Birthday (canção de Katy Perry)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Birthday"
Single de Katy Perry
do álbum Prism
Lançamento 21 de abril de 2014 (2014-04-21)
Gravação 2013
Gênero(s) Pop
Duração 3:35
Gravadora(s) Capitol
Composição
Produção
  • Dr. Luke
  • Max Martin
  • Cirkut
Cronologia de singles de Katy Perry
Último
Último
"Dark Horse"
(2013)
"This Is How We Do"
(2014)
Próximo
Próximo

"Birthday" é uma canção da artista musical estadunidense Katy Perry, contida em seu quarto álbum de estúdio Prism (2013). Foi composta e produzida por Dr. Luke, Max Martin e Cirkut, com o auxílio na escrita pela própria cantora ao lado de Bonnie McKee. Perry citou Prince, Wendy & Lisa e Mariah Carey como suas inspirações para escrever a faixa. Musicalmente, é uma obra pop que incorpora elementos dançantes característicos dos anos 1970, 1980 e 1990. Nas letras, a cantora trocadilha o ato sexual com a comemoração do aniversário de seu parceiro. O seu lançamento como o quarto single do disco ocorreu em 21 de abril de 2014, através da Capitol Records.

A faixa recebeu revisões geralmente positivas da mídia especializada, a qual elogiou sua melodia cativante e seu conteúdo lírico, considerando-a como o destaque de Prism. Contudo a parceria entre Perry, Dr. Luke e Max Martin foi recebida de maneira mista: enquanto alguns críticos consideraram "Birthday" como uma regravação de "Last Friday Night (T.G.I.F.)", por manter uma fórmula semelhante; outros elogiaram a parceria por seu resultado final. Após o lançamento do disco, o tema conseguiu entrar nas tabelas da Coréia do Sul e da França.

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

Embora tenha inicialmente declarado, em 2012, que o sucessor de Teenage Dream seria "verdadeiramente obscuro" em decorrência de seu divórcio com o comediante Russell Brand,[1] [2] a cantora contrapôs no ano seguinte que não haveria nenhuma obscuridade no registro, e por causa desta mudança ela decidiu intitular seu quarto disco de Prism, explicando: "Eu finalmente deixei a luz entrar e então pude criar estas músicas que foram inspiradas por este acontecimento e fazer uma autorreflexão e apenas trabalhar em mim mesma."[3]

Durante o desenvolvimento de Prism, Perry colaborou com diversos artistas e profissionais, incluindo Bonnie McKee, Dr. Luke, Max Martin, Cirkut, com os quais co-compôs "Birthday".[4] [5] [6] Em abril de 2013, a cantora concedeu uma entrevista a ASCAP, onde confirmou que havia concluído metade de seu quarto álbum de estúdio e descreveu-o como "esquizofrênico", adicionando: "Quando digo à gravadora quando quero lançar um álbum, é quando a corrida começa. É o momento em que coloco pressão em mim mesma". Ela também revelou como foi colaborar com Dr. Luke, Martin e McKee: "Como uma equipe, nós temos alguns pontos fortes, com o Max é a escolha de melodias, com o Luke é a produção e eu sou a líder [da equipe] e a melodia. Trabalhar com Bonnie McKee é como uma sessão de abuso emocional, nós duas discutimos como se estivéssemos em um ringue lutando pela melhor letra."[7] Perry comentou a inspiração por trás de "Birthday" para a Universal Music da Alemanha, em um vídeo narrado por si onde explicava sobre o conceito de cada faixa do disco: "É uma faixa influenciada por Prince, Wendy & Lisa e um pouco por Mariah Carey quando ela lançou seu álbum de estreia. Essa canção é bem divertida e acho que deveríamos cantar ela ao invés do antigo parabéns."[8] Em 3 de abril de 2014, a intérprete revelou através de sua conta no Twitter a capa da obra seguido de seu anúncio como o quarto single de Prism.[9] O seu envio às rádios estadunidenses está previsto para o dia 21 seguinte, pela Capitol Records.[10]

Composição[editar | editar código-fonte]

Demonstração de 26 segundos de "Birthday", onde Perry trocadilha o ato sexual com a comemoração do aniversário de seu parceiro.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

"Birthday" é uma canção pop de andamento acelerado[11] que incorpora elementos dos gêneros característicos dos anos 1970, 1980 e 1990, como a música dance,[12] a disco e o funk.[13] [14] Os integrantes da banda do programa Saturday Night Live contribuíram para a instrumentação da obra através do uso de trompete, trombone e dos saxofones tenor, alto e barítono.[15] [16] Críticos notaram semelhanças com os trabalhos de Prince, Mariah Carey e Daft Punk,[17] [18] [19] artistas dos quais Perry admitiu inspirações pelos dois primeiros.[8] As suas letras contêm duplo sentido, nas quais a artista trocadilha o ato sexual com a comemoração do aniversário de seu parceiro: "Então, deixe-me arrumá-lo da maneira que veio ao mundo [nota 1] / Está na hora de trazer os grandes balões."[14] [21] [22] Segundo Samantha Martin do Popodust, a expressão "grandes balões" pode referenciar-se a seios grandes.[20] Os versos foram considerados como os "mais sexy" e "hilários" de Prism.[13] [22] Bill Lamb, do portal About.com, destacou que o "dançante clima oitentista de 'Birthday' ajuda a enfatizar a sensualidade nas letras".[23] Jason Lipshutz, da Billboard, notou que os vocais da cantora "oscilam entre a potência e o falsete".[24]

Crítica profissional[editar | editar código-fonte]

Sal Cinquemani, da Slant Magazine, comentou que "enquanto as confecções pop de Teenage Dream podiam praticamente apodrecer seus dentes, canções como 'Birthday' são compensadas pelo sabor ligeiramente mais salobro."[25] A composição foi definida por um editor do The Independent como "indecentemente divertida".[26] Escrevendo para a revista canadense Now, Kevin Ritchie comparou o tema com "Escapade" (1989) de Janet Jackson e o considerou como o destaque de Prism.[27] Randall Roberts, do Los Angeles Times, notou que a melodia "atualiza a música disco substituindo os acordes cafonas por bruscas repartições e lavagens de sintetizdores."[28] Greg Kot, do jornal Chicago Tribune, analisou que tanto a faixa quanto "Walking on Air" qualificam-se como uma "melodias pop cativante".[29] Philip Matusavage, do portal musicOMH, previu que "Birthday" é "uma canção que estaremos prestes a ouvir muitas vezes no futuro".[12]

A colaboração de Perry com Dr. Luke e Max Martin foi recebida de maneira mista pelos críticos; Evan Sawdey, do PopMatters, fez uma análise negativa a obra, descrevendo-a como uma reescritura de "Last Friday Night (T.G.I.F.)", continuando: " (...) assim como Dr. Luke e Max Martin fizeram com 'Domino' de Jessie J, aqui trata-se de uma regravação com certas alterações na melodia a fim de não torná-la tão familiar de sua fonte original."[30] Mesfin Fekadu, do ABC News, afirmou que o trabalho da equipe [Perry, Dr. Luke e Martin] surte melhores resultados na "sensual e otimista" "Birthday" e em "Dark Horse".[31] Jason Lipshutz, da revista Billboard, observou que os produtores "confeccionaram um delicioso elemento doce sintetizante", porém acentuou que "a estrela aqui é Perry que ressoa a malícia nos versos picantes".[24]

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Gravadora
 Estados Unidos[10] 21 de abril de 2014 Rádios mainstream Capitol
Rádios rhythmic

Notas

  1. Na língua inglesa, o termo "birthday suit" serve como uma gíria para referir-se ao corpo nu.[20]

Referências

  1. Amanda Dobbins (3 de março de 2012). Katy Perry Could Frame Kristen Wiig for Murder, and Other Revelations (em inglês) Vulture. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  2. Zachary Swickey (11 de abril de 2012). Katy Perry Says New Album Will Be 'Real F---ing Dark' (em inglês) MTV. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  3. Garibaldi, Christina. Katy Perry 'Lets the Light In' On Prism (em inglês) MTV.com. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  4. Gundersen, Edna. Katy Perry sheds light on 'Prism' at L.A. preview event (em inglês). Visitado em 23 de novembro de 2013.
  5. Halperin, Shirley. Katy Perry Premieres 'Prism': 7 Things Learned at Her Invite-Only Listening Party (em inglês) The Hollywood Reporter. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  6. Lipshutz, Jason. Katy Perry's 'Prism' Album Preview: 10 Things You Need To Know (em inglês) Billboard Prometheus Global Media. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  7. Phil Gallo (18 de abril de 2013). Katy Perry Is Halfway There on Third Album, Talks New Songs Like 'Double Rainbow' (em inglês) Billboard. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  8. a b Katy Perry spricht über die Songs ihres Albums "Prism" (em alemão) Universal Music Group (4 de novembro de 2013). Visitado em 23 de novembro de 2013.
  9. Katy Perry divulga capa do single “Birthday” (em português brasileiro) POPLine (3 de abril de 2014). Visitado em 3 de abril de 2014.
  10. a b Gary Trust. Pharrell Williams Leads Hot 100; John Legend Gains At No. 2 (em inglês) Billboard. Visitado em 9 de abril de 2014.
  11. Gary Trust (25 de outubro de 2013). Ask Billboard: Is Katy Perry's 'Prism' Better Than 'Teenage Dream'? (em inglês) Billboard. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  12. a b Philip Matusavage (19 de outubro de 2013). Katy Perry – Prism (em inglês) musicOMH. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  13. a b Stephen Thomas Erlewine (21 de outubro de 2013). Prism - Katy Perry Allmusic. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  14. a b Petridis, Alexis (20 de outubro de 2013). Katy Perry: Prism The Oserver. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  15. Matt Diehl (27 de setembro de 2013). Katy Perry's 'PRISM': The Billboard Cover Story (em inglês) Billboard. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  16. (2013) Créditos do álbum Prism por Katy Perry. Capitol Records.
  17. Rob Harvilla (22 de outubro de 2013). Katy Perry, 'Prism' Review Spin. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  18. Marah Eakin (21 de outubro de 2013). Katy Perry: Prism Allmusic. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  19. Ben Ratliff (18 de outubro de 2013). This Bubble Gum, Too, Shall Pop New York Times. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  20. a b Samantha Martin (25 de outubro de 2013). It's Katy Perry's 29th Birthday, So Here's "Birthday" Analyzed (em inglês) Popodust. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  21. Jason Lipshutz (21 de outubro de 2013). Katy Perry's 'PRISM': Track-By-Track Review (em inglês) Billboard. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  22. a b James Reed (21 de outubro de 2013). Katy Perry shows many colors on ‘Prism’ (em inglês). Visitado em 23 de novembro de 2013.
  23. Bill Lamb (22 de outubro de 2013). Katy Perry - Prism Review About.com. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  24. a b Jason Lipshutz (21 de outubro de 2013). Katy Perry's 'PRISM': Track-By-Track Review (em inglês) Billboard. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  25. Katy Perry: Prism (em inglês) (17 de outubro de 2013). Visitado em 23 de novembro de 2013.
  26. Album review: Katy Perry, Prism The Independent (20 de outubro de 2013). Visitado em 23 de novembro de 2013.
  27. Kevin Ritchie (24 de outubro de 2013). Katy Perry, 'Prism' album review Now. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  28. Randall Roberts (22 de outubro de 2013). Review: Hits pack Katy Perry's 'Prism' Los Angeles Times. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  29. Greg Kot (20 de outubro de 2013). Katy Perry, 'Prism' album review Chicago Tribune. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  30. Evan Sawdey (20 de outubro de 2013). Katy Perry: Prism Chicago Tribune. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  31. Mesfin Fekadu (21 de outubro de 2013). Music Review: Katy Perry Plays It Safe on 'Prism' (em inglês) ABC News. Visitado em 23 de novembro de 2013.
  32. Katy Perry - Birthday (em inglês) Mediaguide. Visitado em 28 de maio de 2014.
  33. Katy Perry Birthday (em alemão) Media Control AG. Visitado em 28 de maio de 2014.
  34. Katy Perry – Birthday (ARIA Charts) (em inglês) ARIA Charts. Visitado em 01 de maio de 2014.
  35. austriancharts-charts - Katy Perry Birthday (em inglês) Hung Medien. Visitado em 14 de junho de 2014.
  36. Katy Perry – Birthday (Ultratip) (em inglês) Ultratip. Visitado em 26 de maio de 2014.
  37. Katy Perry – Birthday (Ultratip) (em inglês) Ultratip. Visitado em 26 de maio de 2014.
  38. Katy Perry – Birthday (Canadian Hot 100) (em inglês) Canadian Hot 100. Visitado em 29 de maio de 2014.
  39. Katy Perry – Birthday (Gaon Music Chart) (em inglês) Gaon Music Chart. Visitado em 28 de abril de 2014.
  40. Archive Chart (em inglês) The Official Charts Company. Visitado em 26 de maio de 2014.
  41. Katy Perry – Birthday (IFPI Slovenská Republika) (em inglês) IFPI Slovenská Republika. Visitado em 06 de julho de 2014.
  42. Katy Perry – Birthday (Billboard Hot 100) (em inglês) Billboard Hot 100. Visitado em 22 de maio de 2014.
  43. Katy Perry – Birthday (Pop Songs) (em inglês) Billboard. Visitado em 29 de maio de 2014.
  44. Katy Perry – Birthday (Adult Pop Songs) (em inglês) Billboard. Visitado em 29 de maio de 2014.
  45. Katy Perry – Birthday (Adult Contemporary) (em inglês) Adult Contemporary. Visitado em 7 de setembro de 2014.
  46. Katy Perry – Birthday (Hot Dance Club Songs) (em inglês) Billboard. Visitado em 29 de maio de 2014.
  47. Katy Perry – Birthday (IFPI Finlândia) (em inglês) IFPI Finlândia. Visitado em 6 de setembro de 2014.
  48. Katy Perry – Birthday (Syndicat National de l'Édition Phonographique) (em francês) Syndicat National de l'Édition Phonographique. Visitado em 18 de maio de 2014.
  49. Katy Perry - Birthday (Irish Recorded Music Association) (em inglês) Irish Recorded Music Association. Visitado em 18 de maio de 2014.
  50. Katy Perry - Birthday (Federazione Industria Musicale Italiana) (em inglês) Federazione Industria Musicale Italiana. Visitado em 6 de setembro de 2014.
  51. Katy Perry – Birthday (NZ Top 40 Singles Chart) (em inglês) Recorded Music NZ. Visitado em 07 de junho de 2013.
  52. Katy Perry – Birthday (MegaCharts) (em inglês) MegaCharts. Visitado em 09 de maio de 2014.
  53. Katy Perry – Birthday (UK Singles Charts) (em inglês) The Official Charts Company. Visitado em 20 de maio de 2014.
  54. Katy Perry - Birthday (IFPI Česká Republika) (em inglês) IFPI Česká Republika. Visitado em 01 de julho de 2014.
  55. ARIA Charts – Accreditations – 2014 Singles (em inglês) Australian Recording Industry Association. Visitado em 7 de setembro de 2014.
  56. Gold & Platinum – Searchable Database (em inglês) Recording Industry Association of America (RIAA). Visitado em 7 de setembro de 2014.
Ícone de esboço Este sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.