Mario Bros.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mario Bros)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mario Bros.
Mario Bros.
Produtora(s) Nintendo
Editora(s) Nintendo
Plataforma(s) Arcade[1]
Conversões/
relançamentos
Amstrad CPC
Apple II
Atari 8-bit
Atari 2600
Atari 5200
Atari 7800
Commodore 64
Game Boy Advance
NEC PC-8801
Nintendo 3DS (Virtual Console)
Nintendo Entertainment System
Wii (Virtual Console)
Wii U (Virtual Console)
ZX Spectrum
Data(s) de lançamento 1983
Gênero(s) Arcade/Plataforma
Modos de jogo Single Player, Cooperação
Classificação [2]Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Permitido para todas as idades i USK (Alemanha)

Mario Bros é um jogo eletrônico de arcade feito pela Nintendo e lançado em 1983. Posteriormente o jogo foi lançado para consoles domésticos. Esse jogo é o primeiro onde o nome do herói Mario aparece no título, o separando assim da série Donkey Kong para estrelar seu jogo solo. Mario Bros. também apresenta aos jogadores Luigi, o irmão mais novo de Mario. Neste jogo, Mario é retratado como um encanador ítalo-americano que, junto com seu irmão Luigi , tem que derrotar criaturas.

O sucesso desse jogo deu origem à série Super Mario Bros., onde o herói explora um rico e elaborado mundo de fantasia.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Mario Bros. apresenta dois encanadores, Mario e Luigi, tendo que investigar o aparecimento de entranhas criaturas nos encanamentos de Nova Iorque. O objetivo do jogo é derrotar todos os inimigos de cada fase. As mecânicas de Mario Bros envolvem apenas correr e pular. Diferentemente de outros jogos da franquia, os jogadores não podem eliminar inimigos pulando em cima deles. Cada fase é um conjunto de plataformas com canos em cada canto da tela, além disso, há um objeto chamado "POW" no centro, que quando ativado afeta todos os inimigos. As fases contém somente uma tela fixa, ou seja, os inimigos e o jogador, caso passem pelo limite de um lado reaparecem do outro.

O jogador ganha pontos por derrotar múltiplos inimigos em seguida, e pode participar numa rodada bônus para obter ainda mais pontos. Inimigos são derrotados chutando-os depois que eles são acertados por baixo, e ficam de costas pro chão temporariamente. Se o jogador falhar em eliminar o inimigo enquanto ele se encontra vulnerável, ele volta a ficar ativo, muda de cor e ganha velocidade. Cada fase tem um certo número de inimigos, com um inimigo final que imediatamente muda de cor e aumenta de velocidade. Acertar um inimigo virado por baixo novamente o faz recuperar a atividade, mas não o faz ficar mais rápido e mudar de cor.

Há 4 inimigos: o Shellcreeper, que simplesmente anda; o Sidestepper, que requer dois golpes para virar; o Fighter Fly, que se move pulando e só pode ser virado enquanto toca a plataforma; e o Slipice, que transforma a plataforma em gelo escorregadio. Quando acertado de baixo, o Slipice morre imediatamente ao invés de virar; esses inimigos não contam no número total que deve ser derrotado para terminar a fase. Todas as plataformas congeladas voltam ao normal no começo da próxima fase.

O bloco "POW" vira todos os inimigos que estiverem tocando a plataforma ou o chão no momento em que o jogador o ativa o pressionando por baixo, da mesma maneira que se acerta blocos nos futuros jogos da franquia. Pode ser usado três vezes antes de desaparecer. Em Super Mario Bros 3, na versão Player-Versus-Player desse minigame, cada um dos três usos causa a perda de uma carta do oponente, e todos os inimigos são girados. Outro aspecto desse pequeno remake é que canos são largos, ocasionalmente lançando grandes bolas de fogo nos encanadores. Quando qualquer inimigo, exceto os Slipice, é derrotado, uma moeda aparece e pode ser pega para a obtenção de pontos extras; entretanto, a fase acaba assim que o último inimigo é derrotado.

Enquanto o jogo progride, elementos vão sendo adicionados para aumentar a dificuldade. Bolas de fogo quicam pela tela ou viajam diretamente de um lado para o outro. Rodadas bônus dão aos jogadores a chance de ganhar pontuação extra e vidas ao coletar moedas sem ter que lidar com os inimigos; o bloco "POW" se regenera a cada uma dessas telas.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

  • O tema de abertura de cada fase do jogo é a canção "Eine kleine Nachtmusik", composta em 1787 por Wolfgang Amadeus Mozart. O trecho que toca na abertura do jogo é o primeiro movimento desta canção, em forma sonata allegro[3].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências