Teodora da Grécia e Dinamarca (1983)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teodora
Princesa da Grécia e da Dinamarca
Reinado 9 de junho de 1983 - presente
Nascimento 9 de junho de 1983 (39 anos)
  Hospital de St. Mary, Paddington, Londres, Inglaterra
Casa Eslésvico-Holsácia-
Sonderburgo-Glucksburgo
Pai Constantino II da Grécia
Mãe Ana Maria, Rainha da Grécia
Religião Igreja Ortodoxa Grega

Teodora da Grécia e Dinamarca (em grego: Θεοντόρα Γκρις; Londres, 9 de junho de 1983) é a segunda filha mais nova do ex-rei Constantino II da Grécia e da rainha consorte Ana-Marie, Princesa da Dinamarca. Ela nasceu 10 anos após a monarquia grega ter sido abolida na Grécia.

Ela é uma sobrinha de sangue da rainha reinante Margarida II da Dinamarca e a princesa Benedita da Dinamarca (via mãe) e a rainha consorte Sofia da Grécia, Consorte da Espanha e a princesa Irene da Grécia e Dinamarca (via pai).

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Teodora nasceu no Hospital de St. Mary, localizado na região de Paddington na cidade de Londres na Inglaterra; ela é um membro de nascimento da família real grega e também tem ligação direta com a família real dinamarquesa.

Família[editar | editar código-fonte]

Os seus avós paternos eram o rei Paulo da Grécia e a princesa Frederica de Hanôver. Os seus avós maternos eram o rei Frederico IX da Dinamarca e a princesa Ingrid da Suécia.

Ela tem o mesmo nome que sua parente distante a princesa Teodora da Grécia e Dinamarca, Marquesa de Baden.

Primos famosos[editar | editar código-fonte]

Com uma ligação de sangue direto com a família real grega e a família real dinamarquesa, a Teodora tem primos em primeiro grau famosos na Grécia e também na Dinamarca.

Por parte de pai, ela é uma prima em primeiro grau do atual rei Filipe VI de Espanha, a infanta Elena de Bourdon, Duquesa de Lugo e a infanta Cristina de Bourbon.

Enquanto que por parte de mãe, ela é uma prima em primeiro grau do atual príncipe Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca, o príncipe Joaquim da Dinamarca, o príncipe Gustavo, 7.º Príncipe de Sayn-Wittgenstein-Berleburg, a princesa Alexandra de Sayn-Wittgenstein-Berleburg e a princesa Natália de Sayn-Wittgenstein-Berleburg.

Batismo e padrinhos[editar | editar código-fonte]

Ela foi batizada na Igreja Ortodoxa Grega.Os seus padrinhos são: a rainha reinante Margarida II da Dinamarca (sua tia materna), a rainha reinante Isabel II do Reino Unido, o ex-rei Miguel I da Romênia, a rainha consorte Sofia da Grécia, Consorte da Espanha (sua tia paterna) e o príncipe Alexandre, Príncipe Herdeiro da Iugoslávia.

O seu batismo foi realizado na Catedral Ortodoxa Grega de Santa Sofia, localizada na cidade de Londres, em 10 de outubro de 1983.

Educação[editar | editar código-fonte]

Entre 1994 e 2001, Teodora frequentou a escola de internato de meninas Woldingham School, situada em Surrey na Inglaterra.

Logo após um ano sabático gasto no St Philip's College em Alice Springs na Austrália, Teodora foi para a Universidade Brown sob o nome de Teodora Greece, onde ela recebeu o seu título de bacharel em Artes em 28 de maio de 2006.

Ela atingiu o seu bacharelado em Ciências das Artes depois de ter participado na Northeastern University em Boston por dois anos e concluir o curso de quatro anos na Universidade de Brown. Ela está cursando pós-graduação na Central Saint Martins College of Art and Design.[1]

Carreira de atriz[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2010, a sua mãe Ana Maria confirmou que Teodora se mudou para cidade de Los Angeles para prosseguir uma carreira cinematográfica. Na verdade ela começou a aparecer em pequenos papéis com o nome de Teodora Greece. Ela fez a sua estreia em televisão como secretária na longa novela "The Bold and the Beautiful" em 5 de dezembro de 2011, como relatado pelo "New York Post".

Noivado e casamento[editar | editar código-fonte]

Em 16 de novembro de 2018, foi anunciado oficialmente que a princesa Teodora estava noiva do advogado Matthew Jeremiah Kumar (n. 1983), de Los Angeles. Ele é filho de Sam e Lonnie Kumar.[2]

O casamento estava previsto para ocorrer na ilha grega de Spetses (no conjunto das Ilhas Argo-Sarônicas) em maio de 2020, mas foi adiado devido aos efeitos da Pandemia de COVID-19, seguindo aos protocolos de segurança sanitária da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e eventos.[3][3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 09 de junho de 1983 - presente: Sua Alteza Real A Princesa Teodora da Grécia e Dinamarca

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Teodora da Grécia e Dinamarca (1983)
  1. «In Pictures: The 20 Hottest Young Royals». Forbes (em inglês). Consultado em 17 de fevereiro de 2021 
  2. «You are being redirected...». www.greekroyalfamily.gr. Consultado em 17 de fevereiro de 2021 
  3. a b «Princess Theodora takes fans inside would-have-been wedding day after coronavirus postponement». HELLO! (em inglês). 26 de maio de 2020. Consultado em 17 de fevereiro de 2021