Saltar para o conteúdo

Luciana Abreu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 101: Linha 101:
|-
|-
| [[2017]]-[[2018]]
| [[2017]]-[[2018]]
| [[Verdade e Consequência]]
| [[Espelho d'Água]]
|?
|?
|''[[Sociedade Independente de Comunicação|SIC]]''
|''[[Sociedade Independente de Comunicação|SIC]]''

Revisão das 23h06min de 3 de fevereiro de 2017

Luciana Abreu
Luciana Abreu
Informação geral
Nome completo Luciana Abreu Sodré Costa Real
Nascimento 25 de maio de 1985 (39 anos)
Local de nascimento Porto, Distrito do Porto
Portugal Portugal
Nacionalidade portuguesa
Ocupação(ões) Actriz, Cantora, Apresentadora
Página oficial http://www.lucianaabreu.pt

Luciana Abreu Sodré Costa Real[1] (Porto, Massarelos, 25 de Maio de 1985) é uma cantora, atriz, apresentadora e dobradora portuguesa.

Luciana participou , em 1999, com apenas 14 anos, no programa da SIC Cantigas da Rua onde saiu vencedora. Regressou às luzes da ribalta em 2004/2005 no programa Ídolos (versão portuguesa do American Idol). No mesmo ano representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2005. Mais tarde, atingiu a verdadeira fama ao interpretar a protagonista da novela da SIC, Floribella portuguesa, que obteve um grande êxito. Fez a dobragem de Selénia em Artur e os Minimeus. Foi vencedora do programa da RTP, Dança Comigo. Apresentou o Programa da Lucy nas manhãs da SIC. Mais tarde interpretou a personagem Carla na novela Perfeito Coração, da SIC e participou no programa de humor Último a Sair, da RTP. Em 2012 sagrou-se vencedora da segunda série de A Tua Cara Não Me É Estranha, da TVI.[2]

Interpretou a personagem Rita Rollo na novela da TVI, Louco Amor. De regresso à SIC, fez parte do elenco fixo do programa Vale Tudo e depois interpretou a personagem Fatinha em Sol de Inverno, cujo genérico foi também interpretado por Luciana.

Biografia

A estreia de Luciana foi em 1999 no programa da SIC Cantigas de Rua que venceu com as interpretações do tema Lusitana Paixão de Dulce Pontes, na cidade do Porto e do tema Papel Principal de Adelaide Ferreira, na final em Guimarães.

Em 2002, integrou o elenco da peça O Casamento de Seiva Trupe. No ano seguinte desempenhou o papel da protagonista Beatriz no musical Cabaret Carioca, de Carlos Leça, um bailarino da Broadway, inspirado em músicas de Chico Buarque.

Em 2005 participou no programa Ídolos, no qual ficou conhecida como Borboleta, saindo na quinta gala. Nesse concurso interpretou diversos temas como Fallin (Alicia Keys), Povo que Lavas no Rio (Amália Rodrigues - Pedro Homem de Mello, Joaquim Campos), Run to You (Whitney Houston), I Will Survive (Gloria Gaynor) e Sympathy for the Devil (The Rolling Stones).

Ainda em 2005 viria a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Kiev, com a canção Amar, em conjunto com Rui Drummond no duo 2B. A canção era da autoria de Ernesto Leite, Zé da Ponte e Alexandre Honrado.

Em 2006 é convidada para protagonizar a novela da SIC, Floribella. Da novela foram lançados três CDs, em que a maioria das músicas são cantadas por Luciana. Este CD foi considerado o maior sucesso do ano. O segundo álbum, alusivo a músicas de Natal e intitulado O Melhor Natal, foi dupla platina (43.887 exemplares vendidos) e o terceiro e último CD da novela também ultrapassou também a dupla platina. Foram ainda comercializados 2 DVDs de karaoke e um vídeo-jogo da Floribella.

Ainda à volta da novela foi desenvolvido um musical, RI-FIXE - O Musical Floribella e que também lançou um DVD, além dos diversos Showtógrafos - um conceito criado pela SIC que aliava um concerto a uma sessão de autógrafos.

Ainda em 2006, Luciana foi convidada para ser a Rainha da Parada das Comemorações do Dia de Portugal, na Comunidade portuguesa em Newark, Nova Jersey. No final de 2006 deu voz a Selénia, em Artur e os Minimeus.

Participou na Gala da Disney de Natal, da SIC, onde interpretou Longe do Mundo, originalmente cantada por Sara Tavares, canção do filme O Corcunda de Notre Dame.

Foi nomeada para duas das categorias dos Globos de Ouro, que aconteceu no mês de Abril, vencendo uma delas e levando para casa o seu primeiro Globo. Ainda em 2007 foi rainha do Carnaval em Sines e Estarreja.

No mês de Maio, Luciana foi ainda convidada para discursar na Assembleia da República, numa tertúlia relacionada com a prevenção de maus-tratos infantis.

Ainda em 2007 participou na 3ª edição do programa Dança Comigo, da RTP, do qual saiu vencedora. Foi convidada a participar no especial de Natal do mesmo programa, no final desse ano.

Em Fevereiro de 2008 Luciana foi capa da revista masculina FHM que bateu os recordes de vendas desse tipo de publicações. Teve ainda participação na série Protagonistas, do Biography Channel, onde é contada a sua biografia.

Luciana foi também cara da Missão Sorriso, visitando muitas instituições e unidades hospitalares do país. Participou ainda noutros projectos, nomeadamente de apoio à nossa selecção nacional, como por exemplo A mais bela bandeira do Mundo, Está na SIC o Mundial e Cordão Humano.

Luciana participou do projecto da SIC Esperança para o Dia Mundial da Criança. Assim, no dia 1 de Junho, apresentou O Melhor do Mundo. Gravou ainda para este mesmo projecto um single, considerado o hino da causa,[carece de fontes?] juntamente com Marco Medeiros, Paulo Gonzo, Catarina Pereira, Filipa Azevedo, Anjos, Tim, João Pedro Pais, entre outros.

Deslocou-se à cidade de Luanda, em Angola, ainda no decorrer do mês de Junho para mais dois espectáculos. Teve também participação especial no 1º programa de comédia VIP Manicure, protagonizado por Ana Bola e Maria Rueff, da SIC.

Lucy, era o nome do programa que marcava o regresso de Luciana Abreu aos ecrãs da SIC e onde lançou também um CD intitulado Lucy.

Em 2009 participou no Festival RTP da Canção com o tema Juntos Vamos Conseguir (Yes, We Can), mas não conquistou a vitória. Foi ainda convidada a fazer parceria na interpretação de uma música com os Irmãos Verdade, para a Fundação da Criança. Fez parte também do projecto, e single, coordenado pela repórter Alexandra Borges, Filhos do Coração.

Já em 2010 participou como actriz em Perfeito Coração, novela da SIC na qual interpretou a personagem Carla Cunha.

Em 2011 participou também no programa de humor Último a Sair, da RTP, onde fez parte do elenco de um "Reality Show", no qual interpretava uma das personagens que acabou por ser finalista, juntamente com Bruno Nogueira e Roberto Leal.

No início de 2012 foi convidada especial do concurso A Tua Cara Não Me É Estranha, da TVI, onde interpretou Beyoncé com o tema Listen. Depois foi convidada para a segunda série desse mesmo programa. Sagrou-se a vencedora da noite na primeira gala com a imitação de Céline Dion com o tema It's All Coming Back To Me Now. Na segunda gala interpretou Dulce Pontes, com o fado de Amália Rodrigues, Lágrima, acabando também por conquistar o primeiro lugar da noite, embora sem a votação do júri..[3] Nessa mesma noite conseguiu ser a primeira portuguesa a chegar aos Trending Tópics do Twitter.[4] Na sétima gala foi também a vencedora da noite, ao interpretar Jennifer Hudson com o tema One Night Only. Na grande final, Luciana acaba por se sagrar a vencedora do programa A Tua Cara Não Me É Estranha, ao interpretar If I Were a Boy de Beyoncé. Regressa ao concurso A Tua Cara Não Me É Estranha numa nova edição com duetos. Luciana Abreu participa com o seu par Ricardo Soler que venceram as duas primeiras galas e ficam em 2º lugar na final.

Interpretou a personagem Rita Rollo na novela da TVI, Louco Amor.

De regresso à SIC, fez parte do elenco fixo do programa Vale Tudo, apresentado por João Manzarra e, actualmente, interpreta a personagem Fatinha em Sol de Inverno, cujo genérico é também interpretado por Luciana, com o tema Sol de Inverno, original de Simone de Oliveira.

Em 2014, recebeu o troféu de melhor humorista, na Gala TV7 Dias. Também neste ano tornou-se a primeira portuguesa a cantar o hino dos EUA, numa festa para a comunidade portuguesa residente na Califórnia.[5]

Televisão - Ficção Nacional

Ano Título Personagem Emissora
2006 - 2008 Floribella Ana Flor Valente Rebelo de Andrade SIC
2009 - 2010 Perfeito Coração Carla Cunha SIC
2012 - 2013 Louco Amor Rita Rollo TVI
2013 - 2014 Sol de Inverno Fátima Cardoso SIC
2015-2016 Coração d'Ouro Sandra Moita SIC
Alisa - A Heroína do Futuro Angelina RTP, Canal Biggs
2017-2018 Espelho d'Água ? SIC

Televisão - Programas

Ano Título Emissora
1999 Big Show SIC SIC
1999 Cantigas da Rua (Talent Show) SIC
2004 Ídolos (Talent Show) SIC
2005 Festival Eurovisão da Canção (Talent Show) RTP1
2006 Floribella (Personagem: Flor) SIC
2007 Dança Comigo (Talent Show) RTP1
2008 Protagonistas (Biográfico) Biography Channel
2008 Lucy (Apresentadora) SIC
2008 O Melhor do Mundo (Apresentadora) SIC
2011 Último a Sair (Comédia) RTP1
2012 A Tua Cara Não Me É Estranha (Talent Show) TVI
2013 - 2014 Vale Tudo (Talent/Comedy Show) SIC
2014 - 2015 Grande Tarde (Talk Show) SIC
2017 Agarra a Música (Talent/Comedy Show) SIC

Teatro

  • Musical - Aladino - O Musical no Gelo (2012/2013)
  • Musical - Missão Sorriso (2007)
  • Musical - RI-FIXE - O Musical Floribella (2006)
  • Musical - Cabaret Carioca (2003)
  • Peça de Teatro - O Casamento (2002)

Dobragens

  • Artur e os Minimeus - personagem Selénia (voz original de Madonna)
  • Norm - O Herói do Ártico - personagem Vera Birightly (voz original de Heather Graham)
  • Ratchet & Clank - personagem Cora Veralux (voz original de Bella Thorne)

Discografia

Capa do álbum Informações sobre o álbum
Floribella
  • Data de lançamento: 12 de Junho de 2006
  • Melhor Posição: 1º (Portugal),
  • Certificação portuguesa: 12x Platina (240.000 unidades)
  • Singles: Floribella, Quando eu te vejo, Pobres dos Ricos
Floribella: O Melhor Natal
  • Data de lançamento: 27 de Novembro de 2006
  • Melhor Posição: 1º (Portugal),
  • Certificação portuguesa: 3x Platina (60.000 unidades)
  • Singles: Chegou o Natal, No Meu Mundo, Assim Será (versão Natal)
Floribella II
  • Data de lançamento: 31 de Maio de 2007
  • Melhor Posição: 1º (Portugal)
  • Certificação: 7x Platina (140.000 unidades)
  • Singles: Corações ao Vento, Ding Dong, Desde que te vi
O Melhor Do Mundo
  • Data de lançamento: 1 de Junho de 2008
  • Melhor Posição: 1º (Portugal)
  • Certeficação: 2x Platina(40.000 unidades)
  • Singles: O Sol Tem Luz Que Chegue Para Todos
  • Cantores: Luciana Abreu, Marco Medeiros, Catarina Pereira, Filipa Azevedo, Anjos…
Lucy
  • Data de lançamento: 2 de Outubro de 2008
  • Melhor Posição: 1º (Portugal)
  • Certificação: 6x Platina(120.000 unidades)
  • Singles: Lucy, Jamais, Em Frente ao Espelho

Vida pessoal

Luciana Abreu é filha de Luís Carlos Sodré Costa Real e de Ludovina Maria Abreu Leite Sarmento (Porto, Massarelos, 11 de Novembro de 1962), e tem duas meias-irmãs: Liliana Abreu Sodré Costa Real (1982) e Ana Luísa a mais nova ( 1991 ).

Em 2016, Luciana encontra-se envolvida num processo judicial com o progenitor, tendo Luís Carlos Sodré Costa Real processando a filha por difamação. Em causa estão declarações feitas por Luciana em 2005, sobre as declaraçõesque fez sobre o carácter do pai , episódios esses que aconteceram durante a sua (infância) adolescência. Também em 2016 revelou que não vê o pai "há 10 anos" e que Luís Carlos Sodré Costa Real nunca a tentou reencontrar.[6] O pai de Luciana afirmou em dezembro de 2016 que foi mal recebido quando tentou visitar a filha por duas vezes, mas está disposto a um reencontro.[7]

No dia 13 de Janeiro de 2011 deu à luz a sua primeira filha, Lyonce Viiktórya, fruto do seu relacionamento com o jogador de futebol Yannick Djaló, com quem casou a 13 de Maio de 2010. O casal anunciou, mais tarde que esperava a sua segunda filha em conjunto, Lyannii Viiktórya, nascida a 20 de Março de 2012. Em Junho de 2012 o casal separou-se, segundo confirmação de ambos, mas alguns meses depois o casal reatou até que se divorciou no último dia de 2013 (31 de dezembro). [8][9].[10]

Em novembro de 2016, Luciana Abreu convidou a mãe e a meia-irmã Ana Luísa a deixar a sua casa, por motivos de desentendimento entre as duas, declarando que sempre foram as suas más influências ,e não o seu pai conforme foi engada durante anos ,explicando que perdeu a confiança na mãe. Luciana paga à sua mãe, uma renda de um apartamento, uma mensalidade e um automóvel.

Referências

  1. «Luciana Abreu Sodré Costa Real Djalo gestor de LVAM, UNIPESSOAL, LDA». Einforma Portugal. Consultado em 21 de Abril de 2015 
  2. «Luciana Abreu apresenta Lyannii Viiktória». Diário de Notícias (Portugal). Consultado em 30 de abril de 2012 
  3. «Luciana Abreu vence segunda gala de "A Tua Cara Não Me é Estranha" (veja aqui as imitações da próxima semana)». Propagandista Social. Consultado em 15 de abril de 2012 
  4. «Luciana Abreu em destaque no Twitter mundial». Propagandista Social. Consultado em 13 de abril de 2012 
  5. «Lucy é a "primeira portuguesa a cantar o hino dos EUA"». Diário de Notícias. 09 de agosto 2014. Consultado em 11 de agosto 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. «Luciana Abreu: "Não acredito no amor para sempre"» 
  7. «Pai ataca Luciana: "nunca me procurou"» 
  8. «Yannick Djaló confirma separação de Luciana Abreu». Revista Lux. 13 de junho de 2012. Consultado em 13 de junho de 2012 
  9. «Luciana quebra o silêncio». Revista Lux. 15 de junho de 2012. Consultado em 15 de junho de 2012 
  10. «Luciana Abreu e Yannick Djaló estão divorciados» 

Ligações externas

  • Citação vazia (ajuda) 

| |}