Five Nights at Freddy's: Security Breach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Five Nights at Freddy's: Security Breach
Desenvolvedora(s) Steel Wool Studios
Publicadora(s) ScottGames
Distribuidora(s) Steam
Compositor(es) Leon Riskin
Motor Unreal Engine 4
Série Five Nights at Freddy's
Plataforma(s) Microsoft Windows

PlayStation 4

PlayStation 5

Xbox One

Xbox Series S

Xbox Series X

Lançamento Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X

US: 16 de Dezembro de 2021

WW: 17 de Dezembro de 2021

Gênero(s) Survival Horror
Modos de jogo Single-player
Five Nights at Freddy's: Help Wanted

Five Nights at Freddy's: Security Breach (também conhecido como Five Nights at Freddy's 9, FNaF 9 ou FNaF Security Breach) é um jogo eletrônico de survival horror e de primeira pessoa desenvolvido pela Steel Wool Studios e publicado pela ScottGames.[1] É o nono jogo da série de jogos eletrônicos Five Nights at Freddy's e a décima segunda/décima terceira no geral,[2] ocorrendo após os eventos de Five Nights at Freddy's: Help Wanted.[2] O jogo foi lançado em 16 de dezembro de 2021, para Microsoft Windows, PlayStation 4 e PlayStation 5, enquanto as portas para outras plataformas serão lançadas algum tempo depois.[1]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's: Security Breach é um jogo eletrônico de survival horror em Primeira pessoa. Sendo um jogo free-roaming game, significa que os jogadores têm a liberdade de explorar Pizzaplex da maneira que acharem melhor. O jogo é apresentado em plano-sequência, Os jogadores podem usar uma variedade de itens para se defenderem, incluindo lanternas, armas paralisantes e a cabeça de Freddy Fazbear. Eles também podem usar as câmeras de segurança do Pizzaplex para rastrear os movimentos da animação.

O jogador assume o controle de um jovem chamado Gregory, que está trancado em um grande shopping cheio de animatrônicos assassinos e deve completar inúmeras missões para sobreviver à noite e escapar. Os animatrônicos no estilo dos anos 1980 ou "Glamrock" encontrados em todo o shopping incluem Glamrock Freddy, Glamrock Chica, Montgomery Gator, Roxanne Wolf, Daycare Attendant, Glamrock Endoskeletons, Wind-Up Music Man e DJ Music Man. Gregory também encontrará outros tipos de inimigos, como Vanessa, a segurança; Vanny, uma mulher corrupta e assassina vestida de coelho; e os STAFF bots que podem alertar os inimigos sobre a localização de Gregory se forem vistos / oferecer a ele um mapa se os STAFF bots forem um provedor de mapas.[3] Ao contrário das iterações anteriores em que Freddy é um antagonista proeminente, Glamrock Freddy ajuda Gregory a fugir de seus companheiros animatrônicos. Freddy tem um compartimento chamado "aniversário-bolo-escotilha" em seu estômago para Gregory se esconder. Enquanto dentro de Freddy, Gregory pode ver através dos olhos de Freddy e pode usá-lo para passar por outros animatrônicos sem problemas; no entanto, isso não enganará alguns inimigos. Além disso, Freddy tem bateria limitada e, se estiver com pouca carga, precisará recarregar em uma estação de carregamento, pois Gregory morrerá se estiver dentro dele quando a energia acabar. Freddy também pode dar conselhos, atalhos ou avisos a Gregory sobre os desafios e inimigos que ele enfrentará no shopping.[4]

Todos os inimigos ficarão mais fortes à medida que a noite avança, então o jogador deve se adaptar ao ambiente para sobreviver. Gregory pode se esconder para evitar inimigos ou atirar objetos para distraí-los. Correr drena a resistência e, se estiver baixa, Gregory não poderá se mover rapidamente. Alguns confrontos exigirão o uso de estratégia para evitar ser pego. Gregory tem uma lanterna que ele pode usar para ver em lugares escuros e carrega um dispositivo chamado "Faz-Watch" em seu pulso, onde ele pode acessar as missões, sistema de câmeras e sua localização no shopping, além de se comunicar com Freddy.[5] No entanto, a lanterna tem potência limitada e precisa ser recarregada com frequência. Existem também dois tipos de armas que podem ser usadas para atordoar temporariamente os inimigos: a "Faz-Cam" e a "Fazerblaster". O Faz-Cam pode atordoar todos os inimigos na frente do jogador, mas tem um número limitado de usos antes de exigir uma recarga. O Fazerblaster é mais forte que o Faz-Cam e tem potência ilimitada, mas é mais difícil de usar.[6]

Existem vários caminhos e finais, dependendo das escolhas feitas ao longo do jogo. Escapamentos de escritório também são apresentados. Ao contrário dos jogos anteriores, este jogo permite roaming e combate gratuitos, apresenta batalhas contra chefes (com algumas sendo opcionais) e, em vez de cinco noites, o jogo inteiro ocorre em uma única noite que dura muito mais de seis horas. Minigames também são apresentados como jogos de arcade.

História[7][editar | editar código-fonte]

No Mega Pizzaplex de Freddy Fazbear, um enorme complexo de entretenimento centrado em torno dos mascotes animatrônicos, Glamrock Freddy Fazbear, Glamrock Chica, Montgomery Gator (Monty) e Roxanne Wolf (Roxy) estão se preparando para se apresentar para o público. Durante a apresentação, Freddy sofre um mau funcionamento técnico e desliga.

Freddy acorda de volta em seu quarto, onde descobre que um menino chamado Gregory está escondido dentro de seu compartimento de estômago. Nesse momento, o shopping fecha durante a noite, prendendo Gregory dentro do complexo. Vanessa, a guarda noturna do estabelecimento, ordena que todos os animatrônicos e robôs de funcionários procurem Gregory, sem saber que eles foram reprogramados para serem assassinos. No entanto, o mau funcionamento de Freddy o faz desobedecer às ordens de Vanessa e, em vez disso, decide ajudar Gregory a sobreviver à noite até que as portas de saída sejam reabertas às 6h. Depois de escapar de Vanessa e dos animatrônicos e se refugiar em um escritório de segurança, Gregory consegue obter acesso ao sistema de vigilância do shopping. Em um esforço para obter crachás de segurança de alto nível para acessar certas áreas do shopping, Gregory entra na creche do shopping e encontra o atendente da creche em sua forma amigável de Sun. Depois de encontrar uma lanterna, Gregory acidentalmente dispara uma queda de energia, fazendo com que o atendente da creche se transforme em sua contraparte maligna de Moon, que agora caça Gregory também. Gregory consegue restaurar a energia para a creche, mas Sun expulsa Gregory por desligar a energia e alerta os animatrônicos, mas Freddy o salva.

Gregory é finalmente capturado por Vanessa e mais tarde é confinado em uma sala de Perdidos e Achados até que seus pais ou a polícia cheguem para buscá-lo. De repente, Vanny: uma mulher em uma fantasia de coelho. que foi responsável por reprogramar os animatrônicos para matar Gregory e se aproxima dele. Depois de escapar pelas aberturas, ele é instruído por Freddy a resgatá-lo, pois ele está encalhado e esgotou seu poder. Gregory e Freddy se aventuram no porão, onde Moon os embosca e captura Freddy. Gregory prossegue pelo porão e evita endoesqueletos animatrônicos, finalmente descobrindo que Freddy está sendo interrogado e ameaçado por Vanessa. Vanessa afirma que não há registro de Gregory no banco de dados do shopping, o que significa que se encontrado seu destino seria desconhecido. Depois de libertar Freddy, Gregory se depara com uma batalha com Monty por suas garras ou Chica por sua caixa de voz para atualizar Freddy. Depois de fugir do DJ Music Man, uma grande aranha animatrônica, ele danifica Roxy e arranca os olhos dela para aprimorar ainda mais Freddy.

A manhã chega e as portas se abrem, mas Vanessa transmite uma mensagem pedindo a Gregory para encontrá-la para uma recompensa. Gregory tem a escolha de sair do shopping, encontrar Vanessa para sua "recompensa" ou lutar contra Vanny, que também foi responsável por vários casos de crianças desaparecidas dentro do Pizzaplex. Encontrar a "recompensa" de Vanessa resulta em uma busca de CDs pelo local que contêm gravações de Vanessa e uma mulher desconhecida conversando com terapeutas.

Finais[8][editar | editar código-fonte]

Existe um total de seis finais para o jogo, cada um marcado com uma a três estrelas douradas em suas cenas finais.

Final do beco (alternativo) — Se Gregory sair pela entrada principal do shopping, ele se revela um morador de rua e retorna para a caixa de papelão em que residia, usando um jornal com fotos das crianças desaparecidas anteriores na primeira página como um cobertor. Gregory tenta adormecer enquanto a sombra de Vanny preenche o beco nebuloso, indicando que ela o encontrou.

★★ Final da fuga (alternativo) — Se Gregory sai pelo cais de carga, ele foge com Freddy em uma van e usa a bateria para recarregar Freddy depois que ele fica sem energia. Um artigo de jornal relata que Freddy foi substituído por um Glamrock Mr. Hippo tocando o triângulo, enquanto Monty assumiu sua posição como vocalista principal.

★★ Final do telhado (alternativo) — Se um certo número de colecionáveis for coletado e Freddy for completamente melhorado, Gregory e Freddy decidem incendiar o shopping usando pelúcias inflamáveis antes de serem confrontados por Vanny no telhado. Freddy ataca Vanny e os dois caem do telhado, sendo destruídos na queda. Gregory desmascara Vanny, que acaba por ser Vanessa. À medida que as chamas aumentam, o espírito de Vanessa fica no telhado, olhando tristemente para os corpos dela e de Freddy. Um artigo de jornal informa que o Pizzaplex pegou fogo e que os brinquedos inflamáveis foram recolhidos.

★★ Final "desmontar" (alternativo) — Se Gregory e Freddy decidirem lutar contra Vanny em seu esconderijo em Fazer Blast, Vanny ordenará o S.T.A.F.F. robôs para desmontar Freddy, forçando Gregory a enfrentá-la sozinho. Ele consegue pegar o dispositivo de Vanny e ordena que os robôs a "desmontem". Gregory se aproxima do Freddy danificado, que dá palavras de conforto antes de desligar. Uma reportagem informa que o shopping fechou devido a problemas sanitários e planeja reabrir na próxima temporada.

★★ Final de Burntrap (alternativo) — Se o jogador recuar para derrotar Monty ou Chica para que Freddy seja melhorado totalmente, Gregory e Freddy viajam por baixo da construção em Roxy's Raceway e encontram as ruínas enterradas do Freddy Fazbear's Pizza Place incendiado, que havia afundado no subsolo através de um sumidouro e foi ainda mais enterrado pelo lixo do shopping. Freddy lembra que foi levado lá por Vanny no passado, para abrir caminho para um local desconhecido no porão do restaurante. Ao encontrarem uma amálgama monstruosa de animatrônicos mais antigos, apelidados de "o Blob", um animatrônico chamado "Burntrap" desperta e tenta assumir o controle de Freddy, forçando Gregory a lutar contra Afton, o Blob e os restos de Chica, Monty e Roxy sozinho, enquanto sob ameaça de Freddy se voltando contra ele. A batalha faz com que as ruínas queimem (novamente) e força Gregory e Freddy a fugir. O Blob arrasta Burntrap para longe, deixando seus destinos desconhecidos, permitindo que Gregory e Freddy escapem das ruínas subterrâneas em colapso. Os dois encontram descanso no topo de uma colina, aproveitando o nascer do sol. Este final foi considerado canônico inicialmente, mas a DLC Ruin sugere o contrário.

★★★ Final do Princess Quest (canônico) — Se Gregory completar os três jogos de fliperama do Princess Quest em vez de decidir destruir Vanny, ele descobre que os robôs do shopping foram desligados e a máscara de Vanny foi descartada. Ele escapa com a cabeça ainda ativa de Freddy em uma mochila, com Vanessa, agora livre do controle de Glitchtrap, juntando-se a Gregory. Os três descansam no topo de uma colina, curtindo o nascer do sol enquanto Gregory e Vanessa tomam sorvete.

Ruin[editar | editar código-fonte]

Algum tempo depois dos eventos do jogo (presumivelmente conectados ao final do Princess Quest), a melhor amiga de Gregory, Cassie, chega ao Pizzaplex, agora em ruínas, após receber uma ligação de Gregory dizendo que ele está preso no shopping e que precisa dela para conseguir sair. Ela coleta uma chave inglesa, um rádio e uma máscara de segurança projetada para permitir que Cassie acesse a unidade "Virtual Augmented Neural Network Integration" (V.A.N.N.I.). Gregory diz a Cassie que ele está preso por um inimigo desconhecido no sumidouro sob a pista de corrida Roxy's Raceway, e que ela precisará desativar os nós de segurança para chegar até ele no sumidouro. Durante sua jornada pelas ruínas do shopping, Cassie encontra alguns dos animatrônicos, incluindo Chica, Monty e o Daycare Attendant. Ela consegue evitar Chica, matar Monty e combinar as formas Sol e Lua do Atendente no amigável Eclipse. Ela também é caçada por uma entidade digital na forma de um coelho durante os momentos em que está usando a máscara.

Cassie logo encontra Roxy, ainda mais danificada e ainda guardando rancor de Gregory por roubar seus olhos. Roxy, confundindo Cassie com Gregory devido ao seu estado de cegueira, a caça e logo a pega, mas deixa Cassie ir quando Roxy reconhece sua voz. Depois de desabilitar a maioria dos nós de segurança e escapar de um protótipo sem cabeça do Glamrock Freddy, Gregory diz a Cassie que Roxy é o nó de segurança final, para seu choque. Cassie encontra Roxy presa embaixo de uma empilhadeira. Roxy, que a considera uma amiga, diz a Cassie que se lembra dela quando foi ao shopping para comemorar seu aniversário. Cassie então desativa Roxy e se desculpa em lágrimas.

Com o Nó de Segurança final desativado, Cassie, angustiada, abre caminho para o ralo e para a Freddy Fazbear's Pizza Place. Ela desativa os protocolos de segurança e desliga um programa chamado M.X.E.S. (o servidor da entidade coelho), então invade a sala em que Gregory estava preso. No entanto, Cassie descobre que o que ela acabou de libertar não foi Gregory, mas um animatrônico esquelético conhecido como "Mímico", que estava usando os padrões vocais de Gregory para enganar Cassie e libertá-lo. O Mimic tenta atacar Cassie, mas é interrompido por Roxy, que foi reiniciada. O Mimic domina Roxy e persegue Cassie enquanto o verdadeiro Gregory a conduz para uma saída. Ele direciona Cassie para um elevador, que ela alcança bem a tempo quando o Mímico tenta agarrá-la, tendo o braço decepado na porta que se fecha.

Enquanto o elevador sobe, Gregory revela o que aconteceu: O Mimic ficou preso no ralo por algum tempo e o programa M.X.E.S. foi construído para impedi-lo de escapar. Visto que Cassie desligou os Security Nodes e M.X.E.S., o Mimic agora está livre. Mesmo que Gregory aprecie Cassie arriscando sua vida por ele, ele não pode permitir que o Mimic os siga para fora do shopping. Gregory pede desculpas a Cassie antes de desativar o elevador e fazê-lo despencar no chão, com Cassie ainda dentro. Após os créditos finais, pode ser ouvida a voz de Roxy dizendo o nome de Cassie em um tom preocupado, dando a entender que Cassie ainda está viva e que Roxy a encontrou.

Ruin contém dois finais não-canônicos alternativos, dependendo da escolha do jogador:

  • Final "Brazil" - Desobedecer à última direção de Gregory na perseguição do Mimic leva Cassie a um túnel sem saída com um recorte de um desenho animado de Freddy. A máscara V.A.N.N.I. fica disponível na frente do recorte, permitindo que Cassie a coloque e presumivelmente "se esconda" do Mimic. O mundo real é substituído por uma cena de desenho animado de Vanessa e Gregory comendo sorvete em uma colina enquanto a fala de Gregory no início do jogo é repetida. O destino real de Cassie não foi resolvido. O nome desse final encontrado nos arquivos do jogo é o final "Brazil",[9] provavelmente sendo uma referência ao final do filme de 1985 de mesmo nome, possivelmente indicando que este é um final de piada ou pelo menos não-canônico.
  • Final da Scooper - Encontrar cinco câmeras secretas ao longo do jogo levará a uma sequência de perseguição final diferente. O caminho original para o elevador está bloqueado por detritos e uma porta anteriormente trancada à esquerda agora está aberta. Cassie conduz o Mimic, que neste final está usando uma fantasia de mascote, por uma série de salas, prendendo-o na sala final. Cassie pressiona um botão ativando um estranho dispositivo semelhante a uma garra em forma de concha, que agarra o Mimic e o desativa. O Mimic pode ser visto deitado inerte através do vidro de seguida. Pode-se presumir que Cassie conseguiu fugir do shopping depois.

Desenvolvimento e Lançamento[editar | editar código-fonte]

Em 8 de agosto de 2019, no quinto aniversário do primeiro jogo, Scott Cawthon postou um novo teaser em seu site, provocando a oitava parcela da série. O teaser retrata um shopping moderno contendo versões no estilo dos anos 80 de Freddy, Chica e dois novos animatrônicos tocando para uma multidão animada. Ao longo dos meses seguintes, vários personagens do jogo foram mostrados em vários teasers, como o novo animatrônico e o personagem Vanny de Help Wanted. Em 21 de abril de 2020, os nomes dos personagens vazaram da lista de produtos futuros da Funko e o título foi revelado como Five Nights at Freddy's: Pizza Plex. No dia seguinte, Cawthon confirmou os vazamentos, mas que o título não é oficial. Cawthon também anunciou que o jogo estava programado para ser lançado no final de 2020.[10]

Em 16 de setembro de 2020, um teaser trailer do jogo foi lançado durante o evento PlayStation 5 Showcase, revelando novas salas junto com o lobby principal e novos animatrônicos. No final da apresentação, foi anunciado que o jogo seria lançado para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5, podendo chegar a outras plataformas posteriormente.[11] No entanto, em 17 de novembro, Cawthon anunciou que, devido à pandemia da COVID-19 e novas adições ao jogo, o jogo foi adiado para o início de 2021.

Em 25 de fevereiro, durante a transmissão ao vivo State of Play da Sony Interactive Entertainment , o primeiro trailer do jogo foi lançado, apresentando várias áreas e personagens do jogo.

No dia 1 de setembro, o Steel Wool lançou um novo site, intitulado Security Breach TV, para hospedar novos teasers de Five Nights at Freddy's Security Breach.[12] Apenas uma semana depois, em 7 de setembro, o primeiro vídeo teaser foi postado na Security Breach TV no estilo de um desenho animado antigo, chamado Freddy & Friends: On Tour!, apresentando os quatro personagens principais do primeiro jogo. Ao longo dos meses seguintes, o site foi atualizado com mais teasers de vídeo contendo imagens secretas e teasers dentro dos vídeos.

Em 27 de outubro de 2021, durante um PlayStation State of Play, o trailer final foi apresentado, apresentando os outros animatrônicos Glamrock, bem como gameplay, cutscenes e mecânica. A data de lançamento do jogo também foi revelada em 16 de dezembro de 2021.[13][14]

Spin-off[editar | editar código-fonte]

Em 28 de abril de 2021, Cawthon anunciou que, devido ao tamanho inesperado do jogo, o seu lançamento seria adiado ainda mais. Como compensação para os jogadores, Scott Cawthon lançou um jogo freeware beat 'em up spin-off intitulado Security Breach: Fury's Rage.

Conteúdo disponível para download[editar | editar código-fonte]

No dia 30 de maio de 2022, uma DLC de expansão gratuita intitulada Ruin foi anunciada.[15] Em 15 de maio de 2023, o site Security Breach TV foi atualizado com um novo teaser para a DLC. Pouco depois, o trailer da jogabilidade da DLC foi lançado no canal do Steel Wool Studios no YouTube em 19 de maio de 2023. Este trailer revela o nome da nova protagonista como sendo Cassie, cujo objetivo é salvar Gregory nas ruínas do Pizzaplex de animatrônicos de aparência destruída.[16] Oito novos teasers foram reveladas para a DLC no canal do YouTuber Lewis Dawkins (conhecido online como Dawko) em 24 de junho de 2023, em uma transmissão ao vivo de caridade para o The Trevor Project. Em 14 de julho de 2023, a data de lançamento do DLC foi revelada em 25 de julho de 2023 pela Steel Wool Studios.[17]

Recepção[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
Jeuxvideo 11/20[18]
KeenGamer 8/10[19]
gamespot 7/10[20]
opencritic 5/10[21]
noobfeed 15/100[22]
hgunified 3.5 de 5 estrelas.[23]
sirusgaming 8/10[24]
Pontuação global
Agregador Nota média
Metacritic 5.7/10[25]
IMDb 6.7/10[26]
steam 9/10[27]
glitchwave 2.5 de 5 estrelas.[28]

Five Nights at Freddy's: Security Breach recebeu críticas "mistas" em geral, de acordo com o agregador de críticas Metacritic.[29] Tendo 43% das avaliações positivas, 19% mistas e 39% negativas,[30] dos jogadores no PC. GameSpot deu uma nota de 7/10 recebendo um B+, opinando que "Security Breach é um jogo excessivamente ambicioso, cheio de bugs, mas divertido. Quando funciona, É ótimo. É assustador, divertido, engraçado e um pouco comovente".[31]

Jeuxvideo.com deu uma crítica mista, elogiando a atmosfera e a originalidade de certas partes do jogo, mas criticando os bugs e problemas técnicos.[32] KeenGamer elogiou os visuais "impressionantes" do jogo e o chamou de "uma excelente adição" à série Five Nights at Freddy's".[33] Ben "Yahtzee" Croshaw do The Escapist foi mais crítico do jogo, elogiando o visual, mas criticando os bugs, design e sistema de salvamento restritivo.[34]

sirusgaming elogiou o jogo citando que "No geral, Security Breach é um bom jogo para fãs experientes e novatos por seu visual, ambiente e jogabilidade geral emocionante, cuja tensão o manterá alerta durante todo o jogo".[35] hgunified sentiu que o jogo ofereçe muito nos detalhes, ao se locomover, nos cenários e descobertas a fazer, mas tem um aspecto horrível ao repetir várias vezes em mesmos lugares por falta de explicações ou falhas, pontos de salvamentos restritivos, bugs ao decorrer do jogo e dessaparecimento de animatrônicos ou o aparecimento nas suas costa aleatóriamente, transformando o jogo em uma "bagunça completa".[36]

noobfeed criticou o jogo, citando que a navegação proposta no jogo não é boa e o jogo não concede orientação sobre o que fazer ou para onde ir, articulando que "Isso seria bom, se eles não colocassem dezenas de inimigos em todas as áreas e tornassem a locomoção tão tediosa". Dizendo que a aparência do jogo impressiona a cade área, porém citou que "lidar com o estresse de que um erro poderia significar a morte instantânea tornava a exploração uma tarefa árdua".[37] Cogconnected.com aprovou o jogo, elogiando visualmente os gráficos em relação aos jogos anteriores, aos detalhes tanto nos personagens humanos quanto nos animatrônicos, pontuando que "Security Breach faz um ótimo trabalho ao continuar o legado da FNAF ao mesmo tempo que presta homenagem aos nove jogos anteriores. Apesar de alguns momentos frustrantes e falhas irritantes, ele evolui a jogabilidade do FNAF tornando-o livre, ao mesmo tempo que mantém muito do que tornou os jogos anteriores tão emocionantes".[38]

Feitos[editar | editar código-fonte]

Feitos Resultado
Indicado à PlayStation Players' Choice em dezembro de 2021.[39] Venceu
Os teasers animados Freddy & Friends: On Tour! indicados para o Streamy Award por Brand Engagement.[40] Indicado
Top 10 jogo mais vendido da Steam no início de janeiro de 2022.
[41]
Unidades Vendidas de Five Nights at Freddy's: Security Breach
1.7m[42]

Referências

  1. a b «Five Nights at Freddy's: Security Breach no Steam». store.steampowered.com. Consultado em 25 de dezembro de 2021 
  2. a b «Five Nights at Freddy's: Security Breach recebe data de lançamento - Games». canaltech.com.br. Consultado em 25 de dezembro de 2021 
  3. «New Five Nights at Freddy's: Security Breach gameplay revealed». PlayStation.Blog (em inglês). 27 de outubro de 2021. Consultado em 23 de janeiro de 2022 
  4. «A Couple Of Hours With The First Big Five Nights At Freddy's Since Scott Cawthon's Retirement». Kotaku (em inglês). Consultado em 23 de janeiro de 2022 
  5. «A Couple Of Hours With The First Big Five Nights At Freddy's Since Scott Cawthon's Retirement». Kotaku (em inglês). Consultado em 23 de janeiro de 2022 
  6. «New Five Nights at Freddy's: Security Breach gameplay revealed». PlayStation.Blog (em inglês). 27 de outubro de 2021. Consultado em 23 de janeiro de 2022 
  7. Monteiro, Rafael (3 de janeiro de 2022). «FNAF Security Breach: veja gameplay e como baixar o jogo de terror». techtudo. Consultado em 27 de janeiro de 2022 
  8. Russo, Jamie (22 de dezembro de 2021). «FNAF: Security Breach - All Endings Explained». SCREEN RANT. Consultado em 27 de janeiro de 2022 
  9. MindMaster115 (26 de julho de 2023). «"Brazil" Ending Possible Meaning». r/fivenightsatfreddys. Consultado em 15 de agosto de 2023 
  10. Blake, Vikki (4 de julho de 2020). «Funko tweets Five Nights At Freddy's Security Breach characters and hints of a possible release date». Eurogamer (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2022 
  11. «Five Nights at Freddy's: Security Breach revealed for PS5». PlayStation.Blog (em inglês). 16 de setembro de 2020. Consultado em 4 de janeiro de 2022 
  12. «Security Breach TV». Security Breach TV (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2022 
  13. Kim, Matt (1 de novembro de 2021). «Five Nights at Freddy's Security Breach Release Date Announced - State of Play October 2021». IGN (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2022 
  14. «Five Nights At Freddy's: Security Breach Is Coming December 16». GameSpot (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2022 
  15. «twitter.com/SteelWoolStudio/status/1531324081697611776». Twitter. Consultado em 15 de agosto de 2023 
  16. «Five Nights at Freddy's: Security Breach Ruin DLC's Mission is Already Clear». Game Rant (em inglês). 20 de maio de 2023. Consultado em 15 de agosto de 2023 
  17. «twitter.com/SteelWoolStudio/status/1679991061958078465». Twitter. Consultado em 15 de agosto de 2023 
  18. «Test Five Nights at Freddy's Security Breach : L'horreur pour Noël ?». Jeuxvideo.com (em francês). December 24, 2021. Consultado em January 26, 2022. l.htm Cópia arquivada em January 11, 2022 Verifique valor |archive-url= (ajuda)  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata=, |data= (ajuda)
  19. {{citar web|url=https://www.keengamer.com/articles/reviews/pc-reviews/five-nights-at-freddys-security-breach-review-death-by-glamour-pc/
  20. {{citar web|url=https://www.gamespot.com/five-nights-at-freddys-security-breach/user-reviews/2200-12847360/
  21. {{citar web|url=https://opencritic.com/game/12312/five-nights-at-freddys-security-breach/reviews
  22. {{citar web|url=https://www.noobfeed.com/reviews/1808/five-nights-at-freddy-s-security-breach-playstation-5-review/
  23. {{citar web|url=https://www.hgunified.com/home/review-five-nights-at-freddys-security-breach-ps5.html
  24. {{citar web|url=https://sirusgaming.com/five-nights-at-freddys-security-breach-review/
  25. {{citar web|url=https://www.metacritic.com/game/five-nights-at-freddys-security-breach/
  26. ref name="Informer Review">{{citar web|url=https://www.imdb.com/title/tt13160360/?ref_=tt_urv
  27. {{citar web|url=https://store.steampowered.com/app/747660/Five_Nights_at_Freddys_Security_Breach/
  28. {{citar web|url=https://glitchwave.com/game/five-nights-at-freddys-security-breach/release/playstation-4-playstation-5/
  29. [hgamesreviewsttps://www.metacritic.com/game/pc/five-nights-at-freddys-security-breach «Five Nights at Freddy's: Security Breach»]. Metacritic (em inglês). Consultado em 5 de março de 2023 
  30. {{Citar web|url=https://www.metacritic.com/game/five-nights-at-freddys-security-breach/user-reviews/?platform=pc
  31. {{Citar web|url=https://www.gamespot.com/five-nights-at-freddys-security-breach/user-reviews/2200-12847360/
  32. [httphttps://sirusgaming.com/five-nights-at-freddys-security-breach-review/s://www.jeuxvideo.com/test/1509483/five-nights-at-freddy-s-security-breach-l-horreur-pour-noel.htm «Test du jeu Five Nights at Freddy's : Security Breach»]. Jeuxvideo.com (em francês). Consultado em 5 de março de 2023 
  33. Phillips-Ashman, Kara (5 de janeiro de 2022). «Five Nights at Freddy's: Security Breach Review: Death by Glamour (PC)». KeenGamer (em inglês). Consultado em 23 de janeiro de 2022 
  34. Croshaw, Yahtzee (4 de janeiro de 2023). «The Best, Worst, and Blandest of 2022 - Zero Punctuation». The Escapist (em inglês). Consultado em 5 de março de 2023 
  35. {{citar web|url=https://sirusgaming.com/five-nights-at-freddys-security-breach-review/
  36. {{Citar web|https://www.hgunified.com/home/review-five-nights-at-freddys-security-breach-ps5.html
  37. {{citar web|url=https://www.noobfeed.com/reviews/1808/five-nights-at-freddy-s-security-breach-playstation-5-review/
  38. {{citar web|url=https://cogconnected.com/review/five-nights-at-freddys-security-breach-review/
  39. {{citar web|url=https://www.metacritic.com/game/five-nights-at-freddys-security-breach/
  40. {{citar web|url=https://www.streamys.org/nominees-winners/12th-annual-nominees/
  41. {{citar web|url=https://windowsclub.com.br/steam-jogos-mais-vendidos-do-inicio-de-janeiro-de-2022-sea-of-thieves-no-top-10-e-god-of-war-ainda-fora/
  42. {{citar web|url=https://levvvel.com/five-nights-at-freddys-statistics/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]