Associação Atlética Flamengo
![]() | |||||||||||||||||||||||||||||||||
Nome | Associação Atlética Flamengo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Alcunhas | Flamenguinho Rubro-Negro Corvo O Campeão da Cidade Corvo de Guarulhos | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Torcedor(a)/Adepto(a) | Flamenguense | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Mascote | Corvo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Principal rival | Guarulhos | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Fundação | 1 de junho de 1954 (68 anos) | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Estádio | Antônio Soares de Oliveira | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Capacidade | 6.235 lugares | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Presidente | Caio Soler | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Treinador(a) | Marcelo Marelli | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Material (d)esportivo | King Sports | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Competição | Paulista - Série B | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
Associação Atlética Flamengo, também conhecido como Flamengo de Guarulhos, Flamenguinho ou Flamengo-SP é um clube brasileiro de futebol da cidade de Guarulhos, região metropolitana do estado de São Paulo. Foi fundado em 1º de junho de 1954, suas cores são vermelho e preto e seu mascote é o "Corvo". O time disputa, atualmente, a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, equivalente ao quarto e último nível do futebol estadual.
História[editar | editar código-fonte]
A Associação Atlética Flamengo foi fundada no dia 1º de julho de 1954 por uma carioca chamada Guiomar Pereira Xavier, tendo seu nome e cores inspirados no clube homônimo do Rio de Janeiro. A equipe foi durante mais de 20 anos, como amadora, uma das forças do Campeonato Guarulhense de Futebol. Entre 1969 e 1977, a equipe foi heptacampeã do torneio. Os bons resultados levaram a diretoria do clube a filiar-se à Federação Paulista de Futebol. A primeira participação de um clube da cidade de Guarulhos no profissionalismo ocorreu em 1966: foi a do União Vila Augusta Futebol Clube, na Quarta Divisão (atual Série B). Porém, apenas neste ano. Em 1968, foi a vez da Sociedade Esportiva Guarulhos, também na quarta divisão e, novamente, com apenas esta participação. Em 1978, a equipe do Esporte Clube Golfinho, bicampeã paulista e brasileira de amadores (1975/1976), ganhadora da Taça Arizona, viria também a participar da quarta divisão e, mantendo a negativa tradição guarulhense, também para nesta única participação.[1]
Ainda em 1978, um outro clube da cidade participou paralelamente ao Golfinho: foi a Associação Atlética Macêdo, na quinta divisão (atualmente extinta). Pela primeira vez, um time guarulhense permaneceria por mais de um ano, ficando até 1980, quando ocupava a Terceira Divisão, ao lado da Associação Atlética Flamengo, cuja história viria a ser mais rica que o de sua coirmã Macedo, embora Guarulhos não tivesse grande tradição no futebol, principalmente no profissional.
Um dos mais antigos clubes da cidade, o Flamengo-SP só ganhou impulso em 1979, quando várias equipes se cotizaram para ajudá-lo na disputa do Campeonato Paulista de Futebol de 1979 - Terceira Divisão (equivalente a Quinta Divisão), sendo a principal delas a do Esporte Clube Golfinho. No ano seguinte, participou do Campeonato Paulista de Futebol de 1980 - Terceira Divisão; (atual Série A3). Mantendo a negativa tradição guarulhense de inconstância no Campeonato Paulista de profissionais, a equipe rubro-negra pára. No ano seguinte, a vaga é ocupada pela Associação Desportiva Vila das Palmeiras que, ao contrário dos demais times da cidade, se mantém firme nas disputas, o que ocorre até os dias atuais.
A década de 1980 ficou marcada pela construção do estádio municipal no bairro Jardim Tranquilidade, o Antônio Soares de Oliveira, apelidado pelos torcedores do clube como "Ninho do Corvo" (em alusão ao mascote do clube), e cujo nome é uma homenagem a um ex-presidente da Liga Guarulhense de Futebol. Na década de 1990, mais precisamente entre 1994 e 1997, o time rubro-negro somou mais quatro títulos municipais e, entre as conquistas, em 1996, foi Campeão Paulista Amador de Futebol.
Em 1998, o clube voltou definitivamente ao profissionalismo; disputando o Campeonato Paulista de Futebol de 1998 - Série B2. E logo no seu primeiro ano de retorno ao futebol profissional; termina em 3º lugar, quase conquistando o acesso a Série B1.
Em 1999 foi campeão paulista da Série B2 (quinta divisão, sem equivalência atual), o que garantiu o acesso à Série B1 (equivalente à atual Segunda Divisão). Em 2000, o Flamengo obteve sucesso mais uma vez, conquistando o título e o acesso para a Série A3 e a partir daí a equipe embalou de vez nos campeonatos estaduais. Em 2001, veio um novo acesso, dessa vez para a Série A2, e, em 2002, o time quase conquistou o acesso para a Série A1, sendo eliminado nas semifinais pela Francana.
O ano de 2003 foi especial para o time, que viajou para o Líbano, onde realizou um amistoso na capital, Beirute levando o futebol guarulhense para terras estrangeiras. O adversário foi o campeão libanês Nejmeh S.C. e o placar da partida foi 3 a 0 para os brasileiros. O destaque do jogo foi o atacante tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira, Bebeto. O jogador atuou um tempo em cada equipe.
Em 2005, mais um fato histórico para o clube de Guarulhos. A equipe Sub-13 foi convidada para participar de um torneio comemorativo à Copa do Mundo de 2002, que ocorreu na Coreia do Sul e no Japão. Apesar de não conquistar o título, o rubro-negro teve um grande desempenho.
Em 2007 o Corvo terminou em 11.° lugar na Série A3 do Campeonato Paulista, conquistando uma vaga para a Copa Energil C, disputada no segundo semestre do mesmo ano. Nessa competição, a equipe realizou uma ótima campanha, terminando com o vice-campeonato.
2008 foi um ano especial para o Flamengo, pois o clube conquistou o maior feito que uma equipe guarulhense já alcançou: o inédito título da Série A3 do Campeonato Paulista, e também o acesso de volta à Série A2. No segundo semestre, o clube conquistou também o direito de disputar a Copa Paulista, depois de seis anos. E mais uma vez o clube fez história, chegando até as quartas de finais eliminando times tradicionais da Série A1 e também da Série A2.
Em sua reestreia no torneio estadual do segundo escalão, em 2009, o clube fez bela campanha na primeira fase, e se classificou para o quadrangular final. Mas não conseguiu conquistar o acesso a elite; terminando o campeonato em 7° lugar.[2] Já no ano seguinte, em 2010, a equipe não fez uma boa campanha e foi rebaixada para a Série A3 onde permaneceu por sete temporadas consecutivas.
Entre 2011 e 2016 o Flamengo firmou uma parceria com o Corinthians, que repassou a equipe de Guarulhos; jovens jogadores de suas categorias de base. Durante esse período; nos anos de 2011, 2013 e 2016; o Rubro-Negro Guarulhense por pouco não reconquistou o retorno à Série A2 novamente.
Porém, em 2017, a equipe sofre o seu pior baque na história. Disputando a Série A3, o clube conquistou apenas 17 pontos em 19 rodadas, terminando o campeonato na 18° posição, resultado que culminou com o inédito rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2018.
Símbolos[editar | editar código-fonte]
Escudo[editar | editar código-fonte]
Evolução do Escudo da Associação Atlética Flamengo | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Anteriores | Atual (2021–presente) | ||||||
![]() |
![]() |
![]() |
Mascote[editar | editar código-fonte]
Se as cores e o nome são idênticos, com a equipe do Rio de Janeiro. Haveria de existir para o rubro-negro de Guarulhos alguma diferença em relação ao clube inspirador. Em vez do “urubu” do Flamengo carioca, o de Guarulhos preferiu o “corvo” como mascote. Mas urubu não é a mesma coisa que corvo? A resposta é não. No Brasil, erroneamente, costuma-se chamar corvo de urubu, mas ambos pertencem a “famílias” diferentes. Os corvos são da família dos corvídeos, geralmente têm plumagem preta, são conhecidos pela inteligência e astúcia, são encontrados em todos os continentes, com exceção na América do Sul. Sua alimentação inclui pequenos invertebrados, sementes e frutos, mas também podem comer carne de animais mortos. Já os urubus, da família dos catartídeos; e se alimentam unicamente de animais em putrefação.
Rivalidades[editar | editar código-fonte]
Derby Guarulhense[editar | editar código-fonte]
O arquirrival do Flamengo é o outro clube da cidade: o Guarulhos.
Lista de jogos[editar | editar código-fonte]
Nº | Data | Competição | Rodada | Mandante | Placar | Visitante | Estádio | Cidade | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 19 de junho de 2000 | Paulista – Série B1 | Primeira fase | 12ª | Flamengo-SP | 2 – 0 | Guarulhos | Antônio Soares de Oliveira | Guarulhos |
2 | 8 de agosto de 2000 | 19ª | Guarulhos | 0 – 2 | Flamengo-SP | ||||
3 | 13 de maio de 2018 | Paulista – Segunda Divisão | Primeira fase | 6ª | Flamengo-SP | 1 – 1 | Guarulhos | ||
4 | 1º de julho de 2018 | 13ª | Guarulhos | 1 – 1 | Flamengo-SP | ||||
5 | 15 de julho de 2018 | Segunda fase | 1ª | Flamengo-SP | 1 – 1 | Guarulhos | |||
6 | 18 de agosto de 2018 | 6ª | Guarulhos | 1 – 1 | Flamengo-SP | ||||
7 | 21 de abril de 2019 | Paulista – Segunda Divisão | Primeira fase | 3ª | Guarulhos | 1 – 3 | Flamengo-SP | ||
8 | 2 de junho de 2019 | 10ª | Flamengo-SP | 0 – 1 | Guarulhos | ||||
9 | 28 de outubro de 2020 | Paulista – Segunda Divisão | Primeira fase | 3ª | Flamengo-SP | 2 – 4 | Guarulhos |
Títulos[editar | editar código-fonte]
ESTADUAIS | |||
---|---|---|---|
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() |
Campeonato Paulista – Série A3 | 1 | 2008 |
![]() |
Campeonato Paulista – Série B1 | 1 | 2000 |
![]() |
Campeonato Paulista – Série B2 | 1 | 1999 |
TOTAL | |||
Competição | Títulos | Temporadas | |
![]() |
Títulos oficiais | 3 | 3 Estaduais |
Outras conquistas[editar | editar código-fonte]
- Copa Paulista Amadora: 1992.
- Campeonato Amador Municipal de Guarulhos: 7 vezes - 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975.
- Liga Guarulhense de Futebol: 5 vezes - 1983, 1984, 1985, 1986, 1987.
- Campeonato Paulista Amador de Futebol: 1996
Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]
DESTAQUES | |
---|---|
Competição | Resultados |
![]() |
3º colocado (2002) 4º colocado (2004) 7º colocado (2009) |
![]() |
3º colocado (2001 ![]() 5º colocado (2013) 6º colocado (2011) |
![]() |
4º colocado (2019)
7º colocado (2018) |
![]() |
Quartas de final (2008) |
![]() |
Vice-campeão (2007) |
![]() |
Promovido à divisão superior |
Estatísticas[editar | editar código-fonte]
Participações[editar | editar código-fonte]
Participações em 2022 |
Competição | Temporadas | Melhor campanha | Estreia | Última | A ![]() |
R ![]() | |
![]() |
Campeonato Paulista - Série A2 | 6 | 3º colocado (2002) | 2002 | 2010 | – | 2 |
Campeonato Paulista - Série A3 | 12 | Campeão (2008) | 1980 | 2017 | 2 | 1 | |
Campeonato Paulista - Segunda Divisão | 6 | Campeão (2000) | 2000 | 2022 | 1 | – | |
Campeonato Paulista - Série B2 (extinta) | 3 | Campeão (1999) | 1979 | 1999 | 1 | ||
Copa Paulista | 4 | Quartas de final (2008) | 2002 | 2016 |
Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

Últimas dez temporadas da Associação Atlética Flamengo | |||||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() | |||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Campeonato Brasileiro | Copa do Brasil | Continentais / Mundial | Campeonato Paulista | Copa Paulista | |||||||||||||
Ano | Div. | Pos. | Pts | J | V | E | D | GP | GC | Fase Máxima | Competição | Fase Máxima | Div. | Pos. | Fase Máxima | ||
2011 | D | Não classificado | — | — | — | A3 | 6º | — | |||||||||
2012 | D | Não classificado | — | — | — | A3 | 16º | — | |||||||||
2013 | D | Não classificado | — | — | — | A3 | 5º | — | |||||||||
2014 | D | Não classificado | — | — | — | A3 | 10º | — | |||||||||
2015 | D | Não classificado | — | — | — | A3 | 13º | — | |||||||||
2016 | D | Não classificado | — | — | — | A3 | 3º | 1F | |||||||||
2017 | D | Não classificado | — | — | — | A3 | 18º | — | |||||||||
2018 | D | Não classificado | — | — | — | SD | 7º | — | |||||||||
2019 | D | Não classificado | — | — | — | SD | 4º | — | |||||||||
2020 | D | Não classificado | — | — | — | SD | 19º | — |
- Legenda:
|
|
|
Jogadores notáveis[editar | editar código-fonte]
- Gustavo Pereira
- André Pinto Candançan
- Paulinho
- Henrique Dourado
- Hyoran
- Nílson
- Marins
- Brayan Riascos
- Pedro Ahn
- Pedrão
Categorias de base[editar | editar código-fonte]
Sub-20 (juniores)[editar | editar código-fonte]
Estatísticas[editar | editar código-fonte]
- Participações
Competição | Temporadas | Melhor campanha | Anos | A ![]() |
R ![]() | |
![]() |
Copa São Paulo de Futebol Júnior | 16 | Oitavas de final (2014) | 1999 e 2006-2022 |