Tito Jackson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 3T)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde Julho de 2011). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tito Jackson
Informação geral
Nome completo Toriano Adaryll Jackson
Também conhecido(a) como Tito
Nascimento 15 de outubro de 1953
Local de nascimento
EUA
Origem Gary indiana,EUA
Gênero(s) Pop, Soul e Rock
Instrumento(s) Guitarra, Vocais
Período em atividade 1964-atualmente
Outras ocupações cantor, compositor, instrumentista e músico
Gravadora(s) Motown
Epic
Afiliação(ões) The Jackson 5
Página oficial http://www.titojackson.com/

Toriano Adaryll "Tito" Jackson (15 de Outubro de 1953) é um cantor, compositor e guitarrista estadunidense [carece de fontes?] e membro original do The Jackson 5.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Toriano Adaryll Jackson é o terceiro dos dez filhos da familia negra de classe trabalhadora que morava em uma casa de três quartos em Gary, Indiana. Seu pai, Joseph, era um trabalhador de aço, enquanto sua mãe, Katherine, era uma Testemunha de Jeová devotada. Aos dez anos de idade, ele foi pego tocando a guitarra do seu pai que quebrou uma corda. Depois de consertar a corda, Joe exigiu que seu filho tocasse pra ele. Quando terminou, o pai de Jackson comprou-lhe sua própria guitarra. Pouco tempo depois, Joseph convenceu Tito, Jackie e Jermaine a formar um grupo de canto, ficando impressionado com os vocais de Jackie e Jermaine. Tito pode ser ouvido cantando como vocal de apoio em muitas gravações dos Jackson 5 e tendo papéis principais em gravações posteriores, como "Man Of War" e "2300 Jackson Street"

Carreira[editar | editar código-fonte]

Artigo Principal: The Jackson 5

Após o primeiro desempenho em funções escolares e supermercados, quando os irmãos começaram a tocar em shows de talentos locais quando Jackson tinha doze anos. Até então, seu irmão mais novo Michael, com sete anos, tornou-se o vocalista principal do grupo. Em 1966, eles mudaram seu nome de The Jackson Brothers para The Jackson Five e ganharam vários shows de talentos em torno da área de Gary. Depois de vencer a competição Amateur Night pelo The Apollo Theatre em agosto de 1967, Joe Jackson começou a trabalhar a tempo parcial na usina do aço, para ajudar seus filhos a garantir um contrato de gravação. O grupo assinou com a Steeltown Records em Gary, Indiana, em novembro daquele ano. Em janeiro de 1968, o primeiro single de Jackson Five, "Big Boy" foi lançado no rótulo Steeltown.

Em 1969, o Jackson 5 assinou com a Motown Records em Detroit e marcou várias músicas de sucesso, incluindo o número um dos singles "I Want You Back", "ABC", "The Love You Save" e "I'll Be There", foram os membros mais consistentes dos Jacksons, com Jermaine, Marlon, Michael e Randy, saindo em momentos diferentes. Após o final do Victory Tour, Tito realizou trabalhos de sessão e também como produtor de discos. Depois de liberar o 2300 Jackson Street, os Jacksons voltaram ao foco nacional depois de se reunir no especial de concertos do 30º aniversário de Michael no Madison Square Garden.

Trabalho solo e outros projetos[editar | editar código-fonte]

Jackson começou uma carreira solo em 2003, atuando como músico de blues em vários clubes com sua banda, que incluiu o produtor e guitarrista Angelo Earl, e uma equipe de gerenciamento que incluiu Ed Tate. Em 2007, no Reino Unido, Jackson apareceu como juiz na competição de canto da BBC Just Two Two para a segunda temporada do show. Ele substituiu a cantora Lulu, que era juíza da primeira temporada. Os seus co-juízes foram o treinador vocal CeCe Sammy, o músico Stewart Copeland e o DJ de rádio Trevor Nelson. Durante o mandato da série de realidade de seus irmãos, 2009 The Jacksons: A Family Dynasty, que foi produzido, divulgado e transmitido depois que seu irmão Michael Jackson morreu, ele serviu como um dos produtores executivos ao lado de seus outros irmãos. Em meados de 2012, Jackson se reuniu com os irmãos Jackie, Marlon e Jermaine para uma turnê. Por mais de 50 anos, Jacksons, a família de Pop Music, tinha marcado hits e, em 2016, Tito Jackson se juntou a seus irmãos e irmãs e marcou seu primeiro hit solo nas paradas do Billboard com o single "Get It Baby", com Big Daddy Kane, de seu álbum Tito Time, tornando-se o nono e último irmão da familia Jackson para colocar um single solo nas paradas. O álbum Tito Time foi lançado no Japão no final de 2016 e uma versão global era esperada em 2017. Tito Time foi lançado nos EUA no iTunes em abril de 2017. Desde o lançamento, três singles foram lançados para rádio nos EUA. O primeiro single "When Magic Happens" com a diva da alma icônica Jocelyn Brown foi lançado no dia 1 de abril. Tito lançou o álbum para o mercado do Reino Unido em setembro de 2017 depois de uma festa de lançamento do Reino Unido. Tito passou 2 semanas no Reino Unido Promovendo o lançamento de álbuns, incluindo aparições em todas as principais estações de rádio.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Jackson casou-se com Delores "Dee Dee" Martes em junho de 1972 aos 18 anos, e mais tarde se divorciou em 1993. Em 1994, Martes foi encontrada morta flutuando em uma piscina. A morte foi originalmente considerada acidental; no entanto, um empresário de Los Angeles, Donald Bohana, foi posteriormente encarregado de assassiná-la e, posteriormente, foi culpado de assassinato em segundo grau em 2000. Foi condenado a prisão perpétua. 

O casal teve três filhos, que compõem o grupo musical 3T:

Jackson também tem seis netos; quatro através de TJ e dois de Taryll (Bryce e Adren).

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Jornal do Brasil, Dois anos sem Michael Jackson: relembre a carreira do rei do pop [em linha]