Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

editar

O Grande Prêmio de San Marino de 1994 (formalmente 14º Gran Premio di San Marino) foi uma corrida de Fórmula 1 realizada em 1º de maio, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari (imagem), Ímola, Itália. Foi a terceira corrida da Temporada de Fórmula 1 de 1994. O fim de semana foi marcado pela morte do piloto austríaco Roland Ratzenberger, e o acidente que deixou o piloto brasileiro Rubens Barrichello seriamente ferido. A mesma corrida viu a morte do tricampeão mundial Ayrton Senna em um grave acidente.

Michael Schumacher ganhou a corrida reiniciada. Na entrevista coletiva que seguiu a corrida, Schumacher disse que "não podia sentir-se satisfeito, não podia sentir-se feliz" com a vitória depois dos eventos ocorridos durante o fim de semana. Nicola Larini marcou os primeiros pontos de sua carreira quando alcançou o pódio terminando na segunda posição. Mika Häkkinen terminou em terceiro.

O fim de semana é lembrado por ter sido um dos momentos mais trágicos do automobilismo e do esporte em geral. A partir deste grande prêmio, a Fórmula 1 sofreu muitas modificações com o intuito de aumentar a segurança tanto dos pilotos quanto dos espectadores.


editar

Maria Grazia Lombardi, mais conhecida por Lella Lombardi foi uma das raras mulheres pilotos de Fórmula 1.

A italiana começou sua carreira em meados dos anos 1960, no turismo local, corridas de carros e comícios, dirigindo para a Escuderia Moroni of Lodi. Em 1968 mudou-se para corridas de circuito, competindo na Fórmula 875-Monza, ganhando sua terceira corrida da história. A piloto progrediu através de Fórmulas Júnior no mercado interno, saiu-se bem e em 1970 terminou em 3º o Campeonato Italiano de Fórmula Ford. Ela terminou em 10º o Campeonato Italiano de Fórmula 3, em 1972 dirigindo um Jolly Club.

Sua estréia na Fórmula 1 foi no GP da Grã-Bretanha de 1974, pela equipe Brabham. No ano de 1975 Lella disputou 12 das 14 provas da temporada. No GP da Espanha, ela conquistou a melhor colocação de uma mulher na categoria, com a sexta posição que lhe valeu meio-ponto. Até hoje Lella é a única mulher a marcar ponto na categoria.


editar

A Temporada de Fórmula 1 de 2008 foi a 59ª edição da categoria promovida pela FIA, tendo como campeão de pilotos o inglês Lewis Hamilton, (foto) da McLaren,sendo vice-campeão o brasileiro Felipe Massa,da Ferrari. A equipe campeã de construtores foi a Ferrari. Hamilton tornou-se o primeiro piloto negro campeão na categoria.

Nessa temporada foi realizado o primeiro Grande Prêmio noturno na categoria, no novo circuito de Cingapura, em 28 de setembro. Na ocasião ocorreu o conhecido como "Cingapue Gate", onde Flavio Briatore —chefe de escuderia da Renault— juntamente com Pat Symonds ordenaram que Nelson Angelo Piquet batesse em um local do circuito onde seria necessário a entrada do safety car para remover seu carro, favorecendo assim seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que mais tarde viria a vercer a prova.


editar

Bernard Charles "Bernie" Ecclestone é o presidente e diretor executivo da Formula One Management (FOM) e da Formula One Administration (FOA) e maior acionista da Alpha Prema, a matriz das companhias que gerenciam a Fórmula 1, o que o torna a autoridade máxima em termos da categoria. Seu controle sobre o esporte, resultado de seu pioneirismo na venda dos direitos televisivos nos anos 1970 é sobretudo financeiro, mas os termos contratuais entre a FIA, as equipes e a Formula One Administration garantem-lhe ainda a administração, estrutura e logística de cada Grande Prêmio de Fórmula 1.

Nos anos 1970 e 1980, foi proprietário da equipe Brabham e assim fundou a Associação dos Construtores da Fórmula 1 aumentando sua influência política na categoria. O bom desempenho da Brabham nas pistas ajudou a consolidar seu prestígio como gestor do esporte. Ele venderia a sua parte na equipe em 1987.

Ecclestone também participou como piloto dos Grandes Prêmios de Mônaco e da Grã-Bretanha em 1958.


editar

A Federação Internacional do Automóvel (Fédération Internationale de l'Automobile, normalmente conhecida como FIA), é uma associação não lucrativa originalmente criada em 1904 e representa interesses sobre automobilismo e usos de automóveis. Seu atual presidente é Jean Todt.

Em 1950 organizou o seu primeiro campeonato internacional de automobilismo, a Fórmula 1, em 1973 organizou a WRC, categoria internacional de rali, em 1987 criou a WTCC com carros de turismo (foto), em 1997 organizou seu campeonato de GT.

FIA também é responsável pela inspeção e regulamentação dos circuitos de acordo com suas normas tanto em circuitos mistos, como ovais e de rua, o plano de um circuito deve ter largura mínima de 12m e extensão máxima de 7km calculadas a partir do centro da pista. Curvas feitas a mais de 125km/h devem ter raios constantes ou crescentes. No grid de largada, cada posição para o carro deve ter 2,50m de largura, e deve ficar a 12m de distância das posições anteriores e posteriores (para Fórmula 1 essa distância deve ser de 16m).


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/6


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/7


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/8


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/9


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/10


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/11


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/12


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/13


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/14


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/15


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/16


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/17


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/18


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/19


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/20


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/21


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/22


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/23


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/24


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/25


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/26


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/27


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/28


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/29


editar Portal:Fórmula 1/Artigo selecionado/30