Família de Bulbasaur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ivysaur)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde setembro de 2017).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur são uma cadeia evolutiva de Pokémon. Eles são os bichos iniciais de grama de Kanto e são pertencentes a primeira geração de Pokémon, eles também possuem características do tipo venenoso. Suas primeiras aparições na franquia Pokémon foram nos jogos Pokémon Red, Blue e Green. Mas também são iniciais nos remakes de Pokémon Red e Green. Bulbasaur e sua família evolucionária foram baseados nos dicinodontes, répteis herbívoros pré-históricos que viveram no período Triássico, e que eram parentes próximos dos antepassados dos mamíferos. Isso explica o fato desses Pokémon possuírem orelhas parecidas com as de um gato, e também esclarece por que eles possuem, em seus nomes, a terminação "saur".

Bulbassaur[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Bulbasaur
Número: 1 Tipo: Planta/Venenoso Evolui de: Nenhum Evolui para: Ivysaur

Bulbasaur (フシギダネ, Fushigidane?) é a anti-evolução do Ivysaur, nos jogos ele evolui no nível 16. Conhecido no Brasil como "Bulbasauro", classificado Pokémon semente, segundo a Pokédex, Bulbasaur pode viver por dias somente com a luz do sol, seu nome em japonês, vem das palavras "'fushigi" (不思議, mistério; misterioso?) e "tane" (, bulbo?). Em inglês, o seu nome vem das palavras "bulb" (Bulbo) e "saur" (Que vem do latim "saurus", ou seja, lagarto). Os motivos que deram origem ao seu nome foram: o bulbo que ele carrega em suas costas e o fato de se parecer com um lagarto ou um sapo. É o primeiro Pokémon da Pokédex.

Bulbasaur é um Pokémon pequeno e quadrúpede. Seu corpo é verde, e contém manchas verde-escuras. Possui também olhos vermelhos e uma grande boca. Porém, a característica mais marcante deste Pokémon é o bulbo que ele possui nas costas. Este bulbo se estende por toda a sua retaguarda, e é muito eficiente: ele contém um par de "cipós", que funcionam como chicotes nas batalhas, além de servirem para levantar grandes pesos; ele absorve energia solar, permitindo o uso da mesma quando há muita armazenada; ele também pode lançar uma certa espécie de semente, que é conhecida como "semente sanguessuga", porque, ao atingir o adversário, ela começa a sugar a energia vital do mesmo, permitindo assim que fique mais vulnerável a ataques de Bulbasaur. O bulbo também incha quando está exposto ao sol, razão pela qual Bulbasaur tira sonecas enquanto está tomando banhos de sol. Além de tudo isso, o bulbo guarda uma bela flor, que brota assim que Bulbasaur evoluir para Ivysaur.

Bulbasaur possui fama de briguento, mas é bem comportado e extremamente fiel: mesmo após ter sido abandonado, espera pelo retorno de seu treinador ansiosamente.

O Bulbassaur Shiny tem a pele num tom de verde-claro.

Ivysaur[editar | editar código-fonte]

Número: 2 Tipo: Planta/Venenoso Evolui de: Bulbasaur Evolui para: Venusaur

Ivysaur (フシギソウ, Fushigisou?) conhecido no Brasil como Ivysauro, classificado como pokémon semente, é uma espécie fictícia da série Pokémon. Ivysaur é a evolução do Pokémon Bulbasaur e a ante-evolução do Venusaur. Nos jogos ele evolui para Venusaur no nível 32.

O nome Fushigisou vem das palavras japonesas para mistério (不思議, fushigi?) e grama (, sou?). Seu nome em Inglês vem das palavras ivy (hera) e saur (Que vem do Latim sauros, ou seja, lagarto).

É conhecido por ser a conexão entre Bulbasaur e Venusaur e, por isso, apresentam status médios. São leais aos treinadores e raramente se rebelam.

Quando evolui do Bulbassaur, o bulbo do Ivyssaur começa a se abrir e forma uma pequena flor em suas costas. Isso pode carregar ainda mais seus poderes solares, fotossintetizando a energia proveniente do Sol. Essa flor vai desabrochando e se abre quando o Ivyssaur evolui para Venusaur.

Venusaur[editar | editar código-fonte]

Número: 3 Tipo: Planta/Venenoso Não evolui

Venusaur (フシギバナ, Fushigibana?) é a evolução e Ivysaur e a forma final de Bulbasaur. O odor emitido da colorida flor anestesia os inimigos durante a batalha, assim como com humanos. Seu nome no ocidente pode ser uma combinação de venom (veneno, ou Vênus, em alusão à planta e sauros (palavra grega para lagarto/dinossaur). Já o nome no Japão Fushigibana pode ser ふしぎ (fushigi - mistério) com はな (hana - flor).

Quando evolui do Ivysaur, Venussaur fica enorme e sua flor desabrocha e contém enormes pétalas de flor pintadas. Nas flores das fêmeas, há também uma semente. Venusaur conserva as folhas abertas embaixo da flor depois que evolui.

Venusaur foi baseado no dicinodonte Kannemeyeria, réptil herbivoro que viveu no período Triássico, no inicio da Era Mesozóica (a Era dos Dinossauros).

Videogames[editar | editar código-fonte]

RPGs originais

Bulbasaur só pode ser encontrado nas versões Red & Blue, nos remakes FireRed & LeafGreen e nos remakes que juntaram as duas primeiras gerações de pokémon HeartGold & SoulSilver, Bulbasaur é um dos pokémon iniciais de Kanto, junto com Charmander e Squirtle e é encontrado em Pallet Town com o Professor Carvalho. Já em Pokémon Yellow, é dado ao jogador pela criadora de Pokémon em Cerulean City.

As estatísticas do Venussauro são altas em todos os atributos, habilitando várias técnicas a serem ensinadas a ele.

Spin-offs

Em outros jogos, como Pokémon Mystery Dungeon, Bulbasaur é um dos Pokémon iniciais também. Ele também aparece em Hey You, Pikachu! e Pokémon Channel como amigo de Pikachu, o protagonista de ambos os jogos. Bulbasaur é um prêmio ao derrotar a Elite dos 4 em Pokémon Stadium.

Venusaur também aparece como troféu e Pokémon Pokébola no game Super Smash Bros. Melee. Em Super Smash Bros. Brawl, Ivysaur aparece como personagem jogável junto com os Pokémon Charizard e Squirtle.

Anime[editar | editar código-fonte]

  • Muitos Bulbasaur apareceram no anime, apesar de apenas dois serem os principais. São os Bulbasaur de Ash e o de May.
  • Ash e equipe descobrem um jardim evolucionário de Bulbassauros onde muitos Bulbasaurs evoluem para Ivysaur. Este jardim é protegido por um Venusaur, que impede a entrada de intrusos.[1]
  • Na temporada Advanced Challenge, há um episódio chamado Rei da floresta perdida! Venusaur!, onde um Venussauro que guardava esta floresta sagrada para os pokémon Planta, onde May consegue seu Bulbassauro.

Bulbasaur de Ash[editar | editar código-fonte]

Antes de acompanhar Ash, Bulbasaur viveu com uma garota chamada Melanie, que cuidava de pokémon abandonados. Não se sabe se ele foi abandonado, mas Melanie não era treinadora, o que permitiu a Ash capturá-lo depois de uma batalha no episódio "Bulbasaur e a Vila Escondida ". Inicialmente, Bulbasaur não confiava muito em Ash, tanto que depois de ele, Charmander, Squirtle e Pikachu terem se perdido do grupo após o naufrágio do S.S. Anne, Bulbassaur sempre insistia que Ash tinha abandonado-os, ao contrário da visão otimista de Charmander, Squirtle e Pikachu. Mas depois que o garoto os salva, a lealdade a Ash toma lugar da desconfiança inicial de Bulbasaur, ao contrário de Charmander, que após suas evoluções, Charmeleon, e Charizard, se torna o pokémon mais desobediente da equipe.

Como Pikachu, Bulbasaur decide não evoluir por vontade própria. Mesmo quando esta decisão não foi aprovada por outros Bulbasaur, ele resolve defender sua decisão lutando.

Como outros pokémon do anime, o sexo do Bulbasaur é indefinido, mas ele aparenta ser macho. O Bulbasaur tem uma personalidade relaxada, raramente se alterando, ao contrário de Squirtle, que é mais estourado.

Bulbasaur de May[editar | editar código-fonte]

May possui um Bulbasaur, que é um membro de seu time, ela o capturou no episódio "Histeria das Plantas". Devido à marca de coração presente na testa dele, acredita-se que seja uma fêmea. Como outros Pokémon de May, é um pokémon de Concursos Pokémon, chegando a aprender o ataque(Dança das Pétalas) e usá-lo para ajudar sua treinadora. O Bulbasaur de May tem uma queda pelo de Ash, por isso May deixou a sua Bulbasaur junto com o do Ash para talvez os dois terem filhotes. Os dois Bulbasaurs estão no laborátorio do Profº Carvalho. O Bulbasaur de May adora as flores, isso causa muito desastre para May mas o Bulbasaur de Ash é mais experiente e o ajuda a ser forte. Durante a Taça Wallace em Pokémon DP, o Bulbasaur de May aparece já evoluido em Venusaur. É possível perceber que o Venusaur de May é fêmea pois tem uma semente na árvore de suas costas, uma característica só dos Venusaur fêmeas.

Mangá[editar | editar código-fonte]

Pokémon Adventures

Em Magical Pokémon Journey, um personagem chamado Pistachio tem um Bulbasaur fêmea, chamada Danerina, e é apaixonado por ela.

Electric Tale of Pikachu

Ash e seus amigos deparam-se com um Venussauro de cem metros de altura.

Bulbasaur de Red no Pokémon Adventures[editar | editar código-fonte]

Red recebe um Bulbasaur do Professor Carvalho como Pokémon inicial, que lhe dá o nome de Saur, que mais tarde evolui para Ivysaur [3] e para Venusaur. Saur ajuda bastante Red em sua jornada, mas Red o troca com o Charizard de Green na saga FireRed & LeafGreen.

Jogo de cartas[editar | editar código-fonte]

Ivysaur e Venusaur aparecem nos decks: Básico, Gym Challenge (como pokémon de Erika), Expedição e no EX FireRed & LeafGreen. Ivysaur aparece no deck Ilhas do Sul (expansão especial), Equipe Rocket, como Dark Ivysaur (Ivysaur Negro).

A carta mais famosa do Venusaur está no Básico e é conhecida pelo poder Pokémon Transporte de Energia e pelo ataque Raio Solar, que possui 90 pontos de dano.

Uma das mais proeminentes técnicas do jogo é a combinação dos Venusaur e Charizard do Deck Básico. Transporte de Energia permite mover várias cartas de energia Planta para o Charizard, enquanto que a Queima de Energia (do Charizard), permite transformar energias Planta em Fogo. Assim, Charizard pode acumular energias rapidamente, podendo utilizar o ataque Giro de Fogo, causando 100 de dano ao oponente.

Referências

  1. Anime Episódio "051 - O Jardim Misterioso dos Bulbasaur"
  2. Anime Episódio "368 - Dia do Julgamento"
  3. Mangá Pokémon Adventures Cap. 15: VS. Wartortle