Paulo Bonfá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paulo Bonfá
Paulo Bonfá em 2012
Nome completo Paulo Roberto Bonfá
Nascimento 31 de janeiro de 1972 (43 anos)
São Paulo, São Paulo
 Brasil
Nacionalidade  brasileiro
Ocupação Apresentador, radialista, humorista
Página oficial
Página oficial

Paulo Roberto Bonfá (São Paulo, 31 de janeiro de 1972), é um radialista, humorísta, apresentador e narrador brasileiro. É um ex-VJ da MTV Brasil e ex-apresentador do canal FOX Sports. É casado com a jornalista esportiva Marília Ruiz.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou no Colégio Santa Cruz, fez Faculdade de Economia na Universidade de São Paulo, administração na Fundação Getúlio Vargas, extensão em Marketing na San Diego State University e MBA em Comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Foi estagiário, trainee, consultor e representou uma empresa americana no Brasil. Começou no rádio em 1991, na USP FM.

Em 1995, junto com Marco Bianchi e Felipe Xavier, fundou o grupo Os Sobrinhos do Ataíde. Em 1997, foram chamados para narrar o Rockgol, campeonato da MTV Brasil. Logo depois estrearam na Band, com o programa Bola Fora.

Com o fim dos Sobrinhos (em 1999), Bonfá seguiu para a Rede TV!, onde apresentou os programas Superpop (com Adriane Galisteu) e TV Fama (com Monique Evans e Otavio Mesquita). Apresentou depois, entre 2003 e 2010, o programa Rockgol, na MTV Brasil, ao lado de Marco Bianchi[1] [2] . Em 2011, foi contratado pelo canal SporTV para comandar o programa Diários do Bonfá, que passou por 12 países e permaneceu no canal até o final de 2013[3] . Em 2012, foi também o narrador do programa Casseta & Planeta Vai Fundo, na TV Globo[4] .

No início de 2014, o FOX Sports anunciou a contratação de Paulo Bonfá realizar uma cobertura diferenciada da Copa do Mundo no Brasil[5] , projeto de enorme sucesso em todo o país. Ele apresentou no canal o programa Fox Para Todos, que era exibido todas as segundas-feiras, às 22h30 (foi para meia-notie) e que acabou em julho de 2015. No canal NatGeo é o titular da série Ciência do Absurdo, exibida em vários países.

Bonfá é palmeirense, mas jocosamente diz torcer para o New York Cosmos, equipe que não joga desde 1984. No programa, ele também diz ser dono da Paulo Bonfá Ringling Brothers Capillar Consultants, empresa fictícia especializada em tratamentos capilares. Dentre seus inúmeros bordões destacam-se "Totalmente excelente!", "Tirem as crianças da sala!" e "Xiii, Marquinho!". Com cinco Copas do Mundo e três Olimpíadas no currículo, Paulo Bonfá foi duas vezes premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e tornou-se comendador em 2014.

No rádio, em mais de 20 anos de carreira mesclando humor, música e informação, Paulo Bonfá teve passagens por USP FM, 89 FM, Jovem Pan FM, Transamérica FM, BandNews FM e Oi FM

Além de sua intensa trajetória como comunicador, o humorista Paulo Bonfá é também criador e curador do projeto RISADARIA, lançado em 2010 e reconhecido hoje como o maior festival de comédia do mundo, com edições anuais em 11 cidades brasileiras.

Referências

  1. Paulo Bonfá e Marco Bianchi saem da MTV UOL (17 de dezembro de 2010). Visitado em 27 de julho de 2011.
  2. Paulo Bonfá e Marco Bianchi: "saída da MTV foi um acordo" Terra (17 de dezembro de 2010). Visitado em 6 de outubro de 2012.
  3. Paulo Bonfá é o novo contratado do SporTV Mídia Esporte (07 de junho de 2011).
  4. Padiglione, Cristina (16 de fevereiro de 2012). Paulo Bonfá se une ao Casseta na Globo Agência Estado Estadão. Visitado em 6 de outubro de 2012.
  5. Rogerio Jovaneli (28 de Maio de 2014). Após não vingar como “narrador sério” no Sportv/Globosat, Paulo Bonfá fará “rockgol” na Fox Yahoo! Brasil. Visitado em 02 de Junho de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Paulo Bonfá
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.