Saltar para o conteúdo

Mesorregião do Leste Alagoano: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 6 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q646167
→‎Vegetação: a vegetaçao em alagos continua um caus
Linha 43: Linha 43:


=== Vegetação ===
=== Vegetação ===
Apresenta [[vegetação]] Herbácea (gramíneas) e Arbustiva (poucas árvores e espaçadas). Além destas, possui também a [[Mata Atlântica]]. Essas vegetações estão associadas a um sistema regulado de chuvas.
Apresenta [[vegetação]] Herbácea (gramíneas) e Arbustiva (poucas árvores e espaçadas). Além destas, possui também a [[Mata Atlântica]]. Essas vegetações estão associadas a um sistema regu


== Economia ==
== Economia ==

Revisão das 19h20min de 27 de março de 2014

Mesorregião do Leste Alagoano
Divisão regional do Brasil
Mesorregião do Leste Alagoano
Localização
Características geográficas
Unidade federativa  Alagoas
Regiões limítrofes Agreste Alagoano; Leste Sergipano (SE); Agreste Pernambucano (PE); Mata Pernambucana (PE)
Área 13 240,60 km²
População 2,064,525 hab. IBGE Censo 2010
Densidade 155,92 hab./km²

A Mesorregião do Leste Alagoano está localizada no estado de Alagoas.

Essa mesorregião é constituída de seis microrregiões, com 52 municípios no total.

Microrregiões

História

Na época do Descobrimento do Brasil, a região era coberta pela Mata Atlântica, onde viviam índios nativos. Possuía uma flora e fauna exuberantes, com rios perenes, uma grande variedade de peixe, frutas, e animais selvagens. Todas estas belezas naturais atraíram a atenção dos portugueses que iniciaram o processo de colonização.

Demografia

É a Mesorregião mais habitada do Estado de Alagoas.

Como na maior parte da zona da mata nordestina, no leste Alagoano foi explorada a cultura da Cana-de-açúcar, sendo hoje um dos principais produtores de açúcar do país, atividade esta que foi inicialmente realizada pelos negros. Hoje em dia com a mescla entre os índios que já habitavam a região, com os europeus, principalmente portugueses, e dos negros trazidos da África, a população alagoana é semelhante a de outros estados nordestinos como Sergipe, Pernambuco, onde a maioria da população se auto declara parda, com significativa parcela de brancos entre seus habitantes.

Geografia

Clima

O clima nessa mesorregião é tropical litorâneo úmido,com sol nos meses de setembro até Maio, da primavera até o verão, com temperatura variando em torno de 19°C à 32°C. E com chuva e temporais nos meses de Junho até Agosto, do outono até o inverno, com temperaturas variando em torno de 15°C à 26°C. A umidade relativa do ar é de 79,2%. E o índice pluviométrico é 1.410 mm/ano.

Vegetação

Apresenta vegetação Herbácea (gramíneas) e Arbustiva (poucas árvores e espaçadas). Além destas, possui também a Mata Atlântica. Essas vegetações estão associadas a um sistema regu

Economia

Esta é a mesorregião que mais recebe investimentos nacionais e internacionais.

Turismo

Esta mesorregião possui um grande potencial turístico, por suas belezas naturais, e de forma mais notável, pelas praias, consideradas belíssimas, que se espalham por todo o litoral alagoano.

Em setembro de 2005, foi inaugurado o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, um dos mais modernos do Brasil, fortalecendo o turismo desta mesorregião.

Porém todo esse potencial é ainda pouco explorado, tanto pela falta de interesse de alguns setores, quanto pela falta de organização e planejamento dos que se interessam, fato que se nota mais nitidamente pela poluição e degradação dos locais atualmente explorados.

Agricultura

Baseia-se sobretudo no sistema agrícola de plantations, principalmente com o cultivo de cana-de-açúcar, base da economia alagoana desde os tempos do Brasil Colônia, quando Alagoas fazia parte da Capitania de Pernambuco. Também desenvolve criação de bovinos, suínos e caprinos.

Comércio

Este segmento é mais diversificado em Maceió.

Indústria

Este segmento é mais diversificado em Maceió.

Educação

Faculdades e Universidades

Essa Mesorregião possui a renomada Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas, CESMAC, FAL, ESAMC, FITs, FAMA, UNCISAL.

Escolas primárias e secundárias

Essa Mesorregião possui diversas escolas, dentre essas as que se destacam são o Colégio Santa Madalena Sofia, Colégio Santíssimo Sacramento, Colégio Contato, Colégio Nunila Machado, Inei, Colégio Santa Úrsula, Colégio Anchieta, Centro Educacional Madre Valdelícia, Escola Monteiro Lobato e o Colégio Marista Maceió.

Cultura

Artesanato

Possuí inúmeros espaços destinados a comercialização e divulgação do seu potencial cultural, a exemplo do no Pavilhão do Artesanato, em Maceió, onde pode-se encontrar de tudo, desde os mais variados artesanatos locais, em madeira, palha, cerâmica, rendas, etc. bem como se divertir com shows de artístas locais, além de ser comum encontrar os artesãos e artesãs fazendo o seu trabalho nas praias locais.

Cinemas

Shopping Pátio Maceió,Maceió Shopping e Farol, em Maceió.

Teatros

Teatro Deodoro e Teatro Gustavo Leite,em Maceió.

Museus

Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho em Alagoas, Museu Théo Brandão, Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Museu Pierre Chalita, Museu do Esporte, Museu da Imagem e do Som - MISA.

Infra-estrutura

Aeroporto Internacional

Em setembro de 2005, Maceió passou a contar com um dos mais modernos aeroportos do país, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que conta com sistema de co-geração de energia e capacidade para 1,2 milhão de pessoas. O aeroporto foi construído com recursos da Infraero, Governo Federal e Governo Estadual. Os destinos diários diretos (sem escala/conexão) saindo da capital alagoana são: Salvador (SSA), Aracaju (AJU), São Paulo (GRU), Brasília (BSB), Recife (REC) e Rio de Janeiro (GIG).

Porto

O Porto de Maceió, ou de Jaraguá, está localizado na Área Leste da cidade, entre as praias de Pajuçara e Jaraguá; é administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN por meio da Administração do Porto de Maceió (ADPM) e tem o maior terminal açucareiro do mundo, além de ser um dos mais movimentados do Nordeste. O porto têm obras em andamento por toda a parte, inclusive o novo Cais de Passageiros, que vai aumentar o fluxo de turistas vindos pelo mar na cidade. O porto conta com um arado capaz de operar navios das frotas mais modernas do mundo, do tipo pós-paramax, com cerca de 200m de comprimento.

Rodovias

As rodovias do Estado de Alagoas são preferencialmente utilizadas pelos alagoanos para se locomoverem pelo estado, tanto pelo turismo, como pela agricultura.

Predefinição:Mesorregião do Leste Alagoano