Portal:África/Países

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wenceslas Hollar - Africa.jpg
Principal   Países   Projetos


Introdução ...

Africa (orthographic projection).svg

A África é o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) e o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América).

Tem cerca de 30 milhões de km², cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.

Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.

País selecionado

Bandeira do Burquina Fasso
Localização do Burquina Fasso

Burquina Fasso, também Burquina, é uma nação litoral da África Austral. É dividido em treze regiões, quarenta e cinco províncias, e 301 departamentos. É cercado por seis países: Mali pelo norte, Níger a leste, Benim ao sudeste, Togo e Gana ao sul, e Costa do Marfim a sudoeste. Seus habitantes são conhecidos como Burquinabês (Burkinabés; pronunciado [burkiːnaˈɓeː]).

Anteriormente chamado de República do Alto Volta, foi renomeado em 04 de agosto de 1984 pelo Presidente Thomas Sankara que significa "terra do povo em pé" em moré e diúla, principais línguas nativas do país. Literalmente, "Burquina" pode ser traduzido como "homens de integridade", da língua Moré, e "Fasso" significa "casa do pai" em diúla. A independência da França veio em 1960. A instabilidade governamental durante os anos 1970 e 1980 foi seguido por eleições multipartidárias no início de 1990. Centenas de milhares de trabalhadores rurais migram para o sul a cada ano para Costa do Marfim e Gana em busca de trabalho remunerado.(Leia mais...)

Países da Africa


Tópicos da África


Relacionados Wikimedia

Purgar cache do servidor