Sofia Edviges da Dinamarca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 18: Linha 18:


== Biografia ==
== Biografia ==
Sofia esteve noiva três vezes, primeiro com o eleitor [[João Jorge da Saxónia]] em [[1691]], depois com o sacro-imperador [[José II, Sacro Imperador Romano-Germânico|José II]] em [[1694]] e finalmente com o seu primo direito, o rei [[Carlos XII da Suécia]] em [[1697]], mas nenhum dos casamentos chegou a acontecer. O primeiro noivo rompeu o noivado, o segundo exigiu que ela se convertesse ao catolicismo e o terceiro não se queria casar. Sofia manteve-se oficialmente solteira, embora houvesse rumores de que se tinha casado secretamente com Carl Adolph von Plessen, seu criado. Entre as suas damas-de-companhia estava [[Isabel Helena de Vieregg]]. Tinha uma boa relação com o seu irmão, o rei [[Frederico IV da Dinamarca|Frederico IV]], até [[1721]] quando deixou a corte na companhia do seu irmão Carlos como protesto pelo casamento do rei com [[Ana Sofia Reventlow]].
Sofia esteve noiva três vezes, primeiro com o eleitor [[João Jorge da Saxónia]] em [[1691]], depois com o sacro-imperador [[José I, Sacro Imperador Romano-Germânico|José I]] em [[1694]] e finalmente com o seu primo direito, o rei [[Carlos XII da Suécia]] em [[1697]], mas nenhum dos casamentos chegou a acontecer. O primeiro noivo rompeu o noivado, o segundo exigiu que ela se convertesse ao catolicismo e o terceiro não se queria casar. Sofia manteve-se oficialmente solteira, embora houvesse rumores de que se tinha casado secretamente com Carl Adolph von Plessen, seu criado. Entre as suas damas-de-companhia estava [[Isabel Helena de Vieregg]]. Tinha uma boa relação com o seu irmão, o rei [[Frederico IV da Dinamarca|Frederico IV]], até [[1721]] quando deixou a corte na companhia do seu irmão Carlos como protesto pelo casamento do rei com [[Ana Sofia Reventlow]].


[[Ficheiro:Sophie Hedevig (monogram).jpg|thumb|left|100px|[[Monograma]] da princesa Sofia Edviges.]]
[[Ficheiro:Sophie Hedevig (monogram).jpg|thumb|left|100px|[[Monograma]] da princesa Sofia Edviges.]]

Revisão das 00h27min de 28 de fevereiro de 2019

Sofia Edviges
Princesa da Dinamarca e Noruega

Retrato por Benoît Le Coffre.
Nascimento 28 de agosto de 1677
  Copenhaga, Dinamarca
Morte 13 de março de 1735 (57 anos)
  Palácio de Charlottenborg, Copenhaga, Dinamarca
Casa Oldemburgo
Pai Cristiano V da Dinamarca
Mãe Carlota Amália de Hesse-Cassel

Sofia Edviges da Dinamarca (em dinamarquês: Sophie Hedevig; Copenhaga, 28 de agosto de 1677 — Palácio de Charlottenborg, 13 de março de 1735) foi uma princesa dinamarquesa, filha do rei Cristiano V da Dinamarca e de Carlota Amália de Hesse-Cassel.

Família

Entre os seus irmãos estava o rei Frederico IV da Dinamarca. Os seus avós paternos eram o rei Frederico III da Dinamarca e a duquesa Sofia Amália de Brunsvique-Luneburgo. Os seus avós maternos eram Guilherme VI, Conde de Hesse-Cassel e a marquesa Edviges Sofia de Brandemburgo.[1]

Biografia

Sofia esteve noiva três vezes, primeiro com o eleitor João Jorge da Saxónia em 1691, depois com o sacro-imperador José I em 1694 e finalmente com o seu primo direito, o rei Carlos XII da Suécia em 1697, mas nenhum dos casamentos chegou a acontecer. O primeiro noivo rompeu o noivado, o segundo exigiu que ela se convertesse ao catolicismo e o terceiro não se queria casar. Sofia manteve-se oficialmente solteira, embora houvesse rumores de que se tinha casado secretamente com Carl Adolph von Plessen, seu criado. Entre as suas damas-de-companhia estava Isabel Helena de Vieregg. Tinha uma boa relação com o seu irmão, o rei Frederico IV, até 1721 quando deixou a corte na companhia do seu irmão Carlos como protesto pelo casamento do rei com Ana Sofia Reventlow.

Monograma da princesa Sofia Edviges.

Sofia dedicou-se à filantropia e questões sociais e geriu as suas propriedades onde abriu escolas religiosas e o convento protestante de Vemmetofte para mulheres solteiras. Era também uma talentosa pintora de retratos e interessava-se por música e bordados. Muitos dos seus trabalhos sobreviveram até aos dias de hoje e encontram-se preservados na colecção real dinamarquesa no Castelo de Rosenborg. Morreu aos cinquenta e sete anos de idade.

Referências

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sofia Edviges da Dinamarca