Clube Atlético Taboão da Serra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Taboão da Serra
Cats.png
Nome Clube Atlético Taboão da Serra
Alcunhas Cão Pastor, Tricolor da Serra, CATS e Tricolor Serrano
Mascote Gaúcho (pastor-alemão)
Fundação 12 de dezembro de 1985 (33 anos)
Estádio Estádio Municipal Vereador José Ferez
Capacidade 7.600
Presidente Anderson Nóbrega
Treinador Diego Souza
Patrocinador Padaria Neville; Padaria Auto Estrada; Assaí Atacadista; Rick Turismo; ACF Manager; Hotel Rancho Silvestre
Material (d)esportivo NL Confecção Sport
Competição São Paulo Campeonato Paulista - Série A3
Website [[1]] [[2]]
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

Clube Atlético Taboão da Serra é um clube desportivo da cidade de Taboão da Serra, da metrópole do estado de São Paulo. Fundado em 12 de dezembro de 1985, suas cores são o vermelho e o branco.

Mas antes mesmo da emancipação da cidade, na data de 19 de fevereiro de 1959, ou da criação do Clube Atlético Taboão da Serra, o futebol varzeano e o futebol de salão são as modalidades que sempre estiveram entre as preferidas dos esportistas. O número elevado de equipes espalhadas pelos bairros e vilas é surpreendente dado que a extensão territorial soma somente 22 km².

O estímulo para criação de uma equipe representativa se deu com a conquista do troféu vice-campeão de futsal, nos Jogos Regionais de 1984, em Cubatão.

A sigla CATS tornou-se popular e as cores adotadas, preto, branco e vermelho, representam as mesmas da bandeira municipal.

História[editar | editar código-fonte]

O Clube Atlético Taboão da Serra foi fundado em 12 de dezembro de 1985 por Odair Franco Menegueti (primeiro presidente do clube) e pelo professor de educação física Domênico Celestino Felingno, ou simplesmente professor Celé, com o objetivo de incentivar e valorizar a prática do desporto no município Taboanense. Entrou em campo pela primeira vez profissionalmente 17 anos depois, em 27/04/2003, pela 1ª rodada da Série B-3 do Campeonato Paulista, enfrentando a equipe do Força E. C. da cidade de Caieiras-SP, tendo sido derrotado por 4 gols a zero. Já em 2004, disputou, (e venceu), a Série B2 do Campeonato Paulista. Com este título, o clube ganhou o direito de jogar a Série A-3 do Campeonato Paulista no ano seguinte, mas acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão no final da temporada.

Desde seus primeiros jogos oficiais até hoje, o clube jamais alterou suas cores, definidas por estatuto na década de 1980. A história da escolha dessas cores é incerta e curiosa. A versão mais provável conta que o vermelho, o branco e o preto, seriam uma homenagem às cores da bandeira do município. No entanto, segundo outra versão, os quatro prefeitos que precederam a fundação do clube não teriam feito nenhuma objeção à escolha das cores por serem todos torcedores do São Paulo F. C.

Conforme relato do ex-jogador de basquete, Rodolpho, que foi um dos primeiros atletas desta modalidade, jogando de 1982 até o fim de 1986 (quando deixou a equipe), o uniforme completo eram nas cores verde e branco.

As cores do Taboão da Serra são as mesmas desde a fundação. Como mandante, o clube entra em campo com camisas e calções brancos e meiões vermelhos. Na casa do adversário, as camisas são vermelhas, os calções vermelhos ou pretos e os meiões brancos. As mudanças ficam por conta de detalhes aplicados aos uniformes, que mudam ano após ano.[1]

Uma curiosidade sobre o torneio disputado em 1985, em Fray Bentos - Uruguai, foi a cobertura da presença da equipe Taboanense em rede nacional deste país. Um dos motivos foi devido à equipe distrair-se tocando samba, já que levara vários instrumentos.

Isto gerou fatos interessantes:

1- o prefeito de Fray Bentos solicitou que a equipe Taboanense desfilasse pela cidade, tocando samba e atraindo a população para participarem de um evento da liga nacional de basquete do Uruguai.

2- no retorno ao Brasil, várias vezes o ônibus da delegação foi parada pela polícia rodoviária Uruguaia porque os policiais queriam conhecer os atletas.

3- para a população local, quem estava presente era a seleção brasileira, que causou um furor na cidade. Nunca os atletas Taboanenses deram tantos autógrafos.

Em 2010, em mais uma atuação na Segundona, o Taboão da Serra fez uma excelente campanha, e sagrou se campeão em cima do Velo Clube, batendo o adversário por 4 gols a zero, no dia 07 de Novembro, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Atualmente está disputando a Série A3 do Campeonato Paulista.

Grandes conquistas[editar | editar código-fonte]

O Clube Atlético Taboão da Serra vem marcando presença nas modalidades de futebol de campo, futsal, judô, karatê, vôlei e basquetebol.

  • Em 1985, a corredora Maria Auxiliadora conquistou a Medalha de Ouro de Atletismo nos Jogos Regionais de Santos.
  • Em 1985, o Basquete Masculino foi à cidade de Fray Bento, no Uruguai, e ficou em 3º lugar no 1º Torneio Internacional.
  • Em 1986, nos Jogos Regionais de Mogi das Cruzes, a Bocha e Malha, ficaram com as Medalhas de Ouro da competição.
  • Em 1987, o Basquete ficou com o Vice-Campeonato da 2ª Divisão Paulista.
  • Em 1991, o Basquete Feminino sagrou-se Campeão do Campeonato da 1ª Divisão Paulista, sob o comando do Prof. Ms. Sérgio Duarte Maronezze.
  • Em 1993, o Futsal conquistou o Título de Campeão Metropolitano. Ainda, no mesmo ano, ficou com o Vice-Campeonato Estadual.
  • Em 2000, o Futsal fatura o troféu de Bicampeão Metropolitano, categoria principal.
  • Em 2000, o futsal sagra-se Campeão Estadual.
  • Em 2001, o CATS fatura o Tricampeonato Metropolitano de Futsal.
  • Em 2002, o Futsal Sub-21 foi Medalha de Ouro nos Jogos Regionais de Caieiras, sob o comando dos professores, Mauricio dos Santos e seu auxiliar Ademir Vaz de Oliveira, mais conhecido como Bill.
  • Em 2002, o Futsal é Campeão Estadual Juvenil.
  • Em 2003, a equipe de futebol se profissionaliza e disputa a Série B-3 do Campeonato Paulista da Federação paulista de Futebol - F.P.F. e encerra sua participação ma 12ª colocação com 5 pontos ganhos (1 vitória 2 empates e 7 derrotas).
  • Em 2004, o futebol do CATS, chegou ao seu momento supremo, ao conquistar o título da Série B-2 do Campeonato Paulista, (atual Campeonato Paulista Sub - 23 - Segunda Divisão) e consequentemente o acesso à Série A-3 de 2005.

No mesmo ano as meninas do Futsal Feminino sub-21 do CATS conquistaram na cidade de Cotia-SP a medalha de prata

dos 48º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva, sob o comando do Professor Fernando Alves Firmino.

  • Em 2005, o judoca Thiago Akio Aoki, de 24 anos, venceu o Campeonato Brasileiro Sênior de Judô. E ainda conquistou a medalha de ouro em Luta Olímpica, nos Jogos Abertos do Interior, na cidade de Botucatu.
  • Em 2005, o sensei Nelson Onmura, judoca do CATS, torna-se Tetra Campeão Brasileiro de Judô, na categoria Masters.
  • Em 2005, o Vôlei Feminino sagra-se Tricampeão Metropolitano Invicto, do campeonato organizado pela Associação Paulistana de Voleibol. As belas e feras do CATS também venceram a competição Paulista APV, ficando ainda em 5º lugar no Campeonato Paulista da 1ª Divisão.
  • Em 2005, dezembro, a atleta Maria Auxiliadora Venâncio, recordista sul americana dos 100 km de pistas e ruas se superou ao vencer a ultra maratona de São Caetano, em pista. Correndo 24 horas sem parar, a pequena notável Taboanense atingiu a marca de 213 quilômetros, quebrando o recorde brasileiro e sul americano.
  • Em 2007, a equipe juvenil do CATS venceu a seleção da Coreia do Sul pela Copa APF, no estádio municipal José Ferrez.
  • Em 2010, a equipe de futebol conquistou o seu 2º título, ao vencer o Campeonato Paulista da Série B (Quarta Divisão), e o acesso para s Série A-3 em 2011.
  • Em 2010, O CATS conquistou o título de campeão da II Copa São Roque de Futebol Sub-20, uma competição que serve de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Jr.
  • Em 2013 - O  CATS conquistou seu 2º título de campeão na V Copa São Roque de Futebol Sub-20.
  • Em 2013 - O  CATS conquistou o título de campeão da I Copa Know How Brasil de Futebol Sub-20, uma competição que serviu de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Jr. de 2014.
  • Em 2014 o clube atingiu sua melhor posição na Copa São Paulo de Futebol Júnior terminando a competição em 5º lugar, tendo também o centro avante Gustavo, (Gusta-gol, hoje no S. C. Corinthians Pta.), como o artilheiro da competição com 9 gols.
  • Em 2014 - O  CATS conquistou seu 3º título de campeão, (o bi-campeonato 2013/2014), na VI Copa São Roque de Futebol Sub-20.
  • Em 2015 - O CATS venceu o Campeonato Paulista de Futebol Sub-20 da 2ª Divisão.
  • Em 2016 - O CATS conquistou seu 4º título de campeão, na VI Copa São Roque de Futebol Sub-20; terminou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, em 3º lugar na classificação geral, mas o regulamento da competição previa apenas duas vagas de acesso ao Campeonato Paulista Série A-3 do ano seguinte; porém, o C. A. Sorocaba que foi rebaixado do Campeonato Paulista Série A-2, apresentou seu pedido de licenciamento, junto à Federação Paulista de Futebol, abrindo assim, mais uma vaga no certame, que foi ocupada pelo C. A. Taboão da Serra.
  • Em 2017 - O  CATS conquistou seu 5º título de campeão, (o 2º bi-campeonato 2016/2017), na VI Copa São Roque de Futebol Sub-20.
  • 2018 - O time de Base Sub - 13 do CATS conquistou o título da 5ª Copa Kagiva de Futebol Educacional; Os times de Base Sub - 12; Sub - 13; Sub - 14 e Sub - 15 sagraram-se campeões da 1ª Copa Internacional de Futebol de Cosmópolis.

Atualidade no futebol[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2008 o brasão do time foi todo reestilizado pelo designer Sérgio Cardoso.

Em janeiro de 2009 foi lançado o site oficial, o Portal CATS no endereço www.cataboao.com.br produzido pela empresa de mídia digital Folder Mais tendo como jornalista responsável Eduardo Toledo e atualizações por Sérgio Cardoso, mas este serviço atualmente está desativado. hoje o dia-a-dia do clube é divulgado na página oficial https://www.facebook.com/catstaboao/ e no Blog Valente Cão Pastor http://blogvalentecaopastor.blogspot.com.

Atualmente tendo por presidente Anderson Nóbrega, o Tricolor da Serra, segue o caminho da evolução ao sediar pela décima terceira vez (2005 a 2011 e de 2013 a 2018) a Copa São Paulo de Juniores. E, buscando alçar voos mais altos, todo um planejamento está sendo desenvolvido para que o Clube Atlético Taboão da Serra tenha seu nome inscrito no cenário esportivo nacional.

Grandes Contratações[editar | editar código-fonte]

O clube costuma fazer contratações de impacto e diversos craques que vestiram a camisa da seleção brasileira e com belas passagens por grades clubes do Brasil, também vestiram a camisa do CATS, como por exemplo:

Sérgio (2013)

Fabrício Carvalho (2015)

Viola [2](2015-2016)

Edilson Capetinha [3](2016)

Tuta [3](2016)

Adriano Gabiru [4](2017)

Deola (2017)

Weldon (2017)

Carlinhos Bala (2017)

Álvaro (2017)

Lúcio [5](2018)

Somália (2018)

André Luis (2017-2018)

Acosta [6](2017-2019)

Diego Souza (2017-2019)

Tulio Maravilha [7](2017 e 2019)

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão 1 2010
São Paulo Campeonato Paulista - Série B2 1 2004

Outras conquistas:

Paulista Championship Trophy.png Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2010)

Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2013)

Copa Know How Brasil de Futebol Sub - 20 (2013)

Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2014)

Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2016)

Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2017)

Campeonato Paulista Sub-20 Segunda Divisão (2015)


Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Aumento Promovido à divisão superior
Baixa Rebaixado à divisão inferior
Inativo Licenciamento no ano seguinte
Participações em 2019
Competição Temporadas Melhor campanha Anos A Aumento R Baixa
São Paulo Série A3 6 6º colocado (2017) 2005 Baixa, 2011, 2012 Baixa e 2017-2019 Baixa 3
Segunda Divisão 9 Campeão (2010) 2006-2010 Aumento e 2013-2016 Aumento 2
Série B2 (extinta) 1 Campeão (2004) 2004 Aumento 1
Série B3 (extinta) 1 12º colocado (2003) 2003
Copa Paulista 3 2ª fase (2017) 2011, 2017 e 2018

Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Temporadas do Taboão da Serra
Últimas dez temporadas do Clube Atlético Taboão da Serra
Brasil Nacionais Flag of the United Nations.svg Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2010 D Não classificado SD
2011 D Não classificado A3 13º 1F
2012 D Não classificado A3 20º
2013 D Não classificado SD 23º
2014 D Não classificado SD
2015 D Não classificado SD 11º
2016 D Não classificado SD
2017 D Não classificado A3 2F
2018 D Não classificado A3 10º 1F
2019 D Não classificado A3 15º
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Campeão do Campeonato do Interior

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Elenco atual do Clube Atlético Taboão da Serra

Transferências 2015 - Segunda Divisão[editar | editar código-fonte]

Primeira Fase[editar | editar código-fonte]

Segunda Fase[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «História do Taboão da Serra». Consultado em 30 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 1 de novembro de 2013 
  2. «Viola Apresentado no CATS». Futebol do Interior. 26 de fevereiro de 2015. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  3. a b «Edilson e Tuta apresentados no CATS». 25 de fevereiro de 2016. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  4. «Gabiru apresentado no CATS». 27 de dezembro de 2016. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  5. «CATS apresenta Lateral Lúcio» 
  6. «Acosta é apresentado no CATS». 7 de junho de 2017. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  7. «Tulio Maravlha apresentado no CATS». 9 de novembro de 2016. Consultado em 14 de agosto de 2018