George Hitchings

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
George Hitchings
Nascimento 18 de abril de 1905
Hoquiam
Morte 27 de fevereiro de 1998 (92 anos)
Chapel Hill
Nacionalidade Estadunidense
Prêmios Prêmio Internacional da Fundação Gairdner (1968), Nobel prize medal.svg Nobel de Fisiologia ou Medicina (1988)
Instituições Case Western Reserve University, Universidade Duke
Campo(s) Bioquímica

George Herbert Hitchings (Hoquiam, 18 de abril de 1905Chapel Hill, 27 de fevereiro de 1998) foi um bioquímico estadunidense.

Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1988.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estagiou como bioquímico em Washington e passou vários anos a leccionar em universidades, antes de se juntar ao Laboratório de Pesquisa Burroughs-Wellcome (agora Glaxo-SmithKline), em Tuckahoe, Nova Iorque.

Em 1942 Hitchings ficou impressionado com a forma como os remédios considerados milagrosos da década de 1930, tais como os fármacos sulfa ou sulfonamidas, destruíam as bactérias. Funcionavam como "antimetabolitos", ou seja, interrompiam de forma letal o metabolismo normal da célula, fazendo-se parecer com o ácido paraminobenzóico (PABA), um nutriente celular fundamental.

Hitchings acreditava que, se o "antagonismo competitivo", como o processo veio a ser conhecido, funcionava com os sulfonamidas, também poderia funcionar noutros casos. Compreendera que, como elementos constitutivos do ácido nucleico, as purinas e as pirimidinas deviam desempenhar um papel crucial no metabolismo celular. Passou então a dedicar-se ao desenvolvimento de processos que "persuadissem" as bactérias e as células cancerígenas a usar elementos constitutivos falsos quando fabricassem os seus ácidos nucleicos.

Pelo seu trabalho nesta área, Hitchings partilhou o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1988 com a sua colaboradora Gertrude B. Elion e com James Black.

Referências[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Susumu Tonegawa
Nobel de Fisiologia ou Medicina
1988
com James Black e Gertrude Elion
Sucedido por
John Michael Bishop e Harold Varmus


Ícone de esboço Este artigo sobre um médico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.