Associação Desportiva Guarulhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Guarulhos
ADGuarulhos.png
Nome Associação Desportiva Guarulhos
Alcunhas Índio Guaru
Mascote Índio
Fundação 1 de fevereiro de 1964 (53 anos)
Estádio Antônio Soares de Oliveira
Capacidade 15.000 lugares
Presidente Brasil José Ricardo Agea Sá
Treinador Brasil Ricardo Alexandre (Aguinha)
Material (d)esportivo Itália Errea
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Website www.adguarulhos.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Associação Desportiva Guarulhos é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Guarulhos, região metropolitana do estado de São Paulo. Atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1º de fevereiro de 1964 com o nome de Associação Desportiva Vila das Palmeiras, em homenagem ao bairro onde foi fundado, e com as cores verde e branca, em homenagem à Sociedade Esportiva Palmeiras. O time disputou competições amadoras até 1980.

Em 1981, o clube se profissionalizou e começou a disputar as competições da Federação Paulista de Futebol. Sem apoio da cidade, e praticamente representando apenas um bairro, a equipe se solidifica e torna-se a mais consistente de Guarulhos a disputar o profissionalismo.

O nome de Associação Desportiva Guarulhos foi adotado em 1994, como também as cores azul, branco e vermelho, que fazem parte da bandeira do município. A partir deste momento, as atenções da cidade se voltam para a equipe e ela passa a receber apoio oficial. Neste mesmo ano, realizou a melhor campanha em uma competição oficial ao chegar ao vice-campeonato da Série B1-A. Desde então, disputou as divisões de acesso do Campeonato Paulista todos os anos, exceto em 2003, quando pediu licença a FPF e não disputou a Série B2 (quinta divisão) do Campeonato Paulista.

Com o término da inconstância do futebol profissional em Guarulhos, por onde estiveram também o União Vila Augusta, a Sociedade Esportiva Guarulhos, a Associação Atlética Macedo e o Esporte Clube Golfinho, todos com rápida passagem pelos campeonatos organizados pela FPF, a partir de 1998 a cidade passou a contar com a presença de mais um nome de peso: a Associação Atlética Flamengo.

Tudo isso só foi possível com o crescimento e o fortalecimento da Associação Desportiva Vila das Palmeiras, depois AD Guarulhos, que atravessou ininterruptamente as décadas de 1980 e 1990, representando condignamente o nome da grande cidade guarulhense.

Escudos[editar | editar código-fonte]

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Possui como maior rival o outro clube da cidade: o Flamengo.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2017
Equipe profissional
Competição Temporadas Melhor campanha Anos A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista Série A3 10 Sem dados 1981-1987 e 1991-1993 ?
Segunda Divisão 25 Vice-campeão (1994) 1988-1990, 1994-2002 e 2005-2017 ? ?
Série B2 1 ?º colocado (2004) 2004 ?
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.