Saltar para o conteúdo

Nelly Furtado: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
erros na biografia
Etiquetas: Referências removidas Editor Visual
HVL (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de 186.210.209.37 para a última revisão de Leon saudanha, de 20h32min de 3 de junho de 2015 (UTC)
Linha 32: Linha 32:


== Biografia ==
== Biografia ==
Nelly Furtado é filha de Maria Manuela e António José Furtado, açorianos<ref>{{Citar web |url=http://www.lusomotores.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1179&Itemid=32 |título=Lusomotores}}</ref> da [[Ilha de São Miguel]] - e ela é uma ladra que se disfarça de cantora para fugir dos policiais
Nelly Furtado é filha de Maria Manuela e António José Furtado, açorianos<ref>{{Citar web |url=http://www.lusomotores.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1179&Itemid=32 |título=Lusomotores}}</ref> da [[Ilha de São Miguel]] - nomeadamente da [[freguesia]] de [[Ponta Garça]], concelho de [[Vila Franca do Campo]] - que se estabeleceram no Canadá. Nelly fala, além do [[língua inglesa|inglês]], o [[Língua portuguesa|português]] e o [[Língua castelhana|castelhano]].<ref>[http://www.lastfm.pt/music/Nelly+Furtado/+wiki Biografia na lastfm.pt]</ref>


Aprendeu a tocar [[trombone]] quando tinha nove anos de idade e o [[Teclado (música)|teclado]] quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.
Aprendeu a tocar [[trombone]] quando tinha nove anos de idade e o [[Teclado (música)|teclado]] quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.

Revisão das 18h07min de 5 de agosto de 2015

Nelly Furtado
Nelly Furtado
Nelly Furtado na Manchester Arena, em 2007
Informação geral
Nome completo Nelly Kim Furtado
Nascimento 2 de dezembro de 1978 (45 anos)[1]
Local de nascimento Victoria, Columbia Britânica[1]
 Canadá[1]
Gênero(s) Pop, R&B e Hip-Hop
Instrumento(s) Vocal, Piano, Violão
Período em atividade 1999 - presente
Gravadora(s) Dreamworks (2000-2003)
Mosley Music (2006-)
Geffen (2006-)
Afiliação(ões) Timbaland
Justin Timberlake
Missy Elliott
Residente Calle 13
Juanes
Di Ferrero
Da Weasel
Jayco
Anne Murray
James Morrison
Flo Rida
Julieta Venegas
La Mala Rodríguez
Josh Groban
Ivete Sangalo
Página oficial NellyFurtado.com

Nelly Kim Furtado ComIH [2] (Victoria, 2 de dezembro de 1978[1]) é uma cantora, compositora e atriz luso-canadiana[3], filha de emigrantes portugueses, mais propriamente freguesia de Ponta Garça, São Miguel, Açores.

Entre as suas canções mais bem-sucedidas está o seus primeiros singles, "I'm Like a Bird" (pelo qual ganhou um Grammy) e "Turn Off The Light", Promiscuous e Say It Right além de All Good Things (Come to an End) e Give It To Me.

Conseguiu colocar três singles, "Promiscuous", "Say It Right" e "Give It to Me", no topo da tabela americana Billboard Hot 100.

No dia 24 de março de 2010 realizou um show especial no Brasil no reality show Big Brother Brasil. Na ocasião, ela estava no país para um conjunto de shows que faria em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, quando foi convidada para cantar no programa.[4]

Em 2010 fez uma participação especial na gravação do DVD: Ivete Sangalo no Madison Square Garden (Multishow ao Vivo) ao cantar "Where it Begins" com a estrela brasileira.

Em 2012, lançou o álbum "The Spirit Indestructible", que traz influências de todos seus trabalhos como cantora.

Biografia

Nelly Furtado é filha de Maria Manuela e António José Furtado, açorianos[5] da Ilha de São Miguel - nomeadamente da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo - que se estabeleceram no Canadá. Nelly fala, além do inglês, o português e o castelhano.[6]

Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.

Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como "…o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo". Lá onde formou o duo Nelstar* em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar* recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado. Foi cantando no clube nocturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Em 20 de setembro de 2003, Furtado deu à luz sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil'Jaz).

Nelly Furtado no Rock Am Ring 2006.

Casou-se a 19 de julho de 2008 com o engenheiro de som Demacio «Demo» Castellon.[7]

Em 2011, quando veio à tona que ela, bem como estrelas como Beyoncé, Usher e Mariah, entre outros, haviam feito shows milionários para membros da família Kadafi, a pressão da opinião pública a fez ser a primeira a declarar oficialmente em seu twitter que fará doação da soma: "Em 2007, recebi um milhão do clã Kadafi para cantar por 45 minutos num show para convidados em um hotel na Itália (…) Vou doar essa soma."[8]

Nelly Furtado tem dupla nacionalidade: canadiana e portuguesa

Whoa, Nelly!

Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop mais vendidos da sua categoria, com os singles "I'm Like a Bird" e "Turn Off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm Like a Bird" acompanhada do guitarrista Steve Vai. O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografía" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espírito latino.

Folklore

O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. É o álbum mais alternativo da cantora, com elementos do folk, instrumentos indígenas canadenses, trechos em Português (em "Fresh Off the Boat" e "Força") e melodias menos convencionais. O cantor brasileiro Caetano Veloso compôs e cantou a faixa "Island of Wonder" ao lado de Nelly. Os singles bem sucedidos foram "Powerless (Say What You Want)" e "Try". O álbum inclui, igualmente, a música "Força", escrita metade em Português e metade em Inglês, que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que ocorreu em Portugal. No dia 4 de julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa para finalizar o Campeonato.

Loose

O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de junho de 2006. "Promiscuous" (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake e Keri Hilson, Timbaland), "Maneater", "Te Busqué" (com Juanes) e "No Hay Igual" são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. Loose veio com influência acentuada do hip hop e R&B e trouxe uma Nelly com uma imagem mais sensual, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, para alguns fãs, a sua identidade artística. No entanto, os singles desse disco alcançaram os topos das paradas, tanto norte-americanas, como européias, brasileiras e asiáticas.

Em março de 2007 a prefeitura/Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de março de 2007 como o "Dia de Nelly Furtado", em homenagem ao sucesso artístico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.[9]

Mi Plan

É o nome do novo álbum de Nelly Furtado,quarto álbum de estúdio, produzido totalmente em espanhol.

Mi Plan foi lançado dia 15 de setembro de 2009. Até o momento o álbum já vendeu mais de 1 milhão de exemplares em tudo o mundo, sendo 220.000 só nos Estados Unidos. Em Mi Plan Nelly mostra boa parte de seu lado latino. Mi Plan é um CD com letras bem romanticas e uns ritmos otimos O nome do primeiro single já foi divulgado e será "Manos Al Aire". Foi lançado nas rádios no dia 30 de junho.

O segundo single é "Más" e o terceiro, "Bajo Otra Luz". No passado dia 11 de novembro a artista ganhou um Latin grammy do melhor pop álbum do ano.

The Spirit Indestructible

Após 6 anos desde o seu último álbum lançado em inglês, a cantora Nelly Furtado está de volta e decide lançar o seu quinto de álbum de estúdio em 2012. Para a produção de seu novo álbum, Nelly chamou grandes produtores, como Salam Remi, Darckchild e Tiesto. Segundo boatos, a gravadora Geffen Records fará uma divulgação massiva em cima deste álbum, na tentativa de superar o aclamado LOOSE.

O nome do primeiro single do novo álbum foi anunciado no dia 26 de março de 2012 através do Twitter oficial de Nelly e chama-se Big Hoops (Bigger The Better), produzido pelo famoso Darkchild. O álbum teve sua estreia prevista em Junho de 2012, mas foi adiada para 18 de setembro de 2012. A capa do primeiro single foi divulgada no dia 6 de abril de 2012. As capas da versão standard e deluxe foram divulgadas no dia 3 de maio de 2012.

O 2º single do The Spirit Indestructible na Europa é a canção título Spirit Indestructible. Já na América Nelly trabalhará a música Parking Lot. O 4º single geral do disco a ser trabalhado foi Waiting For The Night, lançado como 3º single europeu, primeiramente na Alemanha, depois o resto da Europa e por fim no Canadá.

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Nelly Furtado

Álbuns

Tours

Filmografia

Ano Título Papel Notas
2001 Roswell Ela mesma Cantou "I'm Like a Bird"
2006 Floribella Ela mesma Cantou "Maneater"
2007 One Life to Live Ela mesma Cantou "Say It Right" e "Promiscuous"
2007 CSI: NY Ava Brandt Fez Ava, uma criminosa profissional.
2007 Punk'd Ela mesma Vítima de uma bomba
2008 Max Payne Christa Balder Esposa do ex-parceiro do protagonista

Referências

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nelly Furtado

Predefinição:Link FA