Teatro Padre Bento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teatro Padre Bento
Tipo teatro
Geografia
Coordenadas 23° 28' 6.9" S 46° 32' 58" O
Mapa
Localização Guarulhos - Brasil

O Teatro Padre Bento é a mais antiga e tradicional referência cultural e arquitetônica de Guarulhos e já foi palco de inúmeras apresentações ao longo de sua história. Seu prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Patrimônio de Guarulhos.

Inaugurado em 1937, o local foi originalmente um sanatório e abrigou pacientes com hanseníase, que, em busca de um espaço para realização de atividades para seu próprio entretenimento, fabricaram móveis, produziram pinturas decorativas e materiais técnicos.  Na década de 60, com o controle da doença, o local foi aberto à comunidade local.[1].

Reinauguração[editar | editar código-fonte]

Primeiro teatro de Guarulhos, passou décadas abandonado. Em 2008, durante a gestão do prefeito Elói Pietá, ele foi restaurado e modernizado, conservando a arquitetura art déco.  A inauguração do novo prédio, foi realizada durante o 447° aniversário da cidade e proporcionou mais um espaço para os artistas expressarem sua arte e para o acesso à informação e cultura, por meio de peças musicais, cênicas e instrutivas de forma democrática. 

Referências

  1. Novo Teatro Padre Bento em Guarulhos www.revistadeguarulhos.com.br. Página visitada em 20-04-2010

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de teatros do Brasil

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre teatros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.