Costa Rica na Copa do Mundo FIFA de 2002

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Costa Rica
19º lugar (eliminada na primeira fase)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Alternativo
Associação Federação Costarriquenha de Futebol (FCF)
Confederação CONCACAF
Participação
Melhor resultado 13º lugar (1990 - empatada com Bélgica e Romênia)[nota 1]
Treinador Costa Rica/Brasil Alexandre Guimarães

A Seleção Costarriquenha de Futebol participou pela segunda vez da Copa do Mundo FIFA depois de se classificar em primeiro lugar na fase final das eliminatórias da CONCACAF, desbancando México e Estados Unidos, as principais seleções da confederação. Além das 3 equipes, jogaram também a fase final Honduras, Jamaica e Trinidad e Tobago.

Contabilizando o desempenho no grupo B (válido pela fase anterior), a seleção venceu 10 jogos, empatou 3 e perdeu 4 partidas, marcando 26 gols e sofrendo 13. Rolando Fonseca foi o artilheiro dos Ticos nas eliminatórias, com 10 gols.

Jogadores convocados[editar | editar código-fonte]

Após ficar de fora das Copas de 1994 e 1998 e treinada desde 2001 pelo ex-meio-campista Alexandre Guimarães (que possui a nacionalidade costarriquenha desde 1980), a Costa Rica terminaria com o vice-campeonato da Copa Ouro da CONCACAF de 2002, que foi seu melhor resultado na história do torneio.

Para a Copa do Mundo, 15 jogadores que disputaram a Copa Ouro foram convocados, inclusive o veterano Hernán Medford (único remanescente da Copa de 1990), deixando de fora Max Sánchez, Óscar Rojas, Austin Berry e Reynaldo Parks - este último foi cortado após uma lesão e foi substituído por Pablo Chinchilla[1]. Outros jogadores ficaram de fora da convocação final, entre eles Ricardo González, Robert Arias, Geovanny Jara, Jafet Soto e Alexander Madrigal.

Apenas 3 jogadores defendiam clubes fora de seu país: Paulo Wanchope (Manchester City), Rónald Gómez (OFI Creta) e Winston Parks (Udinese).

Número Jogador Posição Clube
1 Erick Lonnis Capitão Goleiro Saprissa
18 Álvaro Mesén Goleiro Alajuelense
23 Lester Morgan Goleiro Herediano
2 Jervis Drummond Defensor Saprissa
3 Luis Marín Defensor Alajuelense
4 Mauricio Wright Defensor Herediano
5 Gilberto Martínez Defensor Saprissa
13 Daniel Vallejos Defensor Herediano
14 Juan José Rodríguez Defensor San Carlos
15 Harold Wallace Defensor Alajuelense
21 Pablo Chinchilla Defensor Alajuelense
22 Carlos Castro Defensor Alajuelense
6 Wilmer López Meio-campista Alajuelense
8 Mauricio Solís Meio-campista Alajuelense
10 Walter Centeno Meio-campista Saprissa
17 Hernán Medford Meio-campista Saprissa
19 Rodrigo Cordero Meio-campista Herediano
7 Rolando Fonseca Atacante Alajuelense
9 Paulo Wanchope Atacante Manchester City
11 Rónald Gómez Atacante OFI Creta
12 Winston Parks Atacante Udinese
16 Steven Bryce Atacante Alajuelense
20 William Sunsing Atacante Herediano

Desempenho[editar | editar código-fonte]

Vitória sobre a China[editar | editar código-fonte]

Sorteada no grupo C juntamente com Brasil, China e Turquia, a Costa Rica iniciou a campanha contra a China (estreante em Copas). A primeira oportunidade dos Ticos veio com Rolando Fonseca, que não conseguiu dominar a bola. Os chineses chegariam com mais perigo apenas no final do primeiro tempo, com Wu Chengying.

Aos 16 minutos da segunda etapa, Rónald Gómez abriu o placar depois de uma jogada construída por ele, que driblou um zagueiro chinês e passou a bola para Paulo Wanchope. A bola sobraria para o mesmo Gómez finalizar, não dando chance a Jiang Jin. Um minuto depois, após cobrança de escanteio, o zagueiro Mauricio Wright ampliou a vantagem costarriquenha. Desestabilizada com o segundo gol, a China partiu para o ataque sem sucesso, sendo neutralizada pela defesa da Costa Rica, que segurou o 2 a 0 até o final[2].

Este jogo foi o primeiro em que o então técnico da China, Bora Milutinović, saiu com derrota em 5 Copas disputadas. Rónald Gómez foi escolhido como o melhor jogador da partida[3], e mesmo com a vitória, Alexandre Guimarães admitiu que sua equipe não jogou bem[4].

Empate com a Turquia[editar | editar código-fonte]

Para o jogo contra a Turquia, Wilmer López foi escalado para a vaga de Fonseca, enquanto os outros 10 titulares eram mantidos. Em conversa com o então presidente da Costa Rica, Abel Pacheco, Alexandre Guimarães prometeu um jogo "na base da raça"[5], e garantiu que a partida seria "equilibrada"[6]

Na primeira etapa, a Costa Rica criou várias chances de abrir o placar, mas as finalizações foram o ponto fraco do time, enquanto a Turquia apostava no oportunismo e na força de vontade, mas não saíram do zero. Foi aos 11 minutos do segundo tempo que os turcos saíram em vantagem: Hasan Şaş driblou Wright e a bola espirrou em Gilberto Martínez, antes de sobrar para Emre Belözoğlu, que bateu de direita para o gol de Erick Lonnis.

Depois do gol, os turcos abdicaram da ofensividade, esperando um contra-ataque, e na parte final, Parks e Medford entraram nas vagas de Walter Centeno e López. E foi o então jogador da Udinese o responsável pelo empate, já aos 41 minutos. Foi o segundo gol de Pug (apelido do atacante) pela seleção, e ele classificou o lance como "o momento mais feliz" de sua vida[7]. embora o próprio Parks tivesse perdido a chance de garantir a classificação antecipada no minuto final, após driblar Rüştü Reçber e finalizar para fora[8].

O empate beneficiou o Brasil, que havia vencido a China por 4 a 0 e garantiu a classificação antecipada às oitavas-de-final[9]. Costa Rica e Turquia brigavam pela segunda vaga, enquanto os chineses estavam eliminados.

A eliminação para o Brasil[editar | editar código-fonte]

Confiante na classificação às oitavas (bastava um empate ou uma derrota da Turquia para a China)[10], Alexandre Guimarães manteve o time que enfrentou a Turquia, enquanto o Brasil (já classificado) escalava um time misto. O treinador declarou ainda que torcia para queo ataque da seleção superasse a dependência em Wanchope, principal jogador do elenco[11], mas o atacante mostrava-se ansioso para enfrentar os então tetracampeões mundiais[12].

Para Carlos Castro, a torcida costarriquenha seria um fator extra para motivar a seleção na briga pela vaga nas oitavas-de-final[13]

O primeiro tempo começou com 2 lances de Edílson: a primeira fo cortada pela zaga costarriquenha, e na segunda, Lonnis defendeu. Aos 10 minutos, o Capetinha tocou para Ronaldo, que se esforçou para mandar para as redes. O árbitro egípcio Gamal Al-Ghandour apontou gol contra de Luis Marín - posteriormente, o gol seria atribuído ao Fenômeno, que ampliaria 3 minutos depois. Mesmo com a vantagem, a seleção brasileira apresentou várias falhas na defesa, reconhecidas pelo lateral Júnior[14]. Aos 38 minutos, Edmílson faria o terceiro gol brasileiro, em uma meia-bicicleta. Um minuto depois, a Costa Rica descontou com Wanchope, cuja finalização desviou em Lúcio e enganou Marcos.

No segundo tempo, após várias chances perdidas, os Ticos voltariam a acreditar na classificação quando Gómez, de cabeça, fez o segundo gol após passe de Steven Bryce. Preocupado com o desempenho do Brasil, Luiz Felipe Scolari tirou Edílson e Juninho Paulista, colocando em seus lugares Kléberson e Ricardinho. As alterações deram resultado: um minuto após a entrada de Ricardinho, Rivaldo se antecipou e fez 4 a 2 para a Seleção Canarinho. Júnior faria o quinto gol 2 minutos depois, garantindo a liderança do grupo C e a eliminação dos costarriquenhos no saldo de gols (a Turquia ficou com +2 de saldo, enquanto a Costa Rica terminou a Copa com −1)[15], deixando Alexandre Guimarães decepcionado[16][17], enquanto o atacante Rolando Fonseca atribuiu a eliminação às chances desperdiçadas pelo time nos 3 jogos[18].

Pós-campanha[editar | editar código-fonte]

Após a eliminação na Copa, Medford, Lonnis e Juan José Rodríguez (que não entrou em campo) anunciaram suas despedidas da seleção.

Lester Morgan, terceiro goleiro da Costa Rica na Copa de 2002 e um dos 8 jogadores da equipe que não jogaram durante a campanha, cometeu suicídio em novembro do mesmo ano[19].

9 jogadores que disputaram a Copa de 2002 foram convocados para a edição seguinte, na Alemanha, onde a Costa Rica foi novamente eliminada na primeira fase.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Até o 8º lugar obtido na Copa de 2014, o 13º lugar havia sido a melhor posição final da Costa Rica em uma Copa do Mundo.

Referências

  1. Llaman a Chinchilla Parks deja el Mundial - Nación (em castelhano)
  2. «Em jogo fraco, Costa Rica vence a China por 2 a 0». UOL Esporte (Copa de 2002). 4 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  3. «Ronald Gómez é o grande destaque da vitória costarriquenha». UOL Esporte (Copa de 2002). 4 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  4. «Técnico da Costa Rica reconhece falhas em vitória sobre a China». UOL Esporte (Copa de 2002). 4 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  5. «Alexandre Guimarães promete raça ao presidente da Costa Rica». UOL Esporte (Copa de 2002). 8 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  6. «Técnico da Costa Rica diz que jogo contra a Turquia será equilibrado». UOL Esporte (Copa de 2002). 8 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  7. «"Marcar o gol foi o momento mais feliz da minha vida", diz costarriquenho Parks». UOL Esporte (Copa de 2002). 9 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  8. «Gol perdido contra a Turquia tira o sono de Parks». UOL Esporte (Copa de 2002). 10 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  9. «Costa Rica empata no final com a Turquia, e Brasil está classificado». UOL Esporte (Copa de 2002). 9 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  10. «Guimarães está confiante em classificação da Costa Rica». UOL Esporte (Copa de 2002). 9 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  11. «Costa Rica sofre com dependência de Wanchope». UOL Esporte (Copa de 2002). 10 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  12. «Ídolo da Costa Rica se diz ansioso para jogar contra o Brasil». UOL Esporte (Copa de 2002). 10 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  13. «Costarriquenho diz que força da torcida dá moral contra o Brasil». UOL Esporte (Copa de 2002). 10 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  14. «Júnior reconhece erros da defesa brasileira». UOL Esporte (Copa de 2002). 13 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  15. Júlio Gomes (13 de junho de 2002). «Brasil goleia a Costa Rica e confirma primeiro lugar no Grupo C». UOL Esporte (Copa de 2002). Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  16. «Treinador da Costa Rica lamenta eliminação». UOL Esporte (Copa de 2002). 13 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  17. «Eliminação no saldo de gols aborrece costarriquenhos». UOL Esporte (Copa de 2002). 13 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  18. «Fonseca diz que Costa Rica perdeu poque desperdiçou muitas chances». UOL Esporte (Copa de 2002). 13 de junho de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022 
  19. «Se suicida el portero Lester Morgan». AS.com (em espanhol). 1 de novembro de 2002. Consultado em 6 de janeiro de 2022