Rio Claro Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Claro
Rio Claro FC 2011.png
Nome Rio Claro Futebol Clube
Alcunhas Galo Azul
Azulão, Aguinha
Torcedor(a)/Adepto(a) Rio Clarista
Mascote Galo Azul
Principal rival Velo Clube
Fundação 9 de maio de 1909 (114 anos)
Estádio Schmidtão
Capacidade 8.284 espectadores
Localização Rio Claro, SP
Presidente Dayvid Medeiros
Treinador(a) João Vallim
Patrocinador(a) Mega Tintas e texturas
Material (d)esportivo Dubal
Competição Paulista - Série A2
Copa Paulista
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Rio Claro Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Rio Claro, interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 9 de maio de 1909 e suas cores são o azul e o branco. No momento, o Rio Claro está disputando a Série A2 do Campeonato Paulista.

A considerar tempos atuais, o Rio Claro é o quarto clube mais antigo em atividade no futebol profissional do Estado de São Paulo, atrás apenas da Ponte Preta (fundada em 1900), da Inter de Bebedouro (fundada em 1906) e do Pirassununguense (fundado em 1907).

História[editar | editar código-fonte]

O Rio Claro Futebol Clube foi fundado em 9 de maio de 1909 pelo professor Joaquim Arnold e por ferroviários da Cia. Paulista de Estradas de Ferro (Constantino Carrocine, João Lambach e Bento Estevam de Siqueira), sob o nome de Rio Claro Foot-Ball Club.

Em 113 anos de existência, o Rio Claro FC utilizou quatro estádios para mandar seus jogos e/ou treinos:

  • De 1909 até 22 de março de 1914 - campo que existia no Bairro Cidade Nova
  • De 29 de abril de 1914 até 1930 - campo do Grêmio dos Empregados da Cia. Paulista
  • De 1931 até o ano de 1972 - antigo Estádio Municipal, hoje Espaço Livre de Convivência do Centro
  • De 28 de janeiro de 1973 até os dias atuais - atual Estádio Municipal Doutor Augusto Schmidt Filho

Durante o ano de 1909 o Rio Claro FC só treinou. Em 23 de Janeiro de 1910 o jornal O Alpha noticiou o primeiro jogo realizado em Rio Claro contra o SC Caramuru da cidade de Cordeirópolis, hoje extinto. Rio Claro FC 2 x 0. O Rio Claro FC teve a primeira participação em campeonato oficial no ano de 1915, pela Liga Oeste. O Campeão foi o Jaboticabal Atlético. Em 1915 foi formado o Juvenil do Rio Claro FC. No dia 27 de agosto de 1916 foi inaugurada a arquibancada no campo do Grêmio dos Empregados da Cia. Paulista na partida contra a AA das Palmeiras, clube que pertencia à Primeira Divisão. Rio Claro FC 1 x 0. Renda: 748$500 (Setecentos e Quarenta e Oito Mil e Quinhentos Réis).

O primeiro jogo amistoso com um time grande de São Paulo foi contra o SC Corinthians Paulista realizado no dia 25 de dezembro de 1916, dia de Natal, festividade promovida pela diretoria do Grêmio. SC Corinthians Paulista 3 x 2. No dia 15 de abril de 1917 foi a vez do Rio Claro FC receber a visita do Palestra Itália, hoje SE Palmeiras. O jornal noticiou que compareceu um grande público para ver esta partida. Palestra Itália 2 x 0. No ano de 1918 foi formado o infantil do Rio Claro FC. O Rio Claro FC foi o segundo clube do Estado de São Paulo a viajar de avião em 4 de setembro de 1948, para enfrentar o CA Votorantim em Votorantim.

Durante a sua existência o Rio Claro FC teve centenas de conquistas ganhando torneios, jogos festivos, etc. Mesmo sem estar disputando o campeonato amador da cidade há muitos anos, ainda assim, ao lado do tradicional Cidade Nova FC, é o Rio Claro FC que possui o maior número de títulos conquistados, nove no total (a partir de 1940). Entretanto, o mais importante de todos foi o título de Campeão Paulista de 2002 da Série B-1 e os constantes acessos até chegar ao Paulistão de 2007, 2008, 2010 e 2014 com os técnicos Paulo Roberto Santos (2006 e 2013)) e Karmino Colombini (2009).

  • Anos 2000 - O "cometa" Galo Azul

Depois de uma série de parcerias que não deram certo na década de 1990, o Rio Claro contratou o então jovem treinador Paulo Roberto Santos, que assumiu o time na quinta divisão estadual, e, anos mais tarde, colocaria o Azulão na elite paulista, recebendo o apelido de "Rei do Acesso".

  • 2001 - O primeiro degrau

Em 2001, o Rio Claro FC participou da (hoje extinta) Série B2 do Campeonato Paulista, correspondente à quinta divisão estadual na época. Com um elenco modesto e com apoio da torcida, o clube chegou à última partida da competição (de pontos corridos) contra o Primavera, e, mesmo com a vitória alcançou o vice-campeonato, o que lhe garantiu vaga na Série B1, a quarta divisão, no ano seguinte.

  • 2002 - Campeão

No ano de 2002, o Azulão teria o desafio de, com praticamente o mesmo elenco (fez poucas contratações) que havia jogado a quinta divisão no ano anterior, fazer uma boa campanha agora na quarta divisão, antiga Série B1 do Paulista. Além disso, um atrativo especial do torneio seria a disputa do acirrado derbi rio-clarense, contra o maior rival, o Velo Clube.

No mesmo grupo, Rio Claro e Velo se enfrentaram pela primeira vez no Schmidtão, com empate em 1 a 1 (Toledo marcou o gol rioclarista). O segundo duelo entre o Galo Azul e o Galo Vermelho aconteceu no Estádio Benito Agnello Castellano, então ainda estádio do Velo. Mesmo fora de casa, o Azulão conquistou a vitória por 3 a 2.

Na semifinal do campeonato, o Rio Claro teria pela frente mais um adversário regional: o Lemense. De acordo com o regulamento do campeonato, que previa o acesso de duas equipes (campeão e vice), o time classificado para a decisão já teria vaga na A3 do ano seguinte. No jogo de ida, na cidade de Leme, vitória do Galo Azul por 2 a 1. Na volta, no Schmidtão, nova vitória do Rio Claro, dessa vez por 1 a 0, e acesso para a terceira divisão garantido.

Apesar de já ter assegurado vaga na A3 de 2005, o Rio Claro ainda teria pela frente a final contra o Guaratinguetá. Após empate sem gols fora de casa, o Galo Azul bateu o Guará por 3 a 0 no jogo de volta, no Schmidtão, garantindo o título.

  • 2005 - Acesso para a Série A2

No ano de 2005, o Rio Claro FC disputou a Série A3 do Campeonato Paulista e se classificou para a segunda fase da competição, onde os oito mais bem colocados da fase inicial eram distribuídos em dois grupos, dentro dos quais os times se enfrentaram em turno e returno. O grupo do Rio Claro era formado por Grêmio Barueri, São José e XV de Jaú. Na última rodada do quadrangular final, o Rio Claro enfrentaria o XV de Jaú, no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. O Grêmio Barueri já havia garantido com antecedência o seu acesso, e a segunda vaga do grupo ficaria com o vencedor do duelo entre o Galo Azul e o Galo da Comarca, com um detalhe: o XV de Jaú, além de jogar em casa, tinha a vantagem do empate.

Mesmo com o Zezinho Magalhães lotado por mais de 13 mil torcedores, o Rio Claro tomou a iniciativa do jogo e fez 1 a 0 com gol de Luciano Gigante. No segundo tempo, contudo, os donos da casa reagiram e empataram o jogo. Minutos mais tarde, o lateral Jonas, do Rio Claro, recebeu cartão vermelho. Com um jogador a mais, jogando em casa e com o resultado favorável, o acesso do XV parecia certo. Aos 47 minutos do segundo tempo, porém, Luciano Gigante fez o gol que garantiu o Rio Claro na Série A2 de 2006 e fechou o placar do jogo que é considerado um dos mais emocionantes da história do clube.

Ainda em 2005, o Rio Claro FC sagrou-se vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol, perdendo a decisão para o Noroeste, de Bauru.

  • 2006 - Vaga na primeira divisão

Ainda sob o comando de Paulo Roberto, o Rio Claro estreou na Série A2 do Paulista com uma ótima campanha, e garantindo a vaga para o quadrangular final. Na segunda fase, o grupo do Galo Azul era completado pelo Sertãozinho, Palmeiras B e Taquaritinga. O acesso do Azulão veio na última rodada, batendo o Palmeiras B por 2 a 0, no estádio Palestra Itália. Os gols foram marcados por Edson Batatais e Luciano.

Após ganhar do Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda. no Quadrangular Final Campeonato Paulista de Futebol - Série A2 2013 [1], retornou à Série A1 do Campeonato Paulista.

Em 2014, o Galo Azul teve sua melhor participação, conseguindo se manter na primeira divisão logo nas primeiras rodadas, e de quebra, o clube teve chances até a última rodada da primeira fase de se classificar às quarta de final do Campeonato Paulista.

Fundadores[editar | editar código-fonte]

  • Joaquim Arnold
  • Bento Estevam de Siqueira
  • Constantino Carrocine
  • João Lambach

Estatuto[editar | editar código-fonte]

Leia o estatuto do clube clicando aqui[ligação inativa].

"Nosso estatuto foi desenvolvido principalmente para que o clube tenha ferramentas que facilitem sua administração e que possa dar sustentação ao seu crescimento, seguindo rigorosamente todos os deveres exigidos pelo novo Código Civil", disse o então Presidente do Azulão, Dr. René Salve, idealizador e criador do estatuto aprovado por unanimidade e aclamado como um dos mais modernos do Brasil.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo O Rio Claro FC, esquadrão centenário, tem em seus símbolos o registro de tradições; símbolos esses que por décadas representaram não só uma equipe ou um clube, mas várias pessoas, uma torcida, um sentimento. E estes símbolos, por gerações, despertaram em diferentes pessoas, o mesmo sentimento: o amor e a paixão pelo Galo Azul. Ao longo de seus 105 anos, o Galo Azul já teve diferentes escudos.

Uniforme O uniforme adotado pelo Rio Claro FC desde o início de sua história é predominantemente na cor azul com detalhes em branco. Seu segundo uniforme é predominantemente na cor branca com detalhes em azul.

Mascote Uma verdadeira disputa de “galos” originou a mascote do Rio Claro Futebol Clube, conhecido como Azulão. Na época, era comum o uso de "Galo" como mascote, em referência aos galos de rinha, que via de regra apresentavam aguerrimento e fibra durante as "brigas". Em Rio Claro, devido a rivalidade local, o Rio Claro FC, em referência às suas cores oficiais, passou a utilizar como mascote o Galo Azul e o time contrário, o “Galo Vermelho”.

Estádio Schmidtão[editar | editar código-fonte]

O Estádio Municipal Doutor Augusto Schmidt, conhecido por Schmidtão, é um estádio de futebol da cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo.

Foi inaugurado com o nome de Dr. Álvaro Perin, e o Rio Claro convidou a participar das solenidades de inauguração do estádio, o Corinthians, o São Paulo, e o Velo Clube, que realizaram três partidas contra o anfitrião.

  • Inauguração

Para as festividades de inauguração do Schimidtão, o Rio Claro realizou amistosos contra Corinthians, São Paulo e Velo Clube, obtendo os seguintes resultados:

  • 28 de janeiro de 1973 - Rio Claro FC 1 x 2 SC Corinthians Paulista
  • 4 de fevereiro de 1973 - Rio Claro FC 0 x 1 São Paulo FC
  • 11 de fevereiro de 1973 - Rio Claro FC 1 x 0 AE Velo Clube Rioclarense

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
1DivisaoSP.png Campeonato Paulista - Série A2 2 1928 e 1929
1DivisaoSP.png Campeonato Paulista - Segunda Divisão 1 2002
Regionais
Competição Títulos Temporadas
1DivisaoSP.png Campeonato Paulista de Futebol - Regionais 12 1921, 1922, 1928, 1931, 1933, 1935, 1936, 1937, 1942, 1943, 1945 e 1946Cscr-featured.svg.
Municipais
Competição Títulos Temporadas
Bandeira Rio Claro (São Paulo).png Taça Cidade de Rio Claro 1 2013Cscr-featured.svg
Bandeira Rio Claro (São Paulo).png Campeonato da Cidade de Rio Claro 13 1921Cscr-featured.svg, 1922Cscr-featured.svg, 1939Cscr-featured.svg, 1940, 1941, 1942, 1943, 1945-extra, 1946, 1948, 1959, 1963 e 1964.

Cscr-featured.svg Campeão Invicto

1928 e 1929 - Divisão do Interior LAF

Campanhas em destaque[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Colocação Temporadas
São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Série A2 Vice-campeão 1973 e 2013
São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Série A3 Vice-campeão 1971
São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Série B2 Vice-campeão 2001
São Paulo Copa FPF Vice-campeão 2005

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2021
Competição Temporadas Melhor campanha Anos A Aumento R Baixa
São Paulo Campeonato Paulista 6 12º colocado (2007) 2007-2008, 2010 e 2014-2016 3
Série A2 27 Vice-campeão (1973 e 2013) 1948-1952, 1973-1980, 1982-1983, 1985-1986, 2006, 2009, 2011-2013 e 2017-2021 3 ?
Série A3 16 Vice-campeão (1971) 1954, 1956-1957, 1961, 1969-1971, 1981, 1988-1989, 1991-1993 e 2003-2005 ? ?
Série B1 1 Campeão (2002) 2002 1
Série B2 (extinta) 6 Vice-campeão (2001) 1994 e 1997-2001 1
Copa Paulista 8 Vice-campeão (2005) 2003-2005, 2008, 2012, 2016 e 2018-2019
Brasil Série C 1 25º colocado (2007) 2007

Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Temporadas do Rio Claro
Últimas dez temporadas do Rio Claro Futebol Clube
Brasil Nacionais Flag of the United Nations.svg Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2011 D Não classificado A2 12º
2012 D Não classificado A2 11º 2F
2013 D Não classificado A2
2014 D Não classificado A1 13º
2015 D Não classificado A1 15º
2016 D Não classificado A1 20º SF
2017 D Não classificado A2
2018 D Não classificado A2 10º 2F
2019 D Não classificado A2 2F
2020 D Não classificado A2 10º
2021 D Não classificado A2 1F
2022 D Não classificado A2 1F
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Campeão do Campeonato do Interior

Retrospecto em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Última atualização: Série C de 2007.

Competição Temporadas Títulos Pts. J V E D GP GC
Brasil Série C 1 15 12 4 3 5 12 16

Acessos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

  • 1909-1911 - Celso de Lima
  • 1912-1913 - William J. Holdship
  • 1914 - Adão Gray
  • 1914-1915 - Guilherme Thomaz
  • 1916- Caetano Ribeiro
  • 1917-1919 - Roberto de Oliveira Ramalho
  • 1920-1924 - Primo Rivera Júnior
  • 1925-1927 - Sidney Berry Gray
  • 1928-1929 - Antonio Padula Netto
  • 1930 - Nicomedes Corrêa da Silva
  • 1931-1933 - Francisco Penteado Júnior
  • 1934 - Alcides Pereira de Araújo
  • 1935 - Francisco Penteado Júnior
  • 1936-1938 - Antonio Padula Netto
  • 1939-1943 - Alcides Pereira de Araújo
  • 1944-1945 - Carlos Schmidt Correa
  • 1946 - Alcides Pereira de Araújo
  • 1947 - Nelson Simões Rodrigues
  • 1948 - Alcides Pereira de Araújo
  • 1949 - Benedicto Fernandes Costa
  • 1950 - Italo Barbério
  • 1951 - Roberto Angelo Macha
  • 1952-1953 - Alcides Pereira de Araújo
  • 1954-1955 - Antonio Grignolli
  • 1956-1957 - Nestor Timoni
  • 1958 - Ettore Domaneschi
  • 1959-1965 - Eugenio Rosalem
  • 1966 - Italo Barbério
  • 1967-1969 - José Cardoso Marques
  • 1970 - Francisco Garrito
  • 1971-1972 - Armando Luiz Bonani
  • 1973-1974 - Antonio Gimenez
  • 1975 - José Cardoso Marques
  • 1976 - Gualter Marcussi
  • 1976-1977 - Dilermando Bovo
  • 1978 - Comendador Antonio Maniero
  • 1979 - José Carlos Naitzke
  • 1980 - Gabriel Jóia
  • 1981 - Francisco de Brito Moreira Pinho
  • 1982 - Francisco Garrito
  • 1983 - Francisco de Brito Moreira Pinho
  • 1983 - José Geraldo Yvaniski Costa
  • 1984 - Odair Bull
  • 1985 - Marcelo Perdizza Neto
  • 1986 - Lazaro Cordeiro Júnior
  • 1987 - Odair Bull
  • 1988 - José Vicente de Paula Oliveira
  • 1989-1990 - José Cardoso Marques
  • 1991-2002 - José Geraldo Tomazella
  • 2003-2009 - José Carlos Baungartner
  • 2009-2010- Peterson Baungartner
  • 2011- Fábio Vidal Mina Jr.
  • 2011- René Eduardo Salve
  • 2012- 2014 - Luiz Antonio Balbo Pereira

Derby rioclarense[editar | editar código-fonte]

No âmbito municipal, seu maior rival é o Velo Rioclarense, com quem faz o derby da cidade. Em toda a história foram 153 jogos, com 57 vitórias do Rio Claro, 53 vitórias do adversário e 43 empates, com 210 gols para o Rio Claro FC e 209 gols marcados para os rivais. Após um hiato de quase 10 anos, houve um empate por 2x2 pela 6ª rodada da Série A2 Campeonato Paulista de 2012 e duas vitórias do AZULÃO na Copa Paulista de 2012, ambas por 1 a 0. Os mais recentes derbys ocorreram em 23 de junho de 2019, sendo vencido pelo Rio Claro FC por 2 a 0 no "Schmitdão", e em 28 de julho de 2019, um empate em 0 a 0 no Estádio Municipal Benito A. Castellano. Esses jogos foram válidos pela Copa Paulista de 2019. (Fonte: "Rio Claro FC - um século de paixão!" (2010), disponibilizado no site oficial do clube) (atualizações em 2013). site da Federação Paulista de Futebol (http://www.futebolpaulista.com.br/).

Hino[editar | editar código-fonte]

Irlandino de Matos, in memoriam
Execução de Ernesto Antunes Júnior [2]

Rio Claro Futebol Clube
Meu querido Azulão
Rio Claro Futebol Clube
O clube do coração

És o clube das duas cores
Arrojado e valoroso
Não receia dissabores
Sorri sempre vitorioso

O teu passado te enobrece
O seu presente é uma glória
No futuro resplandece
O esplendor de sua história

Em cada cor que fulgura
No seu nobre pavilhão
É o timbre da bravura
Que te sagra campeão

O Branco é a disciplina
O Azul a simplicidade
E o clube nos ensina
A ter força de vontade

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.futebolinterior.com.br/
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 9 de outubro de 2012. Arquivado do original em 28 de dezembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]