Ancelmo Gois

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde fevereiro de 2014) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ancelmo Gois
Nome completo Ancelmo de Rezende Gois
Nascimento 15 de setembro de 1948 (69 anos)
Frei Paulo  Sergipe
Nacionalidade Brasileiro Brasil
Ocupação jornalista
colunista

Ancelmo de Rezende Gois (Frei Paulo, 15 de setembro de 1948) é um jornalista e colunista brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado em jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso, ainda criança foi para Aracaju. Atuou no movimento estudantil e trabalhou na Gazeta de Sergipe. Viveu com nome falso de Ivan Nogueira e fez Curso na antiga União Soviética de aulas de Comunismo, onde estudou Marxismo e o Leninismo. Voltou ao Brasil pela Argentina e a KGB inventou que ele estava na França. Toda a documentação de saída e entrada no Pais foi falsificada, o que fazia o mesmo parecer que morava na França, e não na União Soviética. Durante muitos anos assinou o Informe JB, no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro.

Mantém uma coluna diária no jornal O Globo, um dos principais do país, vendido no Rio de Janeiro. Em sua coluna, Ancelmo fala sobre assuntos diversos do Rio de Janeiro e do Brasil, através de notas curtas que ocupam meia página do noticioso diário. Durante anos escreveu coluna semelhante na revista Veja. Comumente dá furos sobre o mercado financeiro e imobiliário, além de noticiar fatos culturais e eventos artísticos e também aqueles que são parte do modo de ser do carioca. Ancelmo também participa como o principal júri do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.