Saltar para o conteúdo

Ipubi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ipubi
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Ipubi
Bandeira
Hino
Gentílico ipubiense
Localização
Localização de Ipubi em Pernambuco
Localização de Ipubi em Pernambuco
Localização de Ipubi em Pernambuco
Ipubi está localizado em: Brasil
Ipubi
Localização de Ipubi no Brasil
Mapa
Mapa de Ipubi
Coordenadas 7° 39′ 07″ S, 40° 08′ 56″ O
País Brasil
Unidade federativa Pernambuco
Municípios limítrofes norte: Araripe e Santana do Cariri (ambas no estado do Ceará); sul: Ouricuri; leste: Bodocó e oeste: Araripina e Trindade (Pernambuco).
Distância até a capital 581,6033 km
História
Fundação 13 de outubro de 1938 (85 anos)
Emancipação 1 de março de 1962 (62 anos)
Administração
Prefeito(a) Francisco Rubens Mario Chaves Siqueira[1] (PSB, 2021–2024)
Vereadores 13
Características geográficas
Área total [2] 665,624 km²
População total (censo IBGE/2022[3]) 29 009 hab.
Densidade 43,6 hab./km²
Clima tropical semiárido (BshW)
Altitude 535 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[4]) 0,550 baixo
PIB (IBGE/2013[5]) R$ 207 567 mil
PIB per capita (IBGE/2021[5]) R$ 10,800,4 mil
Sítio http://www.ipubi.pe.gov.br (Prefeitura)

Ipubi é um município brasileiro do estado de Pernambuco.

O município originou-se da Fazenda Poço Verde, no sopé da Chapada do Araripe. O povoamento foi intensificado entre Outubro e Novembro de 1938, quando iniciou a feira livre local surgindo assim o Povoado Poço Verde.

Pertencente ao município de Ouricuri, o então povoado Poço Verde com o seu crescimento muda de nome e passa a ser um distrito com o nome de Ipubi criado em 31 de dezembro de 1943. Tornou-se município autônomo através da lei estadual nº 3.340, datada de 31 de dezembro de 1958, sendo instalado a 1 de março de 1962, tendo como 1º prefeito o farmacêutico Antônio Rodrigues Lucena. Administrativamente, o município é formado pelo distrito-sede (Ipubi) e pelos povoados de Serra Branca e Serrolândia.

Anualmente, no dia 2 de março Ipubi comemora o seu aniversário em tributo a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O topônimo Ipubi provém do tupi ipu-obi = poço ou fonte verde, quando ocorreu a Reforma Administrativa do Estado que criou o distrito de Ipubi.

Em Ipubi, a agricultura já foi a atividade econômica predominante, perdendo espaço atualmente para a exploração da gipsita. Ainda assim ainda são produzidos feijão, mandioca, milho, e Hortifrutis como: Alface, Coentro, Tomate, Pimentão, Manga, Acerola, Banana, Laranja etc. O rebanho de bovinos, a Apicultura e a criação de aves são outras fontes de renda do município.

A região do Araripe concentra 40% das reservas de gipsita do mundo e Ipubi seu maior produtor de gipsita e um dos maiores produtores de gesso e derivados: placas, divisórias gesso agrícola para uso na correção de solos, tijolos, etc. Por isso, se caracteriza pela exploração do mineral no chamado polo gesseiro. A extração da gipsita representa 95% da produção nacional de gesso, que propiciou a formação de um parque industrial na região, gerando cerca de doze mil empregos diretos e 60 mil indiretos.

Ipubi localiza-se a uma latitude 07º39'07" sul e a uma longitude 40º08'56" oeste, estando a uma altitude de 535 metros. Possui uma área de 972,17 km² e é formado pelos distritos de: Ipubi (sede), Serra Branca e Serrolandia e pelo povoado da Mineradora São Severino. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2022, era de 29.009 habitantes. Desses 73,2% eram pardos, 21,3% brancos, 5,0% pretos, 0,2% amarelos e 0,1% indígenas.[6]

O município de 'Ipubi faz parte da Região de Desenvolvimento do Araripe, localizada na Mesorregião do sertão pernambucano. Essa região representa 18,8% do território estadual com 18.576,9 km² e abrange ainda, os municípios de Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ouricuri, Moreilândia, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade e Verdejante.É integrante da região intermediária de Petrolina e da região imediata de Araripina.

O município situa-se na unidade geoambiental das Chapadas Altas. Parte do sul do município, está na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. A vegetação natural é a caatinga.

O município de Ipubi está nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Brígida. Seus principais tributários são os riachos do Manuíno e de Santo Antônio, ambos de regime intermitente. Conta ainda com os açudes: Manuíno, com capacidade de 1.984.117 m³ e Cacimbão.

A cidade conta com três unidades de escola estadual com ensino integral, sendo duas na cidade (sede) e outra no distrito de Serrolândia, além de uma escola pública estadual em tempo regular, duas escolas particulares e várias escolas municipais.

As instituições de ensino estadual são:

  • Escola de referência em ensino médio Arão Peixoto de Alencar
  • Escola de referência em ensino médio Gênifa Felisbela Nobre (Serrolândia)
  • Escola de referência em ensino médio Joaquim Eugênio Silva
  • Escola Nossa Senhora do Socorro. As instituições de ensino municipal, de Ensino Fundamental I e II são:
  • Escola José de Siqueira Alves
  • Escola Sheilla Kelly Barros da Silva
  • Escola Euzélia de Melo Campos
  • Escola Pedro Vicente de Souza (Serrolândia)
  • Escola Paula Sabrina Rodrigues da Silva (Serrolândia)
  • Escola Edílton Modesto Diniz (Serrolândia)
  • Escola Francisco Carneiro de Andrade (Serra Branca)
  • Escola Ângelo Afro de Oliveira (Sítio Torre)
  • Escola Aureliano Manoel de Macedo (Sítio Pajeú)

As privadas são:

  • Escola Ative Colégio e Curso
  • Escola Turma da Mônica

Comunicações

[editar | editar código-fonte]
  • Rádio Liberal FM 99,5
  • Rádio Pop Brasil FM 93,7 - Trindade
  • Rádio Voluntários da Pátria FM 100,9 - Ouricuri
  • Rádio Grande Serra FM 98,5 - Ouricuri
  • TV Jornal Interior 7 (SBT)
  • TV Grande Rio 9 (TV Globo)
  • TV Tribuna PE 11 (Band)
  • TV Guararapes PE 13 (Record TV)
  • NGT RIO 34
  • TV Pernambuco 45 ( TV Brasil e TV Cultura)

A cidade conta com dois Hospitais, sendo um no distrito de Serrolândia, onze unidades básica de saúde,uma clinica particular além de uma UTI móvel, sendo a única cidade da região que dispõe deste serviço para a população.

Referências

  1. Prefeito e vereadores de Ipubi tomam posse Portal G1 - acessado em 2 de janeiro de 2021
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Estimativa populacional 2022 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 28 de agosto de 2021. Consultado em 25 de dezembro de 2022 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 1 de outubro de 2013 
  5. a b «Pernambuco » Ipubi » Produto Interno Bruto dos municípios - 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2015 
  6. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome IBGE_Pop_2021

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.