Limoeiro do Norte: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 35: Linha 35:
<!-- Características geográficas -->
<!-- Características geográficas -->
| área = 751,535
| área = 751,535
| população = 62.931 hab.
| população = 89.123.756.162.931 hab.
| data_pop = est. [[IBGE]]/[[2008]] <ref name="IBGE_Pop_2008">{{citar web | url = http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2008/POP2008_DOU.pdf | titulo = Estimativas da população para 1º de julho de 2008| data = 29 de agosto de 2008 | publicado = Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) | data = 29 de agosto de 2008 | acessodata = 5 de setembro de 2008 | formato = [[PDF]] }}</ref>
| data_pop = est. [[IBGE]]/[[2008]] <ref name="IBGE_Pop_2008">{{citar web | url = http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2008/POP2008_DOU.pdf | titulo = Estimativas da população para 1º de julho de 2008| data = 29 de agosto de 2008 | publicado = Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) | data = 29 de agosto de 2008 | acessodata = 5 de setembro de 2008 | formato = [[PDF]] }}</ref>
| densidade = 73,8
| densidade = 73,8

Revisão das 18h38min de 23 de abril de 2009

 Nota: Se procura outros significados de Limoeiro, veja Limoeiro (desambiguação).

Limoeiro do Norte
  Município do Brasil  
Símbolos
Hino
Lema é tempo de paz e desenvolvimento
Gentílico limoeirense
Localização
Localização de Limoeiro do Norte no Ceará
Localização de Limoeiro do Norte no Ceará
Localização de Limoeiro do Norte no Ceará
Limoeiro do Norte está localizado em: Brasil
Limoeiro do Norte
Localização de Limoeiro do Norte no Brasil
Mapa
Mapa de Limoeiro do Norte
Coordenadas 5° 08' 45" S 38° 05' 52" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Municípios limítrofes Norte: Russas e Quixeré, Leste: Rio Grande do Norte, Sul: Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Oeste: Morada Nova
Distância até a capital 198 km
História
Fundação 1871
Administração
Prefeito(a) João Dilmar da Silva (Partido Republicano Brasileiro(PRB))
Características geográficas
Área total 751,535 km²
População total (est. IBGE/2008 [1]) 89,123,756,162,931 hab. hab.
Densidade 73,8 hab./km²
Clima Semi-árido
Altitude 70 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,711 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 266.920 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 4 890,00

Limoeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará.

Toponímia

O município de Limoeiro do Norte tem esse nome em razão da grande quantidade de limoeiros na região, plantados pelos antigos moradores, os índios Paiacus.

História

Suas origens datam do ano de 1687, quando o sargento-mor João de Sousa Vasconcelos estabeleceu-se no sítio denominado São João das Várzeas. Algum tempo depois, estas e outras terras foram ocupadas por imigrantes provenientes dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, formando novos redutos. Estes foram elevados a povoados, dos quais se destacaram o de Limoeiro e o de Tabuleiro de Areia que nesse tempo pertenciam à cidade de São Bernardo de Russas.

Primeiras manifestações religiosas

Um padre chamado Vicente Rodrigues da Silva e seus irmãos, José e Antônio, lançaram a idéia da construção de uma capela no povoado, doando faixas de terra para sua edificação. Os atos inaugurais da capela de Nossa Senhora da Conceição, em homenagem àquela que seria a padroeira do município, realizaram-se no dia 9 de dezembro de 1845. A antiga capela é hoje a Igreja-Matriz do município.

Criação da vila e do município

A elevação do povoado de Limoeiro à categoria de vila aconteceu no dia 22 de dezembro de 1878, com sede em São João do Jaguaribe que se desmembrava de Russas. Sua elevação à categoria de município só veio a ocorrer em 30 de agosto de 1897.

Geografia

Clima

Tropical semi-árido[4], com temperatura variando de 27º a 33°C.

Generalidades

O município se encontra entre dois braços do rio Jaguaribe (além do jaguaribe é banhado pelo rio Banabuiú) que fazem dele uma ilha fluvial. Os braços deste rio chegavam a desaparecer em épocas de seca, o que lhe rendeu o título de 'Rio mais seco do mundo', retornando e crescendo muito rápido em volume e extensão na estação chuvosa, tornando necessário usar canoas para atravessá-los.

O município é conhecida também como a 'Terra das Bicicletas', sendo comum crianças aprenderem muito cedo a pedalar bicicletas grandes (aro 24 ou maior), tocando os pedais apenas quando estes estão na posicão mais alta.

Economia

Está baseada principalmente na pecuária e agricultura, especialmente das culturas de algodão herbáceo e arbóreo, arroz, milho e feijão.

Turismo

Limoeiro é uma terra abençoada, rica em patrimônio cultural e belezas naturais, como seus rios e ainda possui a atrativa Barragem das pedrinhas.também com sua rica gastronomia.

Cultura

Limoeiro realiza um evento cultural anual, chamado Encontro Mestres do Mundo, com apresentações culturais de todo o Brasil e até internacionais. O evento teve início em 2005, sempre ocorrendo próximo ao aniversário do município.

Subdivisões de Limoeiro do Norte

Limoeiro do Norte está dividido em distritos:Distrito da Sede,Distrito de Antônio Holanda(Cidade Alta),Distrito de Bixopá,Distrito de Luiz Alves de Freitas(Roçado) e o Distrito de Santa Luzia.

Distrito da Sede

Abrange os Bairros do Centro e Beira Rio.

Distrito de Antônio Holanda

Abrange os Bairros da Cidade Alta,Vila da Paz,Bom Jesus do Cruzeiro,Triângulo de Limoeiro, Canto Grande,Corrego de Areia,Bom Jesus e Maria Dias.

Distrito de Bixopá

Abrange os Bairros de Bixopá,Setores NH-1,NH-2,NH-3,NH-4,NH-5 e NH-6,Espinho,Ilha e Danças.

Distrito de Luiz Alves de Freitas

Abrange os Bairros do Luiz Alves de Freitas,Boa Fé,Arraial,São Raimundo e Sapé.

Distrito de Santa Luzia

Abrange os Bairros das Casas Populares,João XXIII,Santa Luzia,Bom Nome,Varzea do Cobra e Bom Fim.

Cidades-Irmãs

tem como cidades-irmas as cidades de Tabuleiro do Norte,Sao Joao do Jaguaribe,Alto Santo e Trairi.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2008» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2008. Consultado em 5 de setembro de 2008 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.


Hino de Limoeiro do Norte (Ceará) Letra por Rufino Maia e Silva Melodia por Maestro Cleóbulo Maia


Limoeiro, Limoeiro Cantamos em seu louvor! Tu és bandeira de glória No mastro do nosso amor És escola e oficina De um povo trabalhador

Outrora gigantes bravos Que no teu seio aportaram Eram também bandeirantes Que o Jaguaribe cruzaram! Sem esmeraldas nos sonhos, A terra boa encontraram

Limoeiro, Limoeiro...

No palco nobre da vida, Soprou-te a aura envolvente! Puseste as mãos em teu campo Plantaste nele a semente; Tua cidade floresce Neste Brasil continente

Limoeiro, Limoeiro...

Tuas planícies nos mostram, A luta que nos apraz A busca pelo saber, Pelo trabalho que faz Erguer a fronte do povo, Amar a fonte da paz.

Limoeiro, Limoeiro...

Que belas carnaubeiras Volteiam tua paisagem! São vincos que te sustentam, São elos da tua imagem... Por si, sós, uma aquarela, Incentivando coragem.

Limoeiro, Limoeiro...

O Jaguaribe em teu seio, Sereno, doce, a correr, Projeta veias profundas No solo que vai beber As águas que passam nele, Impondo o lema – VENCER!

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.