Nilmar Ruiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nilmar Ruiz
Nilmar Ruiz
Foto:J.Freitas/Agência Senado
Deputada Federal pelo Tocantins
Período 1º de fevereiro de 2007
até 1º de fevereiro de 2011
4.ª Prefeita de Palmas
Período 1º de janeiro de 2001
até 1º de janeiro de 2005
Vice-prefeito Raimundo Boi
Antecessor(a) Odir Rocha
Sucessor(a) Raul Filho
Dados pessoais
Nascimento 5 de fevereiro de 1956 (68 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Partido PDS (1983-1988)
PDC (1988-1993)
PPR (1993-1995)
PPB (1995-1999)
PFL (1999-2004)
PL (2004-2005)
PFL (2005-2007)
DEM (2007-2013)
PATRI (2013-2018)
REDE (2018-2020)
PL (2020-presente)
Profissão Professora

Nilmar Gavino Ruiz (Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 1956) é uma professora e política brasileira, filiada ao Partido Liberal (PL). Entre 2001 e 2005, foi prefeita do município de Palmas, capital do Tocantins, tendo como vice-prefeito o ex-governador do estado, Raimundo Boi. Foi deputada federal pelo Democratas entre os anos 2007 e 2011.[1]

Formação[editar | editar código-fonte]

Pedagoga, com especializações lato sensu em Política e Estratégia Nacional, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/ UNITINS) em 1999 e em Administração Escolar, pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC) em 1989. É, também, doutora honoris causa pela Faculdade de Educação Teológica da Amazônia em 2000.

Trajetória na educação[editar | editar código-fonte]

Professora, coordenadora de projetos especiais e coordenadora pedagógica da Fundação Educacional do Distrito Federal (1989-2000); Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Canarinho, Brasília-DF (1982-1989);

Secretária de Educação do Estado e da capital[editar | editar código-fonte]

Natural do Rio de Janeiro, filha de família simples, mudou-se para Brasília ainda jovem. Na capital Federal, formou-se em Pedagogia e adquiriu experiência em gestão escolar, ganhando projeção ao implantar o Programa de Escolarização de Meninos e Meninas de Rua do Distrito Federal (1990-1992).

Mudou-se para a capital do Tocantins, Palmas, em 1992, com a missão de estruturar a rede pública de ensino, no cargo de secretária municipal de Educação (1993-1994). Implantou a educação de jovens e adultos, o ensino religioso e organizou o ensino rural, um desempenho que a credenciou para ser secretária estadual da Educação e Cultura por duas vezes (1995-1998) (1999-2000).

No Estado, Nilmar levou a comunidade para participar e discutir o sistema de ensino, criando a "Escola Autônoma de Gestão Compartilhada" e ampliando o "Construção da Cidadania".

Entre outros avanços, possibilitou a oferta de formação superior para milhares de professores, implantou o grande programa de alfabetização "ABC da Cidadania", iniciou a informatização das escolas, fortaleceu a educação indígena e fez com que o Tocantins fosse um dos primeiros estados a implantar as mudanças estabelecidas na Lei de Diretrizes e Base (LDB) da educação, conseguindo colocar 97% das crianças na escola.

Prefeita de Palmas[editar | editar código-fonte]

A frente da Prefeitura da capital (2001-2004), era chamada de "prefeita comunitária", pelo pioneirismo que obteve com o Planejamento Participativo e pelo diálogo que mantinha com a população e as lideranças de bairro – suas reuniões envolveram, no total, mais de 40 mil pessoas. Com o Shopping da Cidadania, ela descentralizou os serviços públicos.

Levou à frente idéias inovadoras, enxergando novas oportunidades para Palmas, gerando empregos e imprimindo uma nova identidade para a capital mais jovem do Brasil.

Implantou o ecoturismo – com a instalação do pólo de Taquaruçu – e traçou a meta do turismo de eventos, iniciando as obras do centro de convenções Parque do Povo, promovendo o Carnaval fora de época e Palmas Parque, o grande atrativo de férias para as famílias palmenses e para turistas.

Também fez três praias (Prata, Graciosa e Praia das Arnos), dois distritos industriais (Ecoindustrial e Taquaralto), incentivou a produção de hortifrutigranjeiros nas áreas urbanas (projeto Hortas Comunitárias), gerando renda para o cidadão e diminuindo a dependência da produção externa.

A comunidade tinha mais possibilidade de lazer, com transporte público gratuito aos domingos; enquanto o trabalhador passou a contar com refeições a um real em dois restaurantes comunitários. Promoveu também a inclusão digital de milhares de crianças e jovens, criando o programa "Cidade do Conhecimento".

Ao longo de todo o mandato, a prefeita manteve uma aprovação popular superior a 70% e cumpriu, com rigor, as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Deputada federal[editar | editar código-fonte]

Atualmente em sua segunda experiência na Câmara dos Deputados (2007-2011), tem colocado o mandato parlamentar a serviço da população, em uma rotina de visita aos municípios e em reuniões com representantes de diversas entidades de classe, como a dos profissionais da educação, saúde, os agricultores, empresários e mototaxistas.

Mas sua principal bandeira continua sendo a educação. Como titular da Comissão de Educação e Cultura, a deputada participou ativamente da aprovação do Fundeb e vem defendendo um maior investimento para o ensino básico, melhores condições de trabalho para os professores e a valorização do ensino à distância.

Entre os municípios que representa, tem um carinho especial por Palmas, não apenas por ter sido prefeita e por ter sido eleita a deputada com maior votação da cidade, mas também por ter adotado Palmas como sua terra. Por isso, destinou 2 milhões de reais no Orçamento da União para a construção de dois hospitais, nas regiões Norte e Sul. Também tem defendido bandeiras para a retomada no desenvolvimento da cidade, com destaque para o turismo.

Na primeira vez que assumiu o cargo de deputada (2000), enquanto suplente, integrou comissões importantes, como a de Constituição e Justiça e da Educação – nesta, colaborou decisivamente para criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

  1. Câmara dos Deputados. «Biografia». Consultado em 13 de julho de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Odir Rocha
Prefeita de Palmas
20012004
Sucedido por
Raul Filho