Far Cry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Far Cry
Capa do jogo Far Cry para PC.
Produtora Crytek
Editora(s) Ubisoft
Motor CryENGINE
Plataforma(s) Microsoft Windows
Série Far Cry
Data(s) de lançamento 23 de março, 2004
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Single player, multiplayer
Classificação Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 15 anos i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
Média CD-ROM ou DVD

Far Cry é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa e ficção científica criado pela empresa Alemã Crytek Studios e públicado pela Francesa Ubisoft em 23 de Março de 2004. Far Cry vendeu mais de 730.000 unidades em apenas quatro meses de lançamento. A história do jogo se passa em um pequeno e misterioso arquipélago na Micronésia, onde Jack Carver, ex-soldado das forças especiais procura por uma escritora perdida no arquipélago.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Far Cry apresenta um enredo curto porém satisfatório para o gênero: o protagonista, Jack Carver, tem um passado obscuro e é ex fuzileiro naval dos Estados Unidos. Para arrecadar algum dinheiro, ele se propõe a escoltar uma jornalista, Valerie Constantine, a uma ilha tropical deserta. Os problemas começam quando um misterioso ataque ao seu barco é feito, deixando-o preso na ilha. Logo Carver descobre que as ameaças que pairam na ilha não são apenas humanas, muitos deles são criaturas monstruosas, criadas por um Doutor chamado Krieger, genéticamente modificadas, uma experiência que não deu certo. Cabe a ele, então, voltar para a sociedade trazendo consigo a Srta. Constantine sã e salva.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A floresta tropical oferece cobertura e dissimulação, de que o jogador e os inimigos podem tirar proveito. Inimigos reagem dinamicamente às táticas do jogador e ações. Se alguns pontos isolados de mercenários de um jogador, ele ocasionalmente corre por ajuda, sinalizando reforços através do uso de flareguns. Inimigos vão trabalhar juntos para passar a perna, flanquear e fornecer fogo de supressão, proporcionando-lhes uma vantagem tática sobre o jogador, que, por sua vez, é capaz de detectar e marcar os inimigos em seu minimap através do uso de binóculos especiais, que também concede ao jogador a capacidade de escutar as conversas inimigas de longe, apenas apontando o binóculo na direção dos inimigos.

O ambiente inclui terra, água, estruturas interiores e exteriores, todos durante vários momentos do dia. O jogador tem a capacidade de saltar, correr, agachar-se e deitar-se, e olhar em praticamente todas as direções. O som desempenha um papel importante na jogabilidade em geral. Por exemplo, a localização geral de inimigos muitas vezes pode ser identificado por ouvir seus passos. Ao longo do jogo, o jogador encontra uma variedade de armas de que para escolher, incluindo armas automáticas e granadas.

Sandbox[editar | editar código-fonte]

Os mapas de estilo sandbox permite ao jogador para completar seus objetivos em várias maneiras diferentes. Quando ao ar livre, o jogador é geralmente apresentado com uma rota bastante simples possível para o seu objectivo, mas isto não tem necessariamente de ser usado. A selva dos mapas tende a expansão em todas as direções, permitindo que os jogadores para alcançar diferentes ângulos de agressões, ou mesmo completamente contornar inimigos (dado o tempo suficiente para manobra). No entanto, durante as seções internas do jogo, design de nível tende a perder esse atributo em favor de um jogo mais linear tradicional.

Multiplayer[editar | editar código-fonte]

O jogo possui 3 modos multiplayer diferentes.

  • FFA ou "Free For All" - pontos obtidos pela quantidade de pessoas mortas.
  • TDM ou "Team Death Match" - pontos obtidos ao matar oponentes de outro team.
  • Assault - Nesse modo devem ser capturadas e atacadas as bases inimigas.

O jogo possui um "level editor" (editor de nível), onde pode ser personalizada totalmente a fase, incluindo armas e mapas.

Para isso, Entre no CryEngine Sandbox.

Veículos[editar | editar código-fonte]

Alguns veículos são utilizados no jogo. Esses são alguns:

  • Dune buggy
  • Humvee (HMMWV)
  • Inflatable boat (Bote Inflavel)
  • Patrol boat (Lancha de patrulha)
  • Large cargo truck (HEMTT)
  • Forklift
  • Hang Glider (Asa-delta)

Armas[editar | editar código-fonte]

Lançamento e edições[editar | editar código-fonte]

Requisitos do Sistema
Mínimo Recomendado
Microsoft Windows
Sistema Operacional Windows 98 SE/ME/2000/XP/XPx64
CPU +1 GHz CPU AMD Athlon 2400-3000+ ou Intel Pentium 4 2 GHz
Memória 256 MB 1 GB
Espaço em Disco 4 GB de espaço livre
Placa de Vídeo 64 MB, compatível com DirectX 9.0b 128 MB GeForce 4 ou ATI Radeon 9500 ou superior
Placa de Som Compatível com DirectX 9.0b Sound Blaster Audigy Series
Rede Internet Banda Larga 64 kbit/s (512 kbit/s upstream para 8 jogadores)

Em 8 de Abril de 2004 a Ubisoft anunciou o lançamento de Far Cry Instincts para os consoles Xbox, GameCube e Playstation 2. Os gráficos eram parecidos com o jogo lançado para PC com adaptações para console. As versões de Playstation 2 e Gamecube foram logo canceladas pelos consoles não possuírem poder gráfico bastante para o jogo. Far Cry Instincts foi lançado em 27 de Setembro de 2005 e virou um jogo exclusivo para o Xbox.

Em Fevereiro de 2014 foi lançado para Xbox 360 e PlayStation3, Far Cry Classic, trate-se de Far Cry 1 para plataformas atuais.

Em 28 de Março de 2006 a Ubisoft lançou uma seqüência para o Xbox, Far Cry Instincts: Evolution, que teve seu lançamento e vendas com uma menor expectativa que a versão anterior.

Em 12 de Dezembro foi lançado uma nova versão para o console da sétima geração Nintendo Wii, de nome Far Cry: Vengeance. O jogo utiliza as funcionalidades do controle nunchuck do console.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]