Portal:Rio Grande do Norte/Banco de destaques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Polo Costa das Dunas. A cidade nasceu às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil, numa região chamada "esquina do continente", distante 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim.

A capital potiguar é a capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, é a vigésima cidade mais populosa do país, detendo em 2010 uma população de 803.311 habitantes, além de ser a sede da quarta maior Região Metropolitana do Nordeste brasileiro, 15ª maior do país e 369ª maior do mundo. Deve-se observar que há áreas conurbadas à cidade, porém pertencentes aos municípios vizinhos, como Nova Parnamirim, com aproximadamente 50 mil habitantes, que é uma extensão da zona sul da cidade, dentro do município vizinho de Parnamirim, e outras áreas do aglomerado urbano da metrópole. Atrai aproximadamente 2 milhões de turistas ao ano por contar com muitas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnatal, o que faz com que a cidade se configure como a oitava cidade mais visitada por turistas do Brasil (dado de 2005) e a mais visitada por portugueses. O município foi eleito pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como o melhor destino turístico do Brasil em 2007.

Leia o artigo completo...


Mossoró é um município brasileiro, segundo mais populoso do estado do Rio Grande do Norte, distando 285 quilômetros da capital Natal. Localiza-se às margens do rio Apodi-Mossoró, na região oeste do estado e na microrregião homônima.

Principal município da Costa Branca Potiguar, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010, possui uma população de 259 886 habitantes, o qual a coloca como a décima nona maior cidade da Região Nordeste e a 95ª maior do Brasil, numa região de transição entre litoral e sertão a 42 quilômetros da costa.

Localizada entre Natal e Fortaleza, às quais é ligada pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino, e atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraente para investimentos no país. O município é o maior produtor em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do Estado, tendo um dos maiores PIB per capita da região. As festividades realizadas na cidade anualmente, atraem uma enorme quantidade de turistas. Destaque para o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João do país, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre.

Leia o artigo completo...


Pau dos Ferros é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à microrregião de mesmo nome e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 400 km. Ocupa uma área de 259,960 km², sendo que 1,9024 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 27 974 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 18º mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião, embora, pela polarização da cidade, passem pela sede do município cerca de 50 mil pessoas diariamente.

A sede tem uma temperatura média anual de 27,3°C e na vegetação do município predomina a caatinga. Com uma taxa de urbanização da ordem de 92,09% (2010), o município contava, em 2009, com 42 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,725, considerando como médio em relação pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Principal cidade da região Alto Oeste, Pau dos Ferros foi emancipada de Portalegre na década de 1850. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma referência a uma árvore que, pela sua grande dimensão, oferecia sombra e consequentemente um local para repouso dos vaqueiros que deram origem ao povoamento da região. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica. (leia mais...)

Leia o artigo completo...


São Miguel é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 444 km. Ocupa uma área de 171,690  km², sendo que 1,4214 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 22 313 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 25º mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 27,1°C e a caatinga é a vegetação predominante no município. Com uma taxa de urbanização de 65,44% (2010), o município contava, em 2009, com 24 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,615, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Sua história começa no século XVIII, quando ocorreu a chegada de José Antônio de Carvalho (às vezes referido como Manoel José de Carvalho) de Icó, no Ceará, à zona serrana do Rio Grande do Norte, dando origem ao povoado em torno de uma lagoa, em 29 de setembro de 1750, no dia de São Miguel Arcanjo (daí o nome do município), padroeiro atual de São Miguel. No século XIX (1875), foi elevado à categoria de vila e, um ano depois, à categoria de município, desmembrado de Pau dos Ferros. Considerado um centro de zona do Brasil, São Miguel é o maior produtor de milho do estado do Rio Grande do Norte e sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.

Leia o artigo completo...


Bandeira
Bandeira

Marcelino Vieira é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião de Pau dos Ferros e à Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 390 km. Ocupa uma área de 345,707 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população no ano de 2010 é de 8 265 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 79º mais populoso do Rio Grande do Norte.

Em relação à frota automobilística, foram contabilizados 861 veículos em 2009. Com uma taxa de urbanização da ordem de 49,42%, o município contava, em 2009, com cinco estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,613, considerando como médio em relação ao estado.

Marcelino Vieira foi emancipada de Pau dos Ferros na década de 1950. Seu nome (etimologia) foi dado em uma homenagem feita ao agricultor e criador paraibano, que veio para o Rio Grande do Norte onde destacou-se na política, além ter sido intendente várias vezes e Deputado Estadual.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Marcelino Vieira destaca-se também em seus eventos, organizados, muitas vezes, pela prefeitura, juntamente ou não com empresas locais. Um dos principais é a Jegue Folia, que é realizada anualmente no início do mês de janeiro e é considerada como um das maiores micaretas do estado.

Leia o artigo completo...


Encanto é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 412 km. Ocupa uma área de 125,747 km², sendo que 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi contada no ano de 2010 em 5 228 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 112º mais populoso do estado.

Com uma temperatura média de 28,1 ºC, a vegetação predominante no município é a caatinga hiperxófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizados 646 em 2009. Com uma taxa de urbanização de 44,1% (2000), o município contava, em 2009, com apenas três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,625 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo o nonagésimo oitavo maior do Rio Grande do Norte, o 4 221º do Brasil e o terceiro de sua microrregião (atrás apenas de Luís Gomes e Major Sales).

Encanto foi desmembrado de Pau dos Ferros na década de 1960. A versão de sua etimologia é que o nome seja referência ao Pico do Encanto, que se trata de uma formação rochosa que cerca o município. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.

Leia o artigo completo...


Venha-Ver é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se na região do Alto Oeste Potiguar, bem como na mesorregião do Oeste Potiguar e na microrregião da Serra de São Miguel, além de estar localizada a oeste da capital do estado, distando desta 463 quilômetros. Ocupa uma área é de 71,622 km², dos quais apenas 0,3682 km² são de áreas urbanas. A população do município estimada no ano de 2011, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 3 852 habitantes, o que classifica Venha-Ver como o 136° município mais populoso do Rio Grande do Norte (em 167 municípios) e o antepenúltimo de sua microrregião (superando apenas Major Sales e Água Nova).

Situado no extremo oeste potiguar, a sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município há a predominância da caatinga hiperxerófila e da floresta caducifólia. Em relação à frota de veículos, em 2010 foram contabilizados 351 unidades. Com uma taxa de urbanização de 31,18% (2010), o município contava, em 2009, com apenas um estabelecimento de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,544, considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o menor de todo o estado do Rio Grande do Norte.

O município de Venha-Ver foi emancipado de São Miguel na década de 1990. A versão de sua etimologia é contada de várias formas por antigos. A instalação oficial do município ocorreu em 1º de janeiro de 1997, data da posse do primeiro prefeito municipal, Expedito Salviano. Com uma população predominante católica, o município possui pontos turísticos conhecidos e visitados por turistas de diversos lugares, como o Marco das Três Fronteiras e o Santuário Frei Damião, além de ser sede do Venha-Ver Esporte Clube, tradicional clube esportivo do município.

Leia o artigo completo...