Cthulhu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cthulhu na cidade perdida de R'lyeh

Cthulhu é uma entidade cósmica criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft em 1926. A primeira aparição da entidade foi no conto "The Call of Cthulhu", publicado na revista Weird Tales em 1928.

Cthulhu é um dos Grandes Antigos principais dos Mitos de Lovecraft. É frequentemente citado pelos livros de história, seu tamanho gigantesco e o terror abjeto que evoca.[1] A entidade é usada também em círculos de ficção científica e fantasia como sinônimo de horror ou mal extremo.

Após sua primeira aparição em "The Call of Cthulhu", a entidade tornou a figurar brevemente em outras histórias de Lovecraft.[2]

Também é mencionado em algumas paródias como os desenhos South Park e As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy. Também citado na série sobrenatural , no jogo hearthstone e no jogo Terraria .

A banda americana de heavy metal, Metallica gravou a canção instrumental "The Call of Ktulu" no álbum Ride the Lightning, de 1984. O baixista da banda, Cliff Burton, era um grande fã de Lovecraft.

O produtor musical e DJ Deadmau5 compôs 2 músicas em homenagem a Cthulhu,Cthlhu dreams e Cthulhu sleeps.

No universo DC, a criatura é um eventual adversário do Aquaman.

No anime Musaigen no Phantom World, Cthulhu é a invocação do personagem Haruhiko Ichijo. No mangá Soul Eater, existe um grande antigo que habita o fundo do livro de Eibon, tendo uma forma similar à de Cthulhu

A banda de Gothic metal, Cradle of Filth também faz menção à entidade, na música Cthulhu Dawn, do álbum Midian de 2000. Além disso, no CD duplo especial da banda, faz-se referência ao autor criador da entidade, H.P. Lovecraft. O álbum se chama Lovecraft and Witch hearts., de 2002.

Referências

  1. "'H. P. Lovecraft': Unnatural Selection" - The New York Times
  2. "Cthulhu Elsewhere in Lovecraft" - Crypt of Cthulhu n° 9

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cthulhu