Clube de Regatas Guará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Não confundir com o "Clube Esportivo Guará", outro clube renomeado para Associação Botafogo Futebol Clube.
CR Guará
CLUBE DE REGATAS GUARÁ.png
Nome Clube de Regatas Guará
Mascote Lobo-Guará
Fundação 9 de janeiro de 1957 (60 anos)
Estádio CAVE
Capacidade 7.000
Localização Guará, DF, Brasil Brasil
Presidente Brasil Márcio Antônio
Treinador Brasil Pedro Granato
Patrocinador Drogatati, 4Ases, Innovate
Competição Distrito Federal (Brasil) Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão
Website Website oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Clube de Regatas Guará é um clube de futebol brasileiro, sediado em Guará, no Distrito Federal. Foi fundado no dia 9 de janeiro de 1957, sendo o mais antigo clube em atividade no futebol de Brasília. Em 2007 disputou, pela primeira vez em sua história, a segunda divisão do campeonato de futebol do Distrito Federal.

Seu uniforme é composto de camisa com listras verticais amarelas e pretas, calção preto e meias pretas ou auri-negras. O Clube manda seus jogos no Estádio Antônio Otoni Filho (conhecido como CAVE), sigla para Centro Administrativo Vivencial e Esporte, situado no bairro do Guará, em Brasília (DF).

História[editar | editar código-fonte]

O C.R.Guará foi fundado em 09 de janeiro de 1957 por um grupo de servidores do extinto Departamento de Topografia Urbana, órgão responsável pelas medições da futura capital federal. Entre eles estava Oswaldo Cruz Vieira, o Oswaldão, primeiro presidente do clube. Oswaldão, corintiano roxo, escolheu as cores preta e branca para o clube recém criado, além de adotar um distintivo semelhante ao do clube paulista. O primeiro grande feito do C.R.Guará foi o vice-campeonato de 1960. Depois de altos e baixos o C.R. Guará ficou durante algum tempo sem atividades esportivas. Nos meados da década de 70 o Humaitá e o Corinthians, clubes amadores da então recente cidade-satélite do Guará se uniram e resolveram continuar o legado do saudoso Oswaldão, instalando na nossa cidade o clube fundado pelo "candango". No início da década de 90 a cor amarela juntou-se às cores preta e branca e completou o pavilhão atual do clube. O Guará manda seus jogos no estádio do CAVE, que possui capacidade para 5000 torcedores, e que fica localizado na área da Administração Regional do Guará. O símbolo do clube é o Lobo-Guará, animal que era abundante em Brasília na época de sua fundação e que batizou o mais antigo clube de futebol do Distrito Federal. O principal feito do clube foi o campeonato brasiliense de 1996, quando o Guará foi campeão derrotando duas vezes a equipe do Gama. No primeiro jogo, no campo do adversário, o Lobo venceu por 1 a 0. No jogo da volta um público de pelo menos 5000 torcedores viu o Guará derrotar seu rival por 3 a 1 e conquistar o título inédito. Merece registro, também, o tricampeonato de juniores de 90/91/92. [1]

O Guará foi vice-campeão nos campeonatos brasilienses de 81,82,83,88 e 91 e teve jogadores na artilharia do campeonato em 82 (Éder Antunes - 9 gols) e 91 ( Vander e Paulinho, ambos com 11 gols). (informações relativas ao Campeonato de Futebol Profissional que é disputado desde 1976).

Lúcio, zagueiro da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010, foi revelado pelo Clube de Regatas Guará, tendo defendido o Lobo desde as divisões de base até o início da carreira. Na base, foi campeão candango de juniores sobre a equipe do Sobradinho. Em 1996 foi o capitão do elenco campeão brasiliense, dando ao clube a possibilidade de disputar a Copa do Brasil de 1997. O sorteio, no entanto, colocou o Internacional de Porto Alegre no caminho do Lobo. Mesmo com a eliminação, os gaúchos viram no zagueiro grande potencial e efetivaram sua contratação. Lúcio, então, se consagrou no Inter, tendo defendido grandes clubes na Europa e sido campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, na Copa do Japão/Coreia.

Outros jogadores consagrados vestiram a camisa do Guará, com destaque para Éder Aleixo (campeão brasiliense em 1996, ídolo do Atlético Mineiro) e Beijoca (1988, ídolo do Bahia)

O clube é o mais antigo do Distrito Federal ainda em atividade, sendo o único time ainda existente que participou da primeira edição do Campeonato Brasiliense. Também foi por muitos anos o clube com mais participações no Campeonato Candango, sendo ultrapassado pelo Gama em 2017

Campeonato Brasiliense de 1996[editar | editar código-fonte]

O clube é conhecido no distrito federal pela grande quantidade de vice-campeonatos do Campeonato Brasiliense. Foram oito ao total. Em 1996, no entanto, conseguiu levantar seu primeiro e até agora único título de sua história, ao bater o Gama nos dois jogos da final, por 1x0 e por 3x1 [2].

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Evolução do Escudo do Guará
1959 – 1976 1976 – 1980 1980 – 1982 1982 1982 – 1986 1986 1986 – 1990 1990 – 2015 2015 – Atual
Guará-DFBR(11).png Guará 3.png Guará 2.jpg Guará 4.png Guará 5.png Guará-DFBR(5).png Guará 6.png Guara CR.png CLUBE DE REGATAS GUARÁ.png

Títulos[editar | editar código-fonte]

Cscr-featured.png Campeão Invicto

REGIONAIS
Competição Títulos Temporadas
BandeirasCentroOesteBrasil.gif Torneio Centro-Oeste 1 1984
METROPOLITANOS
Competição Títulos Temporadas
Distrito Federal (Brasil) Campeonato Brasiliense 1 1996

Torcida[editar | editar código-fonte]

  • Grêmio Recreativo Torcida Organizada Lobolouco - Fundada em Dezembro de 2014
  • Torcida Organizada Lobo Metal - Fundada em 1997

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

  • Posição: 129º
  • Pontuação: 46 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Futebol Nacional. «Guará/DF [BRA]». Consultado em 20 de dezembro de 2016 
  2. rsssfbrasil. «Distrito Federal Championship 1996]». Consultado em 20 de dezembro de 2016 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.