João Marcelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Marcelo
Informações pessoais
Nome completo João Marcelo Ferreira de Paula
Data de nasc. 14 de junho de 1966 (57 anos)
Local de nasc. Salvador, Bahia, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Altura 1,90 m
destro
Informações profissionais
Clube atual aposentado
Posição zagueiro
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
1987–1990
1990–1992
1993–1994
1995
1996
1997
1998
1999
2000
Bahia
Grêmio
Vitória
Ponte Preta
Vila Nova-GO
Náutico
Santo André
Brasil de Pelotas
Desportiva
jogos (golos)
Times/clubes que treinou
2007
2009
Cruzeiro/BA
Bahia (interino)

João Marcelo Ferreira de Paula (Salvador, 14 de junho de 1966) é um ex-futebolista e atualmente treinador brasileiro que atuava como zagueiro.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Como jogador[editar | editar código-fonte]

Zagueiraço revelado no Bahia, foi bicampeonato brasileiro pelo clube. Também jogou no Grêmio, no Vitória e na Desportiva. Mas, foi no Bahia onde ele viveu seu melhor momento, sendo o time de futebol onde conquistou seu maior título, se tornando ídolo. Estava no elenco do Vitória em 1993 quando disputou as finais do Campeonato Brasileiro daquele ano, perdendo para o Palmeiras.

Como treinador[editar | editar código-fonte]

Iniciou como Técnico das equipes infantil e juvenil do Bahia. Depois tornou-se técnico das mesmas categorias no Vitória. Logo após, por três vezes, atuou como auxiliar técnico: com Péricles Chamusca, no Santa Cruz; com Mário Sérgio no Atlético Mineiro e em seguida junto a Charles Fabian no Bahia. Foi treinador da equipe júnior do Real Salvador. Logo após, pela primeira vez, consagra-se técnico de uma equipe profissional, do Cruzeiro de Cruz das Almas. Mais tarde, retorna treinando uma equipe júnior, a do Al-Shabab dos Emirados Árabes. Em 2009, após a saída do técnico Alexandre Gallo do Bahia, assumiu interinamente o cargo de técnico do time profissional, até a contratação de Sérgio Guedes pelo clube, e desde então se tornou o seu segundo auxiliar-técnico, inclusive com Paulo Bonamigo, seu sucessor. Com a saída de Bonamigo para o futebol árabe, no fim de 2009, João Marcelo assumiu o posto de técnico interino, até o clube então fechar contrato com um novo técnico.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Bahia
Grêmio

Referências


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.