixando cair fortes chuvas. As inundações e deslizamentos de terra resultantes mataram 8 pessoas e deixou outras 10 desaparecidas antes de Luke se tornar extratropical a leste da ilha central de Honshū.[11]

Tufão Nat (Oniang)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 3 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 14 de setembro – 3 de outubro
Intensidade máxima 150 km/h (90 mph) (10-min)  950 hPa (mbar)

Nat fez uma trilha errática por mais de duas semanas.

Tufão Orchid (Sendang)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tufão Orchid (1991)

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 4 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 3 de outubro – 14 de outubro
Intensidade máxima 175 km/h (110 mph) (10-min)  930 hPa (mbar)

O tufão Orchid formou-se a partir de uma ampla calha de monção que se moveu pelas Marianas do Norte e se tornou uma depressão tropical em 4 de outubro a oeste das ilhas. A depressão mudou-se para o oeste e se fortaleceu na tempestade tropical Orchid no mesmo dia. Orchid então começou a se intensificar rapidamente e atingir o pico de força em 130 mph (210 km/h) em 7 de outubro antes de virar para o nordeste e acelerar. O tufão Orchid foi paralelo à costa sudeste das ilhas Shikoku e Honshū. Enquanto Orchid roçava as ilhas, 96 deslizamentos de terra e fortes inundações foram relatados na região de Tóquio e arredores, uma pessoa foi morta devido a inundações. Embora a uma grande distância, as ondas de Orchid e Typhoon Pat se combinaram para produzir ondas tremendas, resultando na morte de 2 pessoas em Guam.[11]

Tufão Pat[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 4 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 4 de outubro – 13 de outubro
Intensidade máxima 175 km/h (110 mph) (10-min)  925 hPa (mbar)

Pat ficou no mar.

Tufão Ruth (Trining)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
 categoria 5 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 19 de outubro – 31 de outubro
Intensidade máxima 215 km/h (130 mph) (10-min)  895 hPa (mbar)

O super tufão Ruth formou-se a partir de um distúrbio tropical originado entre Chuuk e Pohnpei, conforme o distúrbio se movia em direção ao oeste, uma depressão tropical formada em 20 de outubro. A tempestade tropical Ruth foi nomeada no dia 21 quando a tempestade se moveu para o sudoeste de Guam e começou a ter intensidade constante. Ruth atingiu a força do tufão em 22 de outubro e se tornou um supertufão no dia 24, quando a tempestade atingiu o pico de intensidade de 165 mph (266 km/h). Ruth começou a declinar lentamente em força à medida que se aproximava do norte das Filipinas. Ruth atingiu a costa em 27 de outubro no norte da Ilha de Luzon com ventos de 115 mph (185 km/h) antes de enfraquecer para uma tempestade tropical. Inundações pesadas e numerosos deslizamentos de terra foram relatados na Ilha de Luzon como resultado 12 pessoas foram mortas. Depois de partir da Ilha de Luzon, Ruth recurvou ao sul de Taiwan e se dissipou. O mar agitado fez com que o cargueiro Tung Lung afundasse a oeste de Taiwan, todos os 18 a bordo morreram.[11]

Tufão Seth (Warling)[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
Supertufão categoria 4 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 1 de novembro – 15 de novembro
Intensidade máxima 185 km/h (115 mph) (10-min)  925 hPa (mbar)

Um super tufão de categoria 4 que afetou a parte norte das Filipinas. Durante a maior parte do início da vida de Seth, Seth permaneceu uma tempestade tropical, até encontrar águas mais quentes, onde começou a atingir seu pico de intensidade em 5 de novembro. Seth atingiu o pico como uma forte tempestade de categoria 4, mas enfraqueceu consideravelmente sob a força do tufão quando atingiu a costa nas Filipinas como uma tempestade tropical. Depois de cruzar as Filipinas perto do fim de sua vida, Seth estagnou e se dissipou a meio caminho entre as Filipinas e a Ásia continental. Seth tinha um olho bem definido e atingiu a mesma área das Filipinas logo após o super tufão Ruth.

Tempestade tropical Thelma (Uring)[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 1 de novembro – 8 de novembro
Intensidade máxima 75 km/h (45 mph) (10-min)  992 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Tempestade tropical Thelma

80 km/h (50 mph) tempestade Tropical Thelma atingiu o centro das Filipinas em 4 de novembro. Percorreu lentamente o arquipélago, provocando fortes inundações nas ilhas. O cisalhamento Vertical enfraqueceu - o enquanto continuava para o oeste e dissipou-se em 8 de novembro, logo após atingir o sul do Vietnã. Thelma, apesar de uma tempestade fraca, causou falhas de barragens, deslizamentos de terra e inundações repentinas, resultando em um número horrendo de mortos de 6.000 pessoas. Devido às enormes baixas, o nome Thelma foi aposentado e substituído por Teresa.

Tempestade tropical severa Verne[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical severa (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 5 de novembro – 12 de novembro
Intensidade máxima 100 km/h (65 mph) (10-min)  980 hPa (mbar)

Verne se afastou da terra.

Tempestade tropical Wilda (Yayang)[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical (JMA)
Tempestade tropical (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 14 de novembro – 20 de novembro
Intensidade máxima 85 km/h (50 mph) (10-min)  992 hPa (mbar)

Wilda atingiu as Filipinas.

Tufão Yuri[editar | editar código-fonte]

Tufão (JMA)
 categoria 5 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 22 de novembro – 1 de dezembro
Intensidade máxima 220 km/h (140 mph) (10-min)  895 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Tufão Yuri (1991)

O supertufão Yuri foi a tempestade mais forte da temporada, com ventos de até 120 nós (220 km/h) e uma pressão mínima registrada de 895 mbar. Isso fez do Yuri o terceiro ciclone tropical mais intenso registrado no final de 1991. Yuri causou $ 3 milhões (1991 USD) em danos a Pohnpei, incluindo a perda de uma torre de rádio. Em Guam, a tempestade causou extensa erosão na praia e destruiu entre 60 e 350 prédios. Lá, os danos totalizaram $ 33 milhões (1991 USD).[12] É uma das tempestades mais observadas de todos os tempos. Seu olho foi estudado para pesquisa.

Tempestade tropical severa Zelda[editar | editar código-fonte]

Tempestade tropical severa (JMA)
Supertufão categoria 1 (SSHWS)
Imagem satélite
Imagem de satélite
Trajetória
Trajetória
Duração 27 de novembro – 5 de dezembro
Intensidade máxima 110 km/h (70 mph) (10-min)  975 hPa (mbar)
Ver artigo principal: Tempestade tropical Zelda (1991)

A tempestade tropical Zelda foi a última tempestade da temporada de tufões no Pacífico de 1991.

Nomes de tempestade[editar | editar código-fonte]

Durante a temporada, 29 ciclones tropicais nomeados se desenvolveram no Pacífico Ocidental e foram nomeados pelo Joint Typhoon Warning Center, quando foi determinado que eles haviam se tornado tempestades tropicais. Esses nomes foram contribuídos para uma lista revisada em meados de 1989.

Sharon Tim Vanessa Walt Yunya Zeke Amy Brendan Caitlin Doug Ellie Fred Gladys Harry Ivy
Joel Kinna Luke Mireille Nat Orchid Pat Ruth Seth Thelma Verne Wilda Yuri Zelda

Filipinas[editar | editar código-fonte]

Auring Bebeng Karing Diding Etang
Gening Helming Ising Luding Mameng
Neneng Oniang Pepang Rosing Sendang
Trining Uring Warling Yayang
Lista auxiliar
Ading (sem usar)
Barang Krising (sem ser usado) Dadang (sem ser usado) Erling (sem ser usado) Goying (sem usar) (sem ser usado)

A Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos filipinos usa seu próprio esquema de nomenclatura para ciclones tropicais em sua área de responsabilidade. A PAGASA atribui nomes às depressões tropicais que se formam dentro de sua área de responsabilidade e a qualquer ciclone tropical que possa se mover para dentro de sua área de responsabilidade. Caso a lista de nomes para um determinado ano se revele insuficiente, os nomes são retirados de uma lista auxiliar, os primeiros 10 dos quais são publicados todos os anos antes do início da temporada. Os nomes não retirados desta lista serão usados novamente na temporada de 1995. Esta é a mesma lista usada na temporada de 1987. A PAGASA usa seu próprio esquema de nomenclatura que começa no alfabeto filipino, com nomes femininos filipinos terminando com "ng" (A, B, K, D, etc. ). Os nomes que não foram atribuídos/vão ser usados são marcados em cinzento.

Nomes retirados[editar | editar código-fonte]

Devido aos grandes danos e ao alto número de mortos, o JTWC retirou os nomes Mireille e Thelma, que foram substituídos por Melissa e Teresa. Ambos os nomes foram usados pela primeira vez na temporada de 1994. PAGASA também retirou o nome Uring por motivos semelhantes e foi substituído por Ulding na temporada de 1995.

Efeitos da temporada[editar | editar código-fonte]

Esta tabela resume todos os sistemas que se desenvolveram ou se moveram para o Oceano Pacífico Norte, a oeste da Linha Internacional de Data durante 1991. As tabelas também fornecem uma visão geral da intensidade de um sistema, duração, áreas de terra afetadas e quaisquer mortes ou danos associados ao sistema.

Nome Datas ativo Classificação máxima Velocidade de vento
sustentados
Pressão Áreas afetadas Danos
(USD)
Fatalidades Refs
Sharon (Auring) 5 de março – 16 Tempestade tropical severa 95 km/h (60 mph) 985 hPa (29.09 inHg) Ilhas Carolinas, Filipinas Nenhum Nenhum
Tim 20 de março – 27 Tufão 120 km/h (75 mph) 970 hPa (28.64 inHg) Filipinas, Japão Nenhum Nenhum
Vanessa (Bebeng) 23 de abril – 28 Tempestade tropical 85 km/h (50 mph) 994 hPa (29.35 inHg) Filipinas, Vietname, China &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum Nenhum
Walt (Karing) 5 de maio – 17 Tufão 185 km/h (115 mph) 915 hPa (27.02 inHg) Ilhas Carolinas, Ilhas Marianas, Filipinas, Ilhas Ryukyu Nenhum Nenhum
TD 20 de maio Depressão tropical Não definido 1010 hPa (29.83 inHg) Nenhum Nenhum Nenhum
Yunya (Diding) 12 de junho – 17 Tufão 150 km/h (90 mph) 950 hPa (28.05 inHg) Filipinas Nenhum &0000000000000007.0000007
TD 14 de junho – 19 Depressão tropical Não definido 1002 hPa (29.59 inHg) Ilhas Carolinas Nenhum Nenhum
TD 18 de junho – 19 Depressão tropical Não definido 1006 hPa (29.59 inHg) Ilhas Marianas Nenhum Nenhum
Zeke (Etang) 9 de julho – 15 Tufão 120 km/h (75 mph) 970 hPa (28.79 inHg) Filipinas, China meridional Nenhum &0000000000000023.00000023
Amy (Gening) 14 de julho – 20 Tufão 175 km/h (110 mph) 930 hPa (27.46 inHg) Filipinas, Taiwan, China Desconhecido &0000000000000130.000000130
TD 14 de julho – 18 Depressão tropical Não definido 1002 hPa (29.59 inHg) Filipinas Nenhum Nenhum
Brendan (Helming) 19 de julho – 25 Tempestade tropical severa 110 km/h (70 mph) 980 hPa (28.94 inHg) Filipinas, Taiwan, China meridional Nenhum Nenhum
Caitlin (Ising) 21 de julho – 30 Tufão 150 km/h (90 mph) 940 hPa (27.76 inHg) Filipinas, Taiwan, Japão, Coreia do Sul $4 000 000 &0000000000000019.00000019
Enrique 31 de julho – 1 de agosto Depressão tropical 65 km/h (40 mph) 1016 hPa (30.01 inHg) Nenhum Nenhum Nenhum
TD 2 de agosto Depressão tropical Não definido 1002 hPa (29.59 inHg) Nenhum Nenhum Nenhum
Doug 7 de agosto – 10 Depressão tropical 65 km/h (40 mph) 1000 hPa (29.53 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum Nenhum
Ellie (Mameng) 10 de agosto – 19 Tufão 130 km/h (80 mph) 960 hPa (28.35 inHg) Ilhas Ryukyu, Taiwan, China Oriental Nenhum Nenhum
Fred (Luding) 11 de agosto – 18 Tufão 150 km/h (90 mph) 1000 hPa (27.53 inHg) Filipinas, China meridional, Vietname, Laos, Tailândia Desconhecido &0000000000000038.00000038
13W 11 de agosto – 13 Depressão tropical 45 km/h (30 mph) 1002 hPa (29.59 inHg) Nenhum &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum Nenhum
Gladys 15 de agosto – 24 Tempestade tropical severa 110 km/h (70 mph) 965 hPa (28.65 inHg) Japão, Península da Coreia, Noroeste da China $420 000 &0000000000000103.000000103
TD 19 de agosto – 24 Depressão tropical Não definido 996 hPa (29.41 inHg) Nenhum Nenhum Nenhum
15W 26 de agosto – 30 Depressão tropical 55 km/h (35 mph) 992 hPa (29.29 inHg) Japão, Coreia do Sul &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum Nenhum
Harry 28 de agosto – 31 Tempestade tropical 75 km/h (45 mph) 992 hPa (29.29 inHg) Japão, Coreia do Sul &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum Nenhum
Ivy 2 de setembro – 10 Tufão 175 km/h (110 mph) 935 hPa (27.61 inHg) Ilhas Carolinas, Ilhas Marianas, Japão Desconhecido &0000000000000001.0000001
Joel 3 de setembro – 8 Tempestade tropical 85 km/h (50 mph) 985 hPa (29.09 inHg) Filipinas, China, Taiwan &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum Nenhum
Kinna (Neneng) 10 de setembro – 14 Tufão 150 km/h (90 mph) 955 hPa (28.20 inHg) Japão, Península da Coreia Desconhecido &0000000000000009.0000009
Mireille (Rosing) 13 de setembro – 28 Tufão 185 km/h (115 mph) 925 hPa (27.32 inHg) Ilhas Marshall, Ilhas Marianas, Japão, Coreian Peninsula, Rússia Far East $10 000 000 000 &0000000000000064.00000064
Luke (Pepang) 14 de setembro – 19 Tempestade tropical severa 100 km/h (65 mph) 980 hPa (28.94 inHg) Ilhas Marianas, Japão Nenhum &0000000000000008.0000008
Nat (Oniang) 14 de setembro – 3 de outubro Tufão 150 km/h (90 mph) 950 hPa (28.05 inHg) Filipinas, Taiwan, China Desconhecido Nenhum
Orchid (Sendang) 3 de outubro – 14 Tufão 175 km/h (110 mph) 930 hPa (27.46 inHg) Guam, Japão Nenhum Nenhum
Pat 4 de outubro – 13 Tufão 150 km/h (90 mph) 925 hPa (27.32 inHg) Ilhas Marianas Nenhum Nenhum
Ruth (Trining) 19 de outubro – 31 Tufão 215 km/h (130 mph) 895 hPa (26.43 inHg) Ilhas Carolinas, Ilhas Marianas, Filipinas Desconhecido &0000000000000030.00000030
Seth (Warling) 1 de novembro – 15 Tufão 185 km/h (115 mph) 925 hPa (27.32 inHg) Ilhas Marshall, Ilhas Carolinas, Ilhas Marianas, Filipinas Desconhecido Nenhum
Thelma (Uring) 1 de novembro – 8 Tempestade tropical 75 km/h (45 mph) 992 hPa (29.29 inHg) Filipinas, Vietname $27 670 000 &Erro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecidoErro de expressão: caractere "," não reconhecido.Erro de expressão: caractere "," não reconhecido5,081
Verne 5 de novembro – 12 Tempestade tropical severa 100 km/h (65 mph) 980 hPa (28.94 inHg) Ilhas Marshall, Ilhas Carolinas, Ilhas Marianas Nenhum Nenhum
Wilda (Yayang) 14 de novembro – 31 Tempestade tropical 85 km/h (50 mph) 992 hPa (29.29 inHg) Filipinas &-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1.000000 Nenhum Nenhum
Yuri 22 de novembro – 1 de dezembro Tufão 220 km/h (140 mph) 895 hPa (26.43 inHg) Ilhas Marshall, Ilhas Carolinas, Ilhas Marianas $36 000 000 Nenhum
Zelda 27 de novembro – 5 de dezembro Tempestade tropical severa 110 km/h (70 mph) 975 hPa (28.79 inHg) Ilhas Marshall Nenhum Nenhum
Totais da temporada
38 sistemas 5 de março – 5 de dezembro 1991 220 km/h (140 mph) 895 hPa (26.43 inHg) >$10 068 090 000 ~5,505

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Joint Typhoon Warning Center. Typhoon Yunya. Retrieved on January 10, 2006.
  2. «Earthweek: A Diary of the Planet for the week ending July 19/1991». Consultado em 5 de julho de 2017. Arquivado do original em 23 de outubro de 2012 
  3. Joint Typhoon Warning Center. «Archived copy» (PDF). Consultado em 12 de março de 2007. Arquivado do original (PDF) em 7 de junho de 2011  Retrieved on December 26, 2007.
  4. Central Pacific Hurricane Center. «CPHC Rebest 1966-2003» (XLS). Consultado em 15 de agosto de 2016 
  5. Edward Rappaport (1991). «Preliminary Report Hurricane Enrique» (GIF). National Hurricane Center. p. 1. Consultado em 22 de dezembro de 2006 
  6. a b Edward Rappaport (1991). «Preliminary Report Hurricane Enrique» (GIF). National Hurricane Center. p. 2. Consultado em 22 de dezembro de 2006 
  7. a b c «Tropical Storm Enrique (06E)» (PDF). 1991 Annual Tropical Cyclone Report. Joint Typhoon Warning Center. pp. 70–1. Consultado em 3 de março de 2009. Arquivado do original (PDF) em 7 de junho de 2011 
  8. «The 1991 Central Pacific Tropical Cyclone Season». Central Pacific Hurricane Center. Consultado em 22 de dezembro de 2006. Cópia arquivada em 11 de dezembro de 2006 
  9. Steve J. Fatjo. «Typhoons Georgette (11E) and Tip (10W)» (PDF). 1986 Annual Tropical Cyclone Report. Joint Typhoon Warning Center. pp. 58–66. Consultado em 3 de março de 2009. Arquivado do original (PDF) em 7 de junho de 2011 
  10. Joint Typhoon Warning Center. Arquivado em 2011-06-07 no Wayback Machine Retrieved on December 26, 2007.
  11. a b c d e Joint Typhoon Warning Center. Arquivado em 2011-06-07 no Wayback Machine Retrieved on December 27, 2007.
  12. Joint Typhoon Warning Center. Super Typhoon Yuri. Arquivado em 2011-06-07 no Wayback Machine Retrieved on May 18, 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Temporada de tufões no Pacífico de 1991