Grêmio Novorizontino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Grêmio Esportivo Novorizontino (clube da mesma cidade, mas que encerrou suas atividades em 1999)
Grêmio Novorizontino
Nome Grêmio Novorizontino
Alcunhas Tigre do Vale[1]
Aurinegro[2]
Tigrão do Vale[3]
Maior da 017
Torcedor(a)/Adepto(a) Novorizontino
Gremista
Aurinegro
Mascote Tigre[4]
Principal rival Mirassol[5]
Fundação 1 de março de 2010 (14 anos)[6]
Estádio Jorge Ismael de Biasi[7]
Capacidade 12 398 pessoas[8]
Localização Novo Horizonte, São Paulo, Brasil
Presidente Genilson Rocha Santos[9]
Treinador(a) Eduardo Baptista[10]
Patrocinador(a) Açucar Santa Isabel
Kodilar
Material (d)esportivo Physicus
Competição Paulistão - Série A1
Brasileirão - Série B
Website gremionovorizontino.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Grêmio Novorizontino é um clube futebolístico brasileiro sediado na cidade de Novo Horizonte, no estado de São Paulo. O clube foi fundado no dia 1º de março de 2010, conquistando o acesso à primeira divisão estadual em 2015.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1 de março de 2010, o time se filiou à Federação Paulista de Futebol no mesmo ano, com a missão de retornar com o futebol profissional para a cidade, que tinha apenas competições amadoras desde a falência do Grêmio Esportivo Novorizontino, em 1999. O novo Grêmio Novorizontino tem em comum com o GEN as cores (preto e amarelo), o mascote (Tigre) e o hino. Seu distintivo também lembra o antigo clube, que chegou a ser vice-campeão paulista, em 1990, e campeão brasileiro da Série C, em 1994.

As primeiras competições oficiais do clube foram os campeonatos paulistas sub-15 e sub-17. Em 2012, o Novorizontino disputa pela primeira vez a Série B do Campeonato Paulista de Futebol (4ª divisão), após firmar uma parceria com o Paulínia, clube da cidade homônima que não pôde disputar devido a problemas com a prefeitura, dona do estádio da cidade.[11][12]

Começo arrasador[editar | editar código-fonte]

Na primeira competição oficial do "novo Novorizontino", foram poucos os tropeços. No Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2012, foram ao todo, 28 jogos, com 17 vitórias, oito empates e apenas três derrotas - duas delas ainda na primeira fase. Invicto por 17 partidas seguidas no campeonato, o time aurinegro conquistou o acesso dois anos após anunciar que disputaria torneios oficiais, uma vez que o Grêmio Novorizontino tinha planos para participar da competição em 2011. O time atraiu mais de mil torcedores a todos os jogos a partir da segunda fase, vendendo 2.678 ingressos para o 1 a 1 em casa com o Olímpia que selou a promoção no para a Campeonato Paulista Série A-3 no dia 30 de setembro de 2012.[13]

Nos 28 jogos que construíram o acesso do Novorizontino, a equipe se deparou com alguns rivais que se tornaram conhecidos. Foram quatro confrontos contra o José Bonifácio (dois na primeira fase e dois na terceira), quatro contra o Olímpia (adversário na primeira e na quarta fases) e outros quatro contra o Américo (segunda e terceira fases). Em 12 confrontos contra adversários diretos pelo acesso, foram seis vitórias e cinco empates, com apenas uma derrota — justamente na estreia, para o José Bonifácio, fora de casa, por 2 a 1.[14]

Para 2013, além de disputar a Série A3, o Novorizontino disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em seu próprio estádio. Não passou da primeira fase.

Em 2014, o time jogou tanto a Copa São Paulo de Juniores, quanto o Paulista da Série A3. Na Copinha, o Tigre não conseguiu mostrar o peso de jogar em casa e caiu na primeira fase. Mas no estadual, a equipe deslanchou.

Após campanha memorável com o melhor ataque com 54 gols marcados (média de 2 gols por jogo) e garantindo o acesso com uma rodada de antecedência, o Tigre do Vale chegou na final contra o Independente de Limeira.[15] Não deu chances ao time limeirense e venceu os dois jogos da decisão, 4 a 0 na ida em Limeira e 1 a 0 na volta em Novo Horizonte, sagrando-se campeão do Paulista da Série A3,[16] o seu primeiro título após seu retorno ao futebol profissional.

Na Série A2, em 2015, o time fez uma campanha bastante regular e se manteve próximo ao grupo dos quatro primeiros colocados na maior parte da competição. Nas rodadas finais, o Tigre teve um desempenho ainda melhor e conseguiu subir de posições. Em 27 de abril de 2015, com a derrota do São Caetano para a Ferroviária, o Novorizontino garantiu o acesso[17] inédito para a primeira divisão do Paulistão com uma rodada de antecedência.

Primeiro ano na elite paulista[editar | editar código-fonte]

Para este campeonato, o Grêmio Novorizontino fez a contratações de grandes nomes do futebol brasileiro como Jeci (ex-Palmeiras e Avaí), Adriano (ex-Santos), Richarlyson (ex-São Paulo) e Luiz Araújo (ex-São Paulo, atualmente no Lille).

A estreia do Tigre na elite paulista foi contra o Linense fora de casa. Na ocasião o Tigre empatou em 1 a 1 contra o Elefante. Em Novo Horizonte, o primeiro jogo foi contra o Botafogo-SP que também terminou em empate. O gol pela equipe auri-negra foi anotado por Roberto que veio a ser um dos artilheiros do time ao final do campeonato.[18]

Naquela ocasião, o Novorizontino terminou em último do grupo, mas por sua pontuação, conseguiu permanecer na primeira divisão do campeonato.

2017 e a classificação para Série D[editar | editar código-fonte]

O Novorizontino começou seu planejamento para o Campeonato Paulista no final de 2017. O Tigre confirmou o retorno de alguns jogadores como Jeci, Guilherme Teixeira, Roberto, Domingues e Cléo Silva. O time dessa vez começou sendo treinado pelo treinador Júnior Rocha (ex-Luverdense).

A equipe começou vencendo a equipe do São Bernardo por 3 a 2 em Novo Horizonte. Os gols foram anotados por Fernando Gabriel, Roberto e Nilson.[19] Com o passar das rodadas, o Tigre não foi conseguindo bons resultados, acumulando quatro derrotas, um empate e uma vitória entre a segunda e a sétima rodada. Dentre essas rodadas, o Grêmio sofreu uma goleado diante do Red Bull Brasil por 5 a 1. Após uma derrota pro Linense, Júnior Rocha foi dispensado do comando da equipe.

Silas assume e classificação inédita[editar | editar código-fonte]

Após a demissão de Júnior Rocha, o clube fechou a contratação do ex-jogador de São Paulo, Vasco da Gama e Internacional e Seleção Brasileira e ex-treinador do Avaí, Grêmio e Flamengo, Silas

O Grêmio conseguiu resultados importantes durante a fase de grupos, entre eles uma vitória sobre a Ponte Preta em Campinas por 2 a 1 e um empate com o São Paulo por 2 a 2 dentro de casa (ainda com Júnior Rocha). Após reação, o Grêmio conseguiu a classificação inédita para a fase elimiatória do campeonato e para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2018 - Série D.

Nas quartas de final, o Tigre enfrentou o Palmeiras (na ocasião, atual campeão brasileiro). No jogo de ida, o Grêmio conseguiu abrir o placar com Roberto aos 11 minutos de jogo, mas não conseguiu segurar a superioridade da equipe da capital e acabou perdendo de 3 a 1. No jogo de volta, o Palmeiras fez valer a superioridade e venceu por 3 a 0, eliminando o Grêmio do campeonato.

Como resultado, o Tigre conviveu com um calendário mais extenso ao ano todo, algo muito aguardado pelos moradores de Novo Horizonte, além de disputar a Série A1 do Paulistão de 2018.

2021; O Acesso para Série C, Conquista do Interior, O Acesso para Série B[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020 - Série D, Campeonato Paulista do Interior de Futebol de 2021 e Campeonato Brasileiro de Futebol de 2021 - Série C

2021 - Série D: A Conquista do acesso para Série C[editar | editar código-fonte]

Em 2021 na Série D, nas quartas-de-final, Na partida de Ida, venceu o Fast Clube fora de casa (0-1), Na partida de volta, também venceu em casa (3-0) e além de avançar as semis-finais, conseguiu o acesso para Série C, nas semis-finais empatou com o Floresta fora de casa (1-1). Para acessar na Final, precisava vencer na partida de Volta em Novo Horizonte, porém, isso não chegou a acontecer com a derrota de 2-0. Mas conseguiu o acesso.

Título do Troféu do Interior em 2021[editar | editar código-fonte]

Após bela campanha durante a primeira fase do campeonato de 2021, onde o Tigre ficou com a sexta melhor campanha, com a não classificação para os playoffs, o Grêmio se classificou para o Troféu do Interior, onde derrotou o Ituano na fase semi-final e a Ponte Preta na final por 2 a 0, com gols de Felipe Rodrigues e Édson Silva, conquistando a inédita taça.

2021 - Série C: A conquista do acesso para Série B[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2021, conseguiu outro acesso, dessa vez para a Série B, com a vitória em casa de 2 a 0 sobre o Manaus. Ficou em 2º lugar com 9 pontos (3 vitórias e 3 derrotas). Entretanto, com 2 pontos a menos que Tombense, não se classificou à decisão do título[20]

2022: Rebaixamento para Série A2 e permanência na Série B[editar | editar código-fonte]

Meses após as conquistas dos acessos da Série C e Série B, as coisas viraram ao contrário no Paulistão, onde, na 10ª rodada, o clube acaba sendo rebaixado pela primeira vez para a Série A2, ao ser derrotado em casa pela Internacional de Limeira por 2 a 1, após disputar a elite do Paulistão por 7 temporadas consecutivas, desde o seu acesso em 2015.[21] Na Série B, o tigre teve uma temporada difícil, terminando o campeonato com 44 pontos, na décima sexta posição e a apenas 2 pontos do Z-4. Escapou da queda para a Série C na última rodada, após vencer o Operário-PR fora de casa por 3 a 0, e beneficiado pela derrota do seu concorrente direto, o CSA, para o Cruzeiro, por 3 a 2.

2023: Retorno à elite do campeonato paulista e quase acesso à Série A[editar | editar código-fonte]

Após o turbulento ano de 2022, o Novorizontino deu a volta por cima em 2023, e começou bem o ano ao conseguir o acesso na Série A2 do campeonato paulista, competição na qual o tigre terminou em 2º, perdendo o título para a Ponte Preta. Na Série B, o aurinegro faz uma grande campanha, passando parte do campeonato no G-4. O clube chegou à última rodada com chances reais de terminar entre os quatro primeiros e subir para a Série A de 2024, e fez sua parte ao derrotar o Criciúma por 2 a 0 no Jorjão. Contudo, graças à vitória do Juventude diante do Ceará por 3 a 1, o time gaúcho levou o acesso. Assim, o Novorizontino terminou em 5º lugar, com 19 vitórias, 6 empates e 13 derrotas, totalizando 63 pontos somados. Vale ressaltar que o Novorizontino terminou apenas 1 ponto atrás do Atlético Goianiense, o 4º colocado, e também teve a melhor defesa do campeonato, sofrendo 30 gols ao longo da competição.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Hino:[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paulista - Série A3 1 2014
Troféu do Interior Paulista 1 2021
TOTAL
Competição Títulos Temporadas
Títulos oficiais 2 2 Estaduais

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

DESTAQUES
Competição Campanhas
Brasil Campeonato Brasileiro - Série C 3º colocado (2021 Aumento)
Brasil Campeonato Brasileiro - Série D 3º colocado (2020 Aumento)
São Paulo Campeonato Paulista - Série A2 Vice-Campeão (2015 Aumento, 2023 Aumento)
Aumento Promovido

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Atualizado em 20/04/2024

Clássico da 017[editar | editar código-fonte]

Novorizontino x Mirassol

Jogos: 13
Vitórias do Novorizontino: 5
Vitórias do Mirassol: 1
Empates: 7
Gols do Novorizontino: 14
Gols do Mirassol: 8

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Aumento Promovido à divisão superior
Baixa Rebaixado à divisão inferior
Inativo Licenciamento no ano seguinte
Participações em 2024
Competição Temporadas Melhor campanha Anos em que disputou A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 7 Semifinal (2024) 2016-2022, 2024 1
Campeonato Paulista - Série A2 2 Vice-campeão (2015, 2023) 2015 Aumento e 2023 Aumento 1
Campeonato Paulista - Série A3 2 Campeão (2014) 2013-2014 Aumento 1
Campeonato Paulista - Série A4 1 3º colocado (2012) 2012 Aumento 1
Copa Paulista 2 Quartas de final (2018) 2018 e 2020
Brasil Série B 3 5° colocado (2023) 2022–2024
Série C 1 3º colocado (2021) 2021 Aumento 1
Série D 3 3º colocado (2020) 2018-2020 Aumento 1
Copa do Brasil 2 1ª fase (2020 e 2022) 2020 e 2022

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Temporadas do Grêmio Novorizontino
Brasil Nacionais Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2012 D Não classificado SD
2013 D Não classificado A3 14º
2014 D Não classificado A3
2015 D Não classificado A2
2016 D Não classificado A1 11º
2017 D Não classificado A1
2018 D 14º 16 10 4 4 2 17 15 A1 QF
2019 D 18º 17 8 5 2 1 14 4 A1
2020 D 45 22 13 6 3 30 12 1F A1 2F
2021 C 48 24 15 3 6 31 20 A1
2022 B 16° 44 38 11 11 16 44 49 1F A1 16º
2023 B 63 38 19 6 13 48 30 A2 F
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Campeão do Campeonato do Interior

Retrospecto em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Última atualização: Série D de 2020.

Competição Temporadas Títulos Pts. J V E D GP GC
Brasil Campeonato Brasileiro - Série D 3 78 40 22 12 6 61 31

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 19 de abril de 2024.

Elenco atual do Grêmio Novorizontino[22]
N.º Pos. Nome N.º Pos. Nome N.º Pos. Nome
1 G Brasil Airton 22 LD Brasil Raul Prata # V Brasil Eduardo
2 LD Brasil Rodrigo Soares 25 Z Brasil Luisão Prata da casa #
3 Z Brasil Rafael Donato 26 V Brasil Dantas Prata da casa #
4 Z Brasil Patrick 28 M Brasil Marlon #
5 V Brasil Geovane 29 A Brasil Isack Pelé Prata da casa #
7 A Brasil Rodolfo 30 A Brasil Waguininho #
8 V Brasil Willian Farias 33 Z Brasil Renato Palm #
9 A Brasil Neto Pessoa 37 Z Brasil César Martins #
11 A Brasil Lucca 39 A Brasil Vitinho Lesionado #
12 G Brasil Lucas Pereira 75 A Brasil Paulo Vitor #
14 LE Brasil Danilo Barcelos 77 A Brasil Fabrício Daniel #
16 LE Brasil Reverson 93 G Brasil Jordi #
19 A Brasil Léo Tocantins Lesionado # G Brasil Marcelo #

Técnico: Brasil Eduardo Baptista

Jogadores notáveis[editar | editar código-fonte]

Jogadores notáveis que já atuaram pelo Grêmio Novorizontino

Nacionalidade Nome Posição Período
Brasil Alessandro Cambalhota A 2012
Brasil Guilherme Queiróz A 2013–2015
Brasil Luiz Araújo A 2016
Brasil Magno Alves A 2018

Referências

  1. «Com apenas cinco anos, reencarnação do Novorizontino está na elite estadual». globoesporte.com 
  2. Novorizontino se prepara para o confronto com a Ponte Preta
  3. Ex-Juventude, atacante do Novorizontino projeta novo encontro com o Caxias
  4. Monumento em homenagem ao tigre, mascote do Novorizontino, é depredado no interior de São Paulo
  5. Novorizontino e Mirassol empatam sem gols pela segunda rodada do Campeonato Paulista
  6. Paulista A2: Novorizontino completa 13 anos de História!
  7. Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi - Grêmio Novorizontino
  8. «Laudo de Segurança» (PDF) 
  9. Presidente do Grêmio Novorizontino será palestrante no Confut Sul-Americana, em São Paulo
  10. Eduardo Baptista é o novo treinador do Novorizontino
  11. «Novorizontino aposta em parceria e veterano para voltar a brilhar» (html). terra.com.br. 5 de maio de 2012. Consultado em 10 de junho de 2012 
  12. «Quarta divisão do Paulista terá volta de clubes tradicionais» (html). globoesporte.globo.com. 28 de fevereiro de 2012. Consultado em 10 de junho de 2012 
  13. «Em estreia, Novorizontino supera projeção e conquista acesso». Terra. Consultado em 25 de dezembro de 2019 
  14. «Em estreia, Novorizontino supera projeção e conquista acesso» (html). terra.com.br. 5 de outubro de 2012. Consultado em 17 de dezembro de 2012 
  15. Comunicação, Drive. «Água Santa conquista acesso inédito e Novorizontino vai à final». Federação Paulista Futebol. Consultado em 2 de março de 2023 
  16. http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/noticia/2014/05/novorizontino-vence-independente-e-festa-pelo-titulo-da-a3-e-confirmada.html
  17. «Novorizontino confirma ascensão meteórica e leva cidade de volta à elite após 19 anos». Torcedores.com. 27 de abril de 2015. Consultado em 28 de abril de 2015 
  18. http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/futebol/campeonato-paulista/jogo/04-02-2016/novorizontino-botafogo-sp/
  19. http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/futebol/campeonato-paulista/jogo/04-02-2017/novorizontino-sao-bernardo/
  20. «Novorizontino vence o Manaus e fica com última vaga para a Série B de 2022». ge. Consultado em 2 de março de 2023 
  21. «Novorizontino é o primeiro time rebaixado no Paulistão 2022». ge. Consultado em 7 de março de 2022 
  22. «Elenco». Site oficial do Grêmio Novorizontino. Consultado em 19 de abril de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]