Comando de Artilharia do Exército

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Comando de Artilharia do Exército
Distintivo Comando de Artilharia do Exército
País  Brasil
Estado Goiás
Corporação Exército Brasileiro
Subordinação Comando Militar do Planalto
Denominação Artilharia Divisionária Marechal Gastão de Orleans
Sigla Cmdo Art Ex
Criação 2014
Aniversários 29 de janeiro de 1949
Sede
Sede Formosa -  Goiás
Endereço Forte de Santa Bárbara

O Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) é um Grande Comando de Artilharia subordinado ao Comando Militar do Planalto. Sua sede localiza-se em Formosa, no estado de Goiás. Seu nome histórico é Artilharia Divisionária Marechal Gastão de Orleans, em homenagem ao marechal Gastão de Orléans, Conde d'Eu, herói na Guerra do Paraguai.

Foi criado pelo Decreto nº 8.298, de 15 de agosto de 2014[1], por transformação da Artilharia Divisionária da 6ª Divisão de Exército, esta desativada formalmente em 31 de outubro de 2014. O Comando de Artilharia do Exército ficará, inicialmente, subordinado ao Comando Militar do Sul, até a sua transferência para Formosa-GO, como previsto no Plano Estratégico do Exército 2016-2019, 2a edição, de acordo com a Portaria número 1.881, do Comandante do Exército, de 28 de dezembro de 2015[2]. Quando se instalar em Formosa, o Cmdo Art Ex será responsável pela Artilharia Estratégica do Exército, composta pelo Grupos de Mísseis e Foguetes do Sistema ASTROS 2020.

No dia 31 de Janeiro de 2020, foi instalado oficialmente na cidade de Formosa, no estado de Goiás, com a participação de autoridades militares e cívis, como o Vice-Presidente da República Hamilton Mourão.

Organizações Militares Subordinadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências