Saltar para o conteúdo

Matogrosso & Mathias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Matogrosso & Mathias
Matogrosso & Mathias
Matogrosso & Mathias no festival Caldas Country em Caldas Novas, Goiás, em 2014.
Informação geral
País  Brasil
Gênero(s) Música sertaneja
Período em atividade 1976 – presente
Gravadora(s) Chantecler/Continental (divisão da Warner Music Brasil) (19761991, 1994)
Top Music (1998)
Vidal Records (2000)
Paradoxx Music (divisão da Building Records) (20012003)
Indie Records (2004)
EMI (2006)
Atração Fonográfica (2011)
Radar Records (20112016)
Som Livre (20162017)
Independente (2017 – atualmente)
Integrantes João Batista Bernardo (Matogrosso)
Rafael Belchior (Mathias)
Ex-integrantes Anísio Roberto de Carvalho
Isaac Jr.
Página oficial http://www.matogrossoemathias.com.br/

Matogrosso & Mathias é uma dupla sertaneja do Brasil originária de 1966. A dupla iniciou sua trajetória originalmente com João Batista Bernardo, o Matogrosso (Vista Alegre do Alto, 25 de novembro de 1949; o apelido se deve porque viveu em Cáceres, Mato Grosso) e Anísio Roberto de Carvalho, o Mathias (Uberlândia ou Carmo do Paranaíba, 14 de fevereiro de 1945).[1][2][3] Com o tempo Isaac Júnior, sobrinho de Matogrosso, compôs a dupla no lugar de Anísio como Mathias e a partir de 2009 quem entrou no lugar de Isaac foi o cantor Rafael Belchior (nascido em São José do Rio Preto), à época com 19 anos, afilhado de Anísio.[4]

Matogrosso & Mathias tem a alcunha de “a mais romântica do Brasil”. A dupla é reconhecida por difundir a música sertaneja em uma época que os “caipiras” ainda estavam à margem da imprensa no Brasil, abrindo caminho para vários artistas do mesmo gênero de muito sucesso hoje. Entre os hits de sua extensa carreira, destacam-se Pele de Maçã, Tentei te Esquecer, Idas e Voltas, Memórias, 24 Horas de Amor, Frente a Frente, Sábado, De Igual pra Igual e Pedaço de Minha Vida, que deu à dupla, ainda em 1976, seu primeiro disco de ouro.

A dupla gravou ao longo da carreira 17 discos pela gravadora Continental.

Anos 70 e 80: o início

[editar | editar código-fonte]
  • Dirigindo-se a São Paulo para trabalhar e gostando muito de música, começaram a freqüentar locais onde se reuniam pessoas para cantar e tocar. A dupla se conheceu no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, no início dos anos 1970, e começaram a ensaiar músicas da dupla Belmonte e Amaraí. Passaram a se apresentar em churrascarias e casas noturnas.
  • No ano de 1976, gravaram seu primeiro disco pela gravadora Continental/Chantecler intitulado Popularidade, no qual destacava-se a composição "O Matuto". Na mesma década conseguiram seu primeiro disco de ouro.
  • Em 1985 lançaram o LP "Mulher", sendo a composição "De Igual Pra Igual", de Roberta Miranda e Matogrosso, uma das primeiras músicas do repertório sertanejo a conseguir espaço em rádios FM (juntamente com a música Fio de Cabelo, composta por Marciano e Darci Rossi mas que fez sucesso pela dupla Chitãozinho e Xororó) inicialmente no Nordeste do Brasil, espalhando-se posteriormente para a Região Sudeste. Em seus discos foram gradualmente deixando de lado o sertanejo mais tradicional, de raiz, com viola e sanfona, pelo gênero mais romântico, com acompanhamento de guitarra e bateria. Seus maiores sucessos foram, entre outros, "Pedaço de Minha Vida", "Na Hora do Adeus", "24 Horas de Amor", "Sábado", "Idas e Voltas" e "Frente a Frente".

Anos 90: recomeço

[editar | editar código-fonte]
  • Em 1990 fizeram sucesso com a música "Ponto de Chegada", de Joel Marques e Maracaí, e "Na Hora do Adeus", de Chico Roque e Carlos Colla. Até essa ocasião, haviam gravado 13 LPs pela Continental com 2 milhões de discos vendidos.
  • Em 1991, após emplacarem a música "Sorte Tem Quem Acredita Nela" na trilha sonora da novela Ana Raio e Zé Trovão. Nessa época a dupla separou-se com Mathias cantando durante um ano com Milionário, da dupla Milionário e José Rico, com quem gravou um CD em 1992. Matogrosso por sua vez, seguiu carreira solo e gravou dois discos pela EMI, em 1992 e 1993.
  • Em 1996, tornaram a separar-se, com Mathias afastando-se da vida artística, indo morar em Bauru, no interior de São Paulo. Matogrosso por sua vez, novamente seguiu carreira solo e gravou o terceiro disco pela EMI, em 1997. O retorno da dupla ocorreu em 1998, sem que os dois planejassem tal volta. O prefeito da cidade mineira de Rio Novo queria um show da dupla de qualquer maneira e eles não se opuseram à idéia. Os anúncios e faixas da apresentação atraíram a atenção da Prefeitura de Andrelândia, na mesma região. Como era época de campanha política, foram contratados por um candidato para realizar 30 apresentações.

Isaac Jr. e Rafael Belchior, os novos "Mathias"

[editar | editar código-fonte]
  • Em 2000, gravaram seu primeiro CD ao vivo onde obtém boas vendagens.
  • Em 2001, lançam o CD em comemoração aos 25 anos de carreira da dupla com os maiores sucessos, a maioria do inicio da carreira, somente em voz e violão.
  • Em 2003, fizeram sucesso com a música "Tentei Te Esquecer", que fez parte da trilha sonora da novela "Celebridade", da TV Globo.
  • Em 2004, entre outros eventos, a dupla esteve no programa "Viola, Minha Viola" apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura de São Paulo; na 14ª Julifest, na cidade de Itabirito, MG; na 18ª Feste de peão boiadeiro de Americana, SP e, na festa de natal na cidade de Campo Bom, no RS. Também em 2004, gravam o 20° disco da carreira, juntamente com o Primeiro DVD, contendo Grandes Sucessos que marcaram sua trajetória. Gravado na casa noturna Vila Country em São Paulo, e trazendo convidados muito especiais, como: Joaquim e Manuel, Edson e Hudson, Cezar e Paulinho, Luiz Cláudio e Giuliano, Bento e Mamão e Isaac.
  • Em 2006 a dupla comemorou 30 anos de carreira e iniciou uma nova fase. Entra em cena um novo Mathias, o cantor Isaac Jr, que substitui ao Mathias original, que atualmente compõe a dupla Matão & Mathias. A dupla lançou seu primeiro disco pela EMI, Um Século Sem Ti, produzido pelo maestro A. Zaccarias e por Matogrosso. No álbum, quatorze grandes canções, sendo treze inéditas. A única releitura é “Aos trancos e barrancos”, de Edinho da Mata e Matogrosso, gravada originalmente por João Paulo & Daniel no início de carreira.
  • Em 2009 a dupla passou por uma nova mudança onde Rafael Belchior substitui Isaac Jr. como Mathias. Isaac Jr. atualmente segue carreira solo com o nome de Mathias Maranhão.
  • Em 2011 lançam o CD Duas Gerações com a participação de Eduardo Costa.

Primeira Formação

[editar | editar código-fonte]

Segunda Formação

[editar | editar código-fonte]

Terceira Formação

[editar | editar código-fonte]
  • 2011 Duas Gerações
  • 2013 Matogrosso & Mathias - Ao Vivo
  • 2014 Duas Gerações - Ao Vivo
  • 2016 40 Anos - Ao Vivo
  • 2019 Conversando com o Abajur - EP

Referências

  1. biografia-sertaneja.blogspot.com.br/2011/09/nomes-das-duplas-sertanejas.html
  2. «Recanto caipira». Consultado em 10 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 13 de agosto de 2014 
  3. «Cantor Matogrosso chega aos 73 anos com números e marcas surpreendentes!». Kboing. Consultado em 10 de março de 2024 
  4. Redação, Da (3 de agosto de 2023). «Mathias completa 14 anos de formação de dupla com Mato Grosso». Gazeta de Rio Preto. Consultado em 10 de março de 2024