Saltar para o conteúdo

Movimento uniforme: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 187.4.194.14 ( modificação suspeita : -31), para a edição 36238727 de Pedrassani
Linha 103: Linha 103:




fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!vvvfracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!
== Movimento uniforme ==

Movimentos com características que expressem uma '''velocidade escalar instantânea constante''' (não - nula) são denominados de '''movimentos uniformes'''. Depreende-se então , que se a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide coma velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo a ser considerado. <ref name=Ferraro-Toledo/>

<math> v = v_m = \frac {\Delta S} {\Delta t} = constante \ne 0 </math>

Sendo assim , no movimento uniforme , o corpo móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais.


== Função horária do movimento uniforme ==
== Função horária do movimento uniforme ==

Revisão das 23h07min de 4 de julho de 2013

Movimento uniforme é um movimento que ocorre quando um corpo percorre distâncias iguais em tempos iguais.[1]

Movimento progressivo e retrógrado

O movimento é chamado progressivo quando o móvel caminha a favor da orientação positiva da trajetória.. Seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. O movimento é retrógrado quando o móvel caminha contra a orientação positiva da trajetória. Seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.

Função horária

Considerando um ponto material em movimento em relação a certo referencial. Com o decorrer do tempo seu espaço também irá variar. A função que relaciona o espaço com os correspondentes instantes é chamado de função horária do movimento sendo representado por: s é uma função de t.

Toda vez que termos uma função horária, devemos indicar as unidades: se s for em metros(m) e t e segundos (s), a unidade da velocidade v será em ; se S for em quilômetros (km) e t em horas (h), a unidade de v será em km/h.

exemplificando: S = 10 + 5 t (s em metros e t em segundos) A função horária descreve o movimento dizendo matematicamente como o espaço varia com o tempo. Assim, para o exemplo dado, atribui-se valores a t, obtendo-se valores de s.

0 10
1 15
2 20
3 25


Sendo S = 10 + 5t, temos:

t = 0  ; s = 10 + 5.0 s = 10 m

t = 1s ; s = 10 + 5.1 s = 15 m

t = 2s ; s = 10 + 5.2 s = 20 m

t = 3s ; s = 10 + 5.3 s = 25 m


Nessa demonstração , o espaço do corpo móvel cresce no passar do tempo e , portanto , o movimento é progressivo.

Já para o oposto temos:

0 20
1 15
2 10
3 5


S = 20 - 5t (S em metros e t em segundos)

t = 0  ; s = 20 - 5.0 s = 20 m

t = 1s ; s = 20 - 5.1 s = 15 m

t = 2s ; s = 20 - 5.2 s = 10 m

t = 3s ; s = 20 - 5.3 s = 5 m

Neste caso o espaço do corpo móvel decresce no passar do tempo, e portanto o movimento realizado é denominado de retrógrado.


No próximo caso o movimento em questão será , no começo , retrógrado e depois realizará um movimento progressivo. [2] Onde o instante t = 0 é denominado de a origem dos tempos - (correspondente ao instante em que o cronômetro é acionado) e o espaço que o móvel percorre nesse instante é chamado de espaço inicial sendo indicado por .

Espaço inicial é o espaço do móvel no instante t = 0.

0 8
1 5
2 4
3 5

sendo S = 8 - 4t + t²

t = 0  ; s = 8 - 4.0 s = 8 m

t = 1s ; s = 8 - 4.1² s = 5 m

t = 2s ; s = 8 - 4.2² s = 4 m

t = 3s ; s = 8 - 4.3² s = 5 m


Nos casos dados acima, os espaços iniciais são:


fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!vvvfracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!fracassado!!!

Função horária do movimento uniforme

No movimento uniforme , a velocidade escalar instantânea é constante e coincide com a velocidade escalar média, em qualquer intervalo de tempo. Portanto de resulta .

definindo: e

obtemos:

sendo a função horária do Movimento Uniforme consideramos como:

A função horária do movimento uniforme é do primeiro grau em t. Nessa função So e v são constantes com o tempo; sendo v a velocidade escalar do movimento ; quando o movimento é progressivo ; quando o movimento é retrógrado.[2]

Referências

  1. Richard Green Parker, The Boston School Compendium of Natural and Experimetal Philosophy: Embracing the Elementary Principles of Mechanics, Hydrostatics, Hydraulics, Pneumatics ... with a Description of the Steam and Locomotive Engines (1838), Section IV. Mechanics, or the Laws of Motion, p.18 [em linha]
  2. a b Francisco Ramalho Júnior; Nicolau Gilberto Ferraro e Paulo Antônio de Toledo (2007). Os Fundamentos da Física 1. Mecânica 9ª ed. São Paulo: Moderna. p. 37 a 41. 490 páginas. ISBN 978-85-16-050655-1 Verifique |isbn= (ajuda) 
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.