As Donas do Canto: O Sucesso das Estrelas-Intérpretes no Carnaval de Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
As Donas do Canto: O Sucesso das Estrelas-Intérpretes no Carnaval de Salvador
Autor(es) Marilda Santanna
Idioma Português
País Brasil
Gênero Análise histórica
Analogia
Biografia
Editora EDUFBA
Lançamento 3 de outubro de 2009[1]
Páginas 488
ISBN 978-85-232-0625-3

As Donas do Canto: O Sucesso das Estrelas-Intérpretes no Carnaval de Salvador é um livro de análise musical da escritora e pesquisadora Marilda Santanna lançado em 3 de outubro de 2009[1] pela Editora da Universidade Federal da Bahia, a EDUFBA.[2] O livro faz uma análise completa sobre o Carnaval de Salvador, o axé music e a obra e carreira de três grandes artistas do gênero: Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O livro analisa as estrelas do axé: Ivete (esquerda), Margareth (centro) e Daniela (direita).

O livro faz um estudo completo sobre o gênero musical do axé music, suas maiores estrelas, o Carnaval de Salvador e a capital da Bahia. São analisados desde a origem do Carnaval até à tradição construída em torno do tipo dos baianos, que se observa desde o século XIX na literatura, teatro e cinema, até o século XX. Também são resssaltados a ascensão de artistas no Carnaval que tornaram-se grandes ícones em todo Brasil, sendo esses três mulheres: Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes. A profissionalização dos blocos de carnaval, do trio elétrico e a proliferação da tecnologia no Brasil são colocados como fatores que levaram essas artistas a se espalhar por todo país, diluindo a cultura da Bahia por diversos locais.

A partir da introdução dessas estrelas, o livro traça uma linha do sucesso e obra das artistas e faz uma analogia com o Carnaval antes e depois da revelação destas desde a segunda metade da década de 1980 e em sua explosão na década de 1990 até os dias de hoje, constituindo um novo modelo de organização artísticas. Analisa-se a trajetória de Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes com intuito de identificar o fator de sucesso delas enquanto autoras e gestoras de suas carreiras.[3]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato(s) Editora
 Brasil 3 de outubro de 2009[1] Capa dura EDUFBA

Referências

  1. a b c «As Donas do Canto - Lançamento de Livro». Objetiva Bahia. Consultado em 28 de maio de 2011. 
  2. «As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador». EDUFBA. Edufba.ufba.br. Consultado em 28 de maio de 2011. 
  3. «As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador, de Marilda Santanna». Andifes. Andifes.org.br. Consultado em 28 de maio de 2011. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]