8.ª Região Militar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
8ª Região Militar
8rm.png
Brasão
País  Brasil
Corporação Exército Brasileiro
Subordinação Comando Militar do Norte
Sigla 8ª RM
Criação 1909
Comando
Comandante Gen Div Eduardo Antônio Fernandes[1]
Sede
Sede Belém - Pará Pará
Internet www.8rm.eb.mil.br

A 8ª Região Militar (8ª RM)[2] é uma das doze regiões militares do Exército Brasileiro.

Sede e abrangência[editar | editar código-fonte]

Está sediada em Belém do Pará e abrange também parte do Tocantins, Maranhão e Amapá.

História[editar | editar código-fonte]

O Comando da 8ª Região Militar foi instalado no dia 27 de março de 1909 em conseqüência da Lei nº 1860, de 4 de janeiro de 1908, com a denominação de Quartel General. A região que abrangia Pará e Aricary (Amapá) tinha a denominação de 2ª Região Militar e funcionou, provisoriamente, no quartel do extinto 34º Batalhão de Caçadores.

O atual quartel general foi construído na então Praça Saldanha Marinho, hoje Praça da Bandeira, no terreno do antigo 4º Batalhão de Artilharia. Em 1915, foi instalada, no mesmo Quartel General, a 1ª Região Militar, substituindo a 2ª Região Militar. Mudou a sua denominação para 7ª Região Militar, em 1919.

Em 1923, tomou a denominação de 8ª Região Militar, tendo, posteriormente, em 1956, sido criado o Comando Militar da Amazônia e 8ª Região Militar, com jurisdição sobre os elementos do Exército sediados nos Estados do Pará, Amazonas, parte de Goiás (ao norte de Porto Nacional), Acre e Rondônia.

Com a transferência da sede do Comando Militar da Amazônia para Manaus e a criação da 12ª Região Militar, foi mudada a denominação de Quartel General do Comando Militar e 8ª Região Militar, para Quartel General da 8ª Região Militar.

Em Decreto Presidencial de 8 de julho de 1992, a 8ª Região Militar tomou a denominação de Comando Militar do Norte e 8ª Região Militar. Em Portaria Ministerial de 3 de abril de 1995, retornou a denominação de 8ª Região Militar, com responsabilidade territorial nos Estados do Pará e Amapá, no município de Imperatriz e em parte do Estado do Tocantins.

Desde 13 de março de 2013, está sob subordinação do recém-criado Comando Militar do Norte[3].

Organizações militares subordinadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]