Esporte Clube Primavera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Primavera
Primavera Indaiatuba.png
Nome Esporte Clube Primavera
Alcunhas Fantasma da Ituana, Tricolor Indaiatubano
Mascote Fantasma
Fundação 27 de janeiro de 1927 (89 anos)
Estádio Ítalo Mário Limongi
Capacidade 10.220
Presidente Brasil Eliseu Aparecido Marques Silva
Treinador Brasil Jailson Pita
Material esportivo Bonano Sports
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A3
Website http://www.primaveradeindaiatuba.com.br/
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Esporte Clube Primavera é um clube de futebol fundado no dia 27 de janeiro de 1927, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Conhecido como Fantasma da Ituana, esteve presente em mais de 40 aparições no futebol profissional, se sagrou três vezes campeão das divisões de acesso e já conseguiu uma terceira colocação em Copa São Paulo de Futebol Junior, em 2001. Atualmente, disputa o Campeonato Paulista Série A3.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Indaiatuba teve como seu primeiro representante o Sport Club Primavera, fundado em 1908, mas extinto no ano seguinte. O tempo foi passando e, na década de 1920, dois outros times começaram a se destacar: o Indaiatubano Futebol Clube, fundado em 1916, e o Corinthians Futebol Clube, fundado em 1918. Decidiu-se então, em 27 de janeiro de 1927, pela união das duas equipes, de onde surgiu o Esporte Clube Primavera, cujo nome homenageava o time que iniciou o futebol no município. Já as cores que ostenta – vermelho, preto e branco – são herança de seus antecessores.

O Esporte Clube Primavera, na sua jornada, conquistou, em 1944, o título de campeão amador da 15ª região; classificando-se, nesse mesmo ano, em quarto lugar na classificação pelo campeonato amador do Interior; foi campeão da 4ª Região. Em 1949, conquistou o título de campeão da série “Carlos Rolim”, sangrando-se também campeão da 4ª Região. Conquistou 193 troféus em sua trajetória esportiva.

A primeira participação do Primavera em competições profissionais organizadas pela Federação Paulista de Futebol foi em 1952, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Entretanto, sem conseguir manter uma seqüência, o clube disputou apenas outras duas vezes a Terceira Divisão, em 1954 e 1958, passando por um período de pouco menos de duas décadas sem competir profissionalmente, até 1975.

A retomada deu-se em 1976, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No ano seguinte, a equipe chegou ao seu primeiro título e, consequentemente, conseguiu o acesso à Primeira Divisão, atual Série A3. Em 1982, o Primavera ficou muito próximo do acesso a Primeira Divisão do Campeonato Paulista, quando empatou os três jogos contra o Mogi Mirim na final do Grupo Branco, quando precisava apenas de uma vitória para poder avançar a fase final do certame. O Fantasma disputou a atual Série A2 até 1987, quando após uma nova reformulação nas divisões acabou voltando para a Terceira Divisão, em 1988.

Em 1989 e 1990, o clube teve mais uma pausa em seu futebol profissional, retornando em 1991, na Segunda Divisão. O Primavera permaneceu no torneio até 1993, quando o campeonato trocou de nome mais uma vez e o time passou a disputar a Série B1. Em 1995, em meio a uma das maiores crises financeiras de sua história, o Fantasma não abaixou a cabeça e se tornou campeão da Série Bl-B. Porém, em 1996, a equipe se afastou mais uma vez das competições oficiais e no ano seguinte disputou a Série B1-B. Em 1998 voltou a se afastar do profissional pela última vez, quando retornou em 1999 para ficar ativo de vez até os dias de hoje.

No ano de 2001, o clube alcançou o título da Série B-2, conquistando o direito de participar do Campeonato Paulista da Série B-1 no ano seguinte. Dois anos mais tarde, o Primavera sagrou-se vice-campeão, alcançando o acesso à Série A3, competição que disputou nos três anos seguintes. Em 2004, o Fantasma ficou perto de voltar para a Série A2, se classificando para a fase final do campeonato, mas não conseguindo sucesso.

Após isso, o Tricolor Indaiatubano enfrentaria anos sofríveis pela frente: Em 2005 e 2006 escapou do rebaixamento no sufoco, mas em 2007 não escapou e acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão. Os dois anos seguintes foram considerados os piores da história, isso porque houve uma parceria com a Racing Santander, onde além de modificarem o escudo e cores do clube, resultaram em derrotas e goleadas sofridas no campeonato. Em 2010, após fim da parceria, o Primavera passou a caminhar com suas próprias pernas, e teve uma boa ressalva: A excelente campanha na Segunda Divisão quase rendeu o acesso de volta para a Série A3, impedido por crises interna.

Em 2013, novamente o Fantasma passou perto de voltar para a Série A3, sucubindo ao Tupã dentro de casa com um empate em 1 a 1. Mas em 2014, foi o ano da redenção Tricolor: Com uma campanha quase impecável o campeonato todo, o acesso foi conquistado apenas aos 50 minutos do 2° tempo contra o Grêmio Prudente. Em 2015, o Primavera fez uma boa campanha em sua volta a Série A3, o que quase lhe rendeu o acesso para a Série A2, e na sua primeira participação da Copa Paulista, o clube quase passou de fase, sendo eliminado pelo São Bento.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
' Brasil Luan
' Brasil João Victor
Defensores
Jogador Pos.
' Brasil Mailson Z
' Brasil Pedro Z
' Brasil Lucas Z
' Brasil Léo Z
' Brasil Leonardo LD
' Brasil Osmar LD
' Brasil Leandro LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
' Brasil Mariano V
' Brasil Vitor Melo V
' Brasil Guilherme V
' Brasil Maicon V
' Brasil Stefano V
' Brasil Geovane M
' Brasil Carlos Guilherme M
Atacantes
Jogador
' Brasil Renan Romano
' Brasil Paulo Morais
' Brasil Willian
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Jailson Pita T

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.