Água Azul (Guarulhos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Água Azul
  Bairro administrativo de Guarulhos  
Localização
Água Azul dentro do distrito sede de Guarulhos, no município de Guarulhos.
Água Azul dentro do distrito sede de Guarulhos, no município de Guarulhos.
Água Azul dentro do distrito sede de Guarulhos, no município de Guarulhos.
País  Brasil
Estado São Paulo (estado) São Paulo
Município Guarulhos Guarulhos
Distrito Guarulhos (Distrito sede)
Características geográficas
Área total 4 80 km²
População total 1 821 hab.
Densidade auto hab./km²
2010
Bairros de Guarulhos Guarulhos

Água Azul é um bairro administrativo do município de Guarulhos, em São Paulo, localizado no distrito sede do município. Seus bairros limítrofes são Capelinha, Mato das Cobras e Morro Grande.[1]

É um bairro muito arborizado composto pelas vizinhanças de Água Azul e Chácara Cerejeiras, em uma única gleba urbana dispersa, com grande número de vias sem pavimentação. É cercada por bosques, matas e sítios, por estar situada na zona rural de Guarulhos. Possui um lago na área urbana, que dá nome ao bairro. Segundo dados do censo de 2010, o bairro possui uma área de 4,80 km² e conta com uma população de 1,821 habitantes. Apesar de possuir poucos moradores, localiza-se no bairro muitos sítios de médio padrão, ocupados eventualmente.

Suas vias principais de acesso são a Estrada Velha de Guarulhos-Nazaré cortando a parte oeste do bairro, a Avenida Ary Jorge Zeitune, que liga a estrada citada anteriormente à Ambev, Estrada do Morro Grande que liga o bairro de Morro Grande ao Bonsucesso, passando pelo bairro e por Mato das Cobras.

É servida por linhas que a conectam ao Terminal São João e ao bairro Mato das Cobras por uma frota de micro-ônibus. Dentro dos limites do bairro, está o mirante do Morro do Nhangussu, cartão postal da serra do Itaberaba no bairro, à beira da estrada do Jorge Zeitune.

Atualmente, o lago azul situado entre às avenidas Guanabara e Miami, é vítima constante de visitantes e moradores do bairro. Nos fins de semana e feriados, visitantes que usufruem do lago, deixam seus detritos esparramados pelas margens do mesmo. É muito triste e revoltante, ver pessoas que se dizem racionais, emporcalharem seu próprio local de lazer. Muitas pessoas já morreram neste lago, inclusive crianças. Mesmo assim, o que mais se vê, é muitas crianças totalmente desprotegidas de equipamento salva vida brincando dentro d'água, enquanto os seus responsáveis se embebedam. Além disso, tem também a poluição sonora oriunda de vários veículos, o que inviabiliza o entendimento entre as pessoas quando conversam. Isto acaba tirando a atenção dos pais ou responsáveis por crianças, a devida atenção nelas. O lago azul não tem guarda vidas, não tem posto médico de emergência, não tem barco ou canoa e não tem placas de aviso ou orientação para os seus frequentadores. Além do mais, as pessoas que o visitam, estacionam os seus veículos nos dois lados da avenida Guanabara, dificultando a circulação dos ônibus, demais veículos e pedestres.

Referências

  1. Guarulhos.org. «Divisão Administrativa de Guarulhos». Consultado em 4 de março de 2010