Code Lyoko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Garage Kids)
Ir para: navegação, pesquisa
Code Lyoko
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Comédia
Drama
Aventura
Ação
Ficção Cientifica
Duração Aprox. 20-26 minutos
Criador(es) Thomas Romain
Tania Palumbo
País de origem  França - 1ª-5ª Temporada

 Portugal - 6ª Temporada

Idioma original Francês

Português

Produção
Diretor(es) Jérôme Mouscadet
Produtor(es) Antefilms (1ª Temporada)
Moonscoop (2ª-5ª Temporada) CLFandubsPT (6ª Temporada)
Elenco Jodi Forrest
David Gasman
Matthew Géczy
Mirabelle Kirkland
Sharon Mann
Barbara Weber-Scaff
Tema de abertura "Code Lyoko Theme Song"
A.K.A. "A World Without Danger" por Noam Kaniel nos USA
"Un Monde Sans Danger" por Julien Lamassonne na França
Tema de encerramento "A World Without Danger" (Instrumental) (01-26)
Break Away (Instrumental) por Subdigitals (27-96)
Exibição
Emissora de televisão original França France 3
França Canal J
Estados Unidos Cartoon Network
Estados Unidos Disney XD
Brasil Jetix
Espanha Canal Panda
Espanha Cartoon Network
Portugal Canal Panda
Portugal Panda Biggs
Transmissão original 3 de Setembro de 200321 de Julho de 2017
N.º de temporadas 5 (Code Lyoko)
1 (Code Lyoko Evolution)
N.º de episódios 96 (Code Lyoko)
26 (Code Lyoko Evolution)
Cronologia
Code Lyoko: Evolution

Code Lyoko foi uma série animada francesa de ficção científica criada por Thomas Romain e Tania Palumbo no ano de 2003, produzida pela Antefilms na primeira temporada e pela MoonScoop no especial, na segunda, na terceira e na quarta temporada, todos eles associados aos canais France 3 e Canal J. É feita em desenho animado, ainda que grande parte dos capítulos ocorrem em um mundo virtual chamado Lyoko, totalmente em 3D.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

 França[editar | editar código-fonte]

Esse desenho é exibido pelo France 3 e Canal J na França.

 Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, o anime estreou no Canal Panda em 2007 em inglês com legendagem em português. No entanto, apenas as duas primeiras temporadas foram transmitidas (na época).

Em 2009, foi exibido pelo Biggs (naquela altura ainda era Panda Biggs), em inglês com legendas em português, desta vez, com as restantes temporadas.

No início da década de 2010, o Canal Panda transmitiu todas as temporadas com dobragem portuguesa.

 Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil estreou no canal Jetix em 2 de agosto de 2004.[1] Com o passar do tempo teve seu horário alterado para a madrugada, e logo depois foi retirado da programação. Apenas as três primeiras temporadas foram dubladas e exibidas. Facto que fez com a série não ficasse muito popular no país.

 Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, a série foi exibida pelo Cartoon Network. Em 2017, começou a ser exibida no Disney XD, sendo atualmente exibida nesse canal.

Lançamento na internet[editar | editar código-fonte]

A partir de 2016, a série começou a ser postada em diversas línguas em vários canais oficiais no YouTube, inclusive em português. A quarta temporada recebeu pela primeira vez dublagem em português do Brasil, embora com outros dubladores.

A 21 de Julho de 2017 um canal português do YouTube chamado "CLFandubsPT" começou a fazer uma nova temporada. Nesse mesmo dia saiu o 1º Episódio da 6ª Temporada da Série com o Nome "Origens".

História[editar | editar código-fonte]

A série trata-se de quatro adolescentes da Academia Kadic, chamados Jeremy, Yumi, Odd e Ulrich, que descobrem Aelita, uma humana virtual, e viajam para Lyoko por meio de Scanners Vitualizadores numa fábrica abandonada, para defender a Terra.

Uma identidade digital maligna, chamada X.A.N.A, criada por Franz Hopper, um antigo professor de ciências (pai de Aelita), pretende dominar o mundo. Ela ataca o mundo real ativando torres de controle em Lyoko, geralmente uma de cada vez (apesar de já ter sido provada a capacidade de ativar até cinco torres ao mesmo tempo no episódio "Franz Hopper"), que atuam como prolongamentos de X.A.N.A no mundo real, ou seja, quanto mais torres ativadas, mais "estragos" são provocados na terra (ou então X.A.N.A fica mais forte).

O grupo precisa se virtualizar através de um dos três scanners da fábrica abandonada, mas apenas Yumi, Ulrich, Aelita e Odd já foram vistos virtualizados. Quando se virtualizam, ganham um avatar virtual. Jeremy, o cérebro do grupo, já foi a Lyoko duas vezes: na primeira, ficou preso entre o mundo real e o virtual, mas manteve a aparência 2D. Na segunda vez não foi mostrada sua aparência em 3D, mas ao voltarem, Odd e Ulrich afirmaram que ele ficava "ridículo".

A missão dos três é ajudar Aelita a encontrar a torre ativada, entre as mais de 40 torres distribuídas pelos cinco setores de Lyoko: Glacial, Deserto, Floresta, Montanhas e a Quinta Região (o Setor 5), enquanto Jeremie se encarrega de detectar os monstros de X.A.N.A, guiá-los até às torres. Enquanto todos estão em Lyoko, Jeremie fica na fábrica, onde controla um ecrã, ligado diretamente ao super-computador. Aelita deve desativar a torre, entrando nela e digitando na interface "Lyoko" (uma espécie de Código que desativa a torre). Só assim podem deter o ataque de X.A.N.A contra o mundo real. Mas como os alunos e professores se lembram das coisas estranhas que ocorrem durante o ataque de X.A.N.A, há um programa no super-computador que regressa no tempo antes do ataque acontecer. Esse "recurso" é também usado por X.A.N.A para aumentar seu poder, pois cada vez que Jeremie ativa o recurso de voltar no tempo, X.A.N.A fica mais forte.

Depois de o tempo voltar atrás, apenas Jeremie, Odd, Yumi, Aelita e Ulrich se lembram, pois todos os que foram materializados em Lyoko pelo menos umas vez se lembram. Para complicar, eles devem certificar-se que ninguém morra, porque voltar no tempo não pode desfazer a morte nem devolver a vida às pessoas, e devem também manter Lyoko em segredo, para que ninguém descubra, pois assim poderiam desligar o super-computador e Aelita morreria.

Ao final, os guerreiros de Lyoko convocam William para juntar-se ao grupo para ajudar em suas missões, porém, tomado pelo poder, não se preocupa com os perigos, e é capturado pelo cifozoário, assim, se tornando prisioneiro de X.A.N.A.

Garage Kids[editar | editar código-fonte]

Garage Kids foi um projeto criado em 2001, cuja base foi "usada" em Code Lyoko. A concepção original é quase igual à Code Lyoko, tratando-se dos mesmos personagens, com exceção de Aelita, que não existia. Todos os 4 amigos, assim como em Code Lyoko, estavam lutando contra uma identidade digital (X.A.N.A em Code lyoko), Lyoko era chamado de Xanadu (pronúncia: Zenado). Na terra, os 4 tinham superpoderes, assim como personagens de outras historias, Yumi por exemplo, tinha poderes de telecinetica, e Ulrich "podia" se mover á velocidade da luz (os dois podem atualmente em Code Lyoko, mas somente podem em Lyoko).

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Os personagens principais deste desenho são formados pelos cinco guerreiros de Lyoko: Aelita Schaeffer, Jeremie Belpois, Odd Della Robia, Ulrich Stern e Yumi Ishiyama.

Além dos cinco guerreiros, outros personagens principais dessa série incluem o sexto guerreiro de Lyoko William Dunbar, o cachorro de estimação do Odd Kiwi, o pai da Aelita Franz Hopper (cujo nome verdadeiro é Waldo Schaeffer) e o antagonista da série X.A.N.A.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

Está previsto o lançamento do 1º episódio de uma nova temporada da série com 23 episódios para 25 de dezembro de 2017.

Esta é a lista de personagens secundários de Code Lyoko. Alguns desses personagens foram importantes para os guerreiros de Lyoko, como o professor de educação física Jim Moráles, que ajudou o Jeremie a materializar a Aelita no episódio Code: Earth (Código: Terra) e a Sissi, que já foi temporariamente um membro do grupo de Lyoko no episódio X.A.N.A Awakens (O Despertar de X.A.N.A.), mas traiu o grupo contando o segredo para o seu pai.

Professores e funcionários[editar | editar código-fonte]

Os professores e funcionários do Colégio Kadic são um dos personagens da série Code Lyoko, que não tem muita participação na série, com exceção de Jim Moráles, que várias vezes descobriu o segredo dos guerreiros de Lyoko e, algumas vezes, ajudou o grupo.

Monstros de X.A.N.A[editar | editar código-fonte]

Os monstros de X.A.N.A. são os aliados de X.A.N.A., que ajudam o seu mestre a impedir toda a ação dos guerreiros de Lyoko.

Todos os monstros entram em modo de auto-destruição logo que o olho de X.A.N.A. é atingido, com exceção do 'Cifozoário'.

Lyoko[editar | editar código-fonte]

O mundo virtual de Lyoko é formado por cinco setores: o do Gelo, do Deserto, do Bosque, das Montanhas e o Setor 5. Cada um dos quatro setores externos possui 21 torres, mais uma no Setor 5, totalizando 85 torres.

Além desses cinco setores, ainda existe o Mar Digital, que é uma conexão entre as redes mundiais, mas os guerreiros de Lyoko só podem viajar por uma nave marinha chamado Skidbladnir; se cairem no Mar Digital, acabam sendo desvirtualizados para sempre, ou seja, nunca mais podiam regressar a Lyoko.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Série Temporada Episódios Estreia Original Fim Original Estreia em Portugal Fim em Portugal
Code Lyoko 1 26 3 de setembro de 2003 25 de fevereiro de 2004 16 de Setembro de 2010 25 de Outubro de 2010
2 26 31 de Agosto de 2005 8 de Fevereiro de 2006 24 de Janeiro de 2011 4 de Março de 2011
3 13 9 de Setembro de 2006 8 de Novembro de 2006 1 de Junho de 2011 17 de Junho de 2011
4 30 13 de Agosto de 2007 10 de Novembro de 2007 1 de Agosto de 2011 9 de Setembro de 2011
5 ?? 21 de Julho de 2017 ?? 21 de Julho de 2017 ??

Lista de episódios com o título em português:

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Especial[editar | editar código-fonte]

  • A X.A.N.A. acorda - Parte 1
  • A X.A.N.A. acorda - Parte 2

Temporada 1[editar | editar código-fonte]

  • 1 - Urso de Peluche Gozilla
  • 2 - É Preciso Ver para Crer
  • 3 - Férias no Nevoeiro
  • 4 - Diário de Bordo
  • 5 - Grande Falha
  • 6 - Dilema Cruel
  • 7 - Problema de Imagem
  • 8 - Fim de Cena
  • 9 - O Satélite
  • 10 - A Rapariga dos Meus Sonhos
  • 11 - Infestação
  • 12 - O Ataque das Vespas
  • 13 - Mesmo a Tempo
  • 14 - A Armadilha
  • 15 - Ataque de Riso
  • 16 - Claustrofobia
  • 17 - Amnésia
  • 18 - Melodia que mata
  • 19 - Fronteira
  • 20 - Os Robôs
  • 21 - Zona de Gravidade Zero
  • 22 - Rotina
  • 23 - A bater no fundo
  • 24 - Canal Fantasma
  • 25 - Código: Terra
  • 26 - Começo Falso

Temporada 2[editar | editar código-fonte]

  • 27 - Nova Ordem
  • 28 - Território Inexplorado
  • 29 - Exploração
  • 30 - Um Grande Dia
  • 31 - Senhor Puck
  • 32 - Dia de São Valentim
  • 33 - Mistura Final
  • 34 - A Ligação Perdida
  • 35 - É a Hora da Verdade!
  • 36 - Marabunta
  • 37 - Interesses em Comum
  • 38 - Tentação
  • 39 - Uma Péssima Viragem
  • 40 - Ataque de Zombies
  • 41 - Ultimato
  • 42 - Que Confusão
  • 43 - O Beijo de X.A.N.A.
  • 44 - Vertigens
  • 45 - Guerra Fria
  • 46 - Déjà Vu
  • 47 - Topo de Forma
  • 48 - Está Aí Alguém?
  • 49 - Franz Hopper
  • 50 - Contacto
  • 51 - Revelações
  • 52 - A Chave

Temporada 3[editar | editar código-fonte]

  • 53 - Em Cheio no Coração
  • 54 - Lyoko Menos Um
  • 55 - Onda Fatal
  • 56 - Falsa Esfia
  • 57 - Aelita
  • 58 - O Pretendente
  • 59 - O Segredo
  • 60 - Insanidade Temporária
  • 61 - Sabotagem
  • 62 - Ninguém em Particular
  • 63 - Sarilhos Triplos!
  • 64 - Duplo Golpe
  • 65 - A Batalha Final

Temporada 4[editar | editar código-fonte]

  • 66 - O Regresso de William
  • 67 - Duplicatas
  • 68 - Ato de Abertura
  • 69 - Sala da Destruição
  • 70 - Skidbladnir
  • 71 - Viagem Inaugural
  • 72 - Curso Intensivo
  • 73 - Réplica
  • 74 - Prefiro não falar sobre isso
  • 75 - Chuveiro Quente
  • 76 - O Lago
  • 77 - Perdida no Mar
  • 78 - Ratos de Laboratório
  • 79 - Direito de se Gabar
  • 80 - Dia de Cão
  • 81 - Falta de Boa Vontade
  • 82 - Memória Distante
  • 83 - Pouca Sorte
  • 84 - Míssil Guiado
  • 85 - A Bomba de Kadic
  • 86 - Enigma Canino
  • 87 - Uma Odisseia Espacial
  • 88 - Primos Removidos
  • 89 - Música que Acalma a Besta Selvagem
  • 90 - Medusa
  • 91 - Má conexão
  • 92 - Suores Frios
  • 93 - De volta à Terra!
  • 94 - Lutar até ao final
  • 95 - Ecos (Último episódio)

Aceitação e prémios[editar | editar código-fonte]

Code Lyoko foi votado como o melhor programa pelos telespectadores na França, mas também alcançou fama internacional. O programa foi votado como um dos melhores do Cartoon Network e do Kabillion nos Estados Unidos, sendo no Cartoon Newtork votado como o 3º melhor desempenho em 2006 e 4º lugar nas visualizações mensais de 2010 no Kabillion. O programa alcançou sucesso na Espanha como um dos programas mais vistos do Clan TVE; na Itália no canal Rai 2. Ele também obteve sucesso na Finlândia e Reino Unido, além de ganhar o prêmio France's Prix de l'Export 2006 por animação em dezembro de 2006.[2]

Dublagem / Dobragem[editar | editar código-fonte]

Personagens Original França Dublagem Brasil Dobragem Portugal
1ª,2ª,3ª Temporadas + Episódios (66,67,69,70,76, e 77) Temporada 4 4ª Temporada
Jeremie Belpois Raphaëlle Bruneau Thiago Longo Charles Emmanuel Maria Camões
Aelita Schaeffer (Stones) Sophie Landresse Adriana Pissardini Luiza Cézar Carla Garcia
Odd Della Robbia Raphaëlle Bruneau Ulisses Bezerra Rodrigo Antas Mário Bomba
Yumi Ishiyama Géraldine Frippiat Fátima Noya Adriana Torres Paula Pais
Ulrich Stern Marie-Line Landerwijn Yuri Chesman Tiago Retré
Elizabeth Delmas (Sissi) Carole Baillien Rosely Gonçalves Jullie Carla Garcia
Nicholas Quimbé
Herb Paula Pais
Hiroki Ishiyama Guylaine Gibert Tiago Retré
William Dunbar Mathieu Moreau Thaigo Keplmair Quimbé
Jim Moralés Frédéric Meaux Tatá Guarnieri Marco Ribeiro
Franz Hopper Arnaud Léonard Hélio Vaccari
Anthea Schaeffer Maria Camões
Mr. Delmas Bruno Mullenaerts Quimbé
Rosa Paula Pais

Estúdio Português de Dobragem: 112 Studios

  • Locutor: Gilberto Rocha Júnior
  • Estúdio: Marshmallow, São Paulo, SP

Histórico (Code Lyoko Evolution)[editar | editar código-fonte]

O site oficial da série publicou em 2012 o lançamento de "Code Lyoko Evolution". Previsto para 2013, "Code Lyoko Evolution" foi uma série em Live-Action, dividido no mundo real com atores reais e o mundo virtual em 3D.

Para o elenco foram feitos audições em França com adolescentes para os papéis principais, o elenco ficou assim dividido:

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores/Atrizes Personagens
Léonie Berthonnaud Aelita Schaeffer (Stones)
Marin Lafitte Jeremie Belpois
Gulliver Bevernaege Odd Della Robbia
Quentin Merabet Ulrich Stern
Mélanie Tran Yumi Ishiyama
Diego Mestanza William Dunbar
Pauline Serieys Laura Gauthier

Outros[editar | editar código-fonte]

Atores/Atrizes Personagens
Eric Soubelet Mr. Delmas
Clémency Haynes Elisabeth "Sissi" Delmas
Hugues Massignat Franz Hopper
Sophie Fougère Suzanne Hertz
Bastien Thelliez Jim Morales

[3]

Projeto "Code Lyoko: Rebirth"[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 2015, os Estados Unidos começaram a produzir uma nova temporada de 23 episódios.

Cancelamento[editar | editar código-fonte]

Houve um projeto para se fazer uma nova temporada nos Estados Unidos com 23 episódios da série com a estreia do primeiro episódio prevista para 25 de dezembro de 2017, no entanto, o projeto acabou por ser cancelado. O comunicado foi feito na madrugada entre 20 de julho de 2017 e 21 de julho de 2017, por volta das 3h da manhã, pelos próprios produtores, atráves do facebook. Os fãs da série ficaram produndamente desiludidos com o cancelamento, principalmente porque foi um projeto de novos episódios que acompanharam com grande entusiasmo já há alguns anos. A página do facebook foi eliminada e os trailers publicados no YouTube uns estão apenas indicados para pessoas que os produtores tenham indicado e outros foram eliminados. Num comunicado feito alguns dias depois, a equipa confirmou que o motivo era pela falta de tempo que tinham para fazer o projeto.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O Colégio Kadic foi inspirado na escola Liceo Lakanal, em Sceaux, París. Os detalhes são parecidíssimos com o Liceo.
  • A fábrica está baseada na fábrica da Renault, situada em Boulogne-Billancourt. Demolida no final do ano de 2004 para a construção de um museu[4]
  • Code Lyoko foi comparado com alguns filmes, como Matrix e Star Wars, pois no computador de Jeremie, apareciam letrinhas verdes, como em Matrix. Também, o código estranho na base da tela do computador de Jeremie, era um alfabeto criado especialmente para o filme Star Wars.
  • A música tema, "A World Without Danger", seria substituída por "Love Foolosophy" do Jamiroquai, no projeto inicial do Garage Kids.
  • No Garage Kids, Yumi pede a Odd se ele poderia guardar um segredo. "Pode guardar um segredo?", esse era o slogan de Code Lyoko.
  • No Garage Kids todos os personagens principais apareciam, com exceção de Aelita.
  • Franz Hopper ativou o Supercomputador em 7 de junho de 1994
  • Jeremie Belpois descobriu a fábrica em 9 de outubro de 2004
  • Aelita, a personagem de cabelos cor de rosa esteve, injustamente, 10 anos desligada no supercomputador, e a sua idade ficou congelada por causa disso, sendo que quando Jeremie Belpois descobriu o supercomputador, esta tinha 12 em vez de 22 anos, sendo que o seu ano de nascimento foi em 1982.
  • O episódio The Pretender (O Pretendente) é uma paródia ao filme The Birds (Os Pássaros) de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense. A cena onde Yumi é atacada pelos corvos é parecida com uma das cenas desse filme.
  • O nome do submarino virtual Skidbladnir foi decidido devido a Franz Hopper ler um livro de lendas nordicas a Aelita, onde aparecia um barco chamado Skidbladnir que podia navegar por terra e por mar.
  • Um live-action de 26 episódios foi lançada em 2012, com o nome de Code Lyoko: Evolution.

Referências

  1. Folha de S.Paulo ilustrada (02/08/2004) Folha da Manhã S/A. Retrieved 2017-04-14.
  2. MoonScoop Group-Partners and Awards MoonScoop. Retrieved 2011-06-20.
  3. «" Code Lyoko "». Moonscoop 
  4. (em francês) [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]