União Futebol Clube (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
União Mogi das Cruzes FC
Uniao2014.jpg
Nome União Futebol Clube (São Paulo)
Torcedor/Adepto Unionista
Mascote Serpente do Tietê
Principal rival Atlético Mogi
Fundação 7 de setembro de 1913 (104 anos)
Estádio Nogueirão
Capacidade 14.384 pessoas
Presidente Brasil Osmar Novaes
Treinador Brasil Cláudio Roberto Matosinhos
Material (d)esportivo Brasil Hammer
Competição São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Segunda Divisão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

União Futebol Clube, mais conhecido como União Mogi, é um clube brasileiro sediado em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Foi fundado no dia 7 de Setembro de 1913. Atualmente disputa o Campeonato Paulista de Futebol - Segunda Divisão

História[editar | editar código-fonte]

Uma das equipes mais antigas do estado, e entre as mais antigas a disputar a Quarta Divisão do Campeonato Paulista , fora da capital paulista, o União foi a primeira equipe da cidade. Após participar de alguns torneios na época do amadorismo, o "Brasinha", como era conhecido, se profissionaliza em 1951.

Em 1955, o clube volta a disputar o Campeonato Paulista da Federação Paulista de Futebol na mesma divisão, permanecendo nela até 1959, quando pára. Em 1979, o "Diabo", outro apelido "carinhoso" da equipe, reaparece no cenário futebolístico paulista, na Quinta Divisão da época (atualmente extinta).

Em 1980, após uma reorganização nas fórmulas de disputa dos campeonatos estaduais, está na Terceira Divisão (atual A3), e em 1982 volta à Segunda Divisão, e permanece nela até 1993, sua mais longa jornada na divisão de acesso desde o início de sua participação.

Contudo, novamente, a FPF reestrutura suas fórmulas de divisões e o União cai para a Terceira Divisão. Em 1998, muda de nome, para União Mogi das Cruzes Futebol Clube, naturalmente fazendo algumas mudanças em seu escudo. Atualmente, o União está de volta às suas origens e adotou o antigo nome de sua fundação.

O União F.C de Mogi das Cruzes teve como um dos seus principais personagens o seu Ex-Presidente José Guerra, nascido em 20 de Março de 1.939 e falecido em 5 de Abril de 2.000 considerado como maior unionista de todos os tempos, filho de espanhóis e nascido em Mogi das Cruzes, José Guerra foi um respeitado comerciante da cidade e alternando como Presidente e Diretor de Futebol nas décadas de 80 e 90 nunca escondeu sua paixão pela cidade e em especial pelo União Futebol Clube que com muito esforço e dedicação manteve o time na disputa da 2ª divisão do Campeonato Paulista e posteriormente na Série A3 da Federação Paulista de Futebol.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Quando os primeiros povoadores de Mogi da Cruzes passaram a fixar com cruzes os limites da pequena Vila, no Século XVII, não imaginavam que a atitude simples marcaria definitivamente o nome da cidade no futuro. Mogi, que na língua indígena significa “Rio das Cobras”, inspirou também a fundação de seu mais antigo clube de futebol. A mascote do União, não poderia ser outra: a "Serpente do Tietê".

Torcidas[editar | editar código-fonte]

As torcidas organizadas atuais do clube são, a Falange Vermelha, Explosão Vermelha e a mais nova fundada em 2016, União Chopp.

2009[editar | editar código-fonte]

Passando por dificuldades financeiras e sem maior apoio oficial, a equipe do Diabo, jogando pelo Paulistão Série A3, fez uma má campanha, ficando em último lugar, com apenas 1 ponto conquistado em 19 jogos, e acabou rebaixada para a "Série B" - Quarta Divisão. Foi considerada a equipe com a pior campanha do ano.

2010[editar | editar código-fonte]

Com um bom elenco o União conseguiu avançar a segunda fase do Campeonato Paulista 2ª divisão, porém mais uma vez por questões financeiras o clube não avançou para 3ª fase, tendo amargado ainda um WO na última rodada da competição. O destaque daquele ano, foi o zagueiro Felipe, ex Corinthians e atualmente jogador do Porto.

2017[editar | editar código-fonte]

No início do ano, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017 o presidente do União Mogi, Senerito Souza, morreu antes do jogo contra o Cruzeiro Esporte Clube vítima de infarto. Osmar Novaes assumiu a presidência do clube permanecendo até hoje.

O União começou o Campeonato Paulista Segunda Divisão com o pé esquerdo no comando de Mulle até o treinador pedir demissão alegando falta de pagamento do salário.

Cláudio Matosinhos, auxiliar técnico do clube, substituiu o treinador fazendo uma campanha histórica. O União não perdeu nenhum jogo após a entrada de Matosinhos e acabou se classificando em 4º lugar para a Segunda Fase.

Na Segunda Fase, outra campanha histórica, com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, se classificando em primeiro do grupo, despachando tradicionais clubes como o XV de Jaú e América-SP

Nas quartas de final, enfrentou o São José Esporte Clube, vencendo o primeiro jogo por 4 a 3 numa virada histórica, o clube de Mogi das Cruzes estava perdendo por 3 a 1 em casa. Pelo jogo de volta, o União venceu por 2x0 com gols de Ninão, pênalti, e Alvaro de falta.

Pela fase semifinal, o clube mogiano empatou com o Manthiqueira em 0 a 0 no Nogueirão. No jogo de volta, o União perdeu de virada para o Manthiqueira por 3 a 1 e deu adeus às chances de disputar o Paulistão Série A-3 2018.

Artilharia 2017[editar | editar código-fonte]

Atualizado: 16 de setembro de 2017

Gols Jogador
7 Brasil Alvaro Luis
6 Brasil Pinguim
5 Brasil Eto'o
4 Brasil Luiz Carlos
3 Brasil Emerson
3 Brasil Ninão
2 Brasil Anderson Bandeira
2 Brasil Vam Baster
1 Brasil Lucas de Lima

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Municipais[editar | editar código-fonte]

  • Band MCruzes.jpg Liga Juvenil: 1995
  • Band MCruzes.jpg Campeonato Mogiano Sub-18: 2010
  • Band MCruzes.jpg Copa Vidal Sub-14: 2010, 2011 e 2016
  • Band MCruzes.jpg Copa Vidal Sub-12: 2010, 2011 e 2013
  • Band MCruzes.jpg Copa Vidal Sub-15: 2015
  • Band MCruzes.jpg ACMC Infantil: 2015
  • Band MCruzes.jpg ACMC Juvenil: 2015

Referências[editar | editar código-fonte]

http://www.jogolimpo.com/blogdouniaomogi

http://www.futebolpaulista.com.br/clube.php?cod=52&ref=4

http://joseguerra2010.blogspot.com/

http://www.futebolmogiano.com.br/clubes/uniao-mogi/titulos

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.