8.ª Região Militar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 8ª Região Militar)
8ª Região Militar

Brasão
País  Brasil
Estado PA
Corporação Exército Brasileiro
Subordinação Comando Militar do Norte
Missão “Prover eficiente apoio logístico e administrativo às Organizações Militares do Comando Militar do Norte, contribuindo para elevar o nível de operacionalidade dessas Organizações Militares, além de assegurar adequado padrão de bem-estar à família militar”.
Denominação Região Forte do Presépio
Sigla 8ª RM
Criação 1909
Aniversários 4 de Janeiro
História
Condecorações Ordem do Mérito Militar[1]
Comando
Comandante Gen Div Otávio Rodrigues de Miranda Filho[2]
Sede
Sede Belém - Pará Pará
Página oficial Página oficial

A 8ª Região Militar (8ª RM)[3] é uma das doze regiões militares do Exército Brasileiro.

Sede e abrangência[editar | editar código-fonte]

Está sediada em Belém do Pará e abrange também parte do Tocantins, Maranhão e Amapá.

História[editar | editar código-fonte]

O Comando da 8ª Região Militar foi instalado no dia 27 de março de 1909 em consequência da Lei nº 1860, de 4 de janeiro de 1908, com a denominação de Quartel General. A região que abrangia Pará e Aricary (Amapá) tinha a denominação de 2ª Região Militar e funcionou, provisoriamente, no quartel do extinto 34º Batalhão de Caçadores.

O atual quartel general foi construído na então Praça Saldanha Marinho, hoje Praça da Bandeira, no terreno do antigo 4º Batalhão de Artilharia. Em 1915, foi instalada, no mesmo Quartel General, a 1ª Região Militar, substituindo a 2ª Região Militar. Mudou a sua denominação para 7ª Região Militar, em 1919.

Em 1923, tomou a denominação de 8ª Região Militar, tendo, posteriormente, em 1956, sido criado o Comando Militar da Amazônia e 8ª Região Militar, com jurisdição sobre os elementos do Exército sediados nos Estados do Pará, Amazonas, parte de Goiás (ao norte de Porto Nacional), Acre e Rondônia.

Com a transferência da sede do Comando Militar da Amazônia para Manaus e a criação da 12ª Região Militar, foi mudada a denominação de Quartel General do Comando Militar e 8ª Região Militar, para Quartel General da 8ª Região Militar.

Desde 1991 porta a insígnia da Ordem do Mérito Militar, concedida pelo presidente Fernando Collor.[1]

Em Decreto Presidencial de 8 de julho de 1992, a 8ª Região Militar tomou a denominação de Comando Militar do Norte e 8ª Região Militar. Em Portaria Ministerial de 3 de abril de 1995, retornou a denominação de 8ª Região Militar, com responsabilidade territorial nos Estados do Pará e Amapá, no município de Imperatriz e em parte do Estado do Tocantins.

Desde 13 de março de 2013, está sob subordinação do Comando Militar do Norte[3].

Organizações militares subordinadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]