Saltar para o conteúdo

Clube Atlético Taboão da Serra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 201.68.25.77 por adicionar propaganda ou spam (usando Huggle) (3.1.22)
Linha 3: Linha 3:
|img=Cats.png
|img=Cats.png
|nomeabrev= Taboão da Serra
|nomeabrev= Taboão da Serra
|alcunhas= Cão Pastor, Tricolor da Serra, Cats
|alcunhas= Cão Pastor, Tricolor da Serra, CATS e Tricolor Serrano
|mascote= Gaúcho ([[pastor-alemão]])
|mascote= Gaúcho ([[pastor-alemão]])
|fundadoem= {{dtlink|12|12|1985|idade}}
|fundadoem= {{dtlink|12|12|1985|idade}}

Revisão das 03h06min de 5 de outubro de 2017

Taboão da Serra
Nome Clube Atlético Taboão da Serra
Alcunhas Cão Pastor, Tricolor da Serra, CATS e Tricolor Serrano
Mascote Gaúcho (pastor-alemão)
Fundação 12 de dezembro de 1985 (38 anos)
Estádio José Ferez
Capacidade 7.600
Presidente Brasil Anderson Nóbrega
Treinador(a) Axel Arruda
Material (d)esportivo Brasil Batbola
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A3
Predefinição:SPccup
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Clube Atlético Taboão da Serra é um clube desportivo da cidade de Taboão da Serra, interior do estado de São Paulo. Fundado em 12 de dezembro de 1985, suas cores são o vermelho e o branco. Atualmente disputa a Série A3 do Campeonato Paulista e a Copa Paulista.

Mas antes mesmo da emancipação da cidade, na data de 19 de fevereiro de 1959, ou da criação do Clube Atlético Taboão da Serra, o futebol varzeano e o futebol de salão são as modalidades que sempre estiveram entre as preferidas dos esportistas. O número elevado de equipes espalhadas pelos bairros e vilas é surpreendente dado que a extensão territorial soma somente 22 km².

O estímulo para criação de uma equipe representativa se deu com a conquista do troféu vice-campeão de futsal, nos Jogos Regionais de 1984, em Cubatão.

A sigla CATS tornou-se popular e as cores adotadas, preto, branco e vermelho, representam as mesmas da bandeira municipal.

História

O Clube Atlético Taboão da Serra foi fundado em 12 de dezembro de 1985 por Odair Franco Menegueti (primeiro presidente do clube) e pelo professor de educação física Domenico Celestino Feligno, ou simplesmente professor Celé, com o objetivo de incentivar e valorizar a prática do desporto no município taboanense. Entrou em campo pela primeira vez profissionalmente 18 anos depois, em 2004, quando disputou (e venceu) a Série B2 do Campeonato Paulista. Com o título, o clube ganhou o direito de jogar a Série A3 do ano seguinte, mas acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão.

Desde seus primeiros jogos oficiais até hoje, o clube jamais alterou suas cores ou seu uniforme, definidos por estatuto na década de 1980. A história da escolha do CATS é incerta e curiosa. A versão mais provável conta que o vermelho, o branco e o preto seriam uma homenagem às cores da bandeira do município. No entanto, segundo outra versão, os quatro prefeitos que precederam a fundação do clube não teriam feito nenhuma objeção à escolha das cores por serem todos torcedores do São Paulo.

Conforme relatos do ex-jogador de basquete, Rodolpho, que foi um dos primeiros atletas desta modalidade, jogando de 1982 até o fim de 1986 (quando deixou a equipe), o uniforme completo eram nas cores verde e branco.

As cores do Taboão da Serra são as mesmas desde a fundação. Como mandante, o clube entra em campo com camisas e calções brancos e meiões vermelhos. Na casa do adversário, as camisas são vermelhas, os calções vermelhos ou pretos e os meiões brancos. As mudanças ficam por conta de detalhes aplicados aos uniformes, que mudam ano após ano.[1]

Uma curiosidade sobre o torneio disputado em 1985, em Fray Bentos - Uruguai, foi a cobertura da presença da equipe taboanense em rede nacional deste país. Um dos motivos foi devido à equipe distrair-se tocando samba, já que levara vários instrumentos.

Isto gerou fatos interessantes:

1- o prefeito de Fray Bentos solicitou que a equipe taboanense desfilasse pela cidade, tocando samba e atraindo a população para participarem de um evento da liga nacional de basquete do Uruguai.

2- no retorno ao Brasil, várias vezes o ônibus da delegação foi parada pela polícia rodoviária Uruguai porque os policiais queriam conhecer os atletas.

3- para a população local, quem estava presente era a seleção brasileira, que causou um furor na cidade. Nunca os atletas taboanenses deram tantos autógrafos.

Em 2010, em mais uma atuação na Segundona, o Taboão da Serra fez uma excelente campanha, e se sagrou campeão em cima do Velo Clube. Atualmente está disputando a Série A3 do Campeonato Paulista.

Grandes conquistas

O Clube Atlético Taboão da Serra vem marcando presença nas modalidades de futebol de campo, futsal, judô, karatê, vôlei e basquetebol.

  • Em 1985, a corredora Maria Auxiliadora conquistou a Medalha de Ouro de Atletismo nos Jogos Regionais de Santos.
  • Em 1985, o Basquete Masculino foi à cidade de Fray Bento, no Uruguai, e ficou em 3º lugar no 1º Torneio Internacional.
  • Em 1986, nos Jogos Regionais de Mogi das Cruzes, a Bocha e Malha, ficaram com as Medalhas de Ouro da competição.
  • Em 1987, o Basquete ficou com o Vice-Campeonato da 2ª Divisão Paulista.
  • Em 1991, o Basquete Feminino sagrou-se Campeão do Campeonato da 1ª Divisão Paulista, sob o comando do Prof. Ms. Sérgio Duarte Maronezze.
  • Em 1993, o Futsal conquistou o Título de Campeão Metropolitano. Ainda, no mesmo ano, ficou com o Vice-Campeonato Estadual.
  • Em 2000, o Futsal fatura o troféu de Bicampeão Metropolitano, categoria principal.
  • Em 2000, o futsal consagra-se Campeão Estadual.
  • Em 2001, o CATS fatura o Tricampeonato Metropolitano de Futsal.
  • Em 2002, o Futsal Sub-21 foi Medalha de Ouro nos Jogos Regionais de Caieiras, sob o comando dos professores, Mauricio dos Santos e seu auxiliar Ademir Vaz de Oliveira, mais conhecido como Bill.
  • Em 2002, o Futsal é Campeão Estadual Juvenil.
  • Em 2004, o Futebol de Campo do CATS chegou ao seu momento supremo ao conquistar o título de Campeão Paulista da Série B.

No mesmo ano as meninas do Futsal Feminino sub-21 do CATS conquistaram na cidade de Cotia(SP) a medalha de prata nos 48º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva, sob o comando do Professor Fernando Alves Firmino.

  • Em 2005, o judoca Thiago Akio Aoki, de 24 anos, venceu o Campeonato Brasileiro Sênior de Judô. E ainda conquistou a medalha de ouro em Luta Olímpica, nos Jogos Abertos do Interior, na cidade de Botucatu.
  • Em 2005, o sensei Nelson Onmura, judoca do CATS, torna-se Tetra Campeão Brasileiro de Judô, na categoria Masters.
  • Em 2005, o Vôlei Feminino sagra-se Tricampeão Metropolitano Invicto, do campeonato organizado pela Associação Paulistana de Voleibol. As belas e feras do CATS também venceram a competição Paulista APV, ficando ainda em 5º lugar no Campeonato Paulista da 1ª Divisão.
  • Em 2005, dezembro, a atleta Maria Auxiliadora Venâncio, recordista sul americana dos 100 km de pistas e ruas se superou ao vencer a ultramaratona de São Caetano, em pista. Correndo 24 horas sem parar, a pequena notável taboanense atingiu a marca de 213 quilômetros, quebrando o recorde brasileiro e sul americano.
  • Em 2007, a equipe juvenil do CATS venceu a seleção da Coreia do Sul pela Copa APF, no estádio municipal José Ferrez.

Atualidade no futebol

Em setembro de 2008 o brasão do time foi todo reestilizado pelo designer Sérgio Cardoso.

Em janeiro de 2009 foi lançado o site oficial, o Portal CATS no endereço www.cataboao.com.br produzido pela empresa de mídia digital Folder Mais tendo como jornalista responsável Eduardo Toledo e atualizações por Sérgio Cardoso, mas este serviço atualmente está desativado.

Atualmente tendo por presidente Anderson Nóbrega, o Tricolor da Serra, segue o caminho da evolução ao sediar pela décima segunda vez (2005 a 2011 e de 2013 a 2017) a Copa São Paulo de Juniores. E, buscando alçar voos mais altos, todo um planejamento está sendo desenvolvido para que o Clube Atlético Taboão da Serra tenha seu nome inscrito no cenário esportivo nacional.

Elenco atual

Atualizado em 1 de outubro de 2017.


Goleiros
Jogador
Brasil Deola
Brasil Felipe Gustavo
Brasil Thiago Fernandes
Brasil Victor Mathias
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Álvaro Z
Brasil Chabá Z
Brasil Jameson Z
Brasil João Victor Z
Brasil Vinícius Z
Brasil Beiço LD
Brasil Gabriel Silva LD
Brasil Weslen LD
Brasil Danilo LE
Brasil Wesley LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Igor Celestino V
Brasil Igor Cruz V
Brasil Leonardo V
Brasil Marcelo V
Brasil Matheus Balan V
Brasil Tiago Silva V
Brasil Welker V
Brasil William da Costa V
Brasil Diego Lima M
Brasil Diego Souza M
Brasil Dudu Moura M
Brasil Edu Amparo M
Brasil Maurinho M
Brasil Renan M
Brasil Thiago Carioca M
Brasil Tulinho M
Atacantes
Jogador
Brasil Alex Moura
UruguaiBrasil Beto Acosta
Brasil Carlinhos Bala
Brasil Daniel
Brasil Weldon
Brasil William Pires
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Axel Rodrigues T
Brasil Wellington Damião AS

Transferências 2015 - Segunda Divisão

Primeira Fase

Segunda Fase

Títulos

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão 1 2010
São Paulo Campeonato Paulista de Futebol - Série B2 1 2004