Edguy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tobias Exxel)
Ir para: navegação, pesquisa
Edguy
Edguy durante apresentação em 2009
Informação geral
Origem Fulda, Hesse
País  Alemanha
Gênero(s) Power metal, heavy metal, hard rock
Período em atividade 1992 – presente
Página oficial www.edguy.net
Integrantes Tobias Sammet
Felix Bohnke
Tobias Exxel
Jens Ludwig
Dirk Sauer
Ex-integrantes Dominik Storch

Edguy é uma banda de power metal fundada na Alemanha por Tobias Sammet e Jens Ludwig.

História[editar | editar código-fonte]

O Edguy surgiu em 1992 na Alemanha, quando Tobias Sammet se cansou de apenas fazer covers de bandas como Kiss e AC/DC. Baixista, tecladista e vocalista, o jovem rapaz decidiu formar uma banda para fazer composições próprias e chamou para a sua primeira formação Jens Ludwig (guitarra, vocais de apoio), Dirk Sauer (guitarra, vocais de apoio) e Frank Linbertall (bateria). Com a banda e as composições já prontas, resolveram gravar uma demo em 94. O resultado acabou em duas demo-tapes: Evil Minded e Children of Steel.

Em 1995 entraram no Toxic Beat Studios, em Fulda, e com a ajuda do engenheiro de som Sven Rowoldt gravaram em apenas 2 semanas o disco independente Savage Poetry. Com uma tiragem de apenas 1.000 cópias, eles enviaram algumas dessas para as gravadoras analisarem, e venderam o restante com o intuito de obterem algum retorno financeiro. A gravadora AFM Records decidiu dar uma chance aos 4 rapazes. Logo após assinarem o contrato, foi discutida com a gravadora a intenção de lançarem Savage Poetry, mas a gravadora se recusou alegando que era um disco pouco profissional.[carece de fontes?]

Em 1997 sai Kingdom of Madness, o primeiro álbum oficial da banda. A turnê de divulgação do disco de estréia foi curta e teve apenas poucos shows para divulgar o trabalho. Foi a última com Tobias Sammet tocando baixo em shows. A turnè do Kingdom of Madness marca também por ter sido a última turnê com músicas do Savage Poetry e das demos nos sets lists, pois de 1998 em diante a banda nunca mais voltou a tocar essas canções.

Depois da turnê as únicas músicas que continuaram tocando nas turnês seguintes foram: "Deadmaker" e "Wings Of a Dream", do Kingdom of Madness.

Mudanças na formação[editar | editar código-fonte]

Mudanças ocorrem, sai Frank Linbertall e Felix Bohnke é contratado apenas para gravar o álbum. O som da banda se volta para o power metal, e eles entram mais uma vez em estúdio com Tobias Sammet (baixo e vocais), Jens Ludwig (guitarra), Dirk Sauer (guitarra) e Felix Bohnke (bateria) e gravam o disco Vain Glory Opera, de 1998.

O disco ainda contou com a participação de Hansi Kürsch (da banda conterrânea Blind Guardian) nas faixas "Out Of Control" e "Vain Glory Opera", dividindo os vocais com Tobias. Foi a partir daí que Tobias Sammet teria a idéia de num futuro próximo compor uma ópera rock (Este projeto se concretiza no ano 2000 sob o nome de Avantasia). Tobias decide chamar para a banda Tobias Exxel, que assume o posto de baixista deixando o cantor livre para se concentrar somente nos vocais. A turnê do Vain Glory Opera durou 5 semanas e foi a primeira com a banda em quinteto. A banda chegou a abrir o Wacken Oper Air (festival de metal mais famoso da Alemanha).

Já com Exxel na banda, eles gravam em 1999 o álbum Theater of Salvation. A turnê teve 3 meses com a banda abrindo para Hammerfall, Gamma Ray e Angra. O grupo participa pela segunda vez do Wacken Open Air, e é até feito uma reportagem sobre a banda pela TV alemã, primeiro registro em vídeo do Edguy, dessa vez abrindo o palco principal do evento.

Em 2000 a banda lança o álbum duplo The Savage Poetry, contendo no primeiro disco as músicas de "Savage Poetry" regravadas e em novas versões, e no segundo disco o original "Savage Poetry". Mas em 2000 não houve turnê do re-lançamento do álbum, tanto é que nenhuma música do álbum foi tocada nessa turnê, o que houve foi uma continuação da turnê do Theater of Salvation, mas agora com mais músicas adicionadas ao set lists. Em 2000 os shows passaram a ter 90 minutos e não mais somente uma hora. Nessa época eles abrem alguns shows para o Iron Maiden e com isso ganham muitos fãs devido ao fato do público do Iron Maiden ser sempre grande em seus shows.

Depois da turnê, Tobias Sammet decide se dedicar ao seu projeto paralelo Avantasia e lança em 2001 o álbum The Metal Opera. Este projeto contou com diversas estrelas do heavy metal mundial como Michael Kiske, Kai Hansen, Timo Tolkki, Markus Grosskopf e Andre Matos.

Mandrake[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2001 sai o álbum Mandrake,o single "La Marche Des Gendarmes" e o EP Painting on the Wall, o disco que começaria a ditar novos rumos na sonoridade da banda. Com Mandrake a banda faz uma turnê pela primeira vez na América do Sul, e resolvem gravar um disco ao vivo do show realizado na França em 24 de novembro de 2001. O álbum Burning Down the Opera sairia um ano depois em 2003. A turnê do Mandrake foi a primeira turnê mundial passando pelos 4 cantos do mundo.

Em 2002 sai uma coletânea de vídeos de novas bandas de Metal chamado Prog Metal 2002, contendo a música "The Headless Game", gravada no show de Atlanta na Geórgia em 15 de novembro de 2002 no fim da turnê. Esse vídeo é o primeiro registro da banda tocando ao vivo.

Em 2002, tocam novamente no Wacken Open Air no dia 3 de Agosto, dessa vez como uma das bandas principais do evento e tocando para cerca de 40.000 mil pessoas.

No verão de 2002 é lançado o segundo álbum do Avantasia chamado The Metal Opera Part II, chegando ao TOP 17 na Alemanha.[carece de fontes?] No ano inteiro de 2003 a banda decide descansar, pois desde 1997 estavam fazendo shows todos os anos seguidos e de 2000 até 2002 a demanda por shows cresceu.

Depois de algumas desavenças com a CRF Records[carece de fontes?], o Edguy decide encerrar o contrato com a gravadora e assinam com a Nuclear Blast. A CRF ainda lança em 2004 a coletânea Hall of Flames.

Em Janeiro de 2004 a banda participa do Rockpalast TV Show, um programa alemão que leva bandas para tocarem suas músicas ao vivo. Posteriormente é lançado o bootleg desse show e comercializado entre os fãs, sendo conhecido como o primeiro registro profissional da banda em vídeo em um show completo.

Rocket Ride[editar | editar código-fonte]

Em 2006, a banda lança o Rocket Ride que, a começar pela capa, pouco semelhança tem com seus antecessores. Apostando num som mais cru e cadenciado, o Edguy deixa de lado um pouco o acento melódico e passa a mostrar uma tendência para o hard rock.

A turnê do Rocket Ride começa 2006 e só termina em 2008. É gravado um DVD especial em edição limitada em Beijing na China em março de 2006, mas o DVD só foi comercializado por lá mesmo. Participam do Graspop Festival na Bélgica em 23 de junho e a performance é filmada em vídeo. A banda vem pela terceira vez ao Brasil em novembro de 2006.

Em 2007, no verão europeu, o Edguy é convidado especial do Aerosmith e toca no American Rock. Na Eslováquia, abre para o Scorpions.

Em meados de 2008 é lançado o terceiro disco do Avantasia, chamado The Scarecrow contando com muitos convidados especiais como Alice Cooper, Jorn Lande, Amanda Sommerville, Roy Khan e outros. O disco segue a temática diferente dos Metal Operas, o que leva a ser um disco com uma sonoridade mais levada mais para a veia do hard rock, ao mesmo tempo que atinge boa vendagem em todo o mundo.[carece de fontes?]

Tinnitus Sanctus[editar | editar código-fonte]

Em 14 de Novembro de 2008 saiu o novo álbum do Edguy, chamado Tinnitus Sanctus, juntamente com o clipe "Ministry of Saints". O álbum contém um levada mais pro lado do hard rock.

Fucking with Fire - Live[editar | editar código-fonte]

Após quase três anos de espera, é lançado o DVD Fucking with F*** - Live, gravado no dia 3 de Novembro de 2006 no Credicard Hall em São Paulo. O DVD contém 12 faixas e um documentário. Esse é o primeiro DVD que contém a gravação de um show completo da banda oficialmente.

2011 - Atualmente - Age Of The Joker[editar | editar código-fonte]

Em 26 de Agosto de 2011, Edguy lança seu décimo album de Estudio, Age Of The Joker.

Membros[editar | editar código-fonte]

Membros Atuais[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Dominik Storch - Bateria (1992 - 1997)
  • Frank Lindenthal - Bateria (1998) (Somente em estúdio)

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

  • All The Clowns (Mandrake) (2001)
  • King Of Fools (Hellfire Club) (2004)
  • Lavatory Love Machine (Hellfire Club) (2004)
  • Superheroes (Rocket Ride) (2005)
  • Ministry of Saints (Tinnitus Sanctus) (2008)
  • Robin Hood (Age of the Joker) (2011)

DVDs[editar | editar código-fonte]

DVDs Bootlegs[editar | editar código-fonte]

  • Rockpalast Tv Show,Live in Konl,Germany (2004)
  • Graspop Festival,Bélgica (2006)
  • China,Beijing (2006)
  • Radio Rock Antenne Special Show,Germany (2008)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]