Fokker D.VIII

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fokker D.VIII
(Е.V)
Avião
Fokker D.VIII
Foto de época de um Fokker D.VIII (Е.V) em 1918
Descrição
Tipo / Missão Avião de caça, monomotor, monoplano
País de origem  Império Alemão
Fabricante Fokker-Flugzeugwerke
Quantidade produzida 381
Primeiro voo em Início de maio de 1918 (105 anos)
Introduzido em julho de 1918
Tripulação 1
Notas
Principal usuário: "Luftstreitkräfte"

O Fokker E.V foi um caça monoplano com asa parasol alemão projetado por Reinhold Platz e construído pela Fokker-Flugzeugwerke. O E.V foi o último projeto Fokker a se tornar operacional com a "Luftstreitkräfte", entrando em serviço nos últimos meses da Primeira Guerra Mundial. Após vários acidentes fatais devido a falhas nas asas, a aeronave foi modificada e redesignada como Fokker D.VIII. Apelidado de "Flying Razor" pelos pilotos aliados, o D.VIII teve a distinção de marcar a última vitória aérea da guerra.

O "E.V" foi o último caça produzido pela Fokker durante o período operacional da Luftstreitkräfte (a força aérea imperial alemã), entrando no serviço ativo nos últimos meses da Primeira Guerra Mundial e tendo algum sucesso em combates aéreos contra aeronaves aliadas perto do fim da guerra.[1]

Projeto e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

No início de 1918, a Fokker produziu vários protótipos de monoplanos movidos a motores giratórios, apresentando o V.26 e V.28, pequenos monoplanos com asas parasol com suas fuselagens de tubo de aço usuais, para os testes do segundo caça em Adlershof em maio/junho de 1918. O "V.28" foi testado com o motor Oberursel Ur.III de 145 hp (108 kW) e o Goebel Goe.III de 160 hp (119 kW), embora nenhum desses motores estivesse pronto para serviço operacional. O "V.26" usava o motor padrão Oberursel Ur.II, produzindo apenas 110 hp (82 kW). O motor era obsoleto, mas o baixo arrasto e baixo peso do "V.26" significavam que ainda era bastante rápido. Os projetos da Fokker foram, por pouco, superados pelo Siemens-Schuckert D.III com o complexo motor giratório duplo Siemens-Halske Sh.III e o "V.26" foi encomendado para produção como o Fokker E.V. Quatrocentos foram encomendados imediatamente com o Ur.III ou Goe.III. Como nenhum motor estava disponível em qualquer quantidade, todos os exemplares de produção utilizaram o Ur.II.

Histórico operacional[editar | editar código-fonte]

O Fokker E.V

O primeiro Fokker E.V de produção foi enviada para a Jasta 6 no final de julho. O novo monoplano também foi entregue a Jasta 1, Jasta 19, Jasta 24 e Jasta 36. O tenente Emil Rolff marcou a primeira morte em um "E.V" em 17 de agosto de 1918, mas dois dias depois ele foi morto quando a asa de sua aeronave quebrou em voo. Depois que outro "E.V" do Jasta 19 caiu, a Idflieg interrompeu as operações de todas as aeronaves "E.V". Na pendência da investigação dessas falhas nas asas, a produção cessou na Fokker Flugzeugwerke. De acordo com a Fokker, as falhas nas asas foram causadas pelo departamento técnico do exército, que a obrigou a modificar o projeto original reforçando demais a longarina traseira. Este projeto defeituoso supostamente causou a torção da asa e as quebras. A Fokker alegou que esse defeito foi resolvido voltando ao seu projeto original.

De acordo com a maioria dos outros relatos, a fonte das falhas das asas não estava no projeto, mas na construção de má qualidade e apressada. A Fokker subcontratou a construção das asas do "E.V" para a fábrica "Gebrüder Perzina Pianoforte Fabrik". Devido ao controle de qualidade ruim, madeira inferior foi usada nos suportes das longarinas, formando os membros superiores e inferiores de cada conjunto de longarinas, foram colocadas muito distantes durante a fabricação. Como as longarinas resultantes eram verticalmente grandes demais para passar pelas nervuras, o excesso de material era simplesmente aplainado para longe das superfícies superior e inferior expostas das peças da tampa, deixando as longarinas montadas perigosamente fracas. Outros problemas incluíam danos causados pela água em peças coladas e pinos que estilhaçavam as longarinas, em vez de prendê-las.[2]

Testes mostraram que, quando construída adequadamente, a asa original do "E.V" tinha uma considerável margem de segurança. Satisfeita com a segurança do projeto básico, a Idflieg autorizou a continuação da produção, depois que mudanças de pessoal e medidas de controle de qualidade aprimoradas foram introduzidas na fábrica da Perzina.

O Fokker E.V

As entregas foram retomadas em outubro. Na direção do "Kogenluft" ("Kommandierenden General der Luftstreitkräfte"), a Idflieg redesignou a aeronave modificada como D.VIII. Os prefixos anteriores "E." e "Dr." para caças monoplanos e triplanos, respectivamente, foram abolidos e todos os caças passariam a receber o prefixo "D". O "D.VIII" iniciou suas operações em 24 de outubro com a Jasta 11. A aeronave provou ser ágil e fácil de pilotar. Pilotos aliados o apelidaram de "Flying Razor" ("Navalha Voadora"), presumivelmente porque seu perfil em voo se assemelhava a uma navalha fechada.

Um D.VIII foi integrado à Jasta 5. O famoso ás Erich Lowenhardt realizou um voo de teste de um Fokker E.V enquanto visitava a Jasta 6 no verão de 1918, mas nenhuma evidência dele pilotando esta aeronave em qualquer outra ocasião existe até hoje.

Um total de 381 aeronaves foram produzidas, mas apenas cerca de 85 aeronaves chegaram ao serviço da linha de frente antes do Armistício. Alguns chegaram à Itália, Japão, Estados Unidos e Inglaterra como troféus, mas a maioria foi descartada de acordo com os termos do Armistício.

Fokker D.VIII com marcações holandezas.

Pós-guerra[editar | editar código-fonte]

A Força Aérea Polonesa capturou 17 aeronaves, mas apenas sete (seis "E.V" e um "D.VIII") estavam em condições de aeronavegabilidade. Todos foram usados contra as forças soviéticas na Guerra Polonesa-Soviética de 1919-1920. O tenente Stefan Stec obteve a primeira vitória para a Força Aérea Polonesa, ao abater um caça Nieuport 11 Bébé ucraniano em 29 de abril de 1919. Em 1921, os Fokkers restantes foram retirados das unidades da linha de frente e transferidos para a "Szkoła Obsługi Lotniczej" ("Escola de Serviço de Aviação") no aeródromo de Poznań-Ławica.

Variantes[editar | editar código-fonte]

  • V.26: Protótipo inicial.
  • V.27: V.26 com motor V8 Benz IIIb 195 hp (0 kW). Participou da segunda competição do tipo D.
  • V.28: Protótipo equipado com um motor giratório Oberursel Ur.III de 108 kW (145 hp) ou um Goebel Goe.III de 118 kW (160 hp).
  • V.29: Versão maior do V.27 inicialmente equipada com um Mercedes D.III 160 hp (0 kW) e posteriormente com um BMW IIIa 185 hp (0 kW), ambos os motores em linha refrigerados a água. Participou da terceira competição do tipo D.
  • V.30: Modificação do V.26 como planador de assento único.

Operadores[editar | editar código-fonte]

Um D.VIII no Museu Caproni.
 Bélgica
 Império Alemão
 Holanda
 Polónia
  • Força Aérea Polonesa capturou 16 E.V e um D.VIII, mas apenas 7 entraram e operação. O último E.V ainda estava no inventário em 1924.
 União Soviética
 Estados Unidos

Exemplares sobreviventes[editar | editar código-fonte]

A fuselagem de um D.VIII original é preservada no Museu Caproni em Trento, Itália.

Uma réplica de um D.VIII está no "Alberta Aviation Museum" em Edmonton, Alberta.

Ilustração em três vistas do Fokker D.VIII.

Especificações (D.VIII)

Dados de: German Aircraft of the First World War[3]

Descrições gerais
Motorização
Performance
Armamentos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimentos relacionados

Referências

  1. «Fokker D.VIII (Fokker E.V) Monoplane Fighter (1918)». Militaryfactory.com. Consultado em 3 de março de 2016 
  2. Connors, John F., "Fokker's Flying Razors", Wings, Aug 1974, Vol. 4, Number 4, pp. 45, 48.
  3. Gray, Peter; Owen Thetford (1970). German Aircraft of the First World War 2nd ed. London: Putnam & Company Ltd. pp. 109–112. ISBN 0-370-00103-6 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Grosz, Peter M. (Dezembro de 1981). «Fokker's D VIII... the Reluctant Razor». Air Enthusiast (17): 61–73. ISSN 0143-5450 
  • Weyl, A.R. Fokker: The Creative Years. 1988. ISBN 0-85177-817-8.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fokker D.VIII