Prasugrel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Prasugrel
Alerta sobre risco à saúde
Prasugrel Enantiomers Structural Formulae V.1.svg
Nome IUPAC (RS)-5-[2-cyclopropyl-1-(2-fluorophenyl)-2-oxoethyl]-4,5,6,7-
tetrahydrothieno[3,2-c]pyridin-2-yl acetate
Identificadores
Número CAS 150322-43-3
PubChem 6918456
Código ATC B01AC22
Propriedades
Fórmula química C20H20FNO3S
Massa molar 373.42 g mol-1
Farmacologia
Via(s) de administração Oral
Classificação legal


POM (UK) -only (US)

Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Prasugrel (cloridrato) é um fármaco inibidor da agregação plaquetária, membro da classe das tienopiridinas, a mesma da ticlopidina (nome comercial Ticlid) e clopidogrel (nome comercial Plavix).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Cloridrato de Prasugrel ( nome comercial Effient ou Efient são as marcas comercializadas pelos laboratórios Daiichi Sankyo e Eli Lilly, no Brasil a comercialização e divulgação é exclusiva do laboratório Daiichi Sankyo).

Cloridrato de Prasugrel é um inibidor de ativação plaquetária, evento chave no início e na evolução de complicações trombóticas de doença aterosclerótica.

Eficácia clínica

A terapia com Cloridrato de Prasugrel foi associada a resultados clínicos melhores do que o clopidogrel. No TRial to assess improvement in Therapeutic Outcomes by optimizing platelet InhibitioN with prasugrel- Thrombolysis in Myocardial Infarction 38 phase III trial, (TRITON- TIMI 38), Effient 60mg/10mg reduziu significativamente a incidência do objetivo composto primário de morte CV, IAM não fatal e acidente vascular cerebral não fatal com clopidogrel em 300mg/75mg em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) de risco moderado a grave que passaram por ICP. Os resultados foram consistentes nos subgrupos de pacientes com angina instável (AI) ou IAM sem elevação do segmento ST (sem SUPRA de ST) e nos com IAM com elevação de segmento ST (com SUPRA de ST). A absorção e o metabolismo do Cloridrato de Prasugrel são rapidos, com concentração plasmáticas máximas do metabólito ativo atingidas aproximadamente em 30 minutos,

Evidências

Cloridrato de Prasugrel tem aprovação do FDA, e consta como opção de tratamento em classe I nas diretrizes Norte Americanas em pacientes com IAM com elevação de segemento ST (com SUPRA de ST) e com IAM sem elevação do segmento ST (sem SUPRA de ST).

Cloridrato de Prasugrel tem aprovação do EMEA