Elseworlds (Universo Arrow)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Elseworlds (Arrowverse))
"Elseworlds"
Evento crossover do Universo Arrow

Pôster promocional
Informações
dos episódios
  • The Flash (parte 1)
  • 5ª temporada, Episódio 9
  • Arrow (parte 2)
  • 7ª temporada, Episódio 9
  • Supergirl (parte 3)
  • 4ª temporada, Episódio 9
Dirigido por
História por
Roteiro por
  • Eric Wallace (Flash)
  • Sam Chalsen (Flash)
  • Marc Guggenheim (Arrow)
  • Derek Simon (Supergirl)
  • Robert Rovner (Supergirl)
Transmissões originais
  • 9 de dezembro de 2018 (2018-12-09) (Flash)
  • 10 de dezembro de 2018 (2018-12-10) (Arrow)
  • 11 de dezembro de 2018 (2018-12-11) (Supergirl)
Cronologia dos episódios
The Flash
← Anterior
"What's Past Is Prologue"
Próximo →
"Spin Out"
Lista de episódios de The Flash

Arrow
← Anterior
"Unmasked"
Próximo →
"Shattered Lives"
Lista de episódios de Arrow

Supergirl
← Anterior
"Bunker Hill"
Próximo →
"Secrets and Lies"
Lista de episódios de Supergirl

Anterior "Crisis on Earth-X"
Próximo "Crisis on Infinite Earths"

"Elseworlds" é o quinto crossover anual do universo de séries do Universo Arrow, com episódios nas séries The Flash, Arrow e Supergirl da emissora The CW. O crossover começa em 9 de dezembro de 2018 com The Flash, continua em Arrow no dia seguinte, terminando um dia depois em Supergirl. "Elsewords" introduz as personagens Batwoman e Lois Lane ao universo, assim como a cidade fictícia Gotham City. Nessa edição não houve participação de Legends of Tomorrow ainda que tenha havido menção ao crossover no episódio da série que foi ao ar na mesma semana e alguns easter-eggs sobre as Lendas no próprio crossover.

O crossover foi confirmado em maio de 2018 em uma campanha publicitária da emissora The CW, onde a apresentação da Batwoman em Gotham City foi confirmada. Ao longo de agosto e setembro do mesmo ano, o elenco foi revelado, incluindo Ruby Rose como a Mulher Morcego, Elizabeth Tulloch como o caso amoroso do Super-Homem, novamente na pele de Tyler Hoechlin. O título do crossover foi revelado no final de setembro e as filmagens começaram em outubro.

No enredo, o Arqueiro Verde, Flash e Supergirl são levado a Gotham para confrontar o Dr. John Deegan sobre seu trabalho em Arkham. Adicionalmente, em Elseworlds, os expectadores podem ver atores trocando de papel. John Wesley Shipp retoma ao papel de Jay Garrick, o Flash de uma terra alternativa (Terra-90), relembrando seu papel como Barry Allen na série televisiva de 1990 sobre o herói. A conclusão do crossover revelou o nome do próximo crossover Crisis on Infinite Earths, programado para ir ao ar no fim de 2019.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Na Terra-90, o Flash consegue escapar de uma figura misteriosa que usa um livro poderoso para destruir a Terra. Na Terra-1, a figura dá o livro para o psiquiatra do Asilo Arkham, John Deegan, que o usa para reescrever a realidade de acordo com sua vontade. No dia seguinte, Oliver Queen e Barry Allen despertam na vida um do outro; Oliver é o Flash e Barry está no corpo do Arqueiro Verde. Ainda tentando entender a situação, Oliver acaba despertando o androide A.M.A.Z.O. em uma operação do Time Flash. No S.T.A.R. Labs, Flash e o Arqueiro tentam contar ao Time Flash sobre a troca, mas eles não acreditam e os prendem no laboratório. Oliver e Barry usam suas habilidades invertidas para escapar. Convencida da mudança, Iris West os ajuda a viajar para a Terra-38 para obter a ajuda de Kara Danvers / Supergirl. Na Terra-1, A.M.A.Z.O. ameaça Central City. Cisco Ramon busca Oliver e Barry da Terra-38, com Kara e seu primo Clark Kent / Superman para ajudarem. Depois de derrotar A.M.A.Z.O., Cisco tem vibrações da figura misteriosa com Deegan. A figura percebe a vibração de Cisco e diz ao grupo que algo está chegando e eles não serão capazes de impedi-lo. Enquanto Clark retorna para proteger a Terra-38, Oliver alerta o time que a vibração de Cisco aconteceu na Cidade de Gotham.

Em Gotham, Barry, Oliver e Kara acabam presos após entrar em uma briga com alguns bandidos. Eles são socorridos por Kate Kane, que lhes diz Deegan está no Asilo Arkham. O trio, com a ajuda de Caitlin e Diggle, eles se dividem em Arkham para enfrentar Deegan e encontrar o livro. Apesar de conseguirem o "Livro do Destino", Deegan escapa e faz com que uma fuga em massa comece. Durante um confronto com a prisioneira Nora Fries, Barry e Oliver são expostos ao gás do medo e acreditar que eram Eobard Thawne e Malcolm Merlyn, respectivamente. Com isso ambos começam a lutar para se defender de seus arqui-inimigos. Depois de parar a fuga, Kate, como a vigilante Batwoman, bate nos dois os tirando de suas alucinações diz-lhes para deixarem Gotham. Eles vão para A.R.G.U.S. para restaurar a realidade, onde eles são avisados por Jar Garrick sobre quem é a figura misteriosa, o Mar Novu / Monitor. Barry, Oliver, Kara, o Flash da Terra-90 vão enfrentar Monitor, que explica que ele está a reescrever a realidade para testar mundos e ver se eles são capazes o suficiente para superar uma próxima crise que está por vir. Monitor rouba o livro, escapa e retorna para Deegan. Ele reescreve uma nova realidade, onde Barry e Oliver são criminosos conhecido como o Gêmeos do Gatilho, sem possuir poderes. Eles são confrontados por um Superman de uniforme preto.

Oliver percebe que o falso Superman é, na verdade, Deegan; eles o forçam a salvar inocentes para escaparem e começar a procurar o Cisco. Kara, enquanto isso, está presa no S.T.A.R. Labs por Deegan e suas forças, incluindo uma versão da Terra-1 de Alex Danvers. Barry e Oliver localizam Cisco, no papel de chefe do crime de Central City e o convencem a acompanha-los para a Terra-38 como forma de destruir o Superman de preto. Eles encontram Clark, que volta com eles para a Terra-1, enquanto Kara convence Alex a libertá-la. Chegando na Terra-1, Clark e Oliver lutam contra Deegan e suas forças enquanto Alex, Barry, e Kara procuram o Livro do Destino. Eles encontram o livro no Cofre do Tempo e levam para Clark, que restaura Barry e Oliver para seus corpos verdadeiros. No entanto, Deegan recupera o livro e as tentativas de reescrever a realidade como era. Para impedir o seu progresso, Barry e Kara tornam o tempo mais lento ao correr ao redor da Terra em direções opostas. Clark, havia revelado que o livro o mostrou que iriam morrer nessa tentativa. Oliver então confronta o Monitor, pedindo-lhe para poupar Barry e Kara, mas o Monitor demanda algo de Oliver em troca. Clark, acompanhado por Lois, Brainiac 5, e J'onn, lutam contra Deegan, que reviveu A.M.A.Z.O. Barry e Kara são quase dilacerado por sua própria velocidade enquanto desaceleram o tempo, mas Oliver volta a tempo para a luta e atira no livro com uma flecha reforçada pelo Monitor. Deegan volta para seu corpo, embora fortemente desfigurado, e a realidade é restaurada. Depois de voltar para a Terra-38, Clark e Lois revelam a Kara que eles estão esperando um filho e vão voltar para Argo por um longo período de tempo, confiantes em deixar proteção da Terra-38 com ela. Na Terra-1, Oliver é contatado por Kate, que diz que Deegan, agora encarcerado em Arkham, fez um novo amigo, o Pirata-Psíquico, que diz a Deegan: "mundos irão viver, mundos irão morrer, e o universo jamais será o mesmo."

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principais e recorrentes[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Episódio
The Flash Arrow Supergirl
Grant Gustin Barry Allen / Flash Principal Participação
Oliver Queen / Arqueiro Verde
Danielle Panabaker[1] Caitlin Snow / Nevasca Principal Participação
Carlos Valdes Cisco Ramon / Vibro Principal Participação
Candice Patton[2] Iris West-Allen Principal Does not appear
Hartley Sawyer Ralph Dibny / Homem Elástico Principal Does not appear
Tom Cavanagh "Sherloque" Wells Principal Does not appear
Eobard Thawne / Flash Reverso Does not appear Participação Does not appear
Stephen Amell Oliver Queen / Arqueiro Verde Participação Principal Participação
Barry Allen / Flash
David Ramsey John Diggle Participação Principal Participação
Tyler Hoechlin Kal-El / Clark Kent / Superman Participação Does not appear Participação
John Deegan / Superman Does not appear Participação
Melissa Benoist Kara Zor-El / Kara Danvers / Supergirl Participação Principal
Jeremy Davies John Deegan Participação
LaMonica Garrett Mar Novu / Monitor Participação
Elizabeth Tulloch Lois Lane Participação Does not appear Participação
Efeitos Especiais A.M.A.Z.O. Participação Does not appear Participação
Emily Bett Rickards Felicity Smoak Does not appear Principal Does not appear
Echo Kellum Curtis Holt Does not appear Principal Does not appear
Kirk Acevedo Ricardo Diaz Does not appear Principal Does not appear
Ruby Rose[3] Kate Kane / Batwoman Cameo não creditado Participação
Bob Frazer Roger Hayden / Pirata Psíquico Does not appear Participação
Cassandra Jean Amell Nora Fries Does not appear Participação
John Wesley Shipp Jay Garrick / Flash (Terra-90) Cameo não creditado Participação Does not appear
Mehcad Brooks James Olsen (Terra-1) Does not appear Principal
Chyler Leigh Alex Danvers (Terra-1) Does not appear Principal
Jesse Rath Querl "Brainy" Dox / Brainiac 5 Does not appear Principal
David Harewood J'onn J'onzz / Caçador de Marte Does not appear Principal

Convidados[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Na cena de abertura na Terra-90, parte da música tema da série Flash dos anos 1990 é usada, enquanto que a música tema de Smallville é usada quando Smallville da Terra-38 é revelada pela primeira vez.[4]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

O crossover começou em The Flash, no dia 09 de Dezembro de 2018, continuou em Arrow em 10 de Dezembro, e foi concluído no dia 11 de Dezembro em Supergirl, todos no canal The CW. The Flash normalmente vai ao ar às terças-feiras às 20 horas, trocou de dia de exibição com Supergirl, que normalmente é exibido aos domingos, no mesmo horário, especialmente para o crossover.[5]

Marketing[editar | editar código-fonte]

O primeiro teaser do crossover foi ao ar nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, no final dos episódios de Arrow e The Flash respectivamente.[6] Em 16 de novembro, a DC Comics lançou um poster para o evento com o estilo de uma capa de revista em quadrinhos, desenhada por Amy Reeder.[7] Um teaser adicional para o primeiro episódio foi ao ar no dia 18 de novembro durante o episódio de Supergirl[8] e, uma semana depois, o trailer oficial foi lançado.[9]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Classificações[editar | editar código-fonte]

Série Data de estreia Rating/share
(18–49)
Espectadores
(milhões)
DVR
(18–49)
Espectadores DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Total de espectadores
(milhões)
The Flash 9 de dezembro de 2018 0.7/3 1.83[10] 0.7 1.68 1.4 3.51[11]
Arrow 10 de dezembro de 2018 0.8/3 2.06[12] 0.5 1.40 1.3 3.46[13]
Supergirl 11 de dezembro de 2018 0.8/3 2.17[14] 0.5 1.36 1.3 3.53[13]

Avaliação da Crítica[editar | editar código-fonte]

The Flash[editar | editar código-fonte]

O site Rotten Tomatoes reportou 100% de nota de aprovação para o 1º episódio do crossover em The Flash baseado em 14 avaliações com uma nota média de 8.83/10. A crítica do site diz: "Com trocas de corpos desorientantes, realidades alternativas atordoantes e uma ótima equipe formada por Superman-Supergirl, tem muito para se amar nesse episódio cheio de animação do crossover do Arrowverse".[15]

Arrow[editar | editar código-fonte]

Também com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, com 14 avaliações e nota média de 8.44/10. A crítica resume: "'Elseworlds, Part 2' é uma continuação desenfreada da troca de corpos desse arco do Arrowverse, bem sucedidamente explorando a química entre a equipe do universo televisivo e a introdução de Ruby Rose como Batwoman."[16]

Supergirl[editar | editar código-fonte]

A conclusão do crossover obteve 93% de aprovação do Rotten, baseada em 14 avaliações e 8.06/10. A crítica foi: "Elseworlds, Part 3 embrulha o bom humor do crossover com estilo. Amarrando suficientemente pontas soltas para satisfazer, e ao mesmo tempo fornecendo reviravoltas inesperadas para deixar os fãs roendo as unhas de ansiedade."[17]

Referências

  1. @dpanabaker (6 de dezembro de 2018). «Who's excited for Elseworlds?! I will be appearing in all 3 episodes of the crossover! Make sure you watch @CW_TheFlash on Sunday, @CW_Arrow on Monday & @TheCWSupergirl on Tuesday!» (Tweet). Consultado em 6 de dezembro de 2018 – via Twitter 
  2. @candicepatton (25 de outubro de 2018). «Only on Flash» (Tweet). Consultado em 27 de outubro de 2018 – via Twitter 
  3. Bucksbaum, Sydney (12 de dezembro de 2018). «Should The CW Order a 'Batwoman' Series?». The Hollywood Reporter. Consultado em 12 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 12 de dezembro de 2018 
  4. Dandy, Jim; Cecchini, Matt (11 de dezembro de 2018). «Elseworlds: Every DC Easter Egg in the Arrowverse Crossover». Den of Geek. Consultado em 12 de dezembro de 2018. Cópia arquivada em 12 de dezembro de 2018 
  5. Mitovich, Matt Webb; Mitovich, Matt Webb (21 de agosto de 2018). «Arrowverse's 3-Night Crossover Featuring Batwoman: When Will It Air?». TVLine (em inglês). Consultado em 8 de janeiro de 2019 
  6. «Watch Barry and Oliver swap lives in new Arrowverse crossover promos». EW.com (em inglês). Consultado em 8 de janeiro de 2019 
  7. «Arrowverse's Elseworlds Crossover Debuts Comics-Style Poster». CBR (em inglês). 16 de novembro de 2018. Consultado em 8 de janeiro de 2019 
  8. «New Arrowverse crossover promo shows Kara imprisoned in the pipeline». EW.com (em inglês). Consultado em 8 de janeiro de 2019 
  9. Swift, Andy; Swift, Andy (26 de novembro de 2018). «Arrowverse Crossover: Superman Goes Dark in Newest 'Elseworlds' Promo». TVLine (em inglês). Consultado em 8 de janeiro de 2019 
  10. Welch, Alex (11 de dezembro de 2018). «'The Flash' and 'Sunday Night Football' adjust up, 'Football Night in America' adjusts down: Sunday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de dezembro de 2018 
  11. Pucci, Douglas (19 de dezembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: Fall Finales of 'The Big Bang Theory' and 'The Good Doctor' Lead All Telecasts in Overall Gains». Programming Insider. Consultado em 19 de dezembro de 2018 
  12. Welch, Alex (11 de dezembro de 2018). «'Arrow' adjusts up, 'Magnum P.I.' and 'The Neighborhood' adjust down: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de dezembro de 2018 
  13. a b Pucci, Douglas (26 de dezembro de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: ABC's 'Modern Family' and 'A Million Little Things' Lead in Raw Adults 18-49 Gains». Programming Insider. Consultado em 26 de dezembro de 2018 
  14. Welch, Alex (12 de dezembro de 2018). «'Supergirl' and 'The Rookie' adjust up: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 12 de dezembro de 2018 
  15. The Flash - Season 5, Episode 9 - Rotten Tomatoes (em inglês), consultado em 8 de janeiro de 2019 
  16. Arrow - Season 7, Episode 9 - Rotten Tomatoes (em inglês), consultado em 8 de janeiro de 2019 
  17. Supergirl - Season 4, Episode 9 - Rotten Tomatoes (em inglês), consultado em 8 de janeiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]