Saltar para o conteúdo

Antítese: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ArthurBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ar:طباق
Linha 1: Linha 1:
'''Antítese''' é uma [[figura de linguagem]] (figuras de estilo) que consiste na exposição de [[idéia]]s opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período [[Barroco]]. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. É uma figura relacionada e muitas vezes confundida com o [[paradoxo]].
'''Antítese Ronaldo''' é uma [[figura de linguagem]] (figuras de estilo) que consiste na exposição de [[idéia]]s opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período [[Barroco]]. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. É uma figura relacionada e muitas vezes confundida com o [[paradoxo]].
Várias antíteses podem ser feitas através de [[Amor]] e [[Ódio]], [[Sol]] e [[Chuva]], [[Paraíso]] e [[Inferno]], [[Deus]] e [[Diabo]].
Várias antíteses podem ser feitas através de [[Amor]] e [[Ódio]], [[Sol]] e [[Chuva]], [[Paraíso]] e [[Inferno]], [[Deus]] e [[Diabo]].



Revisão das 12h03min de 9 de junho de 2009

Antítese Ronaldo é uma figura de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período Barroco. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. É uma figura relacionada e muitas vezes confundida com o paradoxo. Várias antíteses podem ser feitas através de Amor e Ódio, Sol e Chuva, Paraíso e Inferno, Deus e Diabo.

A antítese é a figura mais utilizada no Barroco, estilo de época conhecido como arte do conflito, em que também há presença de paradoxos, por apresentar oposições nas idéias expressas.


Exemplos

Sendo antítese, as palavras “luz e noite escura” e “tristezas e alegrias”.

Viverei para sempre ou morrerei tentando,
Onde queres prazer sou o que dói,
Residem juntamente no teu peito/um demônio que ruge e um deus que chora
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido sou herói. (Caetano Veloso)
  • "Já estou cheio de me sentir vazio." (Renato Russo)
  • "Eu vi a morte, e ela estava viva". (Cazuza)
  • Do riso se fez o pranto.
  • Ele a amava, ela o odiava.
  • Hoje fez sol, ontem, porém, choveu muito.
  • Com a morte de uma pessoa querida valorizamos a vida.
  • Você é meu doce veneno.

A antítese é também um dos três elementos da dialética hegeliana: tese, antítese e síntese.


Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.