O Teatro Mágico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teatro Mágico
Foto: Luiz Rodrigues
Informação geral
Origem Osasco, São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) MPB, indie rock, folk rock
Período em atividade 2003 - atualmente
Página oficial www.oteatromagico.mus.br
Integrantes Formação Atual (2016): Fernando Anitelli (voz, violão, guitarra), Zeca Loureiro (guitarra e violão), Sérgio Carvalho (contrabaixo), Rafael dos Santos (bateria), Ricardo Braga (percussão), Guilherme Ribeiro (teclados), e com as artistas performáticas Andrea Barbour, Nô Stopa e Manoella Galdeano.

O Teatro Mágico (OTM) é um grupo musical brasileiro formado em 2003 na cidade de Osasco, São Paulo, criado por Fernando Anitelli. OTM é um projeto que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura, da política e do cancioneiro popular tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos numa mesma apresentação.

Cquote1.svg O Teatro Mágico está crescendo porque as pessoas estão colaborando. Elas nos ajudam a compor, e podem tirar fotos e gravar vídeos para o nosso site. Para nós, essa interação é muito importante: o público alimenta a trupe e a gente responde. É essa a fórmula que faz acontecer![1] Cquote2.svg

Possui cinco álbuns de estúdio: Entrada para Raros, O Segundo Ato, A Sociedade do Espetáculo, Grão do Corpo, e em 2016, "Allehop", além de alguns DVDs e álbuns ao vivo.

As canções são inspiradas nas obras de Hermann Hesse, escritor alemão ganhador do Prêmio Nobel de Literatura que apresentou o conceito de teatro mágico em seu livro O Lobo da Estepe. Os integrantes da trupe se apresentam maquiados e vestidos de palhaço. Usam violões, guitarra, baixo, percussão e bateria. São seis músicos e dois artistas/ bailarinas performáticas.

História[editar | editar código-fonte]

Foto: Luiz Rodrigues

O Teatro Mágico[2] foi criado por Fernando Anitelli, ator, músico e compositor das canções do show. A equipe que o acompanha foi formada em dezembro de 2003 por amigos e artistas que acreditaram no projeto. Trabalha sem apoio de gravadoras ou campanhas midiáticas. Foram os recordistas em público na Virada Cultural da Prefeitura de São Paulo nos anos 2007 e 2008.[3] .

Em 19 de abril de 2008, o grupo se apresentou no programa Altas Horas, da Rede Globo, com uma apresentação circense, cantando "Camarada d'água".[4] Em 18 de Junho de 2008, três anos depois do lançamento de seu primeiro álbum, O Teatro Mágico fez o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, intitulado O Teatro Mágico: Segundo Ato.[5] [6]

No dia 28 de março de 2009, voltaram a se apresentar no programa Altas Horas, cantando duas canções do segundo álbum, "Pena" e "Mérito e o Monstro". O programa contou também com a presença da apresentadora Xuxa Meneguel e da cantora Ivete Sangalo, que também se embalaram ao som da trupe.[7]

No dia 24 de abril de 2010, a trupe participou da novela Viver A Vida da Rede Globo. Eles foram convidados pelo diretor de núcleo, Jayme Monjardim, e se apresentaram na inauguração de um restaurante da trama, executando as músicas "O Anjo mais velho" e "Pena". Em 2013, fez participação especial no último capítulo da novela Flor do Caribe, cantando no casamento dos mocinhos e protagonistas da trama, interpretados por Grazi Massafera e Henri Castelli.

O terceiro disco da banda foi lançado em 2011, quase juntamente com o projeto solo de Fernando Anitelli As Claves da Gaveta, intitulado de A Sociedade do Espetáculo. Recombinando Atos é o quarto álbum da trupe.

Grão do Corpo é o quinto álbum do grupo O Teatro Mágico. Este álbum apresenta apenas onze faixas e uma duração menor do que os anteriores, que continham 19 faixas e uma duração geralmente acima de uma hora.

Após dois anos divulgando o CD Grão do Corpo, a banda lança Allehop, um novo álbum com dez músicas, sendo uma delas já conhecida dos fãs: Soprano, antes gravada no álbum solo de Fernando Anitelli, o As Claves da Gaveta.

Foto: Luiz Rodrigues

Em 2015, as músicas "Nosso Pequeno Castelo" e "Folia No Meu Quarto" entrou na trilha-sonora da telenovela infanto-juvenil Cúmplices de um Resgate.[8]

Discussão com Rick Bonadio[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o diretor musical Rick Bonadio fez duras críticas ao movimento "Música Para Baixar - MPB". Segundo ele, "quem dá música de graça na internet é estúpido e não valoriza seu trabalho. Quem baixa músicas sem autorização sabe que está lesando o artista".

Em resposta, o músico Fernando Anitelli, defensor ferrenho da música livre no Brasil, disse: "não seja tão besta pois você é, alguém que se diz realizado não precisa chamar de estúpida uma nova geração de músicos".[9]

Trupe[editar | editar código-fonte]

Foto: Luiz Rodrigues

Músicos[editar | editar código-fonte]

Formação atual (2016)

  • Fernando Anitelli (Voz e Violão)
  • Nô Stopa (Voz)
  • Zeca Loureiro (Guitarra)
  • Ricardo Braga (Percussão)
  • Rafael dos Santos (Bateria)
  • Guilherme Ribeiro (Teclados)
  • Sergio Carvalho (Baixo)

Bailarinas Performáticas[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Arte: Rodrigo Maroja

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Título Formato
2003 Entrada para Raros CD
2008 Segundo Ato CD
2011 A Sociedade do Espetáculo CD
2014 Grão do Corpo CD

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Ano Título Formato
2007 Fragmentos III DVD
2008 Entrada para Raros - Ao Vivo DVD
2009 Segundo Ato - Ao Vivo DVD
2013 Recombinando Atos - Ao Vivo em São Paulo DVD

Indicações, Prêmios e Recordes[editar | editar código-fonte]

Foto: Luiz Rodrigues
  • Recorde de Público na Virada Cultural 2007 (40 mil pessoas em São Paulo) e 30 mil pessoas na Virada Cultural 2008 (recorde para o horário das 9h da manhã de domingo);[3]
  • Em 2012, a faixa "Nosso Pequeno Castelo" foi indicado ao Hit do Ano no VMB 2012.[10]

Referências

  1. zunzunzum.com.br/ O Teatro Mágico: Infinitas possiblidades ao alcance de todos
  2. Um circo chamado O Teatro Mágico Estadão.com.br Postado em 12/11/2007
  3. a b Programação da Virada Cultural 2010
  4. O Teatro Mágico faz um espetáculo no programa Altas Horas
  5. O Teatro Mágico lança segundo álbum de graça na internet iG Música Postado em 06/06/2008
  6. O Teatro Mágico lança 2º CD, bate recorde de downloads e faz show Folha Online Postado em 20/06/2008
  7. http://www.oteatromagico.mus.br/novo/notices/view/201
  8. cumplicesbrasil.com.br/ Aprenda a cantar “Folia no meu Quarto”; música da trilha sonora de “Cúmplices de Um Resgate”
  9. ambientemusical.net/ Rick Bonadio discute com O Teatro Mágico no Twitter
  10. g1.globo.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.