Fernandinho (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fernandinho
Informação geral
Origem Aracaju, Sergipe
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) Música cristã contemporânea, rock, pop rock
Ocupação(ões) cantor, compositor
Instrumento(s) Vocal, violão, percussão
Período em atividade 2001 — atualmente
Gravadora(s) Onimusic
Afiliação(ões) Emerson Pinheiro, Heloisa Rosa, Diante do Trono, Aline Barros, Adoração & Adoradores, Ludmila Ferber, Stuart Garrard, Nivea Soares, Kleber Lucas, e Fernanda Brum
Página oficial Site Oficial

Fernando Jerônimo dos Santos Júnior, conhecido popularmente como Fernandinho[1] (Aracaju, 24 de março de 1973) é um cantor brasileiro de música cristã contemporânea, compositor e pastor evangélico.

É membro e pastor da Segunda Igreja Batista de Campos e líder do Ministério Faz Chover. Com uma forte influência pentecostal no seu ministério. Iniciou sua carreira em 2002, com o álbum de estúdio Formoso És, mas alcançou notoriedade nacional com o disco Faz Chover, lançado em 2004 e que rendeu indicações ao Troféu Talento. Anos depois, em 2009 lançou Uma Nova História, seu maior sucesso comercial. Em agosto de 2012, lançou o CD Teus Sonhos e em março de 2013 gravou o DVD no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Seu trabalho mais recente é Galileu (2015).

Atualmente é considerado como uns dos cantores masculinos e evangélicos de maior sucesso a nível nacional, tanto em vendas quanto em visualizações na internet, apenas atrás da cantora Gabriela Rocha.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu na cidade de Aracaju, Sergipe. Sua família necessitou mudar da cidade natal para São Mateus, no Espírito Santo e quando Fernandinho tinha menos de quinze anos mudou-se para Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro. Fez parte de um grupo onde recebeu instruções musicais e aprendeu técnicas de canto, após isso criou um grupo em que cantava e tocava bateria.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Fernandinho lançou seu primeiro álbum de estúdio intitulado “Formoso és”. Tornou-se conhecido em 2003, com o lançamento do CD Faz Chover, que lhe valeu uma indicação ao Troféu Talento 2005.[2]

A partir de 2006, o cantor lançou mais dois álbuns: Abundante Chuva, que foi gravado no evento Jesus Vida Verão 2005[3] e Sede de Justiça,[4] que foi disco de ouro em 2007 e disco de platina em 2008.[1] No intervalo entre os lançamentos de seu terceiro e quarto discos, o cantor lançou um trabalho voltado para o público infantil denominado "Geração de Samuel",[5] e produziu o segundo CD da Segunda Igreja, intitulado "Venha o Teu Reino".

Após lançar o álbum Sede de Justiça, em 2009 lançou o álbum Uma Nova História, gravado na Segunda Igreja Batista de Campos e que teve participação especial de seu filho Asafe.[6] O álbum teve mais de 50 mil cópias vendidas na primeira semana, e recebeu uma versão comemorativa pelas mais de 250 mil cópias vendidas.[7] No mesmo ano, foi gravado em Betim o registro em DVD do álbum.[8]

Em abril de 2011, Fernandinho lançou o álbum Sou Feliz. O álbum é composto de músicas tradicionais do cantor cristão, e foi disco de ouro nos primeiros dias de lançamento.[9]

Ainda em 2011, no mês de novembro Fernandinho foi um dos convidados a participar do Festival Promessas, evento que reuniu cerca de 20 mil pessoas no Aterro do Flamengo no dia 18 de dezembro de 2011 e foi exibido na Rede Globo. Além de Fernandinho, estiveram os cantores Davi Sacer, Eyshila, Fernanda Brum, Damares, Pregador Luo, Ludmila Ferber, Regis Danese e o grupo Diante do Trono.[10][11]

Em 2012, o cantor realizou na Segunda Igreja Batista de Campos a gravação do disco Teus Sonhos. A gravação foi realizada nos dias 29 e 30 de maio.[12] O trabalho foi lançado em 31 de agosto do mesmo ano e em 3 dias vendeu mais de oitenta mil cópias no Brasil, recebendo um disco de platina.[13]

Em 2014, Fernandinho lançou em novembro o CD Acústico, CD que teve participações especias de Aline Barros, Fernanda Brum e David Quinlan. Um álbum produzido dentro de estúdio, no Texas, EUA, pela banda The Digital Age, e totalmente acústico diferente de tudo que já foi feito pela Faz Chover Produções nos últimos anos. [14]

Em 2015, no dia 23/05, gravou na Igreja Batista Central da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) mais um CD: Galileu.

Em 2016, no dia 15/10, foi gravado na Rio Arena (antigo HSBS Arena) , mais um DVD: Galileu e Galileu Deluxe.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
Álbuns ao vivo
Álbuns produzidos por Fernandinho
  • 2002: Somos um
  • 2008: Venho ao Teu Reino

Videografia[editar | editar código-fonte]

DVDs

Participações e parcerias[editar | editar código-fonte]

Banda[editar | editar código-fonte]

Instrumento Integrante
Guitarras Rodrigo Tiuzinho
Bateria Vinícius Figueiredo
Baixo Carlos Aprígio
Teclado Levi Miranda

Referências

  1. a b c Gospel+. «Fernandinho, uma história de sucesso e adoração a Deus». Consultado em 05 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Conheça os indicados ao Troféu Talento 2005». Super Gospel. Consultado em 15 de outubro de 2011. 
  3. Roberto Azevedo. «CD Abundante Chuva (Fernandinho) - Análise». Super Gospel. Consultado em 05 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Gospel Goods. «CD Fernandinho - Sede de Justiça». Consultado em 05 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. Universo Cristão. «CD Fernandinho para Menores: Geração Samuel». Consultado em 05 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Gospel Goods. «CD Fernandinho - Uma Nova História». Consultado em 05 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. Baú Gospel!. «CD Uma Nova História, edição comemorativa por 250 mil cópias vendidas». Consultado em 05 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. Gospel Goods. «DVD Fernandinho - Uma Nova História». Consultado em 05 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. Gospel+. «Ferrnandinho recebe disco de ouro e lança hotsite para divulgação do CD "Sou Feliz"». Consultado em 05 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. G1. «Festival Promessas reunirá cantores gospel no Rio em dezembro». Consultado em 07 de novembro de 2011.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. «Festival Promesssas celebra música evangélica no Rio de Janeiro». G1. 10 de dezembro de 2011. Consultado em 18 de dezembro de 2011. 
  12. «Teus Sonhos: Fernandinho grava novo CD ao vivo». Gospel Prime. 4 de maio de 2012. Consultado em 5 de maio de 2012. 
  13. «Fernandinho recebe Disco de Platina pelo CD "Teus Sonhos"». Gospel Prime. Consultado em 26 de setembro de 2012. 
  14. «Vem aí o novo CD de Fernandinho pela Onimusic - Acústico». Super Gospel. Consultado em 29 de outubro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fernandinho (cantor)